Antropoceno

Antropoceno John Green

Resenhas - Antropoceno

samir27 19/01/2022

Antropoceno: Notas Sobre a Vida na Terra
Gente que livro bom! John consegue trazer temas diversificados sobre coisas que ele ou nós humanos vivemos nesses anos de planeta daquele jeitinho bem leve e carismático que só ele possui. Além disso, traz também a possibilidade de conhecer sobre coisas que eu nem imaginava que existem. Gostei que literalmente cada capítulo é como se fosse um bloco de notas, onde ao final de cada um ele notificação de uma a cinco estrelas. A leitura é bem clara e objetiva, sem muita enrolação e com muita rapidez.

LucasTheReal 24/01/2022

Me surpreendeu
Quando ouvi falar deste livro, confesso que minhas expectativas ficaram bem baixas e logo me vi colocando esse livro numa caixa: Nunca Vou Ler Esse Livro Nem Se Me Pagarem; isso se deve em partes por causa da minha primeira experiência, antes dessa, com John Green, e também, se deve ao meu "preconceito" com livros não-ficção (coisa que estou tentando mudar em 2022 e que já comecei)
Enfim, meses depois do lançamento, minha amiga, Olivia, começou a ler e quando terminou, vi que ela gostou e eu também senti vontade de ler. Mesmo com essa vontade, entrei neste livro com baixas expectativas e com os pés no chão e ele me surpreendeu.
Pensei que o Green escreveria sobre assuntos recorrentes (que outros autores já fizeram) de uma forma rasa; e eu quebrei minha cara. Green escreve de assuntos não muito recorrentes e até sobre assuntos que eu não sabia; e os ensaios presentes neste livro são bem formulados, dá pra ver que o autor pesquisou bastante sobre estes assuntos e passa este tema para o leitor com uma escrita fácil, mas ao mesmo tempo com bastante informação. Além disso, ele coloca a "alma dele" neste livro. Ele cita situações que aconteceu na vida dele, a opinião e etc. E é isso que torna o livro tão divertido e ao mesmo tempo, leve.

"Essa é uma história humana. Durante uma crise, é humano não apenas culpar as pessoas marginalizadas, mas também matá-las"
Capítulo A Crise

"Acabou de me ocorrer que a tecnologia muitas vezes se gaba de resolver os problemas que ela mesma criou"
Nota de Rodapé

Obs: Se o título de A culpa das estrelas fosse F0d4-se o destino, eu leria fácil hahahaha

ste0205 28/01/2022

O livro cumpre o que promete, acho que até superou minhas expectativas no quesito da profundidade dos debates acerca dos assuntos. Os temas podem parecer bobos, mas o autor faz uma reflexão que vai além de uma nota e além da nossa falta de percepção no Antropoceno, o que me fez querer pensar melhor nas coisas que me rodeiam, mesmo que pareçam bobas ou que tenham valor somente para mim.
Para "Antropoceno: notas sobre a vida na terra", eu dou três estrelas.

Théo 12/02/2022

Para Antropoceno, notas sobre a vida na terra, eu dou 4,5*
QUE EXPERIÊNCIA INCRÍVEL FOI LER ESSE LIVRO, eu não conhecia muito bem a personalidade do john green antes de ler; Já gostava muito do autor mas nunca parei pra pensar muito sobre QUEM ele era de verdade, sabe ?

Comecei a ler sem esperar NADA porque não sabia nem de quais assuntos o livro tratava, mas John entregou TUDO e um pouco mais!!
É muito legal fazer essa reflexão sobre o mundo que nos rodeia e como a humanidade é ao mesmo tempo tão poderosa e tão insignificante.
Além disso, consegui me conectar com assuntos que nunca nem imaginei, como por exemplo os jovens fazendeiros? simplesmente, LEIAM!! Cada ensaio tem seu brilho próprio e é definitivamente uma leitura para todos os gostos.

