A vida invisível de Addie LaRue

A vida invisível de Addie LaRue V. E. Schwab

Resenhas - A Vida Invisivel de Addie Larue

luansilvaaa 01/05/2022

Quanto vale não ser esquecido jamais ?
Um livro que me deixou dividido. Com uma ótima contratação de personagem e desenvolvimento de relacionamento mas um pouco extenso demais. A vida invisível de Addie é intenso e reflexivo.
luansilvaaa 01/05/2022minha estante
enquanto eu lia eu tinha várias coisas pra falar mas na hora da resenha não lembro de nada. ?

aly strelow 01/05/2022minha estante
Nossa, eu tbm senti que a autora foi um pouco prolixa demais. E tbm, acho que o relacionamento da Addie e do Henry poderia ter sido um pouco mais interessante, acabou que o lance entre a Addie e o Luc foi mais interessante ?

luansilvaaa 01/05/2022minha estante
no começo do livro eu quase morria de tédio com a addie e o henry achava super longo os capítulos

construção*

yasmin1926 16/12/2023minha estante
que resenha linda

Luíza 16/12/2023minha estante
amo esse livro!! pena que poucas pessoas veem nele o que nós vemos

yascamposalves 16/12/2023minha estante
eu sou apaixonada nesse livro!

Jubss 16/12/2023minha estante
uau que escrita magnífica moça!

Fabi Fernandes 14/10/2021

Esperava amar, e achar uma leitura de outro mundo mas acho que fui com muita sede ao pote. Não é culpa do livro, é bom, mas para mim não foi além disso.
@marriesbooks 14/10/2021minha estante
tô bem assim tmb

Maressa 14/10/2021minha estante
To ouvindo mt gente falar dele, quando eu for ler vou estar cheia de expectativa tbm

Fabi Fernandes 15/10/2021minha estante
Melissa Sim, esse hype todo faz a gente ir com muita expectativa

Fabi Fernandes 15/10/2021minha estante
@marriebooks achei que eu fosse amarga haha

Matheus 09/11/2022minha estante
Socorro quando eu vi "o final é sem graça" eu pensei imediatamente que é por causa que ela fica com o vilão no final kssksksk

aliciarznd 09/11/2022minha estante
nossa nunca !! eu queria que ela tivesse ficado com ele mesmo, achei chato que ela tava apaixonada naquele mortal ainda

Matheus 09/11/2022minha estante
É pq o romance deles é meio problemático sabe... tipo quando ele abusou ela na cena implícita que ela pede pra ser imortal

aliciarznd 10/11/2022minha estante
eu sei ?? mas pra mim não faz sentido não ser ele

gracireis 31/08/2021

Adeline LaRue deixou sua marca em mim.
Eu nunca vou conseguir fazer uma resenha digna desse livro. Foi uma das melhores experiências literárias que já tive na vida. Addie LaRue conseguiu roubar o meu coração, que até então pertencia a Evelyn Hugo, mas agora Addie é a minha personagem favorita da vida. Se ela queria deixar sua marca, ela com certeza conseguiu.

Nesse livro fantástico a gente vai conhecer a Adeline LaRue, uma jovem francesa de 23 anos que está cansada de se sentir presa a sua pequena vila. No dia do seu casamento ela foge e faz um pacto com a escuridão para não pertencer a ninguém ou a lugar nenhum. Ela se torna imortal, mas seu pedido tem um custo alto e ela passa a ser esquecida por todos. Uma virada de costas e Addie é apagada da memória das pessoas, é assim que ela vive por 300 anos até parar num sebo e encontrar um rapaz que se lembra dela.

Já na sinopse do livro a gente descobre que a Addie não queria pertencer a ninguém, e ela não pertenceu a ninguém. Ela só pertenceu a ela mesma até a última palavra do livro. E essa foi uma das coisas que mais mexeu comigo durante a leitura, esse ?não querer pertencer?, essa liberdade e curiosidade incrível. Em diversos momentos me vi na Addie, me identifiquei com suas decisões, sua persistência e seu jeito desconfiado. No livro acompanhamos a jornada dessa personagem maravilhosa sendo alternada entre o passado e o presente. Muitas coisas acontecem no decorrer dos séculos, ela sobreviveu a revoluções e as guerras, atravessou continentes e viveu. Apenas isso: Viveu.

