100 Pedaços de Mim Lucy Dillon

Resenhas - 100 pedaços de mim

Cris 26/08/2021

100 Pedaços de Mim
Quando vi a capa achei que se tratava de um chick lit fofo, mas não poderia estar mais enganada,
Conta a história de Gina, que após seu divórcio resolve ficar apenas com 100 objetos que representam alguma coisa para ela.
Cada capítulo se inicia com a descrição de um objeto e a história se entrelaça entre passado e presente.
QUE LIVRO MARAVILHOSO!
Mas o diferencial do livro são as reflexões sobre a vida que a protagonista faz, o que deixamos passar? O que nos faz realmente feliz? A que nos apegamos por comodidade? O quanto realmente nos permitimos ser felizes? O que precisa acontecer na nossa vida para realmente vivermos?
Apesar de abordar um temas sérios como Câncer e divórcio é um livro leve e gostoso de ler, mas NÃO é um livro de amor.
Acho que todo livro que nos faz refletir merece ser lido,
Recomendo
vicvic 01/01/2023minha estante
aaaaaaaaa, que resenha maravilhosa

Cris 01/01/2023minha estante
Obrigada Grahellsy!

sc.sarah 10/04/2023minha estante
Q resenha perfeita!! E eu vou ler o livro só por causa da sua resenha

Aione 18/01/2022

100 Pedaços de Mim é mais um título de Lucy Dillon pela editora Arqueiro, que também publicou Lições Inesperadas Sobre o Amor. Com tradução de Natalie Gerhardt, entrega uma leitura sensível por meio de uma leve e doce narrativa.

Depois de um doloroso término de casamento, Gina precisa recomeçar a vida. Ao se mudar para um novo apartamento, decide também manter consigo apenas 100 itens indispensáveis, desapegando-se de todo o resto. Conforme vai avaliando o que será ou não doado, ela também repensa a própria vida, revisitando lembranças difíceis e procurando meios de seguir em frente.

Em terceira pessoa, a narrativa acompanha a perspectiva de Gina e é bastante próxima de suas emoções e pensamentos. Dessa maneira, é possível que o leitor se conecte com a protagonista, testemunhando seus anseios e inseguranças. Além disso, há alternância entre passado e presente, de maneira que tanto a história atual da protagonista é desenvolvida quanto as peças de seu passado pouco a pouco são reveladas, o que ajuda na compreensão de suas dificuldades. Também, essa estrutura ajuda na manutenção de certo suspense no enredo, uma vez que é criado um segredo em relação ao passado de Gina, alimentando, assim, a curiosidade de quem lê.

Apesar disso, demorei para engrenar em 100 Pedaços de Mim. Como há muitas situações e problemas sendo desenvolvidos, fiz uma leitura mais vagarosa e até mesmo desatenta, não conseguindo me envolver. Isso só veio a acontecer mais ao final, quando Gina passa a caminhar em direção à resolução de seus conflitos. Porém, de modo geral, o desenvolvimento do livro é morno.

100 Pedaços de Mim aborda principalmente a dificuldade em lidar com mudanças abruptas, situações típicas em que a vida causa perdas e separações, trabalhando também questões familiares e relacionamentos amorosos. Gina está em busca de se redescobrir após todos os traumas vividos, ao passo em que precisa lidar também com um intenso sentimento de culpa. A perspectiva da morte é outra constante para ela, de maneira que a protagonista se vê forçada a encarar a vida. Nesse ponto, Lucy Dillon trabalha os temas com bastante suavidade e delicadeza, proporcionando uma perspectiva sensível e gentil sobre eles. Especialmente o final do livro me surpreendeu, sendo bastante real em relação à condição de Gina e capaz de acolher quem passa por situações similares, além de atentar para a questão da prevenção de saúde.

