A Biblioteca de Paris

A Biblioteca de Paris Janet Skeslien Charles
Janet Skeslien Charles

Resenhas -

Amanda 02/07/2022

?Parecia que a vida me oferecera um epílogo.?
Não é somente sobre livros. E sobre relacionamentos, sentimentos? e sobre ser humano.
Quem mergulha nessa história entende a importância de olhar o próximo e compreender que cada um possui sua própria história.

Marilia 17/07/2022

BAP
Que livro maravilhoso. Eu sou suspeita porque amo livros que passeiam por décadas diferentes com o mesmo narrador. Confesso que eu esperava mais, não mais no sentido de qualidade, mais no sentido de mais história sendo contada porque não queria que acabasse. Assim como a vida , não é possível saber o desfecho de tudo. Então só posso dizer que estou feliz demais com essa leitura !

Ray (ig: mundodoslivros) 18/07/2022

crível, honesto e sensível
Esse é um daqueles livros que o modo de escrita talvez não funcione para todo mundo, é um pouco lento no início e o lado ?romântico? fica muito em segundo plano, mas acho que todo mundo deveria ao menos se permitir tentar começá-lo, pois as chances de ser surpreendido e cativado são grandes!

Um livro crível, honesto, sensível e que faz refletir!

Resenha completa no IG @mmundodoslivros

@capitulodosonhos 18/07/2022

"Não se é nada sem principios. Não se vai a lugar nenhum sem ideias. Não se é ninguém sem coragem"
Que livro incrível e tocante.
Eu me apaixonei por Paris e pela biblioteca assim como Odile. A maneira como eles falam sobre livros me fez sentir como se fossem meus amigos também.
Adorei ver como a amizade entre Odile e Lily cresceu dentro dos capítulos, e o desenvolvimento da família, amigos e amor de Lily pelos livros.
Este livro mostra a importância dos livros nestes dias sombrios.
Uma leitura incrível, uma das minhas favoritas do ano até agora.

Liny Corral 24/07/2022

Uauu!!
A Odile é uma mulher f#%da! Em tempos difíceis, se faz pessoas fortes.. não por natureza mas por necessidade e assim que vejo a Odile, ela foi se tornando mais forte ao passar dos anos conforme as coisas foram acontecendo, de início era uma menina voluntariosa, até digo mimada, não via as coisas a sua volta a única coisa que ela via eram os livros, e inegável sua paixão por eles e como eles a faziam se sentir bem, me identifiquei com ela nesse ponto..

Lily, é uma menina que passa por muitas coisas, no início é uma menina curiosa, quer conhecer a vizinha misteriosa com quem ninguém gosta de falar, mas ela não vai pelos outros e daí de constrói uma amizade linda e necessária na vida dela e da Odile, que nessa segunda fase já é uma mulher vivida, viúva e com o passar do livro você vai entendendo o porquê dela se isolar, e sabendo um pouco mais da sua história e de uma passagem da história mundial por olhos não tradicionais.

Uma história que dá raiva, dor, esperança, que sofremos junto, que sentimos as dores, que choramos. Uma verdadeira montanha russa da emoções!

Carla Gracy Tavares 31/07/2022

Maravilhoso.
Vamos embarcar na bravura e dedicação de Bibliotecários em meio a guerra.
Odile apaixonada por livros tem sonhos e luta para conquista- los, quando inicia sua jornada na Biblioteca vai descobrir o quanto forte vc pode ser em meio a guerra quando se une com outras pessoas que tem o mesmo amor, mas também ela vai aprender que a guerra pode transformar as pessoas e que falar sobre o que está no seu coração pode preservar amizades .
Amei

Danielle.Soares 01/08/2022

O livro retrata com detalhes o cotidiano de Paris no momento que antecede a 2 Guerra e durante a mesma, sua escalada de violência e o desconhecimento das atrocidades perpetradas. A segunda parte (pós guerra)
nos EUA torna interessante a personagem principal e seu desfecho Um bom livro!

Rê Lima 01/08/2022

É difícil dizer que não gostei de um livro sobre a 2a guerra, mas esse não foi um dos melhores. Sinceramente, acho que eu preferia que ficasse só na parte da 2a guerra e não tivesse a década de 80 misturado. Acho que foi isso.

