100 Pedaços de Mim

100 Pedaços de Mim Lucy Dillon

Resenhas - 100 pedaços de mim

Angelis 14/01/2022

Eu simplesmente amei. Chorei muito, mas mais por ser um livro lindo do que triste. Me incomodou um pouco a protagonista se culpar por absolutamente tudo, mas não posso julgar, considerando que estou constantemente lutando pra tentar não fazer o mesmo. Achei encorajador ela, aos 33 anos, descobrindo uma nova versão de si mesma e uma nova forma de ver a vida. Ela representa muito uma pessoa real, com tantos medos, arrependimentos, dores, amores, alegrias, tentando equilibrar tudo isso e entender qual o seu papel em sua própria história. Achei sensacional.

@renatavarelaescreve 17/01/2022

Hum
Esse foi o segundo livro da autora que li e, embora tenha sido melhor que o primeiro (lições inesperadas sobre o amor), pecou no mesmo ponto: a enrolação e o final corrido. 200 páginas a menos e seria ótimo.

Rebeca.Arroyo 18/01/2022

todo mundo deveria ler esse livro.
livros são importantes pra mim de mais formas que consigo explicar. diferentes histórias me levam à lugares novos sem que eu precise sair do lugar em que estou agora, e me permitem refletir sobre coisas que, normalmente, eu não refletiria. não sem esse incentivo.

esse livro me fez pensar sobre assuntos difíceis, como o câncer. algo imprevisível e qualquer pessoa pode desenvolver. algo que nos faz perceber que a vida tem prazo de validade, informação essa que nos esforçamos pra ignorar. temos a falsa percepção de que somos eternos, afinal, não sabemos quando é que a vida terminará.
no entanto, quando a Gina se depara com a brevidade da sua própria vida, ela consegue perceber a necessidade de aproveitar o agora, o que todo mundo deveria fazer.

esse livro me fez refletir sobre o quanto temos a necessidade de controlar tudo, mas não temos o controle de absolutamente nada. ele me fez refletir sobre decisões... cada uma delas nos leva à algo, caminhos que não podemos prever. e muito mais, elas podem nos encaminhar para situações que gerem culpa, ou nos faça culpar terceiros. e antes de perdoá-los, precisamos nos perdoar. devemos o perdão à nós mesmos, devemos nos olhar com carinho para poder olhar o outro com esse carinho.
e é claro, aproveitar cada segundo, pois tudo o que temos é o agora. o passado já foi e o futuro não nos pertence, nem sequer podemos acessá-lo com certeza.

por fim, todo mundo deveria ler esse livro. ele ensina. ensina sobre perdão, amor genuíno, amizade e, principalmente, sobre a vida e o quão importante e valiosa ela é.

Aione 18/01/2022

100 Pedaços de Mim é mais um título de Lucy Dillon pela editora Arqueiro, que também publicou Lições Inesperadas Sobre o Amor. Com tradução de Natalie Gerhardt, entrega uma leitura sensível por meio de uma leve e doce narrativa.

Depois de um doloroso término de casamento, Gina precisa recomeçar a vida. Ao se mudar para um novo apartamento, decide também manter consigo apenas 100 itens indispensáveis, desapegando-se de todo o resto. Conforme vai avaliando o que será ou não doado, ela também repensa a própria vida, revisitando lembranças difíceis e procurando meios de seguir em frente.

Em terceira pessoa, a narrativa acompanha a perspectiva de Gina e é bastante próxima de suas emoções e pensamentos. Dessa maneira, é possível que o leitor se conecte com a protagonista, testemunhando seus anseios e inseguranças. Além disso, há alternância entre passado e presente, de maneira que tanto a história atual da protagonista é desenvolvida quanto as peças de seu passado pouco a pouco são reveladas, o que ajuda na compreensão de suas dificuldades. Também, essa estrutura ajuda na manutenção de certo suspense no enredo, uma vez que é criado um segredo em relação ao passado de Gina, alimentando, assim, a curiosidade de quem lê.

Apesar disso, demorei para engrenar em 100 Pedaços de Mim. Como há muitas situações e problemas sendo desenvolvidos, fiz uma leitura mais vagarosa e até mesmo desatenta, não conseguindo me envolver. Isso só veio a acontecer mais ao final, quando Gina passa a caminhar em direção à resolução de seus conflitos. Porém, de modo geral, o desenvolvimento do livro é morno.