Para quem procura uma leitura leve, e para ser feita aos poucos, que reflete de maneira singela sobre o estar vivo, 100 Pedaços de Mim é uma boa recomendação. Embora haja um romance sendo desenvolvido na trama, ele não é o foco dela, estando Gina no centro da narrativa. Lucy Dillon entrega uma história que nos faz pensar sobre como desfrutar da vida, apesar dos percalços que muitas vezes nos são impostos, e sobre as dificuldades que surgem enquanto tentamos lidar com eles. A perspectiva é doce e reconfortante, sem ser forçadamente idealizada.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2022/01/11/resenha-100-pedacos-de-mim-lucy-dillon/

resenhasdajulia 30/12/2021

Depois de se divorciar, Gina Bellamy decide se livrar de coisas que não se encaixam mais em sua vida, e manter apenas o que realmente vale a pena.

Para uma acumuladora como ela, essa tarefa não será fácil e, enquanto abre as caixas e descarta objetos, Gina, com a ajuda de sua melhor amiga, Naomi, dá início a uma nova fase de sua vida.

Em meio a tudo isso, Gina é contratada para restaurar uma antiga casa e também acaba dando um lar provisório para um cachorrinho abandonado, chamado Buzz.

Esse livro me tocou muito por causa de um dos temas abordados, e eu amei essa história! Um dos meus livros favoritos dessa coleção!

Bel 10/10/2021

Belezas reflexões, porém muito longo.
O livro trás uma temática muito importante: o câncer de mama, coincidentemente ou não, o li em outubro ♥
A história baseia-se em uma lista de 100 coisas imprescindíveis que a protagonista irá levar consigo para o apartamento novo e sua vida nova após a separação.
Infelizmente, o livro começou a me prender a partir da página 200 (o que eu acho bastante tardio quando se tem no total 416). Achei muito longo, com excesso de flashbacks. Alguns deles eram essenciais para o capitulo, mas a grande maioria é desnecessária.
Muitas vezes o flashback só reafirma aquilo que o leitor já concluiu e por isso fica maçante.

Fernanda 14/10/2021

Resenha disponível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/10/resenha-100-pedacos-de-mim-lucy-dillon.html

hully edson 12/02/2022

Feliz de ter lido
Gostei muito de como a protagonista é muito real. Geralmente as protagonistas são muito perfeitas? Muito otimistas, fortes, seguras. A Gina pode até ser tudo isso, mas ela é mais real. Forte e incrível, mas não é perfeita. Fez escolhas erradas, foi muito omissa. A história dela foi um aprendizado pra mim, principalmente sobre o que não fazer. Preciso estar feliz comigo primeiro - sozinha - para poder estar com alguém. E jamais vou ficar num relacionamento que não me faça genuinamente bem. Isso eu aprendi muito bem, assim como eu acredito que ela também. E Gina me ensinou que o que parece perfeito pra gente, as vezes nem é - tem coisa melhor. E tem muito mais na vida pelo que vale a pena viver. Senti o tempo todo como se fosse só eu e ela e Gina tivesse contando sua história num café comigo a tarde. Estou feliz de ter lido esse livro! Adoro histórias que inspiram.

Bia Lopes 24/08/2022

triste
uma leitura fluida, com uma protagonista forte se superando a cada dia e aproveitando a segunda chance que teve de viver com um companheiro muito fofo.

Rebeca.Arroyo 18/01/2022

todo mundo deveria ler esse livro.
livros são importantes pra mim de mais formas que consigo explicar. diferentes histórias me levam à lugares novos sem que eu precise sair do lugar em que estou agora, e me permitem refletir sobre coisas que, normalmente, eu não refletiria. não sem esse incentivo.

esse livro me fez pensar sobre assuntos difíceis, como o câncer. algo imprevisível e qualquer pessoa pode desenvolver. algo que nos faz perceber que a vida tem prazo de validade, informação essa que nos esforçamos pra ignorar. temos a falsa percepção de que somos eternos, afinal, não sabemos quando é que a vida terminará.
no entanto, quando a Gina se depara com a brevidade da sua própria vida, ela consegue perceber a necessidade de aproveitar o agora, o que todo mundo deveria fazer.

