A Outra Garota Negra

A Outra Garota Negra Zakiya Dalila Harris

Resenhas - A Outra Garota Negra

livrosdaday 03/01/2024

A Wagner é perigosa. Seu tempo está acabando.
Quando li a sinopse desse livro na Amazon, logo pensei: "Uau! Um assassino no meio do mercado editorial ameaçando a protagonista", mas a história é completamente diferente.

Nesse livro, vamos acompanhar a história de Nella, a única mulher negra que trabalha na Wagner Books, uma editora de livros. Quando Hazel, outra mulher negra, é contratada, Nella entra em êxtase e pensa que finalmente terá uma aliada no trabalho e uma pessoa que possa ajudá-la a mudar o cenário da Wagner. Quando rapidamente Hazel conquista todos da editora, Nella pensa que os dois anos trabalhados foram em vão, uma garota nova simplesmente chegou e roubou seu lugar. Quando bilhetes ameaçadores começam a chegar em sua mesa, Hazel, de aliada, vira suspeita.

Esse livro tinha potencial para se tornar um dos meus favoritos. Me prendeu muito, tinha vezes que lia 50-80 páginas e não via a hora passar, de tão conectada estava com a trama. Porém, teve pontos cruciais que a autora deixou a desejar. Por exemplo: quem fundou a OGNs? Quem descobriu os efeitos? Do que é feito? Pontos importantes da história que não são explicados. O que aconteceu com a Nella? A Kendra? Por que a Diana começou aquilo? O fato da autora não focar no ponto chave fez uma ideia incrível virar um livro ruim. A Hazel? Como foi o processo dela? Você simplesmente não tem respostas. Personagens complexos ficam rasos e superficiais.

Além da má execução da história, os capítulos são grandes, o que atrapalha a leitura, foram tantas páginas de cenas passadas que não agregaram em nada.
Gostaria que a autora lançasse um spin-off explicando melhor algumas coisinhas.

Uma menção especial para a capa do clube intrínsecos que é lindíssima!

???

Valdeci.Antonio 28/12/2023

Um livro repleto de suspense que te prende na leitura até o final. Tendo como tema central a questão étnica racial e as dificuldade das mulheres negras em alcançar posições sociais mais valorizadas, mesmo quando possui formações adequadas para as áreas onde atuam.

Jana 28/12/2023

Bom, mas uma escolha no final deixa a desejar
O livro traz reflexões muito boas sobre o que é ser a única mulher negra em uma empresa e indústria dominada por brancos. Sobre a sensação de que não importa o quanto você se esforce, a sua cor não irá permitir sua ascensão. Sobre como, muitas vezes, os negros se sentem em um ambiente de pouca diversidade: como um animal exótico, como se fosse "o negro que é diferente e não como os outros". A inclusão de outra personagem negra deixou tudo isso ainda mais interessante. Afinal, em todo meio corporativo há aqueles que fazem um bom trabalho e aqueles que "jogam o jogo". A história segue uma boa linha de pensamento até aí e a leitura é bem envolvente. Também há discussões sobre o quanto a personagem deve ou não engajar e falar sobre assuntos que afetam a comunidade negra. No entanto, achei que existe um adereço fantasioso desnecessário para a trama. Não sei se é por conta da diferença cultural em relação aos Estados Unidos, afinal, o cabelo afro lá, assim como o racismo, são tratados e vistos de forma diferente do que aqui no Brasil. Mas, achei que infelizmente esse adereço fantasioso foi completamente jogado as pressas para que a história tivesse um fim. O que volto a dizer, que não acho que havia necessidade. A personagem ambiciosa não precisava de um motivo sobrenatural para querer ser a única. Podia ter explorado a rivalidade feminina, que também é algo presente no mundo empresarial.

É uma sensação frustrante, mas o livro no geral é bom. Vale a pena a leitura.

Mararamos 27/12/2023

Não me surpreendi
Demorei para me concertar com o livro, com as personagens, esperava mais, não foi decepção mas não foi amor

Deaolive 27/12/2023

Leitura muito arrastada. Livro extremamente cansativo, sem desenvolvimento dos personagens e com um final miserável, ou melhor dizendo, praticamente sem final. Parece que a autora demorou tanto na narrativa e quando chegou na finalização de perdeu e terminou de qualquer jeito.

