Antropoceno

Antropoceno John Green

Resenhas - Antropoceno

camille_lbto 04/02/2023

queria q algum amigo meu lesse esse livro pra gente conversar sobre ele durante horas!!!!!!
esse livro me fez ver o john green, o autor de livros clichês e batidos, de outra forma. agora sou fã! a forma como ele vê o mundo é fascinante, queria morar dentro do cérebro dele. esse é um daqueles livros que com toda certeza muda a nossa vida. ele mudou a forma como enxergo o mundo e a minha vida. me transformou. não tenho palavras pra descrever todas as nuances que esse livro carrega.
tudo que posso dizer é que para "Antropoceno: notas sobre a vida na Terra", eu dou 5 estrelas.

Cesar Garcia 09/01/2022

Sobre nós
O livro fala de várias experiências do autor que passam por músicas, viagens e vários tipos de coisas que ele teve contato durante sua vida.
A escrita é divertida e muito fluida, e o autor brinca sobre nossa mania moderna de classificar todas as nossas experiências.
Um livro necessário.

Bru 11/04/2023

Chapado
Comprei achando que seria uma reflexão mais profunda sobre a vida, mas não, o livro é com fatos e histórias totalmente aleatórias, se tornando extremamente cansativo e CHATO.
A introdução foi a única parte legal e acredito que o autor estava em uma "viagem" quando escreveu esse livro.
Pro livro, eu dou 1 estrela, e ainda acho muito

Giulia 17/01/2022

Surpreendentemente aconchegante
Apesar de toda a raiva que criei do John Green na adolescência depois de ler "Quem é você, Alasca?" e "Cidades de Papel", ele ainda consegue me fazer rir e chorar falando do fim do mundo.
Alguns capítulos (ou notas?) a princípio um pouco chatos se tornam muito reflexivos e emocionantes, fazendo do livro algo surpreendentemente aconchegante.
Para "Antropoceno: notas sobre a vida na Terra", de John Green dou 4 estrelas.

Nattacha.Iank 10/05/2023

Para Antropoceno eu dou 3,5 estrelas. Não me entendam mal, mas eu esperava mais por ser John Green, pra nós brasileiros algumas das questões levantadas não representam nada e outras fazem uma perfeita analogia de como nos sentimos, mas eu continuo com a sensação de querer algo mais.

Ludmilla Silva 25/07/2022

"Apaixonar-se pelo mundo é olhar para cima e sentir nossa mente flutuar perante a beleza e distância das estrelas."
Esse é o primeiro livro de não-ficção do John Green e para quem está acostumado com as histórias aclamadas de romances fictícios escritos pelo autor pode estranhar essa mudança de curso a princípio, contudo quem acompanha o autor nas redes sociais e principalmente em projetos paralelos que ele realiza com o seu irmão Hank Green como o “vlogbrothers” entende que esse fato de contar histórias aleatórias é algo comum do cotidiano do autor.

Antropoceno é basicamente a versão escrita e roteirizada do podcast que recebe o mesmo nome, cada episódio conta um fato aleatório sobre o Antropoceno, ou seja, a era geológica e o planeta em que vivemos. E o livro segue a mesma estrutura, mas ao invés dos episódios são capítulos e eles contam histórias interessantes, desde a fatos aleatórios sobre ursinhos de pelúcias, futebol e filmes de animação até a pandemias globais, obras de artes e internet.

Digo ser um livro perfeito para quem gosta de saber sobre fatos aleatórios de assuntos diversos, é um prato cheio para aquelas conversas de bar onde você conta para todo mundo coisas que ninguém sabe e no fundo não se importam, obviamente, não desmerecendo a obra do autor, mas sim aclamando o quão diversa e casual ela consegue ser. Para mim, uma das melhores escolhas da narrativa foi mesclar a experiência pessoal do John Green com os diversos assuntos, pois ele não escolhe os temas arbitrariamente, todos eles têm algo a ver com a sua vida e os seus arredores, por isso é comum haver uma explicação e introdução pessoal antes de ir para o assunto. E essa imparcialidade foi muito significativa, pois me fez entender e enxergar o autor com outros olhos e em simultâneo me fez conectar com aquele fato que estava sendo contado.

