Lendários

Tracy Deonn

Resenhas -

sophia.hora 23/12/2023

Realmente lendário.
Lendários foi um livro que chegou de surpresa na minha vida. De verdade, admiro muito a autora Tracy Deonn por essa obra magnífica. Colocar em palavras as emoções durante a leitura desse livro é difícil pois, inevitavelmente, é uma experiência de pessoa para pessoa. Nem todos vão sentir a mesma coisa que eu, mas esse livro é como uma poção que desperta a curiosidade e a sensibilidade sobre as heranças do passado, abre nossos olhos para as suas consequências no presente e mobiliza toda uma onda de pessoa através de um gênero fantástico: a fantasia. Bree é uma personagem complexa e extremamente relacionavel. Descobrir sobre as coisas escondidas da sua vida com ela com certeza foram as melhores partes do livro, acompanhar sua evolução pelas páginas é o que te impede de não virar para a próxima. Recomendo esse livro para os amantes de uma boa fantasia com detalhes muito bem encaixados sobre uma história acerca descendência negra e a laço poderoso da família (e um romance aqui e ali de tirar o fôlego)

giovanna 21/12/2023

é um livro ótimo, mas abandonei pq descobri q ela não fica com quem eu quero, e cmg é assim, tem q ser do meu jeito se não eu não leio mais??
Biinha devora livros 11/01/2024minha estante
Me deparei com essa resenha e me mijei ! KAKAKKAKAKAKAKKAKA minha ícone

brezita 19/12/2023

Bom mas decepcionante.
Vamos lá? eu tinha muitas expectativas para esse livro, ele foi muito bem panfletado e eu estava bastante animada para ler uma fantasia que traspassasse por pautas raciais. Além disso o livro passa também por outros assunto como o luto, e a autora desenvolveu muito bem essa parte, por ter sido uma experiência própria dela.

A Bree é uma personagem que está passando por um luto arrasador, então por muitas vezes ela pode ser tida como uma personagem chata mas isso também é um processo que humaniza a personagem. Sim, ela é ?chata? porque ela está sofrendo e é uma dor tão profunda que faz ela ser ?chata?. As pessoas nunca estão preparadas para lidar com alguém passando pelo luto.

Outros personagens também são incríveis, menos o Nick. O Sel é com certeza meu segundo personagem favorito e sinceramente vejo ele e a Bree como um casal!

Bree é uma personagem brilhante, mas ainda sinto que ela é muito ingênua, não sei se foi proposital da autora ou não mas ela como mulher preta deveria saber mais. Eai chegamos na parte que me decepcionou?

Quando a autora começou a introduzir a questão da ancestralidade eu achei genial, toda a parte da história por de trás da Távola Redonda e da lenda do Rei Arthur. A lenda do Rei Arthur todo mundo conhece, então eu pensei que era uma estratégia de atrair pessoas com uma lenda super conhecida, porém na verdade ela traria a ancestralidade e a matriz africana por de trás da lenda roubada pelos brancos. A autora começa nesse caminho e depois dela apresentar a Arte da Raiz, a ancestralidade serve apenas como um recurso narrativo para chegar no plot que a Ordem sempre teve origem no estupro de escravizadas.

É um bom plot? Sim, é inegável isso, mas me incomoda que a Bree tenha escolhido ser Escudeira do Nick, quando ela viu e vivenciou uma organização secreta sendo explicitamente racista com pessoas pretas, incluindo ela. TIPO MONA O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO AQUI????? VOCÊ JA DESCOBRIU DA SUA MÃE? POR QUE? POR MACHO???? BRANCO AINDA

Ao invés dela ter se juntado com as praticantes da magia em sua fonte original, mergulhar na ancestralidade verdadeiramente, aprender a Arte das Raizes, fazer os rituais de oferenda.

Porém a autora escolheu usar isso como pano de fundo para desenvolver a Ordem da Távola Redonda, uma organização racista. Tanto que temos muitas informações sobre a Ordem e poucas da Arte das Raizes e até mesmo das Artesãs de Sangue.

Isso me faz refletir até quando pessoas prestas vão se prestar a esse papel de mudo, cego, surdo para se encaixar em uma ambiente opressor? Enfim, esses são meus pensamentos apesar de confusos!!!!

Espero muito que a Bree no livro dois faça um resgate VERDADEIRO da ancestralidade dela e destrua a Ordem ou ao menos saia dessa porcaria!!!!

JadeGarcia 12/12/2023

Me apaixonei né
Esse livro é absurdo de bom, sério. A escrita dessa autora é linda e cheia de representatividade, me encantei de vdd. Ansiosa dms pelo segundo livro, tem tudo pra ser incrível.

