A vida invisível de Addie LaRue

Isa 22/07/2022minha estante
Tudo bem, acontece?

helenaslodk 08/10/2021

40 marcações = 5 estrelas + favoritado
A base da história desse livro é muito legal. A história tem poucos personagens então pode parecer meio lenta, mas o propósito é que o leitor precisa saber quem é Addie LaRue.

Os capítulos são bem curtos, então pra mim ganha mil pontos positivos. Tem muitos momentos de reflexão e por causa disso eu fiz muitas marcações, por que toda hora tinha algo que me tocava.

A Addie tem mais de 300 anos e uma das coisas que mais gostei era quando ela falava das experiências dela e na narração dizia que demorou X anos pra ela entender o significado por trás disso, o livro ta sempre no presente e no passado ao mesmo tempo. Pra mim, meros mortais, a gente sempre pensa no futuro, quase nunca no passado, então é bom ver esse novo ponto de vista.

Em vários momentos fiquei me imaginando viver assim, imortal e esquecida. Eu seria uma casca, não conseguiria sobreviver do jeito que ela sobreviveu.

Outra coisa legal foi que juntaram traços da história e pessoas que realmente existiram pra complementar a narrativa. As sacadas foram muito boas, principalmente dos artistas. O livro fala constantemente de arte, tudo vira arte aos nossos olhos, perfeito.

Em um momento do livro esperava aquela reviravolta da história, ela veio e não do jeito que imaginei. A sacada da escritora foi muito boa. Deu uma volta todas nos personagens, conseguiu explorar bem eles, embora tenha mais curiosidade sobre o Luc.

Uma coisa que podia ser melhorada: tem umas partes meio alongadas, o livro podia ter umas 50/60 páginas a menos. Mas cumpre o papel das reflexões, que pra mim esse foi o objetivo da história.

