A vida invisível de Addie LaRue

A vida invisível de Addie LaRue V. E. Schwab

Resenhas - A Vida Invisivel de Addie Larue

Marina Sturbelle 13/01/2022

Demorou pra engrenar a história, na minha opinião. E, sinceramente, eu ainda não sei dizer o que achei. Definitivamente não é o que eu esperava.
Fernanda 13/01/2022minha estante
Não sei porque, mas não senti vontade de ler esse livro, apesar de muitas recomendações.

menezes 13/01/2022minha estante
tô lendo esse agora mas a história n tá me prendendo nem um pouco

EmillyLuna 15/01/2022

Eu me lembro de você
É um livro difícil de mensurar, acho que formar uma opinião fixa sobre ele sempre vai ser muito complicado. Não é um livro ruim... Por mais que pudesse entregar bem mais (e podia. muito. tô morrendo de raiva só de pensar. a maioria da resenha é sobre isso.) e minha expectativa não tenha sido tão preenchida assim, consigo entender o hype que ele tem. Estou muito reflexiva desde o início da leitura, esse é o ponto mais forte do livro: te faz pensar, refletir, questionar e quando você percebe... já tá analisando a própria vida e a forma como olha para ela. E dói (não mais que o potencial perdido).

Esse livro me fez sentir muito, principalmente sobre as reflexões que falei. Não sei se por eu realmente me identificar com tanto ou por ser assim mesmo, se essa era de fato a intenção desde o início. É inacreditável porque parece que a reflexão toca tanto na hora da leitura quanto depois. Você repensa sobre a vida, como você a vê, o que você planeja para o futuro, sua relação com o tempo, a importância das pessoas ao seu redor, a importância de ser sua própria base independentemente do que os outros veem e muito, muito mais. Essa é a parte incrível.

"Ah, então quer dizer que o livro é maravilhoso e você indica para os quatro cantos da terra?" então... aí você me complica. Vamos partir para meus pontos de raiva (posso me exaltar, viu?):

Sobre a narrativa arrastada: se ela não tivesse dado tanta volta desnecessária, a poesia e a melancolia do livro seriam bem mais aceitas. Seria super gostoso de ler. Mas o fato de começar a ler as cenas sempre com a mesma repetição e sabendo como termina é um sofrimento. Se torna tão denso e sem propósito. Não sofri com a escrita da Victoria em nenhum momento de Um Encontro de Sombras e 60% do livro é puro contexto, mas aqui eu me sentia sufocada.

SPOILER ALERT ?

Primeiro que, cara, a protagonista tem 300 anos! Isso deveria ser simplesmente a melhor coisa de todas porque não é sempre que a gente encontra um livro assim, e melhor: protagonista de 300 anos que quer conhecer o mundo. A ideia é maravilhosa até que se depara com a realidade: a autora não tira a menina do eixo eua-frança. NÃO TIRA DE JEITO NENHUM, dava vontade de jogar na parede, mas meu kindle foi caro. 95% do livro é nesses dois, sério. São os sóis do sistema solar da autora, os diamantes intocáveis. São 300 anos passeando pra lá e pra cá e só aparece um lugar diferente quando o deus das sombras sequestra ela do nada (e mesmo assim, a narrativa ainda dá um jeito de voltar para a França no capítulo seguinte).

Imagina se tivesse, depois da introdução e da história inicial dela, claro, em vez de colocado ela conhecendo gente aleatória estagnada no mesmíssimo lugar, colocado conhecendo pessoas em cada país ou continente? Imagina a riqueza que isso traria para o livro (só de pensar nisso dá vontade de CHORAR!!!!!!).

IMAGINA SE tivesse usado os flashbacks mostrando ela fazer parte da História ativamente na criação de algo ou momento que todo mundo conhece em vez de só dizer que ela viu acontecer. Ou aproveitado o potencial artístico do livro e a colocado indo em cada continente, país, não sei, mostrando as artes que são feitas lá?