Como o livro apresenta temáticas diversas, percebi que o maior ponto negativo dele para mim, foi não conseguir me conectar ou até mesmo me interessar por alguns dos capítulos aqui presente. Por exemplo, eu entendi possuir mais afinidade com aqueles capítulos que apresentavam elementos e situações em que eu era familiar, por exemplo, em um deles John Green conta toda a história do ursinho de pelúcia e eu achei extremamente interessante por ser algo da minha realidade, algo que eu já tive e interajo constantemente. Em contraponto, quando ele fala de assuntos bastante específicos, como uma rede de fast-food exclusiva dos EUA eu ficava totalmente desinteressada, pois não é nada da minha realidade e muito menos algo que eu queria aprender mais.

A leitura significa uma coisa para cada leitor e nem todos terão a mesma experiência que eu, porém essa desconexão e aleatoriedade foi algo que me incomodou a ponto de pular diversos capítulos (algo que eu raramente faço). Porém, de modo geral eu ainda consegui apreciar as temáticas familiares e me diverti muito ao descobrir certos assuntos, eu por exemplo não gosto e não me interesso por futebol, contudo um dos capítulos mais legais foi justamente um onde o autor narra uma técnica utilizada pelo goleiro para intimidar seu oponente o que acabou levando a conquista de um título ao time de futebol europeu.

De modo geral, é um livro muito bem-vindo ao universo do John Green, eu gostei de saber mais sobre a vida pessoal do autor, pois até me ajudou a entender de onde veio os livros fictícios aclamados por ele, e ler e entender mais sobre temas casuais do nosso planeta é muito agradável, pois não é algo que realizamos com constância. Gostei muito de um livro de não-ficção do John Green e apesar dos problemas na experiência espero que haja outros livros assim no futuro.

samir27 19/01/2022

Antropoceno: Notas Sobre a Vida na Terra
Gente que livro bom! John consegue trazer temas diversificados sobre coisas que ele ou nós humanos vivemos nesses anos de planeta daquele jeitinho bem leve e carismático que só ele possui. Além disso, traz também a possibilidade de conhecer sobre coisas que eu nem imaginava que existem. Gostei que literalmente cada capítulo é como se fosse um bloco de notas, onde ao final de cada um ele notificação de uma a cinco estrelas. A leitura é bem clara e objetiva, sem muita enrolação e com muita rapidez.

LucasTheReal 24/01/2022

Me surpreendeu
Quando ouvi falar deste livro, confesso que minhas expectativas ficaram bem baixas e logo me vi colocando esse livro numa caixa: Nunca Vou Ler Esse Livro Nem Se Me Pagarem; isso se deve em partes por causa da minha primeira experiência, antes dessa, com John Green, e também, se deve ao meu "preconceito" com livros não-ficção (coisa que estou tentando mudar em 2022 e que já comecei)
Enfim, meses depois do lançamento, minha amiga, Olivia, começou a ler e quando terminou, vi que ela gostou e eu também senti vontade de ler. Mesmo com essa vontade, entrei neste livro com baixas expectativas e com os pés no chão e ele me surpreendeu.
Pensei que o Green escreveria sobre assuntos recorrentes (que outros autores já fizeram) de uma forma rasa; e eu quebrei minha cara. Green escreve de assuntos não muito recorrentes e até sobre assuntos que eu não sabia; e os ensaios presentes neste livro são bem formulados, dá pra ver que o autor pesquisou bastante sobre estes assuntos e passa este tema para o leitor com uma escrita fácil, mas ao mesmo tempo com bastante informação. Além disso, ele coloca a "alma dele" neste livro. Ele cita situações que aconteceu na vida dele, a opinião e etc. E é isso que torna o livro tão divertido e ao mesmo tempo, leve.

