A vida invisível de Addie LaRue

A vida invisível de Addie LaRue V. E. Schwab

Resenhas - A Vida Invisivel de Addie Larue

Caroline Mariete 12/07/2022

Premissa boa, execução ruim.
Para alguém que viveu mais de 300 anos a vida de Addie parece só ter se reduzido a dormir com homens que esquecem ela pela manhã e eu não sentir nenhum crescimento nela durante esses anos, continua com a mesma birra com Luc, o culpando pela escolha dela, o que você espera de um ser maligno na floresta, gata?

E Harry, vou nem perder tempo pq sinceramente viu, é um livro longo sem necessidade, toda aquela ladainha gasta com Harry podia ter sido melhor aproveitada com outras lembranças de Addie.
alyne.g 12/07/2022minha estante
Concordo com você. Não vou mentir que ficava mais ansiosa para que Luc aparecer, pois ele era o único que movimentava o livro.

Caroline Mariete 12/07/2022minha estante
kkkkk verdade, os diálogos deles eram os únicos que me cativava.

Bela142 23/12/2021

Simplesmente inesquecível.
Comecei o livro achando que seria mais uma daquelas leituras onde todos falam que o livro é perfeito e no final eu acabo descobrindo que era horrível, e realmente foi assim até a página 130, onde a leitura estava muito arrastada, porém mesmo assim continuei já que sei que fantasia é assim mesmo.

AINDA BEM que continuei porquê eu simplesmente AMEI o desenvolvimento desse livro, a Addie é uma personagem incrível e super bem desenvolvida, fui me apaixonando cada vez mais e mais por ela.

Henry é simplesmente um amor de pessoa e também foi super bem desenvolvido de um jeito que consegui entender as razões dele, todos os traumas e dificuldades que ele passou.

O Luc também se desenvolveu bem, mesmo com tudo que fez é impossível de odiar (mesmo sendo o próprio diabo).

Enfim, LEIAM a Vida invisível de Addie LaRue, um livro perfeito que depois da página 130 se torna uma leitura super fluida, não conseguia largar ele, uma das minha melhores leituras do ano com toda certeza!!!!
Luiza.Faria 27/12/2021minha estante
Resenha incrível!!

Bela142 27/12/2021minha estante
obrigadaaa

Bruninha 29/12/2021

um dos melhores livros da minha vida
Primeiramente, eu não podia deixar de dizer que amo a escrita poética, que é incrivelmente explorada no livro! As referências históricas e artísticas são muito boas, fazendo parecer que a história do livro é real, e não uma fantasia! Combina lições sobre amor, amizade, lealdade, perseverança, e, principalmente; fala sobre o que é importante na vida!

Esse livro me ensinou DEMAIS, trouxe temas
importantíssimos sob uma ótica leve é muito inteligente, todo mundo devia lê-lo!
Iza 29/12/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso

Bruninha 30/12/2021minha estante
SIMM

Barbara 01/07/2022

Eu me apaixonei por Luc? sim.
Eu me apaixonei por Henry? sim.
Eu me apaixonei por Addie? sim.

Addie me lembra alguém muito próximo a mim que valoriza a liberdade acima de tudo. Muitas citações me lembraram essa pessoa e eu não poderia ter amado mais o conjunto da obra.
Adorei o romance, embora saiba que algumas pessoas não o consideram uma história de amor. Mas principalmente, eu amei Luc e como ele se manteve firme, e ao mesmo tempo suave. Amei Addie e sua sede por liberdade, sua busca pela vida. E amei Henry por ansiar por coisas tão reais.
Ane 01/07/2022minha estante
Esse livro é bom?

Barbara 02/07/2022minha estante
Simm! Mas o foco da historia nao é o romance, e sim a historia da Addie. Mas achei a escrita super bonita e os personagens muito interessantes

rafaela1791 06/07/2022

me culpei o livro inteiro por shippar a addie e o luc em algumas partes (várias partes)....
nao sei oq eu senti com o final mas a escrita da ve schwab é incrível e fez eu me afundar nesse mundo. queria ter o cérebro dela pra pensar nesse plot. bom demais
swftgone 06/07/2022minha estante
tem final feliz amg?

rafaela1791 06/07/2022minha estante
olha amg, nao sei dizes muito bem...depende muito da sua percepção kkkkk

Rapha 26/06/2022minha estante
Muito boa a resenha ??