Imagina que FANTÁSTICO a Addie conhecendo a arte feita na Ásia, indo para o Oriente Médio, para o continente africano, as américas, TUDO. Não ia excluir o favoritismo dela pelo país dela ou pela Europa, mas seria TÃO MAIS TUDO! TUDO! TUDO! Tão mais representativo, tão mais inclusivo, tão mais legal de ler. O hype do livro não seria um simples hype, esse livro mereceria um Oscar e um pedestal enorme. Entende minha raiva? O tamanho do potencial perdido... AAAAAAA.

Pessoas ainda se esqueceriam dela, ainda teriam cenas assim, querida autora, mas seria tão mais mágico. Mostrar a arte de cada lugar enquanto a Addie anda por eles. Seria perfeito. Nada a impediria de conhecer gente lá (e gente muito mais interessante: cada uma de uma etnia, povos diferentes, culturas, não sempre a mesma coisa igual ficou na versão atual).

Segundo que até gosto do Henry, mas tem coisas sobre ele que eu não entendo, sabe?
Coração partido???? Nasceu com o coração partido???? Essa é a explicação do Henry? Tinha uma potencial absurdo de virar uma super crítica social, uma coisa super representativa, é só olhar para o mundo agora: ansiedade, depressão, transtornos e mais transtornos. Um deles. Ela só precisava escolher um deles e trabalhar em cima, mas preferiu-se por colocar uma motivação que não existe. Quis largar na hora, fechar o livro e não voltar nunca mais.

Ela não sabe dar continuidade às cenas, poxa. Tudo é uma oportunidade de levar a Addie ou o Henry para o quarto de alguém. Se ao invés de meter um monte de relação e invenção desconfortável no Henry, a Schwab tivesse se aprofundado na personalidade dele... minha nossa!! Podia ser em meio a cenas mesmo, mas com histórias mais palpáveis, seria tão melhor. Não sei se foi proposital, mas acho que isso o torna um protagonista fraco, com um início bom, mas com uma continuidade ruim (chega a um ponto que você não aguenta mais o passado dele, os flashbacks enchem um pouco a paciência por ficarem sem propósito. Tem vários capítulos que seriam arrancados sem falta nenhuma).

Tem tanto, tanto, tanto potencial, mas deixou tanta, tanta coisa passar batida em prol de repetições desgastantes que meu deus...

O vilão-que-não-é-vilão é outro. E o pior é que EU SEI que a Schwab pode fazer mais do que o que fez com ele, conheci esse livro depois de ler outros livros dela e, putz, ela vacilou muito aqui. O deus das sombras, a própria escuridão, está mais para deus da carência e possessividade, que ganha um nome (Luc), uma forma humana inventada e esquece que é manda-chuva do negócio. Fico muito chateada com a ideia de pôr um romance nisso. Ele tinha tudo para ser O vilão, mas virou um cachorrinho correndo atrás da atenção da Addie. Reage, meu filho!!!!! É cada uma, eu hein.

Chega um momento em que o livro estagna.
Mas, no geral, gostei. A premissa não deixa de ser original, muito criativo. Bem bacana. Mexeu comigo, apesar de ter me dado bastante desgosto.
Leticia.Liberato 16/01/2022minha estante
Nossa eu concordo em TUDO com você, esse livro foi uma decepção mesmo. Tinha muito potencial, mas falhou.

EmillyLuna 17/01/2022minha estante
Pois é! Gostei bastante do final com o livro da Addie e tudo, deu uma levantada na situação, mas no geral é uma leitura bem lenta.

Caroline Mariete 12/07/2022

Premissa boa, execução ruim.
Para alguém que viveu mais de 300 anos a vida de Addie parece só ter se reduzido a dormir com homens que esquecem ela pela manhã e eu não sentir nenhum crescimento nela durante esses anos, continua com a mesma birra com Luc, o culpando pela escolha dela, o que você espera de um ser maligno na floresta, gata?

