O Homem que Morreu Duas Vezes

O Homem que Morreu Duas Vezes Richard Osman

Resenhas - O Homem Que Morreu Duas Vezes

Gustavo.Marigo 28/11/2022

Um novo mistério.
O clube de crimes das quintas-feiras ataca novamente. Os melhores detetives, espiões, enfermeiros, mecânicos, psiquiatras, você encontra nesse grupo prontos para solucionar tudo o que aparecer em suas mãos.

Larissa 25/11/2022

O nome do livro não é lá essas coisas!! Mas o enredo é bem legal, leve e interessante! E o final surpreendente!!

Juliana 14/11/2022

resenha publicada no instagram @viagensentrelinhas
Na segunda aventura dos velhinhos do Clube do Crime das Quintas Feiras, Elisabeth recebe a visita de alguém do passado pedindo ajuda. Mortes suspeitas, máfia, tráfico e diamantes são alguns elementos que eles irão enfrentar.
Divertido e fluído resume esse segundo livro, os quatro personagens principais são mais desenvolvidos e me conquistaram de vez. O primeiro livro eu não tinha achado tudo isso mas esse eu achei imensamente melhor.
O final talvez algumas pessoas vão adivinhar mas pra mim foi uma surpresa. Amei também entender o título do livro, foi uma sacada genial do autor. Posso dizer agora oficialmente que sou fã desses quatro velhinhos metidos 🤣
Quem gosta de livros envolvendo assassinatos e mistérios e procura uma opção mais leve, vai se divertir muito com essa galerinha.
Agora já me encontro ansiosa para o terceiro livro que vai ser lançado em breve.

Gabriela.Sinegalia 12/11/2022

Esse quarteto de idosos adoram uma aventura.
No começo achei que seria uma história básica de um assassinato, mas as histórias se entrelaçam e o final surpreende.

Duda 03/11/2022

Nunca duvidei
Sou suspeita pra falar, porque esses personagens são incríveis. Acho muito magnífico como o autor consegue criar personagens tao únicos e com uma personalidade tão única. Dessa vez o autor dