A Biblioteca de Paris

A Biblioteca de Paris Janet Skeslien Charles
Janet Skeslien Charles

Resenhas -

Maria 16/09/2022

" Aceite as pessoas pelo que elas são..."
Minha história com esse livro é bem inusitada, minha madrinha me levou ao shopping para comprar um presente de aniversário e acabei optando por livros, escolhi o primeiro e ela perguntou se eu não queria mais algum , ao olhar para os montes de livros, vi a capa da "Biblioteca de Paris " e algo me disse que a leitura seria boa, e realmente foi uma das melhores que já fiz.
A mistura das histórias, a Segunda Guerra e como as pessoas se comportavam durante esse período, o romance, os ensinamentos, entre outras coisas.
Adorei demais, recomendo muiiito!

Gabriele.Pereira 19/09/2022

Uma história real sobre bibliotecarios corajosos
Essa história tem que ser mais comentada e exposta na internet, realmente me faz acreditar mais na humanidade e que em tempos ruins e terriveis possamos nos unir e ajudar o proximo, igual Boris e Miss Reeder fizeram. É aquilo que falam no livro eles não podiam lutar e morrer como os soldados, mas ajudaram os outros com a arma que obtinham, os livros, bondade e lealdade.

Detalhe: assim como nessa história, na vida real os Nazistas tentaram fechar a biblioteca mas graças ao enorme trabalho dos funcionários NUNCA CONSEGUIRAM e ela se manteve aberta, e ainda entregavam os livros para Judeus em suas casas, em segredo.

Alem da história do livro ser facinante, temos as anotações da autora no final que é tão importante quanto a história de Odile, onde ela conta os acontecimentos da guerra e o que foi verdadeiro e ficcão no livro e eu quase chorei tive que me segurar muito porque estava no ônibus.

Larissa3929 25/09/2022

Entrou para os favoritos
Eu me emocionei muito com esse livro. A história de Odile e Lily me cativou muito.

Eu amo livros que retratam acontecimentos históricos e a biblioteca de Paris não foi diferente.

O livro te transporta a aquela época e te fez pensar a todo instante como devia ser viver aquilo e o que faria para sobreviver.

Eu amei a troca de épocas entre Odile e Lily e amei mais ainda como a autora fez a história delas se cruzarem.

É um livro emocionante e bonito. Amei mesmo a leitura

E deixo aqui uma nota da autora para destacar:

"Acho que uma pergunta melhor é o que podemos fazer agora para garantir que as bibliotecas e a cultura sejam acessíveis a todos e que tratemos os outros com dignidade e compaixão"

mi.ts13 29/09/2022

Janet Skeslien Charles vc vai pagar minha terapia
Esse livro é PER-FEI-TO pra quem ta precisando de emoção na vida pq MEU DEUS foi cada surto, cada plot, cada 5min que eu tive que fechar o livro pra raciocinar oq tinha acontecido, cada risada com as brigas do Mr. Pryce-Jones e do M. de Nerciat ou das falas ironicas da Odile, de cada surto de odio da Tiffany Ivers e de mais alguns personagens, cada passagem imaginando a biblioteca e os personagens, simplesmente incrível!
Chorei muito, ri muito, me apeguei aos personagens e me senti em Paris guardando os livros com a Odile nas estantes na biblioteca, me senti no desespero das famílias francesas durante a segunda guerra, e principalmente aprendi que o odio, a inveja e decisões precipitadas nunca são as melhores opções.
Obrigada Janet Skeslien Charles por essa obra de arte, porém eu necessito de terapia depois desse final?

valdieli.r 13/10/2022

Muito fofinho e trágico ao msm tempo... Me apaixonei pelo irmão da Lily?? (Não lembro se essa era jovem ou a velinha no livro)

Babi 13/10/2022

Seja resistência!
Eu amei esse livro demais!

Um dos meus panos de fundo favorito nos livros são as guerras, principalmente a que se passa nesse livro: 2° Guerra Mundial.

Ele é um livro que demora pra engatar, um pouco parado no começo, mas pra quem gosta do tema, cativa bem de início. E ó, vale a pena cada página!

Doloroso, emocionante, cheio de perdas, cheio de ensinamentos e salvações. Agradeço muito a Odile e a Lily por terem cruzado meu caminho e me mostrado tanto... Me fazerem aprender tanto.

Vou carregar vocês no meu coração, nas minhas escolhas e, como dizia a mãe da Lily, em toda a minha coragem.

Ah, e pode deixar, serei resistência, terei iniciativa e vou valorizar cada amigo! ??

lavi.albuquerque 24/10/2022

um pedacinho diferente da 2ª guerra
esse livro é simplesmente um dos mais interessantes que eu já li!
a autora conseguiu repassar a dificuldade que os trabalhadores da biblioteca americana de paris passaram pra manter os livros circulando até mesmo na guerra.
mas além disso, analisou relacionamentos e a forma como eles afetam o ser humano.
pra mim, que amo história, esse livro foi bom do começo ao fim. me fascinava ver a segunda guerra pela visão de uma parisiense.
?depois da escuridão da guerra, a luz dos livros.?

Le 28/10/2022

Esse livro é maravilhoso e triste ao mesmo tempo. Acho muito difícil consumir qualquer coisa das guerras, mas esse valeu a pena. Reacendeu meu amor pelos livros.
Achei a história boa, algumas partes me incomodaram um pouco, mas acho que o que realmente incomoda é o comportamento das pessoas, não o livro em si. Gostei muito da escrita, achei a história cativante e não consegui largar o livro desde que comecei. Recomendo muito a leitura, amei.

Mari 03/11/2022

Uma biblioteca resistente
Baseada em uma história real. Mostra como os livros podem mudar a vida das pessoas. Gostei muito dessa história, os personagens nos cativam.

Jéssica | @jehbreda 10/11/2022

DELÍCIA QUE MISTURA HISTÓRIA E SABEDORIA
??As pessoas são estranhas, nem sempre sabem o que fazer ou dizer. Não use isso contra elas. Você nunca sabe o que está em seus corações.?

Baseado em pessoas reais, esse livre me mostrou um lado da Segunda Guerra que não conhecia. Paris. Sitiada pelos nazi, se tornou amiga, parceira, submissa ou obrigada?

Ver Odile se descobrindo e compreendendo a humanidade, ensinando Lily a ser melhor e crescer? é ao mesmo tempo Lily ensinando Odile a ver que sempre há algo a consertarmos e evoluirmos?

Ah, e como a sociedade é podre e tem suas obscuridades. As cartas corvos então aí até hoje com a facilidade do anonimato das redes sociais? assim como as mulheres de cabeça raspada expostas pelo crime de ser mulher a sobreviver?

Este livres certamente está no TOP 5 de 2022.

Anna intimista/yt 11/11/2022

Sem palavras ??
Uma leitura que não promete nada e entrega tudo ?!Odile é uma protoganista que vai te levar a raiva ao amor,rapidamente ? não passo pano para ela de nenhuma forma.Acho até que foi uma grande covarde?. Mas, aprendeu com suas escolhas inpusivas.E no final, o nó na garganta ,nos mostra uma leitura rica de significados de amizade, recomeços e seguir em frente, assumindo as consequências dos nossos atos, seja bons ou maus. Em breve resenha no canal do YouTube ?

@bibliotecadadi 25/11/2022

Simplesmente maravilhoso!
Um livro que toca a alma, um livro que conversou comigo. Livros que se passam nesse período sempre me tocam muito, mas esse me tocou de uma forma tão profunda que foi uma surpresa.
Trouxe tantas lições: coragem, amizade, o poder dos livros, e como simples palavras e atitudes podem destruir ou unir pessoas.
Um livro que vou levar para sempre e que entrou no hall dos meus favoritos da vida.
Só leia por favor!

Taty 25/11/2022

Livros salvam vidas
O livro conta a história de Odile em dois momentos: no tempo da segunda guerra quando foi bibliotecária em Paris e depois em uma cidade nos EUA onde já com certa idade conhece uma adolescente chamada Lily e que muda sua vida como descobrimos bem no final.
Apesar de gostar muito de ficção histórica e de ler muitos livros com a segunda guerra como fundo, esse foi o que menos marcou e emocionou mas não quer dizer que não seja bom.
O final e notas da autora foram mais interessantes e saber sobre as pesquisas e os fatos reais e pessoas envolvidas foi realmente maravilhoso.

Livros são sempre excelentes companhias ainda mais num momento caótico como a guerra ? e sim, livros salvam vidas e eu amo livros sobre livros e que indicam livros ???

flowersndreams 26/11/2022

Livros mudam pessoas e guerras também
A história desse livro tem a base num acontecimento real durante a Segunda Guerra. Enquanto a França era dominada pela Alemanha, funcionários da Biblioteca Americana em Paris enfrentaram a morte para continuar o seu trabalho. Essa ficção histórica mostra como o poder do livro e da biblioteca podem mudar a vida das pessoas.

Esse livro fala da paixão pela leitura, mas principalmente de guerra. "Quem é o grande vilão na guerra?" não é a pergunta correta, acho que "quem não é?" seria o mais adequado. Luto, tristeza e arrependimento assombram os dias dos que sobrevivem a esse período de horrores.

Aos personagens desse livro, principalmente a querida Odile, todo o meu amor.

Rita 02/12/2022

A Biblioteca America em Paris
A narrativa é gostosa de acompanhar e a alternância de narradoras não prejudica a compreensão da estória. Porém faltou mais emoção diante do drama da circulação proibida de livros na Paris ocupada durante a SGM, de ter a biblioteca vigiada pelos soldados alemães, dos leitores que solicitavam livros e o acesso era restrito. O foco ficou tanto na visão de Odile, que não sentia a gravidade dos fatos sendo sempre poupada pelos sacrifícios dos pais, do irmão, dos amigos (Margaret que o diga...) que a estória acaba perdendo força. Há certa emoção quando o foco é Lily, mas a narrativa acaba parecendo uma ficção juvenil. O título do livro não condiz com a realidade... a biblioteca é americana e localizada EM Paris (o acervo é composto por livros da classe 810/820) e não a Biblioteca DE Paris (na qual gritaria a classe 840 - Balzac, Diderot, Hugo, Stendhal, Dumas, Rimbaud entre outros). De qualquer forma, aqueceu um pouco o coração ao ver o trabalho de bibliotecários sendo reconhecido e o destaque para os livros e a leitura.