E Harry, vou nem perder tempo pq sinceramente viu, é um livro longo sem necessidade, toda aquela ladainha gasta com Harry podia ter sido melhor aproveitada com outras lembranças de Addie.
alyne.g 12/07/2022minha estante
Concordo com você. Não vou mentir que ficava mais ansiosa para que Luc aparecer, pois ele era o único que movimentava o livro.

Caroline Mariete 12/07/2022minha estante
kkkkk verdade, os diálogos deles eram os únicos que me cativava.

marianamanzano 15/01/2022

addie larue e... henry?
resenha gigante que pode conter spoilers (não coloquei o aviso pq odeio aquele negócio)

esse livro é extremamente melancólico e muito cotidiano (tem capítulos que narram ela andando e pensando, só) e em geral eu gosto de livros assim. quem gosta de animes vai reconhecer o termo "slice of life" e é quase isso mas com coisinhas sobrenaturais e reflexões.
apesar de ter gostado muito de umas coisas também desgostei de várias e vou tentar separar cada uma que for lembrando.

1. romance?: a addie e o henry não tem química alguma.

eu me sensibilizei pela história do henry (achei meio fraca? achei, mas gostei) e me vi nele muitas vezes. porém a junção dos dois como um casal não funcionou pra mim.
não achei que foi forçado, o que acaba sendo mais triste ainda já que era pra realmente ser algo tocante.
quem aí reparou que a addie teve relacionamentos muito mais profundos e bonitos com o remy, matteo e até mesmo a sam, do que com o henry? se olhar de fora parece que ela só se "apaixonou" (entre aspas porque a própria addie questiona se foi amor ou não...) pelo henry porque ele se lembrou dela. sei lá, achei estranho e sem aquele tchan que a addie dizia sabe? tinha mais química com o luc do que com o henry kkkkkk mas vou falar disso depois.

2. encheção de linguiça: eu disse que gosto de cotidiano e tal, mas não ta tanto.

uma coisa muito real sobre livros com muito peso filosófico é que sem uma base de narrativa concreta, que prende quem tá lendo, acontece o que eu chamo de filosofia rasa (o mesmo que aconteceu com ari e dante).
e é uma bola de neve porque quanto mais a autora coloca reflexões enquanto a menina ta indo comprar bolacha, mais você pensa "de que vale isso?"
achei que as partes do presente se arrastaram demais e não aconteceu nada. parecia que algo sempre tava pra acontecer mas no final era só o henry indo comprar café.

3. tempo: a menina viveu 300 anos e aprendeu o que?

consigo pensar em dois: aprendeu a não morrer e a encher o saco do luc.
gente, não tem praticamente nenhum momento histórico citado e quando é, é tão raso que nossa.
a addie, em 300 fucking anos, só conhece a europa e os estados unidos (isso eu já esperava, afinal a autora é estadunidense e a gente sabe que eles se acham o centro da terra).
e um coisa interessante que eu não tinha percebido na hora: em 300 anos ela não conhece uma pessoa de cor. UMA. deve ter ficado em xoq quando viu a bea tipo "omg nunca vi uma pessoa de cor antes" kkkkkkkkk. ok piadas a parte, mas é real.

não vou me aprofundar em cada um deles se não ficaria horas aqui. provavelmente tem mais coisas negativas mas não vou só tacar pedra né

agora coisinhas que gostei (que talvez não era pra se gostar)

1. o protagonista: luc

tá, eu entendi que a autora fez dele um vilão de novela sem coração (não me convenceu btw) que é pra ser odiado. mas o relacionamento da addie com o henry é tão b0sta que a melhor parte do livro é quando a pegação pesada com o luc acontece. eu fritei.
e ele é um puta de um vilão f0da e a autora pecou MUITO em deixar ele ser só isso. na minha cabeça a história é mais legal com o luc um pouco mais "humano" e eu vou levar comigo as minhas canons. mas como é pra avaliar a história em si, achei fraco.
mas ele continua sendo o melhor personagem da história e ponto final.

