Ninguém é de Ninguém

Ninguém é de Ninguém Zíbia Gasparetto

Resenhas - Ninguém é de Ninguém

Angel's Roses 02/05/2013

Reflexão
Foi o primeiro livro da Zibia que eu li, e para ser honesta, eu não estava esperando nada pois nunca havia lido algo do gênero. Mas depois que eu li a sua sinopse, eu decidi comprá-lo

Eu realmente gostei desse livro, ele abrange suas ações, palavras, pensamentos que nós recusamos admitir mas amamos punir o próximo quando os mesmos atos são aplicados, é incrível como amamos apontar só os defeitos alheios.

Fiquei sem palavras quando eu li algumas páginas sobre o ciume sobre excesso, possessão, nós gostamos de agir e pensar que a melhor prova de amor e ver o seu amado(a) desistindo de tudo para se tornar o nosso escravo oculto e isso não é legal =Z

Eu recomendo esse livro por duas razões:
1º Ninguém possui a vida de ninguém e amar não significa que você pode o tratar como um fantoche.
2º Se você vive nesse tipo de relacionamento, ambos irão sofrer, não há exceção.

Vivian Pitança 26/03/2013

Lições e amor
Ninguém é de Ninguém é uma história que me fez refletir muito a respeito da vida. Sou espírita e acredito no que é abordado no livro, referente ao assunto. Independente da religião, devo dizer que esta história deve ser lida, com toda a certeza, até mesmo encarada como ficção nas partes do espiritismo, para aqueles que têm algum tipo de preconceito.
Tudo começa com Roberto sendo traído pelo sócio. Eles tinham um negócio, e Roberto confiava plenamente nele, apenas porque ele era formado em engenharia, e Roberto não, julgando-se inferior por não ter feito faculdade, o que era uma ilusão, já que ninguém é melhor que ninguém . Quando é traído, se vê desempregado e endividado, tendo que depender do trabalho da esposa até que conseguisse se levantar. O problema é que Roberto é uma pessoa extremamente orgulhosa, e tem pensamentos machistas que vêm de sua criação. Ou seja, para ele, ter que depender do trabalho de sua esposa, a qual ele nunca quis que trabalhasse, pois na sua opinião, lugar de mulher é em casa com os filhos, é algo torturante. Desde então, ele passa a ser uma pessoa resmungona, para baixo, que só sabe se fazer de vítima e ainda, mesmo nas situações, insiste que a mulher largue o emprego. Tornando-se desagradável e pouco carinhoso com ela. Além disso, um imenso ciúme que sempre existiu, passa a possuí-lo cada vez mais. Ele começa a imaginar coisas, até a ver coisas que não aconteceram, envolvendo sua esposa. Pouco a pouco, seus pensamentos o fazem uma pessoa fraca e facilmente domável a entidades ruins.
Ao mesmo tempo, acompanhamos a história de Renato, chefe de Gabriela, esposa de Roberto. Em casa, ele possui uma mulher ciumenta e mimada, que vive sem nenhuma atividade, somente em casa e em shoppings, e adora se fazer de vítima para qualquer problema. O tipo de pessoa que se finge de doente para conseguir o que quer e não passa um bom exemplo para os filhos, devido a essas suas "fraquezas". Renato só continua com ela, por causa dos filhos, exigindo de si mesmo, cada vez mais paciência, por amor às crianças.
Sim, a história começa complicada e pesada. Há muitos problemas e os personagens são muito reais. Um segredo? Eu leio as histórias do Lucius considerando-as como reais... Não sei, acho que ajuda a compreender melhor, e podem até ser mesmo, para mim são... Os personagens são bem construídos, cada um com seus defeitos e imperfeições, e a parte do espiritismo, é claro, é perfeita.