Fernanda938 26/06/2022minha estante
@Rapha aaa muito obrigada!! Adorei a sua também! ??

@quoteslidos 10/07/2022

foi legal
minha expectativa estava muito alta para esse livro confesso, não supriu todas as minhas expectativas, mas acho que uns 70% delas sim, um livro forte, sobre marcas, legados, amizade, com muitas lições para a vida. ao ler não me apeguei muito ao casal, não havia uma química pra embalar as cenas, mas já havia sido orientada a não ligar pra isso, mas talvez em algum momento eu achei importante que houvesse essa troca, odiei o possessivo do Luc, e acho que terei sérios pesadelos? ?
mas fora isso gostei da escrita da autora e pretendo ler outro escrito que está na minha lista pra esse ano ainda.
Kellyvros 10/07/2022minha estante
Tô curiosa pra ler

@quoteslidos 10/07/2022minha estante
???

thali 11/07/2022

eu me lembro de você
confesso que estava com muitas expectativas, e acho que isso estragou um pouco a leitura? esperava ?mais?, só não sei o que seria ?mais? do que essa obra de arte!

achei genial a forma como a arte é importante na história. genial como a arte é o ponto central de toda a história?.

lindo. (não sei falar mais sobre pq meu cérebro ainda não processou tudo)
Gi 12/07/2022minha estante
EU AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Gi 12/07/2022minha estante
ESSE LIVRO É ARTE!!!!!

Thai lendo 17/07/2022minha estante
mds amei a sua resenha! O jeito como você falou de forma clara e ao mesmo tempo poetica, Addie LaRue foi realmente tudo isso, é incrível que mesmo depois de fazer um tempinho já que você lê, ainda se pega pensando nela. No fim e chega até a ser uma ironia das boas, addie acabou se tornando inesquecível para mim. Tem tantas mensagens nesse livro que me fazem simplesmente querer reler ele o tempo todo para pegar cada detalhezinho, é incrível.

Shirazu 17/07/2022minha estante
Obrigada, tentei ao máximo transmitir tudo o que a Addie passou para mim durante a leitura

narf 10/01/2022

Além das páginas
???????

Não quero dar uma nota a este livro, porque assim eu estaria admitindo que, às vezes, os sentimentos que as leituras me provocam são muito mais fortes do que as palavras que li.

Infelizmente, a autora falhou em aprofundar em acontecimentos históricos pelo qual Addie transita, senti que ela não os citava porque agregaria a narrativa, e sim para beneficiar o crescimento da personagem e justificar a mudança de tempo-espaço. Não sei se foi a intenção, mas me pareceu preguiçoso.

Li por aí que o livro é arrastado, mas discordo. A escrita é poética e demorada porque desenvolve pequenos acontecimentos de modo metafórico ou com analogias, o que pode entristecer alguns, mas não a mim. No entanto, como alguém apaixonada por História (a ciência) e histórias (de livros à fofocas), gostaria que as palavras tivessem se demorado na contextualização de mundo também. O cômico é que o livro trata-se da desmemorização de um personagem, e a autora, querendo ou não, pratica um apagamento histórico também com a história do mundo real. Confuso explicar o que quis dizer, mas foi algo no qual pensei bastante sobre.

Como a própria autora escreve nos agradecimentos, a escrita e outros meios de registros é a forma como os seres humanos encontraram para "tentar capturar as ideias antes que elas escapem", antes que se esqueçam. Não é possível se recordar sobre tudo, por isso somos tão tentados a criar, somos seres criativos (uns mais do que outros). A história se aprofunda nessa reflexão abordando o fato de que alguém que não consegue criar, deixar marcas no mundo, no passado, é alguém muito mais suscetível a ser esquecido.