OBS: a cena deles se beijando naquele showzinho e depois caindo na escuridão... por favor, quem for fazer a adaptação disso FAÇA COM TODO CORAÇÃO pois é a melhor cena desse livro!!!

2. arte: ela salva tudo.

a romantização da arte é espetacular, não tenho o que reclamar disso.
a conexão desde o começo com a arte e a addie se descobrindo nela, descobrindo que pode viver nela mesmo que em segundo plano... é perfeito. e já emenda com outro ponto

3. melancolia: pra mim, um ponto fortíssimo se souber usar

apesar de ter sido raso as vezes, de tanto pensamento acabar sendo perdido pela falta de base, eu amei. como disse o passado é a melhor parte da história e a melancolia é linda. eu acho, e amém.

RESUMINDO toda essa bagaça: eu gostei, mas tinha potencial pra ser incrível, tipo favorito da vida.
enfim, essa é uma nota real de uma pessoa que analisou MUITO essa história.
vale o hype? vale, claro que vale. mas só se você não prestar muita atenção kkkkkk

infelizmente addie larue vai ser esquecida por mim algum dia. não totalmente, mas não vai ser lembrada do jeito que ela merecia (essa história tinha um potencial tão bom... dói até pensar)

antes de terminar vou deixar aqui apenas um pensamento que vi num vídeo de resenha (ou crítica) de addie larue:

imagine se todas as pessoas que addie conheceu fossem de diferentes raças, etnias, classes sociais, gêneros... imagine a ligação de invisibilidade dessas pessoas na sociedade com a invisibilidade da addie. e imagine o potencial de crítica social que esse livro teve e perdeu...
"ah mas nem tudo é política" sim meu amor, tudo é política e mesmo que você quisesse usar isso nesse livro, em várias passagens ela tem posicionamentos femimistas. então... foi apenas um balão que ela deixou passar.
(e, [*****], 300 anos e nada de política? a addie tava invisível ou offline?)

OBS 2: ah é, o final é incrível mas eu adivinhei ele :p
EmillyLuna 15/01/2022minha estante
SIM SIM E SIM!!!! Tinha um potencial TÃO, TÃO, TÃO GRANDE. Mas a autora substituiu tudo isso pela França e pelos mesmos capítulos de sempre, que terminam sempre do mesmo jeito, com a mesma execução. Dá vontade de gritar de tanta indignação.

marianamanzano 15/01/2022minha estante
juro amg, fico muito feliz de não ser a única insatisfeita

isabella 28/07/2022

absolutamente tudo nesse livro é perfeito, nunca achei que um livro ia mudar minha visão da vida mas cara, te amo addie laure e te amo luc!
Ana 28/07/2022minha estante
ahhh eu tbm amo os dois!!

Ana 28/07/2022minha estante
E acredito que a Addie voltará a gostar dele também e sentir falta, por isso duvido muito que ela fará ele odia-la

Aline 18/05/2022

A vida invisível de Addie La Rue
O que falar desse livro?!?!?! Ainda tô impactada, ainda tô sem fôlego e honestamente, não sei o que escrever a respeito!
Diante mão vou logo dizendo que é um livro pra se ter paciência, quando pensar que está sendo enrolada pela autora persista mais um pouco pois garanto que não irá se arrepender.
Passei praticamente 90% do Livro sem saber exatamente se eu tava entendendo alguma coisa, sem saber o que tava de fato acontecendo, e onde aquela "ladainha" toda ía dar, PORÉM  totalmente imersa na história da Adaline que, diga-se de passagem, é muito bem escrita. E, juro, esses 90% não te preparam para os 10% que estão por vir, não te preparam pro impacto. Eu chorei, senti a dor da Addie e do Henry, cheguei a ficar sem fôlego e não, não estou exagerando.
Esse livro é um poema, é poesia pura... é sentimento em sua forma mais intensa e dolorosa...
Leiam, se façam esse favor!!! Vocês terão a prova de que Addie La Rue e suas sete sardas podem ser tudo, menos esquecíveis.
vicqs 18/05/2022minha estante
Já quero ler pela sua indicação

Aline 19/05/2022minha estante
????