Por fim, lembre-se de Addie LaRue.
Nanna 08/10/2021minha estante
Ui

Nanna 14/11/2022minha estante
Se favoritou é pq chorou

helenaslodk 14/11/2022minha estante
hehehe

anapaulabbs 10/04/2022

Preciso que lembre, como sempre lembrarei, de Addie Larue.
Eu tive que esperar uns dias, tive que encontrar maneiras de respirar em paz e realinhar os mil pensamentos e sentimentos que gritavam dentro de mim. A vida invisível de Addie Larue nunca esteve destinado a ser só mais um livro dentre os muitos que eu leio. Descobri sua existência quando ainda não havia sequer anúncio de tradução. Um vídeo aleatório no YouTube e eu soube que ele não era como os outros livros que já li, que ele iria me partir ao meio. Eu estava tão ciente disso que ele ficou por meses na estante, simplesmente porque eu não acreditava que tinha chegado a hora de lê-lo.
Eis que a hora chegou e eu caí. Simplesmente fui engolida pelas palavras e pelos sentimentos que a V.E. SCHWAB depositou em cada pedacinho da narrativa. Receio que eu nunca mais serei a mesma depois de conhecer a Addie, o Henry e o Luc.
Veja bem, eu sempre tive muito medo de ser esquecida. Por mais que eu tente trabalhar isso há anos, uma parte de mim sempre gritou que eu precisava deixar as minhas marcas, ser lembrada, e isso não é sobre grandes feitos, mas sim sobre marcar pessoas com pequenos atos, falas, tirar fotos, gravar vídeos, construir uma história. Nós estaremos vivos enquanto estivermos presentes na memória das pessoas. Quando eu abri o primeiro capítulo e li, na primeira página, "O que é uma pessoa, se não as marcas que ela deixa para trás?" eu soube que estava perdida, rendida, entregue.
O livro acompanha Adeline Larue, uma jovem nascida no século XVII, num vilarejo na França. A moça, em seus 23 anos de existência, não conseguia sentir que pertencia à realidade do vilarejo, que estava destinada a constituir família, não ter ambições, não explorar o mundo e as possibilidades. Addie, desde criança, sempre foi um espírito livre e, ao ser prometida em casamento, no auge do desespero, fez exatamente o que a velha anciã e amiga aconselhou a não fazer: preces aos deuses que atendem depois do anoitecer.
Aqui conhecemos um deus que sabe brincar com a semântica das palavras, que faz um acordo baseado no desespero da noiva em fuga que deseja e necessita de liberdade tanto quanto de ar para respirar. Desatenta aos termos, Adeline acaba conseguindo o que desejou: ser livre (e imortal), mas o preço foi alto.
Não ser lembrada por ninguém. Não poder deixar marcas feitas por ela, entregando sua alma quando cansasse de tudo. Ela não vive, sobrevive por 300 anos conturbados sendo um " tecido conjuntivo da história", vendo o mundo mudar, presenciando a história acontecer. Nesse meio tempo, o tal deus é o único que testa seus limites, enlouquece sua mente, sabe que A Adeline existe (conhece sua história, sua origem). Ele quer seu prêmio: a rendição de Addie, sua alma.
São séculos de muitas vidas, identidades, aprendizados, sofrimento e importunação por parte do único que lembrava dela, até que ele não era mais o único. Num sebo, em Nova Iorque, Addie fica surpresa quando mais alguém lembra, e o resto é história kkkk.
A questão aqui é que Addie Larue deixou uma marca em mim. Pela primeira vez eu grifei um livro. Senti uma necessidade tão forte de deixar minhas marcas ali... e foi libertador. Aprendi sobre como as ideias são indomáveis, até mais do que as lembranças, e decidi que, por vezes, tentarei ser ideia. Mas, acima de tudo, tive muitas confirmações sobre como eu penso, como regi minha vida por muito tempo (e ainda faço-o).
Não achei o livro chato em momento algum, pelo contrário. Addie Larue foi um afago na alma, um abraço num momento de agonia, uma constelação particular de 7 estrelas que me transportou a um dos meus maiores picos reflexivos da vida.
Obrigada, Schwab. Obrigada, Addie.
Foi sobre a jornada de muitas vidas, e que jornada!
London boy 10/04/2022minha estante
que incrível!! quero ler

@biblio.sah 10/04/2022minha estante
esse livro é meu favorito da vida

kika.ferrer 11/04/2022minha estante
tua resenha ficou maravilhosaaa, meu deus! É tão incrível como uma leitura pode nos mudar, eu to toda boba aqui

ana clara 26/07/2022

A Vida Invisível de Addie LaRue
Essa foi uma das minhas leituras mais marcantes sem dúvida alguma. Eu tive muito receio de começar esse livro principalmente pela quantidade de páginas e por fantasia não ser meu tipo preferido. O início foi meio arrastado pra mim, mas aos poucos me apaixonei pela história e não conseguia parar de ler. ADDIE EU SEMPRE VOU LEMBRAR DE VOCÊ!!!
manu 26/07/2022minha estante
ai amei a resenha fiquei ate com vontade de ler agr?

ana clara 26/07/2022minha estante
leia pfv recomendo muito??

Tata 26/07/2022minha estante
COMO ASSIM VC TERMINOU!!! amei mt a sua resenha ana

julia 11/08/2022

Eu me lembro de você
Meu deus! Que experiência foi ler esse livro!
Começando pela belíssima escrita da autora que me encantou a cada palavra!
Agora o livro em si, não sei explicar quão importante essa leitura foi pra mim, que experiência encantadora com muitos ensinamentos sobre a vida e a morte, com personagens extremante complexos e cativantes.
Nunca vou me esquecer de Addie Larue
Giu Giu 11/08/2022minha estante
Acabei AGORA também e estou me sentindo exatamente assim! ?

marce 11/08/2022minha estante
PERFEITO DEMAIS!!!!! inesquecível ?

