Belo mundo, onde você está

Belo mundo, onde você está Sally Rooney

Resenhas - Belo mundo, onde você está

Rafaela 09/01/2022

Bom mas?
O início do livro te deixa tão animada mas depois de 200 páginas não faz mais nenhum sentido estar lendo. Terminei com a leitura bem arrastada esperava bem mais da sally rooney.

Duda.Queiroz 09/01/2022

Gosto muito de como a Sally constrói personagens reais, ao mesmo tempo que você se identifica com seus medos, angústias e desejos, você sente raiva por eles e suas atitudes. Gostei muito do livro, não me diverti mais do que pessoas normais mas foi uma boa leitura, em boa parte estava envolvida na história mas certas partes, principalmente dos e-mails, ficaram meio forçadas e até entediantes, gostei do tom intelectual e das discussões abordadas mas era ali que eu lembrava que eram personagens fictícios e perdia um pouco do interesse.

book_luiza 09/01/2022

Mais uma perfeição da Sally Rooney
# Eu amei muito esse livro, mas é a mesma coisa que pessoas normais, sei que muitos não irão gostar

# A escrita da Sally Rooney é muitoo diferente, sei que não agrada a todos
? as falas não tem nem travessão nem aspas, são misturadas no texto
? os capítulos são bem grandes, com parágrafos ENORMES (teve um parágrafo de 15 paginas, eu fiquei: ?)
? capítulos intercalados, em primeira e em terceira pessoa (em primeira pessoa são os e-mails que uma protagonista envia para outra)

# Mas uma coisa que eu amo muito na escrita dela é o fato de serem personagens reais, com vidas e problemas normais, é simplesmente incrível

# O fato de ter representatividade mas não ser focado nisso tbm é incrível (num é pq um livro é lgbt q o foco tem q ser esse sabe?!)

# No começo eu fiquei muito assim ? pros personagens, mas no final estava apaixonada por todos. Me identifiquei horrores com as duas protagonistas.

# O livro também têm inúmeras críticas e reflexões sociais, religiosas?

Vivii500 09/01/2022

Gostei
É uma leitura que nos remete a refletir sobre momentos da nossa vida. Os personagens são intensos em relação a sentimentos, amizades, amores... Recomendo a leitura desse livro.

Stefânea 09/01/2022

Levando essas mulheres para terapia em 3, 2, 1...
aquele em que eu decidi não ler mais sally rooney

minha experiência com essa autora começou em 2020, com seu primeiro livro publicado por aqui que teve um hype absurdo.

terminei pessoas normais achando que a autora foi irresponsável em alguns momentos e terapia resolveria o problema. infelizmente, os outros 2 livros que li dela, para mim, terminaram com o mesmo sabor.

belo mundo, onde você está conta um recorte da vida de alice e eileen, duas mulheres na casa dos 30, melhores amigas que, de um jeito ou de outro, estão insatisfeitas com suas vidinhas.

eu AMO a escrita de rooney, para mim ela é uma das grandes vozes da literatura contemporânea e está fazendo um trabalho excepcional levando a literatura irlandesa pelo mundo.

os personagens que ela cria são muito críveis e absurdamente reais em seus traumas, dores e reflexões. trazendo no texto muito sobre esgotamento mental, sexualidade e fragilidade nas relações afetivas.

porém, em todas as vezes que peguei seus livros saí decepcionada com o fim dado as suas mulheres. sally rooney tem um costume chato de colocá-las sempre como traumatizadas e submissas, necessitadas de aprovação e atenção.

nesse livro, tanto alice quanto eileen tem difíceis relações com os dois homens que completam o quadro de personagens e no final da história, parece que não fomos a lugar nenhum. os conflitos e crises são resolvidos de maneira superficial e sem aprofundamento.

mais uma vez me pergunto: essa é a resposta da autora para lidar com um trauma ou problema da sua vida, dedicá-la a outra pessoa?

a narrativa é elegante e me envolveu para caramba, um dos pontos positivos foi a forma genial como a tecnologia é inserida na história. e também há uma grande crítica à interferência dela nas relações humanas.

porém com discussões tão avançadas e atuais, acho fútil não ter uma real busca para acabar com os problemas na raiz. logo, para mim, tudo foi meio em vão.

sabe aquela frase: uma conversa teria evitado tudo?

nesse livro pode ser: uma terapia resolveria tudo.

