A Outra Garota Negra

A Outra Garota Negra Zakiya Dalila Harris

Resenhas - A Outra Garota Negra

Dani 05/02/2024

Suspense + questões raciais
Esse livro foi um presente! Não estava na minha lista de leituras e fui ler sem muitas expectativas. Quando a gente vê a nota dele no skoob as expectativas diminuem mais ainda, mas indo contra o esperado eu amei!!! Devorei cada página é fiquei muito intrigada com toda a trama. Gostei muito do fato de se passar em um ambiente editorial, uma vibe meio filme americano só que recheado de referências negras. O final realmente deixa um pouco a desejar, acredito que se construiu uma atmosfera tão impecável e o desfecho acabou sendo simples demais. Mas o mais importante da história é a narrativa cativante e o trabalho impecável da autora em retratar os dilemas passados por pessoas, principalmente mulheres negras, no mercado editorial americano.
Vale a pena dar uma chance para esse livro ?? ?

Veronica PT 05/02/2024

Flopou
O livro começa muito bem e aborda assuntos muito importantes, mas ele se perde na segunda metade e se encerra muito mal.

Milena.Machado 31/01/2024

Esperava mais
Esse livro tinha tanto potencial para ser incrível, mas acho que a história se perdeu no meio do caminho, os verdades vilões ficaram nas sombras e virou briga de minoria vs minoria.

Thamires 29/01/2024

Decepcionada
O livro aborda muitas questões importantes que valem a pena refletir e discutir. O suspense é pouco envolvente e achei arrastado. Apesar das críticas super positivas, não esperava um final surpreendente, mas pelo menos coerente, porém fui decepcionada. Próxima deixar claro que se tratava de uma ficção científica, o livro não trás elementos suficientes para má convencer.

Paolla.Temponni 28/01/2024

A Outra Garota Negra é realmente mais uma ficção literária sombria e lenta que nos traz uma história oportuna e necessária de cautela, enquanto fala sobre temas de privilégio branco e preconceito racial.
O final me deixou um pouco decepcionada mas depois fiquei com uma grande reflexão na mente ! A necessidade do final !

Maeli.Souza 25/01/2024

O que foi esse final? ?
A sinopse do livro me deixou muito instigada e nos primeiros capítulos a narrativa foi interessante, acompanhar o cotidiano de Nella em um ambiente tão embranquecido trouxe diversas questões.
A parte I e II me prendeu, fiz várias marcações, refleti e me identifiquei em vários pontos. Entretanto a parte III trouxe um pouco de suspense mas o final foi confuso, talvez pudesse ter sido elaborado de outra maneira.
De modo geral, gostei muito do livro e particularmente das discussões raciais e com recorte de gênero.

isa.dantas 23/01/2024

Achei o começo da leitura bem arrastada. O ritmo mais lento pode ser pelo fato de que grande parte dos capítulos represente um único dia, mas conforme a história avança, fui me interessando pelo desenvolvimento dos personagens. O livro foi por um caminho que não esperava, mas gostei, achei interessante.

Nilda.Maciell 15/01/2024

Ainda que seja uma sátira
Criei muita expectativa sobre essa leitura, pela sinopse e até mesmo a capa, que achei super! Apesar de abordar pontos importante na causa racial, não foi o melhor do gênero.
Ainda assim a uns pontos positivos que consigo enumerar:
A escrita é muito boa;
Relação das personagens negras com seu cabelo, que passa pela histórias da resistência , o podre, aceitação, auto estima, etc;
Os desafios da construção do seu lugar de respeito, reconhecimento e valorização no espaço de trabalho por Nella;
A reflexão sobre profundidade no controle no jogo que o sistema exercer sobre a minoria que acaba cedendo (as vezes até involuntariamente) para não perde seu "lugar ao sol".

Ainda que tudo seja uma grande sátira da autora(que me fez até entender, o suspense fantasioso do papel do cosmético).
Os pontos negativos se sobressaíram para mim, a ideia da história no geral é muito boa, construção da história poderia ser melhor. Nella como protagonista achei muito fraca, não porquê no final ela sede ao sistema, mas porque faltou um vigor mesmo na personagem, uma característica marcante. A narrativa faz tanta volta ao passado, para lembrar disso ou daquilo na vida dela, que fica parecendo que algum momento presente, vai despertar, essa característica de que ela é, que ela é a resistência, ou outra coisa, mas não. Na verdade (ao meu ver) ela não cede, mas já faz parte do próprio sistema, o " confroto" dela com Hazel, nem é pra ir de contra, pois toda as vezes que ela tem a oportunidade de lutar por algo, ela fica esperando as coisas acontecerem, ela não vai a luta, ainda que ela tenha uma amiga disposta ajudar ela, as vezes parece que Malayka é mais protagonista na luta que ela, ainda que de maneira mais afoita, Mal quer que haja um "conforto" pela causa e valores que acredita.
Nella sempre diz que Hazel está um passo frente dela, mas é como se ele estivesse estagnada, esperando as coisas acontecerem apenas. Outras questões negativas pra mim foram as descontinuação de personagem, o livro retrata o dia dia da editora Wagner, impossível seria falar de poucas pessoas, mas aqueles que mereciam um espaço a mais para os leitores entende de fato quem eram, como entraram em toda essa jogada , que fim tiveram, ficou a desejar.
Gostaria de saber como ficou Malayka no final do livro.
Acho que Owin também merecida uma exploração mais de seu personagem, da relação com Nella. Ele provavelmente nunca entenderia de fato como Nella se sentia, mas tive a impressão que ele era alguém que como Malayka gostaria de está lá pra ela, ela as vezes parecia tão insatisfeita por não namora um negro, e isso gerava a não confiança em parte.