Clara 11/08/2022minha estante
Comprei esse livro, to super animada para ler.

yas 06/06/2022

a vida invisível de addie larue
confesso que achei o livro muito superestimado, demorei muito pra me sentir presa na história, algumas partes foram muito cansativas. Acho que podia ter abordado mais sobre a vida dela e do luc, apesar no livro ser mto grande achei repetitivo e com muita encheção de linguiça.
Apesar de tudo, a mensagem que o livro passa é muito boa e amei o final do livro e foi isso que valeu todas minhas 3 estrelas. A relação dela com o Luc teve uma evolução e desenvolvimento muito bom, enquanto que com Harry nem tanto...
Foi uma decepção talvez porque eu esperava demais do livro e não me entregou tudo isso, contudo ainda é um livro bom se olhar pela mensagem que é passado, mass não leria de novo rs
lia grace 06/06/2022minha estante
nossa eu senti isso também... li 100 páginas e absolutamente NADA acontecia

lia grace 06/06/2022minha estante
sem sombra de dúvidas ele não vale o hype

yas 14/06/2022minha estante
simmm amg vai acontecer alguma coisa so dps de umas 200 páginas e volta a ficar cansativo ainda

Isabela 15/08/2022

Addie e Henry
Não sei se foi meu momento para esse livro ou o que, mas determino ele como mediano.

Tive muita dificuldade em manter a leitura fluida, parecia que nada mudava na história, sempre a mesma problemática. Me faltou muita motivação em vários dias para ler.

Mas enfim, terminado hahaha
Maria 15/08/2022minha estante
moça, eu comprei ele ontem?

Séfora 15/08/2022minha estante
É uma história legal, porém falta algo, uma motivação, não sei explicar... Um sal, sabe? Um temperinho. A história da Eddie é interessante, o romance em si também, porém não tem um plot.

Isabela 15/08/2022minha estante
Foi isso mesmo!! Sentia sempre que ia acontecer algo e não acontecia rs

mari 06/09/2021

Maravilhoso!
Que livro! É escrito de uma forma linda e me fez refletir muito sobre a vida, o amor e a liberdade. Tenho certeza que ainda vai ficar na minha mente por muito tempo. Não dei 5 estrelas porque achei algumas coisas um pouco repetitivas, daria pra tirar umas 50 páginas sem prejuízo nenhum pra narrativa. Mas apesar disso é um favorito com certeza!
ale 06/09/2021minha estante
Qual a classificação indicativa??

mari 06/09/2021minha estante
não sei, mas eu diria 16 anos pq tem conteúdo sexual, abuso de drogas, temática de suicídio, agressão física e sexual, etc

ale 06/09/2021minha estante
Ahhh obrigada

Calata 04/11/2022minha estante
Me deu muita vontade de ler-ló pq as pessoas falam desse livro mas não com a mesma intensidade q vc, e gostei muito da sua resenha ? têm continuação? Ou é livro único?

stephanie.2 07/11/2022minha estante
hmmmmmmmm

stephanie.2 07/11/2022minha estante
a indireta pra mim no final entendi pq me mandou aq /p

Gabriel 29/10/2021

Mais um hypado que risquei da lista
“Não quero pertencer a ninguém, senão a mim mesma. Eu quero ser livre. Livre para viver e encontrar meu próprio caminho, para amar ou para ficar sozinha, mas pelo menos é minha escolha, e estou tão cansada de não ter escolhas, com tanto medo dos anos que passam correndo sob meus pés. Não quero morrer como vivi, o que não é vida.”

Addie LaRue é com certeza um livro que conquista muita gente pela premissa e pela escrita (tanto que está aclamadíssimo por aí). Achei a premissa muito interessante e diferente.

Começo pelos pontos negativos: início bem arrastado, escrita que não me agradou e protagonista que não me empolgou em quase nada.

Os 20% iniciais foram sofridos de mais, levei dias para passar. Só com a chegada de um personagem X a história começou a ser prazerosa para mim. A escrita da V. E. Schwab (meu primeiro contato com ela, então não sei se é igual nas outras obras) é estranha de mais para mim. A forma como ela narra os acontecimentos tem um tom que soa meio "vazio", (não sei explicar, só achei que a voz da narradora é diferente de uma forma que não gostei nem um pouco).