Sarah.Pimpinati 27/12/2021

Team Luc
Uma mistura de crepúsculo com o retrato de dorian gray, mas o público alvo é garotas que acordam no interior do mato grosso do sul fazendo 40 graus, passam um cafezinho, fazem carinho no gato, olham pela janela fingindo que a paisagem de muro sem reboco é uma plantação de lavanda no sul da frança.
Evlinha 27/12/2021minha estante
Ajndhdsisnsnsn amei a descrição do público alvo

mays.film 27/12/2021minha estante
amei a descrição, eu sou literalmente do Mato Grosso do Sul e faço isso todo dia KKKKKKKK só substitui o gato com um cachorro

João (Taylor's Version) 20/05/2022

Chato porém bom?
Primeiro, nada contra a Addie e o Henry, eles são maravilhosos; que personagens encantadores mas escrita da V.E não funcionou para mim. Demorei séculos para terminar esse livro porque não conseguia ir para frente, era cansativo e desgastante. Eu amava a temática, a vibe, a personagem, a história tudo, mas não conseguia ler mais do que vinte páginas por dia.
Que coisa deprimente, queria ter amado. Três estrelas mas não é ruim.
Paloma 20/05/2022minha estante
Concordo.

João (Taylor's Version) 20/05/2022minha estante
Queria tanto ter gostado ?

Matheus 27/06/2022

"Uma garota está correndo para salvar a própria vida"
Livro ?: A Vida Invisível de Addie LaRue
Autor ?: V.E. Schwab
Faixa etária ?: +16
Nota ?: 5? favoritado
Marcações ?: 80

Uma vida que ninguém lembra, uma história que ninguém se esquece. "A Vida Invisível de Addie LaRue" é sem dúvida um dos melhores livros que já li em minha vida inteira e, com sua linguagem poética e abordagem, conseguiu me conquistar do começo ao fim.

"? É uma sonhadora? desdenha a mãe.? É uma sonhadora? lamenta o pai.? É uma sonhadora? alerta Estele. Mesmo assim, essa palavra não parece tão ruim. Até o momento em que Adeline acorda."

Adeline LaRue nasceu em Villon, França, no ano de 1691. Seu maior medo? Ter que casar a força e viver submissa às vontades de alguém que ela nem mesmo ama verdadeiramente. Em 1714, no dia de seu casamento, Adeline foge em meio a noite e faz exatamente o que sua amiga Estele a havia dito para não fazer.

"Nunca faça preces aos deuses que atendem depois do anoitecer", dizia Estele. Mas foi o que Adeline fez, quando ele apareceu, fez seu pedido: a imortalidade e eterna liberdade. O ser divino aceitou e propôs uma condição que Adeline aceitou: ser esquecida por todos aqueles que a conheciam.

"Meu nome é Adeline LaRue. Sou filha de Jean e de Marthe e nasci em Villon, no ano de 1691, em uma casa de pedra que fica atrás de um velho teixo?"

Ao voltar para a vila, o pacto já estava funcionando. Todos os amigos e familiares de Adeline haviam se esquecido dela, com isso, ela foge para a França e, no caminho, vê que não é aquela mesma Adeline de Villon. Então ela deixa de ser "Adeline LaRue" e começa a se chamar "Addie LaRue", o apelido que lhe davam e que ela sempre preferiu.

" Addie. Um apelido carinhoso que sua mãe desdenhava porque lhe parecia de menino. Um nome que seu pai preferia, mas apenas quando os dois estavam sozinhos. Um nome que ecoava como um sino em seus ossos. Um nome que combinava muito mais com ela do que Adeline."