Fiquei na expectativa que poderia ter uma sequência, mas um segundo livro não me faria gostar mais desse.

Liny 14/01/2024

Muito raso
O livro promete um suspense e entrega decepção. Com personagens que não são trabalhados e protagonista um pouco chata, o livro acaba se tornando cansativo.

A autora entrega uma narrativa e suspense rasos e com muitos furos. Muita coisa sem explicar direito e plots que acabaram esquecidos.

Apesar dos críticas raciais, tem coisas que me deram a impressão de que ela colocou no livro só pra causar impacto, e n causou, foi raso tbm.

Me irritou a obsessão da Nella por ter no namorado branco, se não quer um namorado branco termina ué, chatisseee

Não gostei do livro e fiquei com raiva

Sayane.Reis 13/01/2024

Tinha tudo para ser bom
Eu estava com muita espectativa nessa leitura,li a sinopse e gostei ,e gostei da capa também,mas no decorrer da leitura vi que não era nada do que eu esperava, leitura chata no começo ,depois fica muito arrastada ,a melhor parte foi depois do meio do livro,que teve um suspense ,depois um emaranhado de informações sem sentido e fantasioso,e um final previsível.
Não recomendo ..

Mariana 13/01/2024

Gente, que loucura. Tava louca pra ler e quando saiu a adaptação só me empolguei mais ainda.

São óbvias as alterações, mas super funcionaram, e o final aberto nas duas narrativas me faz querer mais. Apesar de ter um climas bem sinistro e sombrio, essa leitura é uma puta crítica a como nós, mulheres negras nos portamos e precisamos de uma validação da galera branca (principalmente nesse espaço de concorrência do mercado de trabalho), e como essa lavagem cerebral trabalhada na trama nos deixa ?another brick on the wall?. A proposta da Hazel nem faz sentido, é só mais um ?sorria e acene? pros brancos pra eles continuarem cagando na gente.

Meu Deus, estou em crise e tenho mais dúvidas do que certezas. Simplesmente incrível.

site: https://thefeministpatronum.com/2024/01/24/analise-filme-e-serie-a-outra-garota-negra/

Tóri 12/01/2024

Tinha tudo pra ser incrível, mas foi o oposto!
Um livro totalmente frustrante. O começo foi super enrolado, a história foi ficando jogada conforme avançava e o final te deixa com 500 perguntas que não foram respondidas. Sinto que a autora tinha tudo para fazer um livro incrível, com uma temática f*da e uma representatividade pft, mas ela amassou tudo isso e jogou no lixo.

O plot do final (que nem pode ser chamado de plot pq todo mundo já esperava) foi super mal abordado, simplesmente jogaram a informação na sua cara, faltando umas 30 paginas pra acabar, e depois continuaram como se nada tivesse acontecido. Juro que durante aquela conversa entre a Hazel e a Nella, no final, eu tive vontade de jogar meu livro pela janela e fingir que ele nunca existiu.

Simplesmente frustrante do começo ao fim e que eu, infelizmente, não recomendo para ninguém ?

Mari 05/01/2024

Infelizmente, é ruim.
Não sei o que eu esperava do livro, porque não tinha lido a sinopse e confundi com um outro filme que tem temática negritude/racismo.

O prólogo é super interessante e me chamou muito a atenção pra história, mas logo no capítulo 1 percebi que a história não seguiria esse formato e com essas personagens e não acho que autora soube trazer a história de maneira clara, envolvente e interessante.

Eu, pelo menos, achei a história toda enrolada, arrastada, parecia que eu estava escutando tudo atrás da porta e perdendo todos os detalhes necessários pra entender o livro, os personagens (são muitos!!!!) nem um pouco interessantes, não parecem ter personalidade, não senti um pingo de algo com os personagens legais.

A história toda é arrastada, porque a autora deixa o plot twist lá pras 20 últimas paginas e eu já nem tinha mais ânimo pra ficar chocada com o que aconteceu. Muito rápido e tão mal resolvido que eu pensei "é isso????? A Nella passou por louca pra esse ser o final????".

As personagens secundárias não adicionam em nada, porque o papel delas no livro é esse, ficar escondidas e não passar NENHUMA informação para o leitor. ODEIO ISSO!

O epílogo???? Melhor nem ter....