Belo mundo, onde você está

Belo mundo, onde você está Sally Rooney

Resenhas - Belo mundo, onde você está

Natalia Sayuri 14/01/2022

Morno
Achei um livro meio confuso, com personagens problemáticos (e muitas vezes tóxicos mesmo). Não acontece muita coisa, é tudo mais ou menos no mesmo nível de emoção e você não tem muita vontade de saber mais sobre os personagens.
A única parte legal foi fazer comentários no livro porque sabia que a Juju ia ler depois.

jaquesant0s 15/01/2022

Intimista
Acho que esse é o livro mais intimista e pessoal da Sally, no começo foi muito difícil pra mim lidar com os personagens porque eles são complicados e pedantes e o que me manteve nessa leitura foi a escrita da autora mas com o tempo eu fui entendendo que eles são pessoas comuns com seus dramas e inseguranças buscando uma forma de se encaixar uns nas vidas dos outros e no mundo. Não é meu preferido dela mas no fim acabei gostando apesar de ter tido muita vontade de jogar o livro pela janela no início.

@emcadacapa 15/01/2022

Transformador!
Em ?Belo Mundo, Onde Você Está? vamos acompanhar 4 pessoas. Alice, que se mudou para um cidadezinha da Irlanda e acaba por conhecer o intrigante Felix através do Tinder. Eileen está tentando superar um termino e a falta da sua melhor amiga, Alice. Ela se vê voltando a flertar com Simon, alguém muito presente em sua vida desde criança.

?Eu estava cansada, era tarde, quase dormia no banco de trás do táxi quando me lembrei de um jeito esquisito que, aonde quer que eu vá, você está comigo, assim como ele, e, enquanto vocês dois viverem, para mim, o mundo será belo.?

Esse livro, eu recebi em parceria com a Companhia das Letras no ano passado, mas após ler algumas poucas resenhas preferi deixar ele para o inicio do ano, não me arrependo dessa decisão. A história de ?Belo Mundo, Onde Você Está? é poderosa, é brutal, é única de tal modo que vai mudar o leitor em algum grau. Mas, vamos do começo?

Enquanto seguimos as vidas de Alice e Felix, Eileen e Simon em separado, também temos diversas trocas de e-mail entre Alice e Eileen e são nessas trocas de mensagens que as grandes reflexões estão. Aqui Sally Rooney vai te fazer refletir sobre a vida, a religião, a politica, a sociedade, a literatura contemporânea e até sexualidade. É como se após cada pedacinho da história tivéssemos um grande debate sobre o que foi falado no anterior e o que vai ser abordado no próximo capitulo.

Esse livro me mudou, profundamente. Eu acredito que não vou conseguir olhar para a vida da mesma forma. Não vou conseguir ler e avaliar um livro da mesma forma. A escrita da autora é totalmente fácil de se relacionar, mas também é dura e cruel para a alma.

Aqui nós temos a vida sendo mostrada na sua forma mais aberta, é fácil se enxergar em diversos momentos.

duda 17/01/2022

eu amo a escrita da Sally e como ela consegue descrever tão bem as relações modernas, sempre me pego me identificando com um outro personagem ou com alguma situação. as reflexões desse livro sobre relacionamentos e sobre a vida em si nos fazem pensar junto com os personagens, as vezes concordando com eles e as vezes discordando, sally escreve pras pessoas que estão confusas mas esperançosas, pros que temem o futuro mas ainda sim os querem, sally escreve sobre amor e vida, saúde mental e política, uma das melhores escritoras da atualidade sem dúvida alguma.

marina510 18/01/2022

tanto pra dizer
Meu deus, que apertação de mente esse livro!!!!!1 eu comecei sem expectativas, queria uma outra experiência com a autora e gostei da sinopse, e de fato, comecei gostando do livro. As personagens femininas estavam bem escritas, as interações entre elas (mesmo que por email, como se a gente já tivesse mil aplicativos de mensagens disponíveis) eram interessantes de verdade e a Sally propõe discussões pertinentes sobre capitalismo, consumo, fama, amizade, relacionamentos amorosos, família, religião, beleza e etc. Então era interessante acompanhar as situações e as conversas, ainda que os personagens já se mostrassem desagradáveis (mas pessoas normais né, habilidades sociais diferentes, tudo bem).
Porém, chegou um momento que tudo se tornou cansativo e plano. As situações pareciam saídas daquele tumblr "história sem graça" (o que é a vida mesmo), ninguém conversava de verdade, só se alfinetavam e tudo ficava bem depois. Sinceramente, não acho que um livro tem que me passar grandes lições ou que tenha que problematizar todo e qualquer comportamento que seja passível disso, mas tudo tem limite, gente. Queria sacudir uma das protagonistas, mandar ela reagir, botar um cropped, sabe. Foi bem irritante mesmo, tinha uns momentos longos de conversas que não iam pra lugar nenhum, descrições poéticas do pôr do sol depois de interações estranhíssimas, acontecimentos planos, discussões repetidas e que pareciam servir só pra massagear o ego intelectual das personagens, além de muito desrespeito mútuo.
Apesar disso, acho que só não foi pra mim, talvez valha a experiência (depois de muito falar mal kkkkkk

bia 19/01/2022

Não tinha grandes expectativas, mas me impressionou
Li o livro porque vi algumas pessoas falando bem na internet. Gostei muito dos diálogos e reflexões nos e-mails entre as amigas.