Trezentos anos depois, Addie está em NY. Em uma biblioteca, um garoto pronunciar cinco palavras que mudariam sua vida para sempre: "eu me lembro de você".

"Addie LaRue" é uma história muito emocionante sobre escolhas, liberdade, amor e a vontade de deixar a própria marca no mundo. A escrita tem um quê poético que envolve o leitor ainda mais na história.

Addie, a protagonista, é uma garota forte, determinada, inteligente e independente. Henry, seu par romântico, também é um personagem bastante profundo que se desenvolve muito bem ao longo da narrativa. Uma das melhores partes do livro é ir descobrindo aos poucos porque aquele garoto lembraria de Addie.

Luc, o antagonista e o deus que fez o pacto de Addie, é a encarnação do relacionamento abusivo e a maneira que Addie se liberta de Luc é maestral, nunca se submete aos joguinhos de seu inimigo. A maneira que Luc chama Addie de "Adeline" é uma maneira de puxar a garota para sua vida antiga.

O enredo se desenvolve muito bem e, do início ao fim, consegue deixar o leitor curioso para saber o que vai acontecer. Essa é, sem dúvida, a trabalho da vida da autora (que também é maravilhosa) e os dez anos que ela demorou para escrever são, sem sombra de dúvida, necessários para atingir a grandiosidade da história.

"Addie LaRue" faz jus à toda a fama que recebe e eu recomendo ler esse livro para os leitores que gostam principalmente de romantasia, baixa fantasia e para aqueles que buscam um novo favorito.

"A história é algo que você enxerga quando olha para trás, não que você reconhece no momento em que acontece."
torello 31/07/2022minha estante
quero muito lerrr

Matheus 31/07/2022minha estante
Vale mtt a pena, é o melhor livro que já li!! (desculpa os erros de digitação na resenha)

Park 04/07/2022

Finalmente, depois de quatro meses, eu consegui, terminei este livro.

A escrita da autora é extremamente arrastada e poética. Infelizmente, eu não gostei do livro e não indicaria, mas a partir da página 170 a história começou a ficar interessante... Teve momentos que eu surtei? Sim, houve. Fiquei feliz com vários acontecimentos akakak, a Addie é muito querida e o Henry é um amorzinho, e é triste o passado dele.
literaryviih 04/07/2022minha estante
Amo uma resenhas sincera

Park 05/07/2022minha estante
????

rafaela1791 06/07/2022

me culpei o livro inteiro por shippar a addie e o luc em algumas partes (várias partes)....
nao sei oq eu senti com o final mas a escrita da ve schwab é incrível e fez eu me afundar nesse mundo. queria ter o cérebro dela pra pensar nesse plot. bom demais
swftgone 06/07/2022minha estante
tem final feliz amg?

rafaela1791 06/07/2022minha estante
olha amg, nao sei dizes muito bem...depende muito da sua percepção kkkkk

Leticia.Kaminski 22/06/2022

Enrolado
Achei uma leitura lenta, enrolada, cansativa e repetitiva. Eu gostei da história, mas achei excessivo o número de páginas, o tanto que voltava pro passado, em algumas ocasiões no final fez mais sentido, mas em outras pareceu para encher linguiça, muitas partes do livro não tiveram relevância e podia ter passado sem terem feito parte.
Com toda a certeza a Addie é incrível, forte, uma musa. O Henry é um fofo, um querido, vontade de colocar num pote. O Luc é uma mistura de todos os sentimentos (???)
A leitura demorou a engatar, a história demorou a prender, confesso que só li pelas indicações que vi de muita gente elogiando muito o livro, acredito que ele merece os elogios mas se tivesse umas 100 páginas a menos acredito que teria sido perfeito.

Gostei como foi retratada a solidão da Addie, a tudo que se submeteu, como não se conformou com nada que era imposto a ela e sempre deu a volta por cima. É uma personagem fantástica, carismática e o fim!!!! Mostra toda a resiliência dela e como ela não vai se conformar com a vida que ninguém impor a ela, como ela sempre brincou com fogo e (quase) saiu ilesa.