?já não existe ambiente neutro. só a timeline.?

tessa.herondale 10/01/2022

Bom...
Eu não sei nem como explicar os livros da Sally Rooney, apenas sentir. E foram muitas emoções.
O livro é um romance em que conta a história de quatro pessoas: Alice, Felix, Eileen e Simon. Alice é uma personagem ansiosa e que se questiona frequentemente sobre sua vida e seu trabalho, depois de se mudar para uma pequena cidade na Irlanda, onde acaba conhecendo Felix pelo tinder. Já Eileen é uma personagem infeliz que mora em Dublin, onde está tentando superar o último término e acaba se envolvendo com Simon que se conhecem desde de sua infância. Alice e Eileen são melhores amigas e vivem trocando e-mails sobre o dia a dia, trabalho, e sobre suas relações complicadas. Juntos eles descobrem o processo da vida adulta e sobre amor, amizade e como a felicidade pode ser encontrada em pequenos momentos mesmo em um mundo em colapso.

Apesar da Alice ser uma personagem complicada, eu gostei dela, achei que o passado dela não foi tão explorado... Enquanto o relacionamento dela com o Felix eu odiei, principalmente o modo como ele a tratava. Já a Eileen e o Simon gostei dos dois... Amei a amizade das duas e do Simon com a Alice, os e-mails que elas trocavam pra mim foram tudo, enfim, teve algumas questões que me incomodaram... Mas gostei.

João 10/01/2022

Sally Rooney virou minha queridinha
É incrível como essa autora consegue deixar as histórias reais e originais. E fala de assunto tão importantes em simples diálogos, nesse livro, diferente de conversas entre amigos ela consegue adentrar mais em assuntos como capitalismo, fome no mundo, consumo de micro-plasticos, entre outros. Por fim, apesar de preferir conversas entre amigos, gostei bastante desse também. Personagens bem desenvolvidos e me vi em várias questões que ela coloca em pauta.

Sarah 10/01/2022

Esperava bem mais de você, Sally Rooney
Primeiramente, eu queria dizer que a Sally é uma das minhas escritoras preferidas. Desde que eu li “Pessoas Normais” em 2020, eu me apaixonei pela escrita dela. Eu pensei que ela nunca mais escreveria um livro, por isso fiquei super empolgada quando soube da publicação “Belo Mundo, onde você está”.
Eu até comprei o livro na pré-venda porque eu queria MUITO ler. E cara… que decepção. O estilo dela é brilhante como sempre, mas todo resto é (desculpa a sinceridade) um lixo. Praticamente não existe história, os personagens são planos, chatos e mesquinhos e existem muitas cenas de sexo absolutamente desnecessárias e horrorosas. Eu até diria que o livro também é irresponsável, porque romantiza comportamentos abusivos.
No mais, a história é uma grande enrolação de gente branca e rica reclamando que é privilegiada. Eu até acho que ele aborda temas importantes, como saúde mental, mas foi tão porcamente desenvolvido que era até melhor que não tivesse.
Acompanhamos duas melhores amigas, Alice e Eileen. Os capítulos se dividem entre as duas e os e-mails que elas trocam. Eu gostei da ideia dos e-mails, mas em certo ponto eu comecei a achar entediante porque parecia mais um ensaio do que um romance. Porém, os capítulos sobre a vida delas são ainda piores. As duas personagens têm uma personalidade quase idêntica e igualmente mal desenvolvida. Elas têm uma vida em que nada acontece, então elas só ficam se deprimindo por se sentirem pouco compreendidas no mundo. Eu até entendo que tivesse um ou dois capítulos sobre isso, mas essa é literalmente a história toda.
Ah, tem também o par romântico das duas. Vamos começar pelo pior. O Félix é um dos personagens mais NOJENTOS que eu já vi na minha vida e eu queria dar um chute nele toda vez que ele aparecia. Ele é desprezível e trata a Alice igual um lixo o livro todo. Eu esperei MUITO que isso se resolvesse no final, mas o que acontece é que ele é colocado como herói. Sério, me deixou com ódio porque foi irresponsável demais, era um relacionamento abusivo!!
Enfim, vamos para o segundo, o Simon, que é único personagem minimamente aturável da história. Mas mesmo ele eu não consegui gostar tanto. Eu sei que muita gente acha ele romântico, mas eu também acho todo o rolo dele meio bizarro, principalmente o fato de ele só sair com garotas muito mais novas. Também tem a cena de sexo entre ele e a Eileen que eles fingem ser “filha” e “pai”, que eu não vou nem comentar sobre (me deixou traumatizada pelo resto da vida).
Em resumo, o que esse livro me fez sentir foi: tédio e raiva. Tédio, porque não acontece nada. Raiva, porque o livro tinha TANTO potencial de ser brilhante, mas parece que a Sally foi preguiçosa demais pra desenvolver a história direito.