100 Pedaços de Mim aborda principalmente a dificuldade em lidar com mudanças abruptas, situações típicas em que a vida causa perdas e separações, trabalhando também questões familiares e relacionamentos amorosos. Gina está em busca de se redescobrir após todos os traumas vividos, ao passo em que precisa lidar também com um intenso sentimento de culpa. A perspectiva da morte é outra constante para ela, de maneira que a protagonista se vê forçada a encarar a vida. Nesse ponto, Lucy Dillon trabalha os temas com bastante suavidade e delicadeza, proporcionando uma perspectiva sensível e gentil sobre eles. Especialmente o final do livro me surpreendeu, sendo bastante real em relação à condição de Gina e capaz de acolher quem passa por situações similares, além de atentar para a questão da prevenção de saúde.

Para quem procura uma leitura leve, e para ser feita aos poucos, que reflete de maneira singela sobre o estar vivo, 100 Pedaços de Mim é uma boa recomendação. Embora haja um romance sendo desenvolvido na trama, ele não é o foco dela, estando Gina no centro da narrativa. Lucy Dillon entrega uma história que nos faz pensar sobre como desfrutar da vida, apesar dos percalços que muitas vezes nos são impostos, e sobre as dificuldades que surgem enquanto tentamos lidar com eles. A perspectiva é doce e reconfortante, sem ser forçadamente idealizada.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2022/01/11/resenha-100-pedacos-de-mim-lucy-dillon/

Lau 20/01/2022

Leitura fácil e agradável, leve
Escolhi esse livro bem ao acaso, ao entrar em uma livraria logo após ter perdido um óculos escuro que eu amava. Quando li a descrição falava justo sobre essa coisa de desapegar de tantas coisas materiais que guardamos, encaixotamos e quase nunca usamos. Inicialmente, talvez nas primeiras 100 páginas, o livro me despertou um sentimento como o da Gina, de fazer uma arrumação em casa e doar coisas que não uso. Isso foi bem peculiar, uma sensação bem distinta ao ler um livro. Gostei muito da leitura, é bem como descrito naquele comentário da capa: uma leitura ?saborosa, inteligente e emocionante?. A partir da metade e mais para o fim a linha do livro me pareceu mudar um pouco, e detalhar muito o romance da juventude com o Kit. Parece até outro livro, um romance mais clichê. Mas ainda assim é uma leitura fácil e agradável que vale muito a pena. Adorei a inserção do Buzz na história, e fiquei com vontade de adotar um galgo abandonado, hehehe ??

Paolla.Giovanna 25/01/2022

Me surpreendeu completamente
Ganhei o livro num sorteio aqui do Skoob e tô super grata, porque eu provavelmente nunca o compraria ou leria só pela sinopse. Não imaginava o baita presente que acabava de ganhar!
Confesso que não estava dando muito por ele, mas a autora faz a gente se apaixonar pela história e ficar super curioso na medida certa.
No começo achei um pouco confuso, porque há constantes saltos no tempo para contar o passado da Gina, mas não em ordem cronologica. Pareceu que ficaria um pouco maçante, mas em poucos capítulos você entende que os fatos são contados na ordem que melhor se encaixa nos acontecimentos do presente. E, a essa altura, você já está envolvido demais, assim como mais curioso ainda pra entender exatamente o passado dela com os pedaços que faltam da história. Também vamos criando carinho pelos personagens, principalmente a Gina, com os pequenos detalhes do dia a dia que nos identificamos.
Ri, chorei, morri de curiosidade e de amores por alguns personagens (assim como de raiva de outros). Além de agora ter uma lição de vida linda pra carregar no peito. Leitura muito gostosinha e que vale super a pena!

gabimello4 27/01/2022

Não gostei muito não
Não me apeguei muito a história porque o tempo todo ficava falando de um acontecimento do passado, sem dizer o que aconteceu, e quando finalmente disse, no final do livro, foi decepcionante.