?Às vezes, a vida pode parecer muito longa, mas, no fim das contas, passa rápido demais.?

A construção que a autora da pra personagem é PERFEITA. Se apaixonar por Addie foi como cair no sono, aconteceu devagarzinho e sem que eu percebesse. No começo do livro me senti um pouco entediada, quase devolvi o ebook (que não foi barato) pra Amazon, mas não tive coragem e continuei a ler. Conforme os capítulos passam a história se torna mais interessante, conhecemos mais os personagens, eles vão ganhando forma e tudo vai fazendo mais sentido. Quando você percebe já está submerso e não consegue parar de ler.

A escrita da Schwab é sensacional, muito madura e de muitíssima qualidade. Mesmo o livro sendo um pouco lento, sem cenas de ação e reviravoltas chocantes, a escrita fluida te mantém preso a narrativa. A leitura se torna mais ágil no final, quando segredos vão sendo revelados e as decisões tomadas. Depois dessa experiência maravilhosa eu pretendo ler tudo que a Schwabinha escrever/escreveu.

O livro é simplesmente uma obra de arte. Eu terminei ele e quis começar a ler novamente assim que acabei. Marcante, sensível, intenso e extraordinário. Leiam! ?
Cleber 01/09/2021minha estante

É livro único?

gracireis 02/09/2021minha estante
Sim, Clara. ??

Lua 10/01/2022

O livro olhou para as minhas expectativas e fez melhor
Olha, o final me distraiu e me alegrou ao mesmo tempo. Ainda n sei se estou com raiva ou só nostálgica, mas o baque foi grande.
Addeline LaRue você é maravilhosa, amei acompanhar a história, o passado e os momentos com o Luc são meus preferidos. Addie é com toda a certeza uma guerreira, eu NUNCA iria conseguir viver sendo esquecida.
Apenas leiam essa maravilha.
Maria.Vitória 10/01/2022minha estante
apesar de ver muitas opiniões divididas sobre eu quero muito ler, mas não tô colocando espectativas muito altas

Lua 10/01/2022minha estante
Eu tinha expectativas bem altas e tava morrendo de medo de me decepcionar(afinal teve muita gente q n gostou), mas assim, leia sem medo. É um livro que divide passado e futuro entre os capítulos e a Addie é sempre o foco, sua história, sentimentos e momentos marcantes. Se vc gostar de livros assim, vai amar.

manu 10/01/2022minha estante
mds, quero tanto ler

Lua 10/01/2022minha estante
Oq eu amei no livro foi o fato de eu jurar q o final ia ser X e o livro vai lá e faz Y. Chorei muito e ri tbm.

júlia 15/05/2022

a vida invisível de addie larue
uma história triste e solitária, mas linda.

achei lindo a importância que addie dá as pequenas coisas da vida, e mesmo ela sendo esquecida, sempre deixava um legado nas obras de arte.

e realmente dá pra sentir a solidão que addie sentiu por séculos e como ser lembrada mudou tudo.

uma leitura boa mas bem demorada, a autora descreve cada detalhe das cenas, chega a ser um pouco cansativo KKKKK por isso q dei 4.5

o livro mostra como temos que aproveitar a vida e com o tempo, as coisas ruins passam.

um trecho q eu achei fofo:

"como você anda até o fim do mundo?"
"um passo de cada vez"

recomendo muito!
Mari 16/05/2022minha estante
Eu não pretendo ler o livro mas morro de curiosidade sobre a relação do Luc com a Addie antes do pacto e sobre o que acontece no final...

júlia 16/05/2022minha estante
eu vejo eles muito com uma relação sla abusiva, pq ele quer possuir ela e tals

Levi Leal 17/05/2022minha estante
Bravo! Que texto bem escrito??????

júlia 17/05/2022minha estante
obrigada levi! ??

Lauraa Machado 25/10/2021

Uma ideia incrível, mas uma história previsível e sem graça
Existe alguma coisa pior do que um livro que tem um hype enorme não ser tão bom quanto falam que é? Eu nem esperava que esse livro fosse perfeito, já tinha lido algumas resenhas de pessoas em quem confio e quase todas falaram que o começo era um pouco parado, que a autora demora para revelar o ponto principal do livro. Eu já esperava isso, mas pelo tanto de gente falando sobre esse ser o livro da vida delas, também esperava que no final, quando tudo fizesse sentido, fosse me surpreender, fosse encontrar a conexão que daria ao livro propósito e que fizesse ele me marcar.

