Antropoceno John Green

Resenhas - Antropoceno

Renatinha 29/06/2023

Pensamentos, devaneios sobre a vida, acontecimentos pelos quais passou, assistiu, leu... Leitura gostosa e cheia de curiosidades. Meu primeiro livro do autor e acredito que não será o último.
Achei bem poucos capítulos chatos, talvez por não serem assuntos que me despertam curiosidade ou agradam, porém a grande maioria prendeu minha atenção. As histórias são contadas de modo leve e às vezes divertido, assim as páginas vão passando com facilidade.

lau 12/04/2022

Quando descobri que John Green escreveu, o que muitos consideram seu livro mais diferentes de todos por se tratar de uma bibliografia, eu fiquei tentada. Fazia tempos que eu não lia nada dele (mentira, só não li Tartarugas Até Lá embaixo, mas vocês entenderam?). Então eu corri o mais rápido que pude pra ler Antropoceno e, ai gente... Eu devia ter me segurado um pouco mais.

Esse livro me conquistou desde o início. Como eu falei em alguns comentários ao longo da leitura, o capítulo de You'll never Walk Alone me pegou de uma maneira muito surpreendente. Eu amo Beatles, eu amo o Liverpool, eu amo o futebol e ver toda a paixão do John por tudo isso foi de uma preciosidade..

Eu me sentia cada vez mais amiga do autor, que eu acompanho por tantos anos mas nunca tão perto. John abriu seu coração, contou histórias de sua própria vida e soube, como sempre, narrar com maestria enquanto contava outras histórias.

Conheci bandas, lugares dos EUA na beira de estrada e fiquei com uma vontade bizarra de ir pra Islândia num final de campeonato.

Obrigada John Green, obrigada por abrir seu coração.

Para Antropoceno: Notas Sobre a Vida na Teerra, eu dou cinco estrelas.

Rose 11/06/2023

Antropoceno
O primeiro livro de John Green de não ficção, escrito durante o período da pandemia baseado no seu podcast, pra quem quer conhecer um pouco da cultura americana e como alguns hábitos e costumes americanos chegaram a ser o que são hoje é uma boa leitura. Dá para perceber que John Green é uma pessoa bem complexa sem falar do seu facinio pela raça humana, facinio que eu não compactuo porque vejo mais destruição do que construção por parte do ser humano no decorrer de sua jornada nesse planeta, no mais é um livro bom de se ler e não é maçante.
Parafraseando John Green dou 4,5 estrelas.

Vanessa.Coimbra 31/12/2022

Este livro tem várias reflexões interessantes, porém em alguns momentos pareciam óbvias. No geral gastei

jessdafre 06/04/2023

O livro retrata diversas aleatoriedades, desde o refrigerante Dr Pepper a uma ?batalha? com uma marmota que o escritor tem, classificando cada uma com um escore de 1-5 estrelas.
Quando adquiri o livro acreditei que seria uma visão do antropoceno de uma maneira mais ampla, semelhante ao livro Sapiens, mas me deparei com uma visão um pouco egocêntrica, não falo isso de uma maneira pejorativa, mas realmente ele coloca as experiências e opiniões em primeira pessoa, relatando diversos fatos pouco importantes, separados em capítulos curtos, com um toque de ?curiosidades?, retrata algumas vivências, que na minha opinião foram as melhores partes do livro, quando realmente temos contato com a parte humana do escritor que se identifica como uma pessoa extremamente vulnerável (o que todos somos).
No último capítulo ele fala sobre uma foto do ano de 1914 sobre tudo o que era possível ver naquela foto, o que havia acontecido no passado e sobre o futuro desconhecido que viria. O que me fez acreditar que o John Green escreve esse livro exatamente como um retrato do momento em que ele se encontrava, do meio de uma pandemia, da relação dele com os filhos, dos seus medos, das suas opiniões, das coisas que gostava ou não.

Para o livro, dou a nota de 3,5 estrelas.

Stephany 08/10/2021

Para Antropoceno, eu dou 4 estrelas
Pensei que leria bem rapidinho, mas quis apreciar e comentar algumas das resenhas com pessoas próximas. Acabei descobrindo coisas que nunca pensei em pesquisar a respeito, por exemplo, a origem dos ursos de pelúcia. Eu nunca me considerei fã de um autor, mas gosto da escrita do John Green, principalmente dessa escrita de não ficção.
O livro é uma grande mistura de temas que muitas vezes não tem relação direta, de certa forma, saber um pouco mais das individualidades do autor, o deixou mais humano para mim.
Tem várias resenhas que tiram risadinhas e até me emocionaram como a narrativa sobre Procurar estranhos no Google e a atuação de Jerzy Dudek em 2005 e eu nem sou muito chegada ao futebol, no entanto, as últimas deixaram o livro um pouco melancólico para mim.
E é por isso que para Antropoceno, eu atribuo 4 estrelas.
Como foi dito no livro, o John Green tem algumas das resenhas em seu podcast e é um ótimo jeito de praticar o inglês, algumas informações foram adicionadas no livro, mas a essência é similar. O podcast pode ser encontrado no Spotify.