Lis 30/01/2022

Gostei da leitura. No início a leitura ficou meu arrastada, mas pouco a pouco os personagens vão se tornando mais cativantes e interessantes. Livro que possibilita reflexões, sobre relacionamentos, sobre o que não é dito, e também sobre o que realmente importa.

Manuella @olivreirodanu 31/01/2022

Longo demais, descritivo demais.
Um bom livro, mas que poderia tranquilamente ter 100 páginas a menos. Algumas partes se arrastaram de tão detalhistas (e pra mim, desnecessárias) que foram.
Não é um livro ruim, mas confesso que foi um dos que menos gostei da coleção.

Marina 02/02/2022

Uma história delicada sobre superação e recomeço
"- É engraçado, não é? Algumas coisas simplesmente mudam você na hora. Não é como uma evolução lenta, é como... [...] Você olha pras fotos e sabe que é você ali, mas não a sua versão de verdade. Parece falso. Você tem que continuar começando e recomeçando."

A primeira vez que vi "100 Pedaços de Mim" foi numa livraria, depois de já ter comprado 2 livros e de, por isso, não poder comprar mais um. Ele custava na faixa de 40 reais, e eu gostei tanto dele que tirei uma foto pra não esquecer até ter a oportunidade de comprar. No fim das contas, troquei uns pontos de programa de fidelidade por ele e terminei rapidinho a leitura que estava em andamento só pra poder começá-lo.

"100 Pedaços de Mim" conta a história da Gina, uma mulher na faixa dos 30 anos que está recomeçando sua vida enquanto passa por um divórcio. Ela, uma mulher que tem o costume de acumular roupas, acessórios, itens de decoração e tudo o mais que puder, se muda para um apartamento pequeno e decide adotar um estilo minimalista a fim de manter apenas o que é realmente importante.
Nesse processo, Gina revisita algumas dores do passado, ganha uma nova e improvável amizade e descobre um novo jeito de ver a vida, guardando momentos em fotos de pequenas coisas que lhe fazem feliz.

Uma história deliciosa, diferente dos clichês que estamos acostumadas a ver nas comédias românticas. Com sensibilidade e personagens adoráveis numa história leve e interessante, a autora Lucy Dillon caminha por um ponto de vista alternativo e mostra uma superação diferente e emocionante para as questões de Gina com seu passado. Além disso, é impossível não se envolver com a história de Buzz, o galgo aposentado cheio de medos que aprende a confiar no amor de Gina para viver os anos que lhe restam livre das corridas, e não torcer pelo recomeço de Gina com Nick, o cliente bonito e interessante que parece ter tanto em comum com ela.

Sobre a edição: esta é da Editora Arqueiro, tem 414 páginas e é muito bem traduzida e revisada. Tamanho da fonte ok e diagramação também.

Vitória 03/02/2022

Sobre recomeços
Gostei muito do livro anterior e estava ansiosa para ler este. O ritmo é mais lento, principalmente no começo. A autora intercala a história com momentos do passado, de modo que tudo se encaixe. A personagem principal, Gina ou Georgina, é muito bem aprofundada. Gostei bastante e recomendo!

Patti Spissoto 09/02/2022

Não curti o final
Achei a história linda... Personagens gostosos, um enredo bom que daria pra se tornar uma história perfeita. Mas o final ficou muito a desejar...

hully edson 12/02/2022

Feliz de ter lido
Gostei muito de como a protagonista é muito real. Geralmente as protagonistas são muito perfeitas? Muito otimistas, fortes, seguras. A Gina pode até ser tudo isso, mas ela é mais real. Forte e incrível, mas não é perfeita. Fez escolhas erradas, foi muito omissa. A história dela foi um aprendizado pra mim, principalmente sobre o que não fazer. Preciso estar feliz comigo primeiro - sozinha - para poder estar com alguém. E jamais vou ficar num relacionamento que não me faça genuinamente bem. Isso eu aprendi muito bem, assim como eu acredito que ela também. E Gina me ensinou que o que parece perfeito pra gente, as vezes nem é - tem coisa melhor. E tem muito mais na vida pelo que vale a pena viver. Senti o tempo todo como se fosse só eu e ela e Gina tivesse contando sua história num café comigo a tarde. Estou feliz de ter lido esse livro! Adoro histórias que inspiram.