A Outra Garota Negra

A Outra Garota Negra Zakiya Dalila Harris

Resenhas - A Outra Garota Negra

ceci.maggi 27/02/2024

A proposta do livro é muito boa e tinha muito potencial, porém, achei que a autora se perdeu no desenvolvimento e enrolou demais ao longo da história, com muitas partes desnecessárias e cansativas de se ler. Senti que o final foi corrido e mal desenvolvido, até um pouco sem sentido. Os personagens surgiam no meio da história de forma rasa e confusa, e o suspense não chega a prender o leitor. As questões raciais poderiam também ter sido abordadas de forma muito mais profunda.

Talitasda 26/02/2024

Legal
Achei bem longo, o final foi chegar a ter uma reviravolta muito ? não sei achei meio mal desenvolvido, o que deu dos personagens secundários?

enfim é isso né

mas trata de temas importantes pro debate americano de raça

AleBertulino 22/02/2024

A OUTRA GAROTA NEGRA
Quando você vai ler as resenhas ou críticas desse livro, o que se espera é uma leitura bem difícil e chata. Surpreendentemente, a obra oferece um enredo envolvente, com um roteiro cativante que evoca sentimentos de dúvida, medo e curiosidade. Nella retrata a árdua realidade das mulheres negras em busca de aceitação em um mundo predominantemente branco, destacando os sacrifícios enfrentados para se integrarem em uma sociedade que muitas vezes exige a renúncia de sua identidade cultural. O livro aborda de maneira impactante como o racismo pode corroer sutilmente, moldando comportamentos e modos de vida para se adequar às normas impostas.

Evilly 21/02/2024

Expectativas frustradas
Eu esperava muito desse livro, a premissa era ótima a história tinha um grande potencial, mas autora rodou muito na hora de escrever o desenvolvimento que na conclusão eu me perdi. Faltou algo mais nele, algo que ela n conseguiu chegar nem perto. Não é um livro ruim, mas podia ter sido bem melhor.

Scaldini 20/02/2024

Ela cometera o pior dos pecados ao tentar ser ela msma:negra
O livro é uma grande metáfora, o creme de cabelo na real é o sistema.

Acho que a nota ruim do livro aqui no app é pelo simples fato de que a autora critica a branquitude o tempo todo e isso incomoda (as pessoas brancas)

Apesar de abordar uma temática racial e o livro trazer assuntos fortes ele não é pesado, a escrita é leve e fluida (confesso que poderia ser um pouco mais emocionante com alguns acontecimentos mais marcantes)

Sobre o final: eu gostei por ser surpreende e ser algo que eu jamais imaginaria, porém, deixou algumas pontas soltas (oq a amiga de Nella achou da mudança de comportamento? Ela sabia de tudo não é possível que não desconfiou, e o namorado?? Não entendi como a garota foi sequestra e depois tava de boa na editora vou até reler essa parte pra ver se perdi algo e a amiga da Kendra Rae, a que deu a ideia do creme)

Mas em resumo, eu gostei, acho que a nota baixa é por falta de entendimento e por puro racismo (quem diria que a autora estava certa ao afirmar que o mercado editorial é racista ??)

Thayanne24 15/02/2024

????
A outra garota negra tinha tudo pra ser muito bom pois tem uma temática interessante porém, o suspense é bem +/- e não prende o leitor. Apesar de abordar a temática racial, não aprofunda da maneira que poderia.

A maioria dos personagens do livro não tiveram seu arco finalizado além de serem pouco desenvolvidos, muitos foram jogados e ficou meio who????

De modo geral não foi uma leitura que fez sentido pra mim.

@mulheres.e.literatura 14/02/2024

Realidade ou ficção?
Em 'A outra garota negra' a protagonista Nella é uma jovem adulta que trabalha como assistente em uma famosa editora de livros. Ela é a única pessoa negra no trabalho, e está cansada disso. Um dia, para sua enorme surpresa, uma nova assistente é contratada, Hazel, também uma jovem adulta negra, tal como Nella. Porém, o que parecia ser a realização dos seus sonhos de ter finalmente um apoio em um espaço repleto de pessoas brancas alienadas, tem como desdobramento uma série de situações ruins, constrangedoras e até mesmo perigosas.
Hazel é simpática com todas as pessoas, ela é tranquila, legal, organizada, ela tem paciência com as microagressões praticadas por seus colegas brancos. Em pouquíssimos meses, ela avança no seu cargo muito mais que Nella, que já está lá há mais de 2 anos. Em contrapartida, Nella começa a receber bilhetes estranhos que a ameaçam (?), que falam para que ela saia deste trabalho.
Tudo isso acontecendo ao mesmo tempo faz com que nossa protagonista entre em uma espiral de medo, paranoia e desespero. Enquanto teme perder seu emprego, precisa lidar com seus conflitos com Hazel, que ao mesmo tempo em que é acolhedora e divertida com a colega, toma atitudes que a prejudicam no trabalho. Além disso, Nella também tenta descobrir quem é a pessoa responsável pelos bilhetes anônimos, enquanto revisita muitos momentos passados da sua vida. Em paralelo a história também nos apresenta outras personagens, como Kendra Rae e Diana (a versão prévia, digamos assim, da dupla Nella-Hazel) e Shani. Ao longo de todo o livro me perguntei, afinal, o que estava acontecendo com estas personagens, e qual a relação entre elas.
Para evitar dar spoilers, omito a reviravolta meio ficção científica que a obra tem como desfecho, mas falo um pouco sobre o que ela pode simbolizar: as maneiras como pessoas negras lidam com todas as formas de violênc1a racial as quais estão expostas diariamente. O quanto é simplesmente tão cansativo, até mesmo adoecedor, e como algumas preferem buscar maneiras de ficarem um pouco "anestesiadas" para conseguirem sobreviver e prosperar, por sentirem que não há outra forma possível de conseguirem ocupar lugares de liderança, conseguirem chegar a um cargo de sucesso, para quem sabe, transformarem alguma coisa (ou não...).
Apesar de os personagens brancos serem meros coadjuvantes na trama, eles se fazem presentes ao fundo da história, manipulando e se articulando para que consigam manter seus privilégios.
Poderia dizer que este livro é uma ficção científica, uma distopia, mas na verdade, ela reflete tanto da nossa realidade, que qualquer semelhança não é mera coincidência.