esse livro me fez refletir sobre o quanto temos a necessidade de controlar tudo, mas não temos o controle de absolutamente nada. ele me fez refletir sobre decisões... cada uma delas nos leva à algo, caminhos que não podemos prever. e muito mais, elas podem nos encaminhar para situações que gerem culpa, ou nos faça culpar terceiros. e antes de perdoá-los, precisamos nos perdoar. devemos o perdão à nós mesmos, devemos nos olhar com carinho para poder olhar o outro com esse carinho.
e é claro, aproveitar cada segundo, pois tudo o que temos é o agora. o passado já foi e o futuro não nos pertence, nem sequer podemos acessá-lo com certeza.

por fim, todo mundo deveria ler esse livro. ele ensina. ensina sobre perdão, amor genuíno, amizade e, principalmente, sobre a vida e o quão importante e valiosa ela é.

Rosana Miyata 24/10/2021

É um romance bem leve, clichê, previsível, mas gostoso de ler, com uma escrita que flui bem e uma história que dá aquele quentinho no coração.

Parece ser uma história simples, mas se prestar atenção e ler nas entrelinhas, há muitas lições a serem aprendidas.

Eu sou suspeita para falar, porque amo histórias que tem animais, principalmente cachorros.

@Luhabra 16/05/2022

Eu amo esse tipo de livro, então quando ganhei esse eu amei. Comecei a ler super empolgada, até decidi fazer o desafio das 100 coisas (que ao longo do livro fica ainda muito melhor do que a proposta inicial). Mas teve um acontecimento no final que me deixou bem desanimada.
No mais amei o livro

Adoro ler 11/04/2022

Porque achei esse livro perfeito...
Porque é cativante, emocionante, fala de coisas importantes como recomeços, superações, amizade, amor, ressentimento, mágoa, encanto...
Há momentos engraçados, há momentos que emociona, há momentos lindos... de tudo mesmo, para mim, tem 2 pontos importantes ( e não vale só para essa história, vale para a vida):
1- Fale !!!! Fale dos seus sentimentos. O que machuca, o que sente e como sente .
Na história, assim como na vida, há confusão dos sentimentos...o que ele pensou, não é o que ela sente. O que ela achou, não é o que ele pensa ou sente...e então, uma série de mal entendidos cria mágoa, afastamento ...
2- Agora, agora, agora !!! Viva o agora, o hoje. É só o que você tem, na realidade. Aproveite o momento.
DEA 19/09/2022minha estante
? ? ? ?

Leninha Sempre Romântica 07/03/2022

Devo confessar que não foi fácil sentar à frente do PC e escrever essa resenha, até porque ainda estou impactada com toda a trajetória de vida de Gina, mas particularmente eu não estava preparada para o final dessa história que mexeu tanto comigo.

Gina é uma personagem real, tipo uma vizinha que vemos esporadicamente, que tem uma vida difícil, complicada e mesmo com pouco contato seu olhar consegue nos passar toda a sua dor, seus sentimentos mais profundos, nos comove, nos alerta e nos faz refletir.

Alternando entre presente e lembranças 100 Pedaços de mim nos mostra o quanto uma mulher pode suportar da vida e mesmo caindo consegue se reerguer com fé, força e resiliência. É isso, o livro trata sobre resiliência em seu mais puro contexto. Para quem não sabe resiliência é a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças, e Gina consegue lidar com as mudanças drásticas que acontecem em sua vida com aparente calma, aceitando suas perdas, entendendo o que aconteceu e tentando tirar o melhor da experiência. Isso com certeza não é uma coisa suportável para qualquer um.

Depois do fim de seu relacionamento, Gina aluga um apartamento todo branco, e o enche de caixas com tudo que trouxe de sua ex casa e de sua ex vida. Ela decide então desapegar de quase tudo, entre doações, descartes, itens para vender, enfim, deixando em sua nova casa apenas o essencial, aquilo que realmente precisa ou que de alguma forma lhe traz boas lembranças. Ela decide então selecionar 100 itens que marcaram sua vida e que pretende manter com pedaços de si mesma.
Uma experiência que a faz crescer, amadurecer e abrir novas perspectivas de vida. E assim ela vai vivendo um dia depois do outro, tentando fazer sua vida seguir, cultivando velhas amizades e agregando outras que agora seriam pessoas na sua vida nova.