A verdade se encontra nos detalhes, e Henry sentiu o peso desse fato. Apesar de ter documentado longas histórias em inúmeros cadernos, ainda não foi o suficiente para evidenciar toda a complexidade humana, tudo o que Addie foi e viveu. Mesmo que estejamos em uma luta incansável para que se lembram de quem somos, ninguém nunca terá nos conhecido de fato, nenhum registro será suficiente para completar a infinidade de pormenores que formam o nosso ser. Nenhum tempo que tivermos será o suficiente para conhecer sobre tudo e todas as coisas... Na real, até que ponto vale a pena ser lembrado (ou lembrar)? Esquecer é uma dádiva ou castigo? Quanto tempo ainda temos?

Este livro é muito... muito. Não é um livro que eu daria o máximo de estrelas ou que recomendaria para qualquer um ler, porque sei que o que aprecio neste livro está muito além dessas páginas. Sei que a autora escreveu este livro pensando em sua mãe, que foi esquecida por sua avó, vítima de Alzheimer. E sinto muito por isso, porque vivenciei o mesmo com minha vó, e as oscilações entre lucidez e esquecimento eram muito mais inconstantes e frias que a dualidade de Luc.

O livro por si só possui inúmeras camadas, camadas essas que somente a autora poderá destrinchar, e as outras camadas, adicionadas pelos leitores, serão inúmeras interpretações recheadas de vivências únicas sobre um mesmo tema (e a sucessão de indagações que ele provocou). O que amo nos livros é essa capacidade de trazer a tona lembranças que tentamos reprimir, tornando-as em ideias muito mais indomáveis, em memórias e asserções muito mais significantes... Fazendo com que um mesmo livro seja diferente para cada pessoa que o lê, aplicando também nas releituras que fazemos em diferentes épocas da vida (isso se você for alguém que enxerga "beleza na transmutação", isto é, alguém que busca sempre evoluir).

Li este livro em doses homeopáticas, mesmo que a leitura fluisse muito quando o pegava para ler. Eu sou alguém facilmente rendida por livros que falem sobre outros livros, e sempre preciso de tempo para digeri-los. "Brinquei" nos históricos dessa leitura que eu precisaria de 300 anos (ou mais) para poder ler tudo que almejo. Vale ressaltar que este é um livro com muitos gatilhos (sugiro uma busca rápida no Google). Pretendo relê-lo, mas antes preciso esquecê-lo um pouco mais, estar mais preparada para fingir surpresa com o plot (convenhamos que foi um pouquinho previsível, mas se encaixou perfeitamente nesse caso e eu amei como o livro termina, ou começa... depende da sua interpretação).

Antes do fim, gostaria de dizer que fiz uma lista com todos os livros citados neste livro, e enviarei com prazer a quem pedir :)

???????

Esquecemos um pouco de nós mesmos todos os dias, um pouco do que estudamos, um pouco do que vivemos, um pouco das pessoas que amamos, um pouco dos livros que lemos.. "A mente vai afrouxando o domínio sobre o passado para abrir caminho para o futuro", como disse Henry. No entanto, espero que eu não me esqueça de Addie LaRue.

...

? "Consegue ficar sem calor (o frio não vai matá-la). Mas uma vida sem arte, sem deslumbramento e sem beleza a deixaria louca. Já ficou louca uma vez. Ela precisa de histórias. Histórias são um modo de se preservar. De ser lembrada. E de esquecer. As histórias vêm à tona em diversos formatos: desenhos, canções, pinturas, poemas, filmes. E livros. Ela descobriu que os livros são uma maneira de se viver milhares de vidas diferentes-ou de encontrar forças para viver uma muito longa."

? "but isn't wonderful, to be an idea?"
Bruna3810 10/01/2022minha estante
E a autora também demorou 10 anos para concluir a escrita deste livro, e valeu a pena!

narf 10/01/2022minha estante
li a pouco sobre isso, não sei o motivo, mas me senti bem sabendo sobre