_luiizfern 11/12/2023

Quando eu conheci esse livro eu já fiquei maravilhado com a capa, mas conhecendo um pouco da história fiquei ainda mais afim de ler, não vou mentir que coloquei muita expectativa sobre esse livro, e quando eu comecei a ler pensei que iria me arrepender, mas oq aconteceu foi extremamente o contrário, ele superou minhas expectativas mesmo eu colocando ela lá em cima, o crescimento da Bree é muito bom, o romance no livro é fofo e apaixonante mesmo sendo ?pouco? para alguns, para mim foi na medida certa. Amei o tanto de representatividade que a autora trouxe, além da representatividade negra, já que a personagem principal é negra, há também LGBTs, que ela traz de forma natural sem esteriótipos, o qual eu gostei bastante, tem praticamente toda a sigla kkkkk, em fim a história é bastante envolvente, não demora para as coisas acontecerem mas ela tbm não apressa as coisas, ela soube escrever o livro. Estou louco pela continuação

Ju Gomes 11/12/2023

Simplesmente espetacular
Com certeza uma das melhores leituras que fiz esse ano. A trama é muitoooo bem elaborada, com várias reviravoltas surpreendentes. Os personagens são muito bem construídos e super diversos. A autora tem uma escrita muito visual, eu consigo simplesmente VER as cenas com tanta riqueza de detalhes... acho que ela escreve tudo de um jeito que as cenas ganham um tom mais dramático, e me senti lendo um filme (sim, lendo), se é que isso é possível.
A pauta da ancestralidade é linda demais e as construções da narrativa atravessadas pelo luto tbm ganham uma boniteza única.
Uma história muito bem executada, que trata de temas importantíssimos de uma forma sensível e bonita, além de claro, crítica.
Foi uma aventura muitooo envolvente.

(agora cá entre nós, Selwyn é um tremendo gostoso, misericórdia)

Lucas 10/12/2023

Inusitado
O livro é ótimo, tenho minhas ressalvas, não minto, Brie consegue ser uma chata as vezes, mas é compreensível.
Acaba que a gente não consegue se apegar tanto aos personagens porque são tantos! Que não dá tempo de você se conectar com eles, Nick? Um fofo! Impossível não se apaixonar.
As reviravoltas são totalmente absurdas de boas, amei como o fato das pragmáticas dela ser uma jovem negra, lidando com uma sociedade secreta elitista, branca e patriarcal.
O fim vai te fazer dar um nó na cabeça e se perguntar, como não pensei nisso? Genial.

Luiza3489 10/12/2023

PERFEIÇÃO EM FORMA DE LIVRO
Eu não consigo nem imaginar o trabalho que a Tracy Deonn teve pra escrever esse livro. O jeito que a autora consegue misturar cultura africana, escravidão, preconceito e a távola redonda tudo em um livro,é simplesmente SENSACIONAL.

nenecooooo 06/12/2023

O livro mais dinâmico que já li
A história é repleta de ?mini plots? e de informações que vamos descobrindo junto da protagonista que nos possibilita conhecer e entender o universo que se passa. O romance é aceitável e o livro beira 5 estrelas, não fiquei fissurado ao extremo mas também não consegui parar de ler (na minha cabeça faz sentido
Pitayabooks 08/12/2023minha estante
O livro tem romance?

Lívia 05/12/2023

Amei!
Eu precisava encontrar um livro que me prendesse e que não parecesse que eu estava lendo mais do mesmo e com certeza esse foi perfeito!

Amei a história, os personagens, a mistura de fatos históricos com lendas, além de ser um tipo de fantasia que eu não tinha lido ainda, fugindo do tradicional.

Amei demais e já quero o próximo!
Pitayabooks 08/12/2023minha estante
Esse livro tem romance?

Lívia 09/12/2023minha estante
Tem um pouco sim

Lou 04/12/2023

Perfeito!
É um livro que me deixou sem palavras, mas com sentimentos incríveis nutridos por ele. É uma fantasia maravilhosa e de altíssima qualidade por si só. O livro é primeiramente uma carta de amor ao luto, me senti realmente envolvida desde a primeira página nesse sentido. Sinto orgulho em ver uma história tão fascinante incomodando e tumultuando as histórias convencionais, abordando assuntos necessários. Sem prejudicar ou diminuir ninguém, a autora conseguiu construir uma narrativa em primeira pessoa o que uma garota preta passa em situações que todos identificam como sendo rotineiras e comuns. Do racismo, ao machismo e ao colonialismo. Tenho grandes espectativas quanto essa saga, e sinto que a autora vai atender a todas.

Bicoitoxxz 03/12/2023

Acho q foi uns dos melhores livro de fantasia que eu ja li, a história é bem elaborada fazendo a gente ficar ansioso por mais