Definitivamente não esperava me decepcionar mais com o final do que com o começo.

Quero deixar bem claro aqui que o livro é bom, sim, e que a escrita da V. E. Schwab nunca esteve tão boa (pelo menos em relação aos outros quatro livros dela que eu já li). Tem tanta passagem bonita, tanta frase tocante, que dá para ver que a autora trabalhou cada trecho. Ainda assim, ela tem uns vícios de linguagem que me incomodaram demais depois de um tempo.

Uma coisa é um autor ter vícios em frases comuns. Mas a autora aqui tem vícios com frases bem específicas, que chamam a atenção toda vez que aparecem. Eu apostaria ter pelo menos uns cem 'And yet' nesse livro. Comecei até a trocar por sinônimos na minha cabeça depois da metade, porque chegou a me incomodar a ponto de eu pegar raiva e ignorar o que estava acontecendo na cena.

O problema não é só com termos e frases, é de palavras também. Quando apareceu a palavra 'palimpsest', eu achei legal. Só tinha visto ela uma vez na vida, então me chamou a atenção. Mas a autora repete ela e sua metáfora mais três vezes! Toda a graça de antes se perdeu só por isso. E não é a única palavra com a qual isso acontece.

Mas a pior parte do livro, para mim, aquela que me fez querer muito dar uma nota menor, é que a história inteira é previsível. Todas suas 'reviravoltas', todos os segredos que só são revelados mais próximos do final, todos os problemas e soluções que nascem deles. Eu contei a história da primeira metade do livro para duas pessoas (não uma, duas) e as duas adivinharam o final. É claro que eu adivinhei também! Todas as reviravoltas! E eu ainda fiquei esperando, porque me prometeram, um final surpreendente, algo que me fizesse pensar que a sacada da autora para a história tivesse sido inteligente, marcante, brilhante.

Mas não é. É bem simples, previsível, até um pouco sem graça. A história da Addie tinha tanto potencial para um apelo emocional, sua história com Henry então, muito mais. Mas cheguei ao final sem me importar tanto com o que aconteceria, principalmente porque eu já estava esperando o que veio. Não tem como sentir urgência, como me envolver e torcer por algum personagem, quando já sei há centenas de páginas o que vai acontecer com ele. É extremamente decepcionante ler uma história que tinha tanto potencial para ser diferente ser tão batida.

Porque eu sou uma pessoa que trabalha com livros e gosta de solucionar as coisas, fiquei pensando por um bom tempo o que eu teria aconselhado a autora a mudar se fosse sua editora. Primeiro, acho que ter capítulos pelo ponto de vista do Henry não foi uma boa ideia. Realmente não sei por que tantas pessoas gostam de ver todos os lados. Eu sou mais fã de ter um ponto de vista só, de saber que tudo que estou vendo passa pelo olhar de uma única pessoa, de não ter todas as respostas e todas as informações. Acho, aliás, que contar pelo lado dele tirou a graça de muitas descobertas da Addie. Além de que mudou o foco da história de um jeito que, na minha opinião, não combinou com o resto.

Essa é a minha resenha, então tudo aqui é 'na minha opinião', claro, mas achei bom falar.

Também acho que teria ficado bem melhor se o livro tivesse um foco só na vida 'passada' da Addie. Primeiro, porque nada foi tão tocante e interessante quanto o começo de sua história, seu desespero em ter uma vida diferente e ela descobrindo os limites de sua maldição. Essa era a parte mais única e especial do livro, mas ela foi logo abandonada. Segundo, porque os 'aniversários' da maldição se tornaram bem cansativos e repetitivos depois de um tempo e, quando eles mudaram de rumo, foram contados super rápido. Preferia ter visto mais do que aconteceu entre eles, de ela aprendendo realmente a se virar. E também acho que a relação dela com Luc foi mil vezes mais interessante do que a dela com o Henry.