Ennya Nóbrega 29/07/2022

Qual o preço de viver pra sempre?
A história tem uma lição sobre a vida, de como precisamos viver intensamente e como nunca estamos preparado para a morte. O livro me prendeu do começo ao fim, te faz viver todos os sentimentos que eddie vivência, sofre e é feliz com ela por cada conquista em busca de ser lembrada. Eu aprendi com a história que devemos viver intensamente cada passo, cada segundo da vida porque nunca estaremos preparados pra deixar esse mundo e é como é bom ser lembrado mas é inevitável não ser esquecido um dia. A escrita do livro é muito boa, te prende do início ao fim, único defeito minúsculo ou alteração que eu faria seria na capa, tiraria o nome da autoria, deixaria apenas na contracapa ou com a letra menor, fazendo ela ser fiel a realmente ao livro de eddie larue que é citado no livro. Fora isso perfeito, não contem um defeito. Final inesquecível. Se eu fosse te dar um conselho seria, da uma chance a esse livro.
Gusmão 29/07/2022minha estante
ameeeei?? esse livro foi incrível em cada palavra!

emy 29/07/2022minha estante
Nossa, verdade, a capa sem o nome da autora seria incrível, e a dedicatória poderia ser igual também kkkkk

Danny 31/07/2022

Eu amei, a leitura foi lenta, mas tudo bem, temos que parar de problematizar leituras lentas inclusive ?
Ainda tô em dúvida se gostei mesmo do final, ele foi escrito como se propusesse uma continuação...
lanacnunes 31/07/2022minha estante
Ele tem hot?

Danny 01/08/2022minha estante
Não amg, nos máximo uns beijinhos, nada detalhado

Aline.Freytag 10/01/2022

Não gostei?
?? CUIDADO: contém comentários negativos sobre um dos livros mais famosinhos ultimamente.

? Livro 01/2022 - A Vida Invisível de Addie Larue - V. E. Schwab ?

A tradução desse livro chegou no final de 2021 e, antes mesmo dele ser traduzido, já era muito hypado.

Basicamente, conta a história de Adeline LaRue que, em 1700 e bolinhas, faz um pacto com o deus da escuridão: ela seria imortal, porém ninguém se lembraria dela, apenas ele. Era só a pessoa virar as costas, que se esquecia da Addie. E quando ela cansasse de viver, entregaria a alma para ele.

Iniciei a leitura no final de 2021 e parecia que nunca ia conseguir acabar. É um vai e vem de presente e passado, mas não é um passado de 10/15 anos atrás, mas sim de 300. Dizem que a autora demorou 10 anos pra escrever o livro, e a sensação que eu tinha era de que iria demorar 10 anos para lê-lo também kkkrying.

No início até me envolvi com a Addie, pois a bichinha sofreu, viu?! Mas no fim, para mim, ela não deixa de ser uma pessoa (ou não) extremamente teimosa.

Enfim, não gostei do livro e não recomendo. Acho importante uma opinião negativa (mas muito sincera) no meio de rios de comentários positivos por aí.
Mat 10/01/2022minha estante
O livro é de que gênero?

Aline.Freytag 10/01/2022minha estante
Fantasia

Karoline 16/07/2022

N gostei tanto quanto achei que gostaria
O livro é bom até, a única coisa que não gostei foi o final dele, sla. A trajetória do livro, a narração da autora te prende sim, mas quando você chega no final do livro, você pensa que vai ter um PlostTwist daqueles, mais na minha opinião o final pra mim tava muito óbvio. Tirando isso, o livro é bom sim.
ki. 16/07/2022minha estante
Tenho medo de ler e nao gostar, as resenhas são mto 8 ou 80 aaa

Karoline 16/07/2022minha estante
Lê amg, vai que vc gosta. Mt gente favorita, mas n foi meu caso. Mais tire sua própria experiência, vai que né...

Rafaella 04/08/2022

eu tava com tanta expectativa, mas achei o livro meio sla, nada de especial, em várias horas a leitura cansa, fica enfiando poesia em tudo, até na protagonista roubar um pão meu deus, achei o henry um sem sal, o luc foi muito mal desenvolvido, assim como a addie que tinha 300 anos mas parece que não aprendeu nada, continuava com a cabeça da addie de 23 anos
Karen Schers 05/08/2022minha estante
Sim, é isso! Acabei de ler o livro agora, e fiquei com essa mesma sensação. Muitas partes poderiam ser muito mais ?maduras? e adultas mesmo, mas ela manteve uma escrita meio juvenil, demonstrando que a Addie não tinha mudado nada? e tava lendo as resenhas, e todo mundo deu 5 estrelas, não entendi nada hehehe

Rafaella 08/08/2022minha estante
sim kkkkk