Não preciso dizer o quanto esse livro me fez bem, o quanto a história contada pelo prisma de Gina me fez refletir sobre o que realmente importa em minha vida: Os amigos de verdade, objetos que marcaram e fazem parte de quem eu realmente sou, e enfim, aceitando que para ser feliz preciso estar feliz comigo mesma. É raro um livro fazer essa analise tão profunda de nós mesmo, e 100 Pedaços de mim me fez muito bem, a ponto de eu ficar estarrecida com aquele inesperado final.

Lucy Dillon nos brinda com uma linda história de superação, força, fé e muito aprendizado, mas devo confessar que com o final do livro eu a aconselharia a escrever pelo menos mais uns 5 capítulos. Ficou aquele gostinho de quero saber mais, quero saber o que vai acontecer. Mas convenhamos, a vida só tem seu final com a morte, e Lucy abriu um leque de opções que só cabe ao leitor descobrir e imaginar. Aí fica a grande questão: Amo esse tipo de final, sim ou não?!

Recomendo que você leia e tire suas próprias conclusões. Eu amei, ou não, sei lá. (Risos)

PS: Só para constar, eu amei o Buzz — o cachorrinho que ilustra a capa — do fundo do meu coração e acredito que sua presença na história a tornou inesquecível.

site: http://www.sempreromantica.com.br/2022/03/100-pedacos-de-mim-lucy-dillon.html

Dora 29/11/2021

Melancólico
O livro conta a história de Gina em flashback desordenado e nos dias atuais. Há sua mãe com quem parece estar sempre em conflito, a melhor amiga, um grande amor do passado, câncer, um acidente, culpa. Na vida atual, um divórcio difícil, o novo apartamento, objetos queridos, um negócio que lhe cai como uma luva, um cão e a casa dos sonhos.
Também nos fala sobre a importância do fechamento, sobre desapego e coragem de seguir em frente mesmo quando há muita dúvida.
A história de Gina nos alegra e entristece. Ao terminar a leitura, cada um deve ficar pensado no futuro da personagem mas também da própria vida, nas escolhas e no que carregamos de material ou não do passado, enquanto criamos nosso presente e futuro.

skuser02844 08/11/2021

Livro para reflexão do dia a dia
SE VOCÊ FOSSE RECOMEÇAR A VIDA APENAS COM OS ITENS QUE MAIS IMPORTAM, OS SEUS ?VERDADEIROS TESOUROS?, O QUE IRIA MANTER?

Neste livro a personagem Gina passa por um divórcio e precisa recomeçar sua vida.
Ela opta por guardar e manter com ela somente 100 coisas que considerar realmente importantes para sua vida.

Um livro super bonitinho, que me fez pensar nas coisas que importam e em como ando levando a vida.
Vamos fazendo as coisas no automático e as vezes só
percebemos tarde demais.

Recomendo muito a leitura.

Karine 06/11/2021

Adorei!!!
Neste livro conhecemos Gina, uma mulher que está se divorciando e por isso decide recomeçar. Quando se muda para um novo apartamento, ela decide ficar com apenas cem coisas mais importantes na sua vida. E através dos objetivos que ela vai pensado e recordando de momentos de sua vida, em uma jornada de alto descoberta e aceitação.

Esse não é um livro de romance comum, mas sim sobre se aceitar e se amar do jeito que é, e acho que mais importante, que a vida não é perfeita e que devemos aceitar e viver da melhor maneira possível com o que ela nos dá.

Esse livro me tocou profundamente e recomendo para todos mundo, pois todos podemos tirar alguma lição desse livro maravilhoso.

Boa leitura!!!