Os capítulos da Addie no passado são MUITO CHATOS, PUTA MERDA! Boa parte do livro é narrada no ponto de vista dela e eu senti pouca evolução na personagem com a passagem do tempo. Sei que era a proposta da autora fazer uma protagonista que evita criar laços e etc., mas não consegui me apegar à Addie em nenhum momento (me importei muito pouco com ela, na verdade).

Fora isso, o livro é bom. Gostei de como a autora não esquecia de evidenciar como as pessoas sempre se esqueciam da protagonista e como isso não foi deixado de lado.

Preciso dizer que o Henry é o melhor personagem do livro. Desde a primeira aparição dele eu já me senti preso à história dele. As atitudes dele eram estranhas de início, mas quando foi explicado o porquê, as coisas se encaixaram perfeitamente, Queria que tivessem tido mais capítulos sob o ponto de vista dele. As últimas páginas me fizeram sentir bem imerso na leitura e desesperado para saber como terminava. Achei o final diferente do que eu imaginava, porém bom (não foi nada clichê e nem mesmo aqueles finais abertos sem pé nem cabeça).

Enfim, entendo o motivo da hype. Gostei bastante mas não achei maravilhoso
Juliete 29/10/2021minha estante
Até hj o único livro que li dessa autora foi a melodia feroz e achei exatamente o que tu disse que tem um tom meio vazio achei que era pq era o mais fraco dela pelo menos é o que dizem e aí me desanimou de ler um que queria ler muito que é vilão

Gabriel 29/10/2021minha estante
Então realmente é assim que ela escreve, me incomodou do início ao fim. Parece que ela oscilava entre 1° e 3° pessoa

Juliete 30/10/2021minha estante
Nossaa siiim me incomodou muitoo eu detesto quando sinto isso na escrita de alguém

Parzie 21/01/2022

Decepcionante? O início da narrativa é muito bom, porém quando um certo personagem chega tudo começa a desandar. Os momentos históricos não são abordados (e quando abordados temos uma descrição ruim de 1 página), a história é repetitiva. O livro funcionaria bem em 200 páginas
anastacia 23/01/2022minha estante
scrr, eu tô na página 300 e eu tava achando o livro um porre. Comecei a achar mais interessante quando ele apareceu UWHSUWBSUH

Parzie 23/01/2022minha estante
@Ana olha não sei se é pq eu ODEIO romance ou pq ele simplesmente tem o tipo de personalidade que eu não gosto em personagens, mas eu simplesmente tava de saco cheio de tudo, queria saber sobre o passado e o livro focava no presente, então não sei

anastacia 23/01/2022minha estante
@parzie eu gosto mt das partes do passado dele e do passado da addie que explica mais sobre a maldição, mas tanto o presente deles dois juntos quanto o presente dela sozinha, e o passado dela que só mostrava as dificuldades (que todo mundo já sabia) são mttt chatos. Enfim tô terminado o livro mais por obrigação KKKKKKKKK

Deboriinhaa 30/11/2022

Lembre-se de mim
Esse livro foi panfletado completamente errado no tik tok, começo por aí. Quando assistia os vídeos me parecia que seria um livro de mistério e fantasia: Addie Larue faz um pacto com um deus da escuridão e todos se esquecem dela, até que um dia um cara diz que lembra dela. ERRADO ! Esse livro é poético, melancólico, uma poesia, uma valorização das diversas maneiras da arte. Quando chega no momento em que o cara diz lembrar dela, é interessante, muito na verdade, mas o livro vai muito além disso. A cada página você percebe o quanto a Addie é forte, determinada, corajosa e indomável, o jogo de quem é o mais forte dela e de Luc, meu Deus... sem palavras. O final desse livro é digno de tosa a obra e com certeza é tudo menos esquecivél. Eu vou lembrar desse livro sempre e pra sempre.
bia 30/11/2022minha estante
SIM, concordo com tudo

elodsnna 30/11/2022minha estante
disse tudo amg! esse livro é simplesmente sensacional