Karliane 18/02/2022

Fiquei bastante surpresa com esse livro.
Não sabia o que esperar da leitura, não fiz nenhuma pesquisa sobre o livro e cada coisa que ia descobrindo era uma surpresa.
Adoro a escrita do John Green.
Foi uma leitura que me trouxe para mais perto do autor, com diversas curiosidades e situações que nos fazem ver que ele é gente como a gente.

JP Bessa 19/02/2022

Há muito o que se identificar e refletir nesses escritos de John Green. Para mim, não é só um livro para se ler uma vez, mas dá vontade de revisitar cada um dos ensaios em diferentes momentos da vida. Acabo aqui a leitura, mas minha experiência continua ao ouvir as músicas e tantas outras obras citadas.

Para "Notas Para o Antropoceno", eu dou cinco estrelas.

Felipe Dias 08/12/2023

Imagina um livro gostoso de ler... o sentimento é de estar ao lado do próprio João Verde batendo um papo divertido com ele sobre os assuntos mais aleatórios possíveis, pior que o cara é um poço de conhecimento e vc sempre aprende algo novo

LuAze.Gabrielle 07/12/2022

Antropoceno: notas sobre a vida na terra
Li este livro num momento meio conturbado, tinha acabado de sair da faculdade em um curso que não estava gostando muito, estava com saudades dos meus colegas de escola, mas isso não vem ao caso, fato é, eu amei este livro, li por recomendação de um amigo depois de muito tempo e simplesmente foi uma experiência maravilhosa, não sei quantas vezes eu chorei, ri e vivi os momentos que o John Green contava.
Recomendo este livro para aqueles que querem aproveitar a vida, viver de coisas simples e encontrar o seu próprio sentido de viver.
Para antropoceno: notas sobre a vida na terra, eu dou 4,5 estrelas.

Nath @biscoito.esperto 02/03/2022

"O universo criou uma ferramenta para conhecer a si mesmo".
"'Ocupe a Terra e subjugue-a', nos diz Deus no primeiro capítulo de Gênesis. Mas também somos a Terra que estamos ocupando e subjugando".

O John Green é um escritor incrível, mas a maior parte dos leitores não está pronto para ter essa conversa.

O termo "Antropoceno" foi proposto para descrever a nossa era atual, em que os seres humanos remodelaram o planeta de acordo com suas necessidades. Neste livro, John nos guia por vários aspectos da vida na Terra, escrevendo ensaios que são avaliações de uma a cinco estrelas de tudo que tem a ver com o Antropoceno.

Eu simplesmente amei o livro. Chorei com vários ensaios, ri com as histórias do John e, principalmente, aprendi muitas coisas. Me sinto uma pessoa diferente depois de ter concluído a leitura.

Não sei dizer qual foi o meu ensaio favorito, mas vou citar alguns dos que mais gostei: as pinturas rupestres de Lascaux, sobre o cometa Halley, a história do jogo Banco Imobiliário, sobre pesquisar pessoas desconhecidas no Google, sobre o goleiro Jerzy Dudek, sobre a maior bola de tinta do mundo e dos três fazendeiros indo a um baile.

Amei este livro e recomendo a leitura a todos!

site: www.nathlambert.blogspot.com

gaia :) 08/03/2022

alguns ensaios foram super divertidos e outros nem tanto assim. foi muito interessante conhecer um pouco da personalidade e das opiniões do john green, por mais que em algumas falas eu o tenha achado um pouco pretensioso e raso. a leitura entretem, vale a pena dar uma chance.

Thay (@estantedathayy) 10/03/2022

Um livro pra quem tem tempo...
Não é um livro ruim, mas é pra quem tem tempo de sobra pra ler sobre avaliações de um autor sobre coisas nada a ver rs.. se vc tem tempo sobrando talvez não se importe em ler. Mas, eu tenho pouquíssimo tempo e muita coisa que quero ler e se pudesse voltar atrás e investir meu tempo em outro livro eu o faria.
Para Antropoceno, eu dou 3 estrelas.