Eu poderia listar todas as coisas boas que aprendi com a leitura, mas acabaria impedindo que outros pudessem obter tamanho crescimento... É o tipo de livro que faz você se sentir outra pessoa, muito mais madura e esclarecida. Realmente vale muito à pena. O que posso adiantar é que compreendi que cada um precisa do seu próprio tempo, dar atenção a si mesmo e deste modo vai parar de cobrar do outro, tanta atenção. Sabe esses casais que cobram extremas coisas um do outro? É porque não cuidam de si, não reservam tempo para atender algumas de suas necessidades, e acabam querendo que o outro cuide disso para eles. Outra coisa, é que se você ama alguém, tem que aceitar a pessoa como ela é, com seus sucessos e fracassos, você tem que estar lá. O amor não é um símbolo de vaidade e de aparência, ter compromisso com alguém não deve ser para se mostrar aos outros, como se o outro fosse um brinquedo novo, mas sim, deve ser uma aliança de respeito e amor, que deve ser vivida a cada dia, pouco a pouco, e como diz a sinopse, o amor deve ser também, exercício de autodomínio. Exercício de crescimento e amadurecimento. Um treino para a paciência e ao amor ao próximo. Como diz Sócrates em O Banquete, o amor vai evoluindo, crescendo. E no final, é contemplação da sabedoria, um meio de se aprimorar e "chegar aos Deuses". Portanto, pode ser o amor, meio de provação para amadurecermos e evoluirmos. E ainda há mais muitas lições e aprendizado, que cabe a nós, ler com atenção, para captarmos.
Em alguns momentos, pode se tornar cansativo. Eu demorei um pouco para terminar, pois havia lido Amor de Redenção anteriormente, e apesar de amar, foi muito drama. Ao ler Ninguém é de Ninguém, minha cabeça se esforçou ainda mais. No início, muitas coisas "tristes e revoltantes" acontecem. Você lê e lê, esperando a melhora, mas ela demora. Quando tudo finalmente se esclarece, é um alívio. Você aprende tanto nos momentos ruins, quanto nos bons, é só ficar atento e abrir o olho. Eu fiz uma leitura bem observadora nos conceitos do espiritismo, percebendo os erros de cada um, as situações, e é claro... Por mais que haja situações chatas, à princípio, você percebe que no final, nada é por acaso, e que não há nenhuma vítima, nem nenhum mal feitor sem recuperação... Tudo se encaixa, tudo no seu tempo perfeito.
Não é uma história que traz diversão, mas sim aprendizado e reflexão. Você sente algo especial dentro de si, quando as coisas se resolvem no livro, principalmente no que se refere à fé e ao amor. Sente aquilo que não há palavras capazes de explicar. É a sensação de ver alguém que você acompanhou, que viu cada tropeço, cada erro, se reerguer e aprender, e isso não tem preço. Neste sentido, a leitura se torna muito prazerosa. Afinal, como não sentir prazer ao realizar novas descobertas?
Sendo assim, dou 5 cinco estrelas, mas avaliando deste ponto: se você quer rir, se divertir, este livro não é o certo, mas se quiser aprender e evoluir, ele é perfeito. É só ler pensando em sua vida e em suas atitudes. Garanto que haverá muitos resultados.

Veja mais: http://sucessoparaseublog.blogspot.com.br/2013/03/resenha-ninguem-e-de-ninguem.html
Paloma 19/02/2013minha estante
Sabias palavras, eu também li esse livro e achei a mesma coisa

Vivian Pitança 19/02/2013minha estante
Obrigada.

Vans 19/02/2013

Ninguém é de Ninguém - Zíbia Gasparetto
Nunca fui chegada a livros de auto-ajuda, mas minhas irmãs adoram e por convivência acabei lendo algumas obras dessa escritora. Confesso que nenhuma delas me tocou tanto quando Ninguém é de Ninguém. É um livro realmente surpreendente e depois não li nada do mesmo gênero que tenha consigo superar essa obra. Muito bom !

Mari 05/02/2013

Uma história envolvente que nos mostra o quão o ciúme pode destruir nossas relações e que não possuímos ninguém além de nós mesmos.