Acho que o que importa nesse livro vai ser o fim, a angústia, a dor, o medo, a incerteza. O desfecho foi pra acalmar meu coração porque não estava acreditando que ela se submeteu aquilo, de novo.

Recomendo a leitura, nos 60% +- a leitura começa a melhorar muito e tudo começa a encaixar. Porém tem que ser paciente com o começo.
Isabela 22/06/2022minha estante
Disse tudo! Também achei bem cansativo, e não achei tudo isso que falavam.

Leticia.Kaminski 22/06/2022minha estante
O final eu realmente gostei e a essência é excelente, no mais, não é tudo isso mesmo!!!

Barbara 01/07/2022

Eu me apaixonei por Luc? sim.
Eu me apaixonei por Henry? sim.
Eu me apaixonei por Addie? sim.

Addie me lembra alguém muito próximo a mim que valoriza a liberdade acima de tudo. Muitas citações me lembraram essa pessoa e eu não poderia ter amado mais o conjunto da obra.
Adorei o romance, embora saiba que algumas pessoas não o consideram uma história de amor. Mas principalmente, eu amei Luc e como ele se manteve firme, e ao mesmo tempo suave. Amei Addie e sua sede por liberdade, sua busca pela vida. E amei Henry por ansiar por coisas tão reais.
Ane 01/07/2022minha estante
Esse livro é bom?

Barbara 02/07/2022minha estante
Simm! Mas o foco da historia nao é o romance, e sim a historia da Addie. Mas achei a escrita super bonita e os personagens muito interessantes

luizavianna 30/12/2021

IDEIAS SÃO INDOMÁVEIS E SUPERAM AS MEMÓRIAS
Gente, esse livro é PERFEITO! Simplesmente estou encantada e querendo recomendar para todo mundo. Addie Larue fez um pacto, na França, em um vilarejo chamdo Villon, em 1714. Ela não ouviu os conselhos da sua antiga amiga e foi atendida por um deus (ou demônio?)que respondeu depois do anoitecer. Addie tem toda a liberdade que poderia desejar, contudo, a sombra distorceu suas palavras, seus desejos. Agora ninguém lembra de Addie Larue. Todos que a conhecem simplesmente a esquecem em um passar de portas. Por 300 anos Addie vive e sofre, não se sente nada mais que um fantasma, impedida de deixar marcas no mundo, até que um dia alguém se lembra. A questão é: Como? Por que? JURO. LEIAM. LEIAM! Fechando o ano definitivamente com uma das melhores leituras do mesmo. ADDIE. ADDIE. NOMES TEM PODER. IDEIAS SÃO INDOMÁVEIS. O que significa deixar marcas no mundo? Somente os que deixam lembranças são capazes de perpetuar uma ideia inesquecível?

"Ideias são muito mais grandiosas que memórias, pois elas vivem mais e procuram maneiras de criar raízes."

"Que luxo poder contar a história de alguém. Ser lida e lembrada."
Plícela 31/12/2021minha estante
Ja tinha lido resenha desse livro e me interessei, mas não muito.
Agora marquei como quero ler por causa da sua resenha? enfim, muito influenciada por vc amiga ahahahahahah

luizavianna 02/01/2022minha estante
Leia amiga, recomendo muuito. Também não estava dando nada não.. mas é bem poético e também tem um pouco de arte ?

@lydia.amorim 05/05/2022

Eu me lembro, Addie.
A leitura é meio arrastada nas primeiras 300 páginas, mas depois fica literalmente inesquecível. Addie LaRue é uma protagonista incrível, teimosa e cativante. Apesar do Luc ser o Luc, eu gosto muito dele e realmente acredito que ele se importa com a Addie.
Su 06/05/2022minha estante
pq você fala Eddie?