Nina 12/03/2022

Para o Antropoceno: notas sobre a vida na terra, eu dou 3 estrelas.
O livro não é ruim, são vários ensaios sobre coisas aleatórias, algumas histórias são boas e me deixaram reflexivas, em outras eu percebi que tenho várias semelhanças com o John, mas algumas não me geraram muita simpatia e isso deixou a leitura mais arrastada para mim.
Recomendo o livro para quem gosta de ler não-ficção.

Juju 12/03/2022

Para "Antropoceno", eu dou 5 estrelas.
O livro é composto por diversos ensaios e é o primeiro do John Green no gênero, o primeiro que não é um romance, nem ficção. Achei esse livro muito especial, cada texto trás opiniões do autor no Antropoceno (período geológico em que vivemos) de modo participante, afinal, no Antropoceno não existem observadores, apenas participantes. Em alguns momentos esse livro me pareceu um abraço, em outros, me deixou chorando, principalmente quando tratava ou mencionava algo sobre a pandemia (convenhamos, um tópico sensível). As reflexões do John Green são muito boas e várias delas me deixaram pensando e pensando, entretanto, acho que vale ressaltar que isso não aconteceu em todos os ensaios (e eu, particularmente, não acho que precisaria acontecer em todos). Recomendo muito esse livro pra uma leitura calma, para mim funcionou assim, não é um livro para ser devorado em poucas horas, é uma experiência maior. Como no Antropoceno só existem participantes, preciso dizer que amei esse livro e fiz dezenas de marcações e agora vou indicá-lo a todos ao meu redor e não sei se vou parar dele tão cedo, provavelmente não.
?????+? fav.
Juju 12/03/2022minha estante
traz***

maria 20/06/2022

para antropoceno eu dou 4,5 estrelas
É uma grande crise existencial escrita cara, é muito legal ver como a cada capítulo ele vai se mostrando mais(?) as notas q ele da os motivos ru achei muito legal - apesar de não ser meu tipo de livro

Pucca.Farion 18/06/2022

"Em seu primeiro livro de não ficção, o premiado autor de A culpa é das estrelas analisa as contradições e as maravilhas da humanidade.
Refletindo sobre temas que vão de Super Mario Kart e o pôr do sol a pinturas rupestres e o hábito de procurar estranhos no Google, os ensaios perspicazes e bem-humorados reunidos nesta coletânea são uma celebração genuína da capacidade humana de se apaixonar pelo mundo. O termo “Antropoceno” foi proposto para designar a era geológica atual, em que os seres humanos remodelaram o planeta e sua biodiversidade de maneira profunda, para o bem e para o mal.

A humanidade é cheia de facetas contraditórias e invenções intrigantes, e John Green se propõe a avaliá-las de forma nada imparcial. Afinal, no Antropoceno, não há observadores desinteressados, apenas participantes. Como o próprio autor reconhece, esses ensaios também são, de certa forma, uma autobiografia. Escrito em parte durante o turbulento período de pandemia global e baseado em seu podcast de sucesso, Antropoceno: notas sobre a vida na Terra nos guia pelas sutilezas dessa nova realidade e nos dá a segurança de que podemos até desconhecer o caminho que estamos seguindo, mas com certeza estamos em boa companhia."

Fui surpreendida positivamente pelo livro. A premissa do livro é simples: o autor dá notas a coisas que o influenciaram (cometa Halley, velociraptores, super mario kart, sussurros, meningite viral). O que se destaca na escrita são as informações que ele traz sobre o assunto e o pouco da sua vida que ele compartilha.

Não é uma biografia, mas terminei o livro conhecendo bem mais do autor e sua luta contra a ansiedade. O relato honesto dele sobre as crises de ansiedade e de depressão e as coisas que o ajudaram ( e atrapalharam) foram o ponto alto do livro ara mim.

Assim, como o "o livro do conforto" de Matt Haig, vale a pena lê-lo com calma, um capítulo por dia, para meditar não só apenas sobre o tema do capítulo, mas para pensar qual nota daríamos para as coisas que nos influenciaram.

Ótima pedida para que não tem o costume de ler e quer tentar um título de não-ficção.