"Essa é uma história humana. Durante uma crise, é humano não apenas culpar as pessoas marginalizadas, mas também matá-las"
Capítulo A Crise

"Acabou de me ocorrer que a tecnologia muitas vezes se gaba de resolver os problemas que ela mesma criou"
Nota de Rodapé

Obs: Se o título de A culpa das estrelas fosse F0d4-se o destino, eu leria fácil hahahaha

Renatinha 29/06/2023

Pensamentos, devaneios sobre a vida, acontecimentos pelos quais passou, assistiu, leu... Leitura gostosa e cheia de curiosidades. Meu primeiro livro do autor e acredito que não será o último.
Achei bem poucos capítulos chatos, talvez por não serem assuntos que me despertam curiosidade ou agradam, porém a grande maioria prendeu minha atenção. As histórias são contadas de modo leve e às vezes divertido, assim as páginas vão passando com facilidade.

ste0205 28/01/2022

O livro cumpre o que promete, acho que até superou minhas expectativas no quesito da profundidade dos debates acerca dos assuntos. Os temas podem parecer bobos, mas o autor faz uma reflexão que vai além de uma nota e além da nossa falta de percepção no Antropoceno, o que me fez querer pensar melhor nas coisas que me rodeiam, mesmo que pareçam bobas ou que tenham valor somente para mim.
Para "Antropoceno: notas sobre a vida na terra", eu dou três estrelas.

Thaina 03/08/2022

O livro mais diferente de John Green
Depois de ver o vídeo ?Coisas que mudaram o mundo - Bruno Miranda?, confesso que minhas expectativas para este livro estavam muito altas. E lamento dizer que não foram atendidas em todos os aspectos?
Devido ao livro ter muitos dados, foi uma leitura muito maçante e cansativa, mas ler capítulos como ?A atuação de Jerzy Dudek em 25 de maio de 2005? foi extremamente gratificante.
Com certeza o livro mais estranho e diferente do habitual de John Green, algo que também saiu muito da minha zona de conforto e talvez por isso não tenho atendido meus gostos literários. Mas como sempre uma escrita impecável e perfeita, digna do autor.

Théo 12/02/2022

Para Antropoceno, notas sobre a vida na terra, eu dou 4,5*
QUE EXPERIÊNCIA INCRÍVEL FOI LER ESSE LIVRO, eu não conhecia muito bem a personalidade do john green antes de ler; Já gostava muito do autor mas nunca parei pra pensar muito sobre QUEM ele era de verdade, sabe ?

Comecei a ler sem esperar NADA porque não sabia nem de quais assuntos o livro tratava, mas John entregou TUDO e um pouco mais!!
É muito legal fazer essa reflexão sobre o mundo que nos rodeia e como a humanidade é ao mesmo tempo tão poderosa e tão insignificante.
Além disso, consegui me conectar com assuntos que nunca nem imaginei, como por exemplo os jovens fazendeiros? simplesmente, LEIAM!! Cada ensaio tem seu brilho próprio e é definitivamente uma leitura para todos os gostos.

Karliane 18/02/2022

Fiquei bastante surpresa com esse livro.
Não sabia o que esperar da leitura, não fiz nenhuma pesquisa sobre o livro e cada coisa que ia descobrindo era uma surpresa.
Adoro a escrita do John Green.
Foi uma leitura que me trouxe para mais perto do autor, com diversas curiosidades e situações que nos fazem ver que ele é gente como a gente.

JP Bessa 19/02/2022

Há muito o que se identificar e refletir nesses escritos de John Green. Para mim, não é só um livro para se ler uma vez, mas dá vontade de revisitar cada um dos ensaios em diferentes momentos da vida. Acabo aqui a leitura, mas minha experiência continua ao ouvir as músicas e tantas outras obras citadas.

Para "Notas Para o Antropoceno", eu dou cinco estrelas.