Há vários trechos que favoritei e vou colocar alguns aqui:
? ?Além da dor física, aquilo fazia eu me sentir pequeno e insignificante. Mas eu não oferecia resistência, não de verdade, porque, em muitos dias, aquela era a única interação social quebrei tinha. Mesmo quando havia lixo úmido na minha cabeça, eu tentava rir, como se fizesse parte da piada.?
??Lembro-me de ter pensado que nunca mais seria criança, não de verdade, e foi a primeira vez que senti aquela intensa saudade de um eu que nunca mais voltaria. Sarah Dessen escreveu certa vez que o lar ?não é um lugar, mas um momento'. O lar é um risinho de pelúcia, mas apenas um determinado risinho de pelúcia em determinado momento.?
??Nunca me destaquei academicamente e tinha até certo orgulho de ?não estar desenvolvendo meu potencial?, em parte por medo de que, caso desse o meu máximo, o mundo descobrisse que eu não tinha tanto potencial assim.?
??Meus pensamentos são como um rio transbordando de suas margens, agitado, turvo e incessante. Eu gostaria de não sentir tanto medo o tempo todo ? medo do vírus, sim, mas também um medo mais profundo: o pavor da passagem do tempo; e de passar junto com ele.?
??Essa é a história humana. Durante uma crise, é humano não apenas culpar as pessoas marginalizadas, mas também matá-las.?

Kat 12/11/2021

Em seu primeiro livro de não ficção, o premiado autor de A culpa é das estrelas analisa as contradições e as maravilhas da humanidade

luizdamilton 15/11/2021

Acabei intercalando a leitura com o original e senti que o texto traduzido ficou mais técnico, perdendo um pouco a simpatia. Acho que por terem categorizado o livro como "Antropologia", deixaram um pouco de lado algumas sutilezas que o John Green costuma usar na sua prosa, que é um pouco poética.

A tradução de "O teorema Katherine" (que é um livro que mistura conceitos de matemática com a história) parece fazer um trabalho melhor nesse sentido (humilde opinião de um não-tradutor).

Juliana663 19/11/2021

"apaixonar-se pelo mundo não é ignorar ou deixar de ver o...
...sofrimento, seja humano ou não. apaixonar-se pelo mundo é olhar para cima, para o céu noturno, e sentir nosa mente flutuar perante a beleza e a distância das estrelas. é abraçar nossos filhos quando eles choram, observar os sicômoros se desfolharem no início do verão."
com essa frase e com outras que comecei me apaixonar por esse livros.
um dos meus autores preferidos, amo sua escrita, que faz com que eu me interesse a ler até sua lista de compras haha.
essa obra do John não é como as outras, aqui ele nos apresenta temas baseado em seu podcast no meio da pandemia, que nos guia pela sutileza dessa nossa nova realidade, o antropoceno.
uma leitura leve, que nos trás questionamentos e ensinamentos.
para a primeira obra de não ficção do John, eu dou 5 estrelas ?

Paula1735 24/11/2021

Antropoceno
Notas sobre a vida na terra, é um livro que aborda temas cotidianos em ensaios muito bem escritos e coesos, os quais nos fazem pensar em coisas e situações que, antes de ler, não daríamos a devida importância!

manuella215 24/01/2023

antropoceno
aborda vários assuntos aleatorios, o que pode ser bom e ruim ao mesmo tempo, tiveram capítulos que me deram sono só de olhar, já outros que me diverti bastante lendo! gosto muito do john green e esse livro é um 2,5 estrelas ??

nilton.melo_ 20/01/2023

Um novo John Green
Amei muito essa primeira não-ficção do John Green. Gostei das reflexões que ele traz ao longo do livro, gostei bastante da leitura também pois ela me proporcionou conhecer um lado do John Green que eu não conhecia antes. E o jeito que o livro é concluído, a última frase desse livro resume bem todo o sentimento que tive lendo. Agora estou me questionando, eu estou aproveitando o antropoceno?

Pra esse livro eu dou nota 10/10

Renata_Oliveira_92 31/03/2023

Não costumo ler livros de não-ficção e também nunca havia lido nada do Jonh Green, mas achei o livro bem interessante, reflexivo e cheio de curiosidades.

collour 30/01/2023

Como você tem aproveitado o antropoceno?
Eu tô muito surpresa com esse livro, John Green escreve tão bem não ficção ou até melhor que seus livros de ficção

Esse livro é uma coletânea de memórias e curiosidades aleatórias e é quase uma autobiografia com seus pensamentos sobre a humanidade e se incluir na história com suas memórias.

Ele é um ser bem estranho pra ser sincera e também da pra gostar e se identificar com ele. Pra mim, deu pra notar como é o processo de pensamento dele e como ele pensa e não pensa pela ansiedade.

Aliás, ansiedade, depressão e niilismo são temas bem recorrente então fica o aviso

Pra esse livro eu dou 5 estrelas

Deyse Sales 20/02/2022

Muito bom!
Esse livro foi uma grande surpresa (muito boa) pra mim. Diferente de tudo o que o John já escreveu, realmente me surpreendeu.

Eu descobri vários fatos que eu nem fazia ideia, saciou a minha curiosidade em alguns assuntos também, foi incrível a leitura. É um livro que fala sobre o mundo em diversos tópicos e eu percebi que o John se aprofundou verdadeiramente em cada assunto, tendo como base também a sua própria vida.

É um livro super atual que abrange sobre a pandemia de Covid-19. Foi uma leitura muito interessante.