site: https://www.instagram.com/mulheres.e.literatura/

Ingrid976 11/02/2024

A outra garota negra
O livro tem uma boa narrativa, aborda assuntos relevantes para a atualidade porém retratasse os personagens de forma rasa, em certo ponto até um pouco confuso. Mas no geral eu gostei dele, é sempre bom conhecer outros autores.

Fernando1355 11/02/2024

Nella e Hazel
O livro tem uma temática interessante, contudo não consegue prender o leitor no suspense e não explora os pontos fortes do racismo e outros pontos que o livro cita.

Dafny2 10/02/2024

Fraco
De modo geral achei a história fraca, personagens fracos e plot meio fora da realidade. Faltou um envolvimento necessário com os personagens, e aquela história de amaciada não achei crível.

C4nteiros 09/02/2024

O apêndice ficcional de Cida Bento
Durante a leitura desse livro, me veio mente um diálogo do livro "Sula", da Tonni Morisson:
"- Eu sei o que toda mulher de cor deste país está fazendo.
- O que?
- Morrendo que nem eu."

Ouso dizer que, se o livro "Pacto da branquitude", de Cida Bento precisasse de uma trama ficcional para as telas do cinema, seria esse livro.
Eu tô em choque, não consigo pensar em uma resenha digna. Mas, meu Deus! Que livro incrível!!

Clarysse1 05/02/2024

Trama confusa, superficial e pouco convincente
É um livro que se propõe a ser um thriller psicológico sobre as tensões raciais e de gênero no mercado editorial americano, mas que acaba se perdendo em uma trama confusa, superficial e pouco convincente. A autora, Zakiya Dalila Harris, que trabalhou como editora assistente em uma grande editora, se inspirou em sua própria experiência para criar a protagonista Nella Rogers, uma jovem negra que se sente isolada e desvalorizada em seu ambiente de trabalho, dominado por pessoas brancas e privilegiadas. A chegada de Hazel McCall, outra garota negra contratada pela editora, parece ser uma oportunidade de amizade e apoio para Nella, mas logo se revela uma ameaça à sua carreira e à sua sanidade.

O livro tem uma premissa interessante e promissora, mas falha em desenvolvê-la de forma satisfatória. A narrativa é arrastada, cheia de diálogos banais e descrições desnecessárias, que não contribuem para o avanço da história ou para a construção dos personagens. O ritmo é irregular, alternando entre momentos tediosos e momentos acelerados, sem criar uma atmosfera de suspense ou de surpresa. O desfecho é decepcionante, deixando várias pontas soltas e sem explicar adequadamente as motivações e as ações dos personagens envolvidos na trama.

Além disso, o livro não consegue explorar com profundidade e complexidade os temas que propõe, como o racismo, o machismo, o tokenismo, a manipulação e a ambição. A autora recorre a clichês, estereótipos e simplificações, que acabam reforçando os preconceitos que ela pretende criticar. Os personagens são rasos, unidimensionais e pouco carismáticos, sem despertar a empatia ou a curiosidade do leitor. A protagonista Nella é insegura, passiva e ingênua, sem demonstrar nenhuma evolução ou aprendizado ao longo da história. A antagonista Hazel é ambígua, dissimulada e maliciosa, sem revelar nenhuma nuance ou contradição em sua personalidade. Os personagens secundários são meros coadjuvantes, sem função ou relevância para a trama.

Em suma, A outra garota negra é um livro que decepciona tanto como um thriller quanto como uma crítica social, pois não consegue criar uma história envolvente, original e significativa, que faça jus à sua proposta e ao seu potencial. Por isso, eu dou uma nota de 1.5 de 5 estrelas para este livro, que considero uma leitura dispensável e frustrante.

meu tempo de leitura: 9 dias
C4nteiros 09/02/2024minha estante
Aposto que você é branca