Marlende 17/01/2013

Ninguém é de ninguém
Um dos que mais gostei, afinal essa é a mais pura Verdade, pois ninguém é de ninguém, além de passar a mensagem, é um romance interessante, numa trama envolvente de sentimentos de posse, e mal resolvidos.Eu gostei...

Neila 29/11/2012

A historia se passa em São Paulo, envolve romance, doenças psíquicas, assassinato, espiritismo, macumba, ciúmes. Gabriela é casada com Roberto e Renato com Gioconda, os casais têm dois filhos cada. Roberto é muito ciumento e não gosta que a esposa trabalhe fora, tem seu próprio negocio, mas e roupado por seu sócio, é ai que tudo começa a desmoronar.
Os quatros viveram em outras vidas passadas fizeram parte um do outro mas de forma diferente.

Linda 20/11/2012

Não se pode achar que somos donos dos que amamos..
Fala sobre um ciúmes que transforma a vida de amor,para uma vida de tragédia..
Que não podemos colocar quem amamos em uma capa na qual nem se pode respirar direito,cada pessoa e única e carrega com elas o valor de um amor,de um amigo ,de um trabalho ..Quem ama não prende,não sufoca ..

claaramalho 11/11/2012

Livros espíritas sempre têm todo o meu carinho. Adoro a Zibia e o modo como ela escreve. Li esse livro umas 3 vezes, porque REALMENTE vale a pena!

Mari 31/10/2012

Me identifiquei bastante!!!
É incrivel como um livro simples,se torna especial com colocações precisas.
Este relata muito sobre uma triste realidade."o ciumes e a obsseção".
Tristemente familias são desfeitas por pura ignorancia e vaidade do ser humano.
Ele mostra também o caminho certo para o equilibrio emocional de uma vida conjulgal.

Denise Akemi 23/10/2012

Ciúmes
É uma doença que nos consome sem percebermos.

Violeta 22/10/2012

a ilusão de ser dono
para mim,esse é um dos melhores livros de zibia gasparetto. Ele trata que todos temos que ser livres,mesmo quando temos companheiros e companheiras.

Bete Lima 01/10/2012

A mensagem desse livro me fez ver que o ciúme doentil pode nos levar à um fim terrivel. O ciúme traz consigo a cegueira, o ódio, rancor e muitos outros sentimentos que devemos evitar ao máximo, para sermos felizes!!

Angelica.Shihara 15/06/2012

Ninguém é de ninguém.
"Ha quem não acredite em vida após a morte mas esse livro retrata a vida espiritual que todos temos mas não assumimos.
O amor pode se tornar uma doença quando e interpretado de outra maneira, mas para Felipe o mais importante era ter o amor de Luciana mesmo depois de morto, eles eram muito felizes mas para ele ela não precisava tarbalhar que ja bastava ele ter seu negócio ele tinha um balcão de contrução mas sonhava em crescer na vida.
Foi quando conheceu Marcos, bem apresentavél, que lhe convidou para abrir uma firma de contrução, ficou animado e fez a sociedade pensando em poder tirar sua esposa do emprego.
Mas como a vida ensida seu socio lhe passou a perna, fugiu com o dinheiro e deixou somente as dividas
quem precisou sustentar a casa foi a esposa que cansada da vida dura e dos cíumes do marido começou a se apaixonar pelo patrão, e ele começou a desconfiar e fez um pacto com a esposa do patrão de sua mulher.
Só que o cíumes era tanto que a esposa resolveu matar a Luciana , só que acabou errando o tiro e acertando em Felipe, ele após morto não queria ir embora pois seu amor era tanto não se conformava em ficar longe de Luciana"1. No final ele percebe que ninguém é de ninguém.

1 - http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_840.html

Danielle C. Gontijo 19/05/2012

Livro de leitura lenta e conteúdo muito pesado. Mexe muito com o psicológico, acho que de maneira ruim.