A Biblioteca de Paris

Janet Skeslien Charles

Resenhas -

Dadá 19/03/2022

AMEI!
o livro abordou temas que gosto...2 guerra mundial, amor, livros, amizade...
Viver em um país que está em guerra é algo muito assustador e ver como os bibliotecarios permaneceram ( nem sempre) confiantes, mas tinham noção do que representava se manter ali...tanto p os franceses como p os judeus e estrangeiros.

Atualmente vivemos uma pandemia e pudemos comprobar como os livros sao importantes p a nossa sanidade

Renata 02/03/2022

A BIBLIOTECA DE PARIS

A obra de Janet Skeslien Charles conta a história de Odile, cujo panorama, além da Segunda Guerra, apresenta a Biblioteca Americana em Paris, uma instituição que de fato existiu na capital francesa.

Odile, uma jovem que adorava os livros, é contemplada numa vaga para trabalhar na biblioteca. A guerra estoura e Paris é invadida pelos nazistas. A biblioteca corre risco, mas Odile e seus colegas fazem de tudo para manter os livros a salvo e iniciam uma missão um tanto perigosa: levar os livros aos leitores judeus, de forma clandestina, já que eles não podem mais frequentar a instituição.

A história da jovem Odile é contada paralelamente à de uma adolescente, Lily, que vive mais de quarenta anos depois, nos Estados Unidos, e conhece uma Odile já idosa, que morava na sua rua.

Ao se aproximar da vizinha, Lily descobre um novo mundo: um outro idioma, uma amizade sem idades nem fronteiras e o valor da lealdade. À medida que o relacionamento delas se estreitam, ela percebe que tem muitas coisas em comum com sua vizinha um tanto misteriosa, porém não pode imaginar o quanto Odile carrega de seu passado e o quanto foi capaz de guardar segredos e fazer escolhas que mudaram o rumo da sua vida.

Nos capítulos finais a narrativa nos surpreende com segredos revelados, traições e decisões que custaram toda uma vida.

Leitura leve e gostosa!

Recomendo!

Renata Saraiva @falo.leio.escrevo

bookalwaysz 01/03/2022

To resenhando todas as minhas leituras desse ano pra constar no desafio das leituras

Eu tava completamente apaixonada por esse livro, amo livros que falam da 2º guerra, e amo livros que falam sobre a importância dos livros, mas o final foi tão, mas tão ruim que estragou totalmente minha experiência, por isso dei 3/3,5.

Rosana Miyata 28/02/2022

Gostei muito da leitura, é um livro baseado em fatos reais que também mistura ficção, só não sei 5 estrelas porque achei que ficaram algumas pontas soltas, mas é uma leitura excelente!

Luiza 29/07/2021

Apesar de falar da II Guerra Mundial, este livro mostra uma vertente diferente, a dos cidadãos que não estão em combate e mostrando o papel da Biblioteca Americana de Paris (BAP) ao distribuir livros para toda a gente.
Foi um livro que me fez refletir bastante sobre as atitudes, tanto as minhas como as das outras pessoas, além de me motivar a ler outros livros ?

PS.: o livro tem 465 páginas

Lika 22/02/2022

A Biblioteca de Paris
Tem livros que entram no nosso radar de leitor e te levam a um outro patamar de aprendizado.
Esse é um deles! Vc imagina uma historia e é surpreendido com várias (e reais!!!)
Adorei como a autora dá uma sequência aos acontecimentos históricos e alterna narrativas. Me senti na Paris ocupada da 2° Guerra, na resistência da Biblioteca Americana em Paris e no coração de cada personagem.
E livro para desfrutar. Parei em varios momentos para pesquisar sobre algo relatado.
Enfim...conclui a leitura em lágrimas e feliz por ter lido mais um livro. O melhor pardoxo do leitor...rsrs.

jaque 20/02/2022

A história é interessante e baseada em fatos reais, mas algumas partes são muito paradas, o que me desanimou um pouco. Perto do fim foi realmente onde quase tudo aconteceu?

Kess 20/02/2022minha estante
esperava mais do final, principalmente dos personagens que não tiveram desfecho.

Livia Barini 12/04/2022minha estante
Concordo Kess. O livro é lento e o final deixa a desejar

Luan Medeiros 20/02/2022

Fascinante
Livro fascinante, sobre pessoas incríveis e corajosas, que se passa durante um dos períodos mais horríveis da história da humanidade.

iara 18/02/2022

Escrita pobre e história fraca
Não prendeu a atenção, muito bobo e previsível... só a capa que é bonita e por isso dá vontade de ler.

Jessica.Woiciekoski 16/02/2022

Um romance na segunda grande guerra
Um romance que nos faz repensar algumas coisas. Nos faz entender o valor de uma amizade, lealdade. Uma história sobre como os livros salvam vidas

Amanda 03/11/2021

Gostei, mas não amei
A Biblioteca de Paris tinha tudo para ser um favorito: uma trama construída no ambiente de uma biblioteca, história de resistência durante a segunda guerra e mulheres em papel de protagonismo. Mas, para mim, a história deixou um pouco a desejar.

O livro foi construído com duas linhas do tempo. Na primeira, acompanhamos a jovem Odile, uma parisiense que consegue um emprego na Biblioteca Americana pouco antes da guerra estourar. Nós acompanhamos suas angústias, seus amores e o seu relacionamento com os colegas e família nesse período turbulento e doloroso que foi a ocupação nazista em Paris.

Na segunda linha do tempo, temos a história sob o ponto de vista de Lily, uma menina de 13 anos que vive nos anos 80 em uma pequena cidade de Montana, EUA e cria um relacionamento com sua misteriosa vizinha estrangeira, a mesma Odile da primeira linha tempo.

Conforme a narrativa avança, o leitor começa a entender o que aconteceu na vida de Odile para que ela largasse tudo o que lhe era familiar em Paris para se mudar para os EUA e criar uma nova vida.

Acontece que, pra mim, essa motivação foi apresentada de uma forma um tanto corrida só no final do livro e, sinceramente, nem achei um motivo tão bom assim. Também não senti, mesmo nas partes mais tensas do livro, que os riscos eram altos o suficiente para os personagens e tampouco fiquei angustiada com o destino deles.

É um livro que gostei de ter lido, mas não leria de novo.