Fernando.Vieira 30/11/2022minha estante
simplesmente inesquecível

Mara 06/11/2022

Superestimado
Comecei a ler o livro pela empolgação que rolava em torno dele nas redes sociais.
E o que posso dizer? Existem capítulos que são iguais a reuniões de trabalho, que poderiam ser resolvidos em um email. Existem fatos que levam capítulos inteiros que poderiam ser resumidos em uma frase. O que torna o livro extremamente cansativo.
A autora tem uma escrita boa, não me levem a mau, mas ela tem que detalhar até o ato de atravessar a rua com mais de 2 parágrafos? Cansa demais kkkk
Enfim, finalmente acabei, vou guardar esse livro no fundo da prateleira e fingir demência. É isso.
Cleice 07/11/2022minha estante
Eu tô lendo ele e tô achando exatamente isso, vim vê se mais alguém tinha achado tbm, pq toooodo mundo amou esse livro , eu já tava achando q o problema era eu ?

Mara 07/11/2022minha estante
O problema não é você, fica tranquila kkkkkkkk

Cleice 07/11/2022minha estante
?????????

belligna 31/10/2022

Gostei muito mas não de tudo. Algumas coisas me incomodaram e sinceramente ainda não decidi se gostei ou não do final. Acho que a autora se perde um pouco na própria história e o livro acaba sendo muito repetitivo e até um pouco forçado. Juro que não tenho só críticas, só estou com preguiça de fazer uma resenha decente e ainda estou processando tudo. Recomendo que leiam sem expectativas.

Se amar o Luc é errado então eu não quero estar certa.

PS: Não estou defendendo o personagem nem concordando com tudo o que ele faz.
Alicia15 31/10/2022minha estante
eita queria ler mas agr tô em dúvida

Regis 31/10/2022minha estante
Esse livro é uma ótima fantasia histórica, gostei muito de fazer essa leitura no começodo ano. E eu também gostei muito do Luc. ?

belligna 31/10/2022minha estante
Leia sim, é um livro legal e eu gostei bastante apesar de tudo

comidaazulexiste 26/07/2022

"eu me lembro de você."
já vou adiantando que não é uma leitura pra todo mundo, porque a escrita é diferente e a história é mais lenta, mas eu sou completamente apaixonada na escrita da v.e. schwab e uma história mais calma não é um problema pra mim.

eu adorei ler sobre a história da addie e sentir as angústias junto com ela. a vida invisível da addie é inacreditável, e ela é uma personagem muito forte que passou por muitas coisas ao longo dos trezentos e vinte e três anos.

o tom meio poético do livro que é devido a escrita da v.e. é uma das minhas coisas favoritas! me apeguei aos personagens (addie, henry e luc) e sofri com eles.

o plot é muito bommmmm! eu fiquei muito uau quando acabei o livro. mas se der mais detalhes vou acabar dando spoiler.

confesso que o começo é um pouco lento mas nada que seja ruim na minha opinião, porque a história em si é muito instigante pra continuar a leitura.

mas uma coisa que me incomodou é que depois de tantos anos ela sossega em nova york, e ao longo dos anos ela passa por lugares apenas na europa e américa do norte, quando a autora poderia ter explorado o mundo inteiro e se aproveitado mais dos períodos históricos!

enfim, é isso que tenho a dizer, e v.e. schwab por favor leve todo o meu dinheiro!!!!!

"- Como você anda até o fim do mundo? Um passo de cada vez."
marina 26/07/2022minha estante
eu sou completamente apaixonada nesse livro, meu favorito de todo o mundo

comidaazulexiste 27/07/2022minha estante
muito bomm sériooo, não sei como tem gente que não gosta

marina 27/07/2022minha estante
entt!!