Bruna 11/01/2022

Belo Mundo, Onde Você Está
Acho incrível a forma como a Sally Rooney consegue criar personagens e relacionamentos tão reais.
Esses dias li que ela sabe como criar histórias que descrevem as pessoas nascidas nos anos 90 e acho que concordo com isso.
A experiência de ler esse livro foi maravilhosa, não conseguia largar a leitura por nada e mal vi o tempo passar. Me identifiquei muito com a Alice e a Eileen todos me irritaram e divertiram em certos momentos.
Simplesmente amei!

Foi uma experiência infinitamente melhor que ler Conversas Entre Amigos, mas não conseguiu superar Pessoas Normais (e acho difícil isso acontecer).

fernandacarla 11/01/2022

Então, livro bastante confuso. Não gostei muito mas tem algumas partes legal como, uma personagem fala sobre a estética atual e como tudo é feio e feito de plástico. Vi comentários falando que é um livro maduro que no decorrer do andar da carruagem a personagem sally fala abertamente sobre temas que englobam a sociedade como capitalismo, socialismo e conservadorismo.
Ainda não me decidi se gostei, se odiei não sei? enfim

gabibs 11/01/2022

bacana
gostei do livro mas não tanto quanto eu achei que ia gostar. eu amo de paixão conversas entre amigos e gosto muito de normal people também, então dos 3 eu achei esse o pior. (odiei que elas falaram da pandemia no final, não gosto de ser lembrada da vida real). mas fora isso, amei demais a eileen e a relação dela com o simon, e ela e a alice tem umas conversas bem legais. esperava mais, mas gostei

@agabriiella 11/01/2022

Entao...
Li esse livro dando uma chance pra autora por conta da #MLV2022.
Sigo nao curtindo esse livro por causa da escrita dele (achei que era um estilo presente somente em Pessoas Normais, mas, é coisa da autora mesmo escrever os diálogos daquele jeito.

august 14/01/2022

!!!
se você precisa de uma trama pra gostar de um livro, você vai odiar esse

eu gostei o quão realistico esse livro pareceu
e eu sou uma fã do jeito que a Sally Rooney escreve
esse foi o primeiro dela que eu li, e eu não acho que seja "perfeito" mas eu não posso dar menos que 5 estrelas porque acho que nunca paro de pensar nele

Natalia Sayuri 14/01/2022

Morno
Achei um livro meio confuso, com personagens problemáticos (e muitas vezes tóxicos mesmo). Não acontece muita coisa, é tudo mais ou menos no mesmo nível de emoção e você não tem muita vontade de saber mais sobre os personagens.
A única parte legal foi fazer comentários no livro porque sabia que a Juju ia ler depois.