Hellen Prigol 16/12/2023

Esperava mais
O livro é bem organizado e tem uma boa escrita. Porém, demorei meses para terminar de lê-lo, muito arrastado, demora muito para finalmente as coisas acontecerem. Foi me empolgar na leitura nas últimas 100 páginas, acho que o ápice poderia ser na metade do livro e não no seu fim.

SoyPaolla 14/12/2023

Eu gostei do livro, acho que o momento que estou passando no trabalho que tá bem cansativo tornou o livro mais enfadonho no finalzinho quando tudo estava ficando mais emocionante, mas por fim eu gostei, não é dos melhores livros, mas é um bom livro, vou assistir a série para ter uma outra perspectiva também.

Indira7 13/12/2023

Mais ou menos
Esperava mais do desenvolvimento da história, a leitura também é um pouco cansativa. Achei que o ápice da história demorou pra acontecer e merecia um destaque maior na história. De toda forma, o livro é ótimo para passar o tempo.

Pires 05/12/2023

Aiai
Ruim, ruim, ruim e ruim. Que livro ruim que é esse que eu li gente
Esperava bem mais pelo o que a sinopse promete, me decepcionei bastante. Parecido com Corra só que a cópia bem barata.
Esse plot dá pra sacar desde as primeiras páginas e nem é um plot de vdd. Não desenvolve os personagens, só joga eles na sua cara. Não gostei

Meiosangue0020 29/11/2023

Poderia melhorar
Achei a proposta do livro super cativante e deve funcionar como filme/ série mas nesse caso especial não funcionou

A maior parte do tempo o livro é bem lento com vários detalhes e referências Américas

O final do livro teve um pouco de ação mas já estava cansativo pelo longo discurso do resto do livro

Aprendi com esse livro a não deixar ninguém tocar na minha cabeça e não usar cosméticos sem rótulos.

Senti falta de algumas explicações no final

morgsoo_velour 29/11/2023

Leitura envolvente, mas e aí?
Tinha tudo para ser um 4 estrelas, não fosse pelo final. Eu realmente pude desfrutar de uma boa leitura com a escrita confortável da autora, a ambientação, os diálogos bem realistas e descontraídos? mas não deixei de me sentir ?desconectada? com a obra em alguns momentos e ouso de dizer que até meio perdida, porém depois de um tempo consegui me situar e ter uma boa noção de tempo, espaço e personagens (acho que poderiam ser introduzidos de modo mais expresso). Senti a tensão, o suspense, a desconfiança e a ansiedade no momento exato que deveriam ser sentidos e isso é muito positivo.

Quanto as expectativas, fui surpreendida pois esperava muita militância e felizmente não recebi nada exagerado, repetitivo e ainda assim vazio, gosto de histórias negras que não se tratam >>APENAS

Oluwa 24/11/2023

O livro tem ótimas representatividades e narrativas muito boas, porém o final não fez muito sentido pra mim.

pipocareads 22/11/2023

LIVRO BOM COM UM FINAL QUE DEIXOU A DESEJAR
Não estou no local de fala para poder mencionar todas as reflexões que esse livro trouxe, mas de algum modo sinto como se ele tivesse falado de coisas que eu penso que pessoas negras pensem e se preocupem, como toda a questão de Nella não se achar "negra o suficiente" dentre outros pontos.
Eu sei que o final é mais uma alegoria sobre depois de tanto lutar haver um esgotamento de sua força e a sua conformação com a sociedade que espera algo determinado de negros que se colocam em determinadas posições, sem carregar a dor e a responsabilidade pela carga até mesmo hereditária e consciência racial, mais do que sobre uma pomada hipnotizadora...
Mas assim, pra que esse plot da pomada então? Tem algum significado maior q não peguei? Alguma importância simbólica no objeto em si? (e eu entendo o que significam os cremes para os cabelos afros, pois eu tenho cabelo cacheado e também dependo de produto de cabelo pra viver, mas sei lá, ficou meio... raso?)
Mas enfim, peço perdão se estiver ofendendo alguém.
O livro veio numa crescente boa e me prendeu ate seus 70% mas a resolução de problemas foi apressada, não entendi muito bem o que afinal aconteceu com a resistência e como que lidaram com Shani (mandaram ela de arrasta pra cima?). Tudo isso não me deixou dar uma nota maior. Mas tinha muito potencial de ser um livro ótimo, o que tornou ele ruim foi justamente em prometer tudo com a conspiração e não entregar. E isso me deixou frustrada, pois estava bem envolvida na história.