A Biblioteca de Paris

A Biblioteca de Paris Janet Skeslien Charles
Janet Skeslien Charles

Resenhas -

jaque 20/02/2022

A história é interessante e baseada em fatos reais, mas algumas partes são muito paradas, o que me desanimou um pouco. Perto do fim foi realmente onde quase tudo aconteceu?

Kess 20/02/2022minha estante
esperava mais do final, principalmente dos personagens que não tiveram desfecho.

Livia Barini 12/04/2022minha estante
Concordo Kess. O livro é lento e o final deixa a desejar

Elaine711 12/01/2022

O mundo precisa ler
Eu tava super empolgada para ler esse livro, por conta de dois temas q eu amo: Segunda Guerra Mundial e os livros. Ele é perfeito.

Nathy.Braganca 16/01/2022

Histórias paralelas
Adorei esse livro, ele não conta apenas a história de Odile em duas épocas, mas tbm a entrelaça com a história de Lily e com a da biblioteca.

Incrível ver a importância da biblioteca durante a guerra.

FLOGERI 19/01/2022

Apaixonante
Simplemente uma das melhores leitura 2022, as personagens são muitos fácil de se identificar pois as falhas que eles apresenta há em nós. Através dos corredores da biblioteca as histórias foras se desenvolvendo com o funda da guerra mundial.

Paula 19/01/2022

Meu tipo favorito de livro...
Amei ter conhecido mais uma história que se passa no período da Segunda Guerra Mundial. Este ainda tem muito amor e devoção aos livros (tantas frases lindas!), deixando o clima mais leve e apaixonante. Senti diferentes emoções e fui me apegando aos poucos aos personagens. Gostei mais de Odile na narrativa dos anos 80 do que na dos anos 40. Porém, entendi que ela precisou passar por muitas coisas no passado para ser uma pessoa diferente no futuro. Fica aqui a minha admiração por essas pessoas que acreditaram no poder dos livros, mesmo no momento de guerra. "Depois da escuridão da guerra, a luz dos livros ".

Thais 30/01/2022

Mds, que livro perfeito!
A autora tomou todos os cuidados para que os leitores se sentissem parte da história.
Os detalhes são impecáveis. A cada página, a cada detalhe, é como se de fato estivéssemos em Paris.
E a leitura flui de forma tão natural que quase não se nota a quantidade de páginas lidas.

Eu simplesmente amei!!!!

Paula.Hirano 30/01/2022

Heróico
O livro retrata a visão de bibliotecários durante a segunda guerra mundial, contra os nazistas, e a luta por manter viva a cultura da leitura e do conhecimento dos livros sem censurá-los. A narrativa do livro viaja entre o presente e o passado, e revela ao longo do caminho os segredos e as semelhanças que juntam as duas personagens "principais" da narrativa. O melhor claro, fica para o final. Uma história de amor e renúncias, além de belos aprendizados.

milene 30/01/2022

Eu nem sei por onde começar essa resenha. Tanta coisa boa a ser dita sobre esse livro que faltam palavras!!
Primeiro de tudo, é muito gostoso ler e se identificar com a personagem, o jeito que ela transmite o amor pelos livros, além de estar cheio de quotes maravilhosos (esgotei meus post-its nesse livro).
A história é forte e dolorosa, principalmente, por se passar em um cenário verdadeiro.
Eu amei ver a amizade da Odile e da Lily, ver essa parte da história que eu não conhecia e saber que teve pessoas que lutaram em favor dos livros e à cultura, defendendo a acessibilidade em pleno ao cenário da Segunda Guerra.

"Ao ler histórias passadas na Segunda Guerra Mundial, as pessoas costumam se perguntar o que teriam feito. Acho que uma pergunta melhor é o que podemos fazer agora para garantir que as bibliotecas e a cultura sejam acessíveis a todos e que tratemos os outros com dignidade e compaixão."

Juliana Fernanda 03/02/2022

A Biblioteca de Paris
Terminei finalmente a leitura de "A biblioteca de Paris”, de Janet Skeslien Charles. Gostei muito da premissa do livro e como Bibliotecária, e também como leitora, sempre amei qualquer livro que tenha o enredo sobre o poder das bibliotecas e dos livros na vida das pessoas.
Com este livro, gostei da personalidade da bibliotecária Odile Souchet, que trabalha na Biblioteca Americana em Paris durante a Segunda Guerra Mundial. Achei muito importante, mostrar a saga dos bibliotecários neste contexto histórico, tem que ter coragem, muita bravura.
Entretanto, não me senti conectada com a escrita da autora. Me senti perdida em alguns momentos da narrativa, também senti um pouco cansativa, especialmente quando a história é direcionada à Lilly, mesmo a autora fazendo uma ótima conexão entre as duas personagens, não foi um livro que no final deixou meu coração quentinho como outros que li dessa temática, mas mesmo assim, recomendaria esta leitura!

Cris 14/02/2022

14.02.2022
Baseada na verdadeira saga dos bibliotecários da Biblioteca Amercicana de Paris durante a Segunda Guerra Mundial, é uma inesquecível história de amor, amizade, família e sobre o poder da literatura para nos unir. Mescla a história de Lily e a de sua vizinha, a Sra. Odile que foi bibliotecária na Segunda Guerra Mundial.

Luiza 29/07/2021

Apesar de falar da II Guerra Mundial, este livro mostra uma vertente diferente, a dos cidadãos que não estão em combate e mostrando o papel da Biblioteca Americana de Paris (BAP) ao distribuir livros para toda a gente.
Foi um livro que me fez refletir bastante sobre as atitudes, tanto as minhas como as das outras pessoas, além de me motivar a ler outros livros ?

PS.: o livro tem 465 páginas

iara 18/02/2022

Escrita pobre e história fraca
Não prendeu a atenção, muito bobo e previsível... só a capa que é bonita e por isso dá vontade de ler.