Duda Mesquita 19/01/2022

Um romance sobre a vida
O livro conta a história dos encontros e desencontros de Alice, Eileen, Felix e Simon através dos anos. Comecei a ler despretensiosamente, mas me vi completamente envolvida pelos romances, reflexões, dúvidas e dramas dos quatro. É um romance, mas ao mesmo tempo, parece raso descrevê-lo dessa maneira, quando a principal riqueza do livro é experimentar intensamente a vida e os sentimentos dos personagens principais, sem idealizações, mas sem deixar de ser belo.

Obs. O livro tem gatilhos relacionados a transtornos mentais e suicídio

anpanjulia 19/01/2022

um livro que eu não gostei tanto, mas também gostei
confesso que os últimos 4 capítulos redimiram o livro na minha mente. eu estava achando ele meio sem propósito e até um pouco entediante, mas o final foi surpreendentemente bom e interessante. algumas questões poderiam ter sido melhor aprofundadas, mas no geral seguiu sua premissa de tratar de relações verídicas entre pessoas na casa dos 20 e poucos anos - seus arrependimentos, suas dúvidas, suas incertezas a respeito do futuro e de suas decisões, inclusive incluindo o contexto atual em que vivemos com a pandemia. as personalidades dos personagens muito próximas da realidade e é impossível não se identificar com pelo menos um aspecto de cada um deles - por vezes fazendo com que julguemos suas atitudes antes de nos darmos conta de que reagiriamos de forma estupidamente similar. opiniões sem importância: apesar da personalidade enervante do felix em muitos momentos do livro, a relação dele com a alice fez com que eu visse minhas próprias relações em diversos momentos e o final foi a redenção desse casal. eileen e simon, sou incapaz de opinar, pois completamente o oposto da forma como levo minha própria vida. sei lá, a gente lê buscando se encontrar, até certo ponto, não posso negar.

F . 20/01/2022

Hum?
Belo mundo, onde você está? Eu não sei. Mas, definitivamente, não nas páginas desse livro. E, eu gosto dessa ironia. Talvez, tenha achado o livro apenas tolerável por ele desnudar a crueza e vazio dos nossos tempos: de acontecimentos, atitudes e fatos.

Joy 20/01/2022

Não cura coração partido...
...mas da vontade de viver um romancinho.

Não tem um defeito sequer esse livro e para mim o ponto alto são os e-mails trocados entre a Eileen e a Alice. Perfeito sem defeitos, quero esquecer para poder ler de novo.

Sinceramente eu leria a lista de compras da Sally e ainda iria aclamar.

Augusto Stürmer Caye 20/01/2022

Sem propósito e entediante
O livro busca descrever um romance quadrangular entre 04 jovens problemáticos que lidam com o dilema de se dedicar a amizades, sexo e seus próprios problemas em contraposição aos problemas dos outros e aos do mundo. Dito isso, o livro é muito entediante e com várias cenas e diálogos sem propósito, comportamentos abusivos romantizados, e pecando muito em uma falta de linearidade que fizesse sentido. Pessoas Normais tem uma temática similar que é muito melhor feito.

Dito isso, a escrita não ajuda. A autora fez parágrafos com 05 (!) páginas. 05 páginas, cara. Quem ela acha que é, Fiodor Dostoiévski?

Livro ruim, remei para terminar. Não recomendo.

annasouzx 21/01/2022

nem todo mundo gosta
é um livro sem plot algum, fala sobre a vida e foca mais no assunto que são retratados nele, como por exemplo a sexualidade, falha de comunicação, desavenças, amor próprio e as neuras que tem no cotidiano. inclusive, belo mundo, onde você está? no livro a explicação da eileen deixa bem claro que o livro é sobre como aproveitamos a vida e as pessoas em nossa volta, coisa que aprendemos a valorizar principalmente na pandemia (e que a sally ressalta no final do livro). pra mim, é um livro genial porque que a autora nos faz refletir sobre certos aspectos da vida, mostrando que é normal errar (por isso não é pra todo mundo, os personagens não são perfeitos, lide com isso)
e eu assumo que me fez e vai me fazer ter varias crises existenciais depois de eu ter me identificado TANTO com a eileen em todas as partes do livro sem exceções e me pegar criticando a mesma e reparando que talvez eu estivesse me criticando. eu gostei da parte que a sally colocou várias opiniões dela no livro INCLUSIVE as reflexões sobre Deus, que é uma das pautas que é mais mencionadas pelas protagonistas já que faz parte do início da existência e elas estão tentando entender a razão dela.

manu(ela) 22/01/2022

meh
sinceramente, até as últimas 50 páginas, achei o livro um saco. mas depois da parte final acho que entendi melhor a vibe dele. não tem enredo nenhum, mas ao mesmo tempo ele aborda diversos assuntos interessantes, e entre eles destaco a amizade. até que valeu a leitura