Assim, não me leve a mal, a dela com o Henry é bem mais saudável e às vezes me sentia lendo Alina e Darkling quando Addie estava com o Luc. Não cheguei a shippar os dois de jeito nenhum, mas a relação em si, o desenvolvimento dela, foi bem mais interessante. Foi mais inesperada, mais complexa. Acho, aliás, que todo o romance da Addie com o Henry foi feito de um jeito bem superficial e parecia que era entre duas pessoas quaisquer, não que ela fosse uma delas.

O que eu quero mesmo dizer é que Addie encarou sua relação de um jeito tão comum. Ele também, claro, mas Addie principalmente. Ela parecia uma garota de vinte e poucos anos normal, e sabe? Ela tem mais de trezentos anos. Trezentos! Não é possível que nesse tempo todo ela continuou com uma cabeça de vinte e poucos! E ela ainda é tão ingênua e passiva em relação ao Luc, que me irritou um pouco ver o aniversário da maldição naquele ano. Trezentos anos de vida e ela não conseguiu se tornar um pouco mais esperta? Trezentos anos e ela nunca pensou antes em fazer o que fez no final? São trezentos anos, caramba! Cinco anos atrás eu era uma tonta comparada a hoje! E ela só viveu duzentos e noventa e cinco anos a mais que isso e não acordou para a vida nesse tempo?

Pior ainda, para mim, é o fato de ela ter essa idade nem ser fator para nada. Ninguém estranha isso. Quer dizer, o Henry provavelmente pensaria duas vezes antes de começar a namorar uma mulher de oitenta anos, certo? Ele tem 28 para fazer 29, não é como se ele costumasse sair com pessoas com cinquenta anos a mais que ele. Por que então ele nem questiona sair com uma mulher que tem mais que duzentos e noventa anos? E como essa mulher tem tudo isso de anos nas costas e continua igual? (Ainda não me conformei, vou me perguntar isso mil vezes.)

Outra coisa que me incomodou demais foi o fato do livro não ter enredo. Quer dizer, as partes do passado são uma coleção de acontecimentos, muitos interessantes, os primeiros são mesmo o ponto alto da história para mim, mas não é um enredo. Não são acontecimentos que levam ao próximo, depois a outro, que têm consequências diretas e afetam ou definem o rumo da história. O presente, que era quando devia ter enredo, é super raso, vira também uma coleção de acontecimentos do relacionamento de Addie com Henry desde que eles são desconhecidos até mais tarde, e quando finalmente a história deles mostra um propósito, ele é tão previsível que não cria um clímax emocionante nem nada assim.

É, aliás, um livro sem picos de emoção. O maior deles é quando Henry a reconhece e isso está na sinopse! Nada depois disso impressiona, cria urgência, emoção ou interesse depois, porque você já sabe o que vai vir. Foi um livro bastante insosso na maior parte do tempo para mim, infelizmente.

Acho que a história teria esses picos de emoção se não tivesse a parte do Henry e do presente, ou talvez se a autora tivesse escondido essa questão de ele se lembrar dela. Não sei. Só sei que, como ficou, ela usou uma ideia brilhante da maldição de Addie de um jeito bastante simples e esquecível (veja só a ironia). É claro que nem todo livro precisa ter grandes enredos, mas aí precisam compensar com personagens extremamente complexos, com passagens emocionantes ou com um propósito especial. Alguma coisa precisa ter prioridade, e aqui parece que tudo, menos a premissa, ficou no mesmo nível, beirando o medíocre.

Essa resenha está rapidamente se tornando um rant! Eu dei quatro estrelas para o livro e passei a resenha inteira reclamando dele? Talvez. O fato é que a história ter sido tão previsível e parecer não ter propósito foi uma das maiores decepções da minha vida, porque a ideia da maldição de Addie era maravilhosa! Tão única e intrigante, que eu achei que estava prestes a ler um livro que me marcaria demais! E a escrita é, sim, incrível, a ideia e várias cenas, principalmente as mais próximas de quando a maldição começou, são ótimas. É por causa desse começo e da escrita da autora que eu dei uma nota mais alta do que acho que valha.