Lari 07/08/2022

Amei demais!!
Amei essa história, vivi muitas emoções, ver o quanto a guerra meche com as emoções das pessoas, e que mesmo as pessoas boas diante da pressão tem atitudes ruins, e ver como os livros tem o poder de unir as pessoas só me faz amar mais os livro!!

Pollyana Camilo 11/08/2022

Livros que narram histórias que se passam em bibliotecas ganham meu coração, e nesse caso a história é em baseada em fatos, o que deixa tudo ainda mais envolvente.

Duas histórias que se cruzam (Odile nos anos 30 e Lily nos anos 80) e segredos são revelados deixando o leitor perplexo.

Minha única é ressalva é: precisava de um epilogo.

melreads 13/08/2022

essencial, emocionante e inspirador. durante a leitura desse livro eu vivenciei tantas emoções que nem sei como explicá-las. uma leitura muitas vezes pesada ? em vários momentos tive que fechar o livro pra assimilar o que estava acontecendo e então eu começava a chorar. a morte de alguns personagens, a infelicidade de muitos deles e o fato de que muitas partes desse livro realmente aconteceram e foram inspiradas em personagem reais deixou tudo ainda mais emocionante. se eu pudesse, faria com que todo o mundo lesse a biblioteca de paris. com certeza um livro cheio de ensinamentos que eu vou levar para a vida ?

p.s.: lily e odile vão permanecer para sempre em meu coração

Evelyn.Vilela 15/08/2022

Foi muito importante concluir este livro.
Por horas ele me pareceu difícil, segui para outras leituras, mas ao retomar não hesitei em retomar os capítulos até compreender o enredo e o estilo de fala e diálogos
Valeu muito a pena, é um livro tocante, emocionante e que claro, guardadas as proporções nos mostra fatos reais

Luciana Maria 01/09/2022

Livros, amores, amizades.
Li e gostei muito. Mais uma leitura com a guerra como cenário de fundo. A livraria, deu vontade de conhecer. O que as pessoas fizeram para amenizar o sofrimento de quem era julgado sem nada ter feito e sua liberdade aos poucos tirada.
Uma amizade improvável tanto no passado como no presente da protagonista. Uma citação: "o amor é como o mar. É uma coisa em movimento, mas também imóvel, e torna a forma da costa que encontra e é diferente em cada costa". É esse amor que Odile sente pelas pessoas pela biblioteca. Ela conhece sentimentos através dos livros mas sabe que precisa das pessoas.
Enfim uma história marcante e bem contada.

lettiebee. 06/09/2022

Eu acabei de terminar o livro e já vim correndo fazer uma resenha pois tenho medo de deixar ele "esfriar" em minha mente.

A história da Odile é muito bonita, embora igualmente triste. Eu gostei de como o livro alterna entre a visão da jovem Odile, que na década de 1940 trabalhava como bibliotecária, e o ponto de vista da Lily, a vizinha da Odile (agora mais velha, pois se trata dos anos 80)

Em minha opinião, algumas partes da leitura foram um pouco cansativas e, confesso, repetitivas. Mas logo em seguida a autora consegue retomar o ânimo e ficamos ansiosos para descobrir mais sobre o passado dos personagens.

Os personagens são bem cativantes e conseguimos entender suas emoções e ações, o que denota uma escrita muito boa por parte da autora.

Minha única reclamação seria em relação a algumas pontas que ficaram soltas e algumas cenas que, ao meu ver, não possuem muito sentido. Fora o fato de que alguns POVs - exceto os que são direcionados a Odile ou a Lily - são narrados em terceira pessoa, o que me confundiu um pouco.

Obs: seria pedir demais ums continuação mostrando como foi a viagem da Lily até Paris?? ?

Maria 16/09/2022

" Aceite as pessoas pelo que elas são..."
Minha história com esse livro é bem inusitada, minha madrinha me levou ao shopping para comprar um presente de aniversário e acabei optando por livros, escolhi o primeiro e ela perguntou se eu não queria mais algum , ao olhar para os montes de livros, vi a capa da "Biblioteca de Paris " e algo me disse que a leitura seria boa, e realmente foi uma das melhores que já fiz.
A mistura das histórias, a Segunda Guerra e como as pessoas se comportavam durante esse período, o romance, os ensinamentos, entre outras coisas.
Adorei demais, recomendo muiiito!