Porque, para mim, esse livro não deveria ganhar mais do que 3 estrelas. Ele é okay, mas nem um pouco tão bom quanto sua premissa faz parecer. Os personagens são bem criados, mas nem perto de tão complexos quanto deveriam ser, considerando pelo que eles passaram. E as relações entre eles foram bem desenvolvidas, mas não como deveriam depois de tantos anos. É um livro que entrega uma história satisfatória, pelo que prometeu, mas que não chega a impressionar, a marcar ou a surpreender em nada.

Ainda recomendo, claro, mas não posso dizer que vai ser um livro que mudará sua vida. Se você lê bastante, pode se decepcionar fácil com ele, como foi comigo. Acho bom indicar o livro já falando que é previsível, mas que ainda vale a leitura.
juu 26/10/2021minha estante
meu deusss simm!! concordo com td

Lauraa Machado 26/10/2021minha estante
Uma pena, né? Poderia ter sido perfeito!

Fernanda 108 27/10/2021minha estante
concordo com tudo. Um Livro muito sem graça, decepção

Luís 27/10/2021minha estante
Amei, você escreveu a resenha que mais define a minha opinião sobre esse livro

thiemys 25/06/2022

não é um livro de fantasia,mas,sim, um livro de sentimentos.
Já tinha visto muita gente comentando sobre, e todos diziam para lê-lo lentamente, e ir sem expectativas. E foi o que tentei fazer, fui sem expectativas, sim! E essa foi a melhor decisão da minha vida, mas não consegui ler lentamente, porque quanto mais lia, mais interessada eu ficava.
Ele é apaixonante e tem todo aquela pitada de romance lindo, mas vale ressaltar que não é apenas sobre um romance ou apenas sobre um pacto, é sobre o que os personagens sentiram e passaram ao decorrer do livro, que em muitas partes fui capaz de me identificar. Daria de tudo para ler novamente como se fosse a primeira vez.
Luli 25/06/2022minha estante
Tô levando um tempo pra ler, mas é total um livro de sentimentos

Giovana 25/06/2022minha estante
oii, eu não curto livro de fantasia, vc acha que do mesmo jeito vale à pena a leitura? esse é um dos únicos livros do gênero que me intrigou até agora

thiemys 26/06/2022minha estante
ele é perfeito amg aaaa

thiemys 26/06/2022minha estante
acho que vale muito a pena você dar uma chance para ele!! não é um livro de fantasia, com lutas e tudo mais, é total emoção, amei muito ele

Mila 04/01/2022

Destruiu minha alma
A princípio eu estava relutante em ler esse livro por conta da quantidade de páginas mas, sinceramente, apesar de ter sido meio cansativo, valeu muito à pena.
Esse livro é triste mas não triste feio, triste feliz
aquela tristeza que você sabe que é necessária e invés de lutar contra ela você à observe e espera ela passar.
Eu não consigo mais ouvir a música Someone to Stay e Ghost of you sem chorar litros pensando nesse livro.
booklvred 04/01/2022minha estante
Não conhecia essas músicas, mas agora tô indo atrás porque esse livro é um dos meus favoritos da vida.

Karen 04/01/2022minha estante
eu quero muito ler, mas vi uma galera falando mal e desanimei um pouco

biabaltieri 04/01/2022minha estante
Esse livro é mt lindo e poético, virou um favorito meu!!

Alanis.Domarco 04/01/2022minha estante
Uma música que me lembra muito esse livro é Eleanor Rigby, e eu simplesmente sou apaixonada por esse livro

Ratobrilhante112 10/11/2023

OBRA DE ARTE
Amigos e amigas do meu skoob, esse é um dos livros mais fodasticos que eu já li na minha vida.
Se vc tiver lendo esse e não estiver entendendo nada, só continue lendo, pq a vida é assim e a V E Schwab tem mania de fazer isso em todo livro q ela escreve
LEIAM
Lari_BT 10/11/2023minha estante
O melhor livro que tem, eu amo demais ??

Mycaellab0 10/11/2023minha estante
esse é o meu livro favorito da vida

Ratobrilhante112 10/11/2023minha estante
vcs têm bom gosto viu ?????

bookk.diary 12/11/2023minha estante
Sim esse livro é perfeito incrível maravilhoso amo com todo meu ser

Vit 14/11/2023minha estante
eeeeee ?

Di Raça 14/11/2023minha estante
Te falei que iria dar tudo certo ?

anameirellis 14/11/2023minha estante
??????

_Lizzy_ 16/11/2023minha estante
Sério mesmo. Esse livro foi um dos melhores que li

Jessica 10/10/2022

Poderia ser melhor
Achei o livro bom, porém poderia ser reduzido pela metade. A autora enche o livro de detalhes desnecessários, e seria bem melhor se ela fosse direto ao ponto.
O livro fica interessante somente da metade para o final, que é quando a addie começa a dar mais detalhes do Luc, que na minha opinião é o personagem mais atrativo do livro. Enfim, valeu a experiência, mas ela seria bem melhor se a autora não tivesse enchido o livro de linguiça.
Duda 10/10/2022minha estante
Tô lendo ele agr scrr kakakakka

Garcia 11/10/2022minha estante
Super concordo! Acabei de ler agora e vim procurar alguém que tivesse pensado como eu, seu comentário foi perfeito em relação ao que eu senti sobre essa leitura.

Mariana 13/10/2022minha estante
Tô terminando de ler e não poderia concordar mais. Tem uns 10 capítulos que são IDÊNTICOS, não tinha nenhuma necessidade de mostrar ela voltando pra vila umas 3x. Parece que o livro não anda, só não larguei por curiosidade de ver o que vai acontecer no final

Duda 13/10/2022minha estante
Gnt tô com medo pqp

Brenda Coimbra 05/01/2022

A história é muito boa, e achei a personagem cativante mas acho que toda a história poderia ser inscrita em umas 200 páginas. A história fica dando voltas e voltas, repetindo coisas e chegou em um certo ponto que eu ficava pulando páginas e indo direto pros diálogos entre a Addie e o Henry pois o resto fica só "enchendo linguiça".
mifrias 05/01/2022minha estante
Eu travei a leitura no início e não consigo ter vontade de voltar a ler.
Achei o inicio ja enrolado.

Brenda Coimbra 05/01/2022minha estante
Pois é, eu também, mas voltei a ler pra saber o pq do alvoroço com esse livro. Eu realmente acho que a história tinha tudo pra ser incrível mas parece que a autora ficou criando mil histórias e acabou se perdendo no meio... não gostei

mifrias 06/01/2022minha estante
Então, eu li 77 páginas somente, pessoal fala que depois melhora, vou tentar retomar. ?

Nowhere¿ 06/01/2022

"O que é uma pessoa, se não as marcas que deixa para trás?"
Eu simplesmente me apaixonei por esse livro, favoritado demais.
Nunca gostei muito de uma escrita poética e muito descritiva, mas esse livro me fez amar, os detalhes, o tom poético, tudo foi perfeitooo.
A leitura foi fácil e fluída, eu lia 100 páginas sem nem perceber, a narrativa é maravilhosa e não me deixou entediada.
Eu ameeei a vibe Dark Academy do livro, todo esse aesthetic é perfeitoo e eu fiquei muito imersa na história.
Addie LaRue virou umas das minhas protagonistas preferidas, que mulher perfeitaaa, bookstan, tem muita personalidade, forte e inteligente. Viver 300 anos sem ser lembrada, sem nunca deixar sua marca, sem nunca ter algo pra chamar de seu...
O casal principal é muito fofo, amo o modo como eles se completam, amei a Química deles. O Henry é perfeito, gentil, inteligente...
Sobre o vilão que não é vilão, achei ele um ótimo personagem, muito bem contruído, e não consegui odiar ele kkkkkkkk
O fim do livro foi do jeito que deveria ser, não consigo ver outros finais para ele.
Indico demaaaais essa obra prima, que livro fodaaaa, eu mal terminei ele e já quero reler e com certeza quero ler outros livros da autora.
(Pesquisem sobre os gatilhos antes de ler)
TonCorre@ 24/08/2022minha estante
Nossa, gostei muito do seu comentário, já irei deixar na minha lista dos que quero ler, quem sabe não será o próximo? Gatilhos, pode explicar melhor?

Nowhere¿ 24/08/2022minha estante
Obrigadooo
Os gatilhos: Relacionamento abusivo, consumo excessivo de álcool, morte, depressão, drogas, relação sexual dolorosa, prostituição, sexismo, inanição, tentativa de suicídio, guerra...

TonCorre@ 24/08/2022minha estante
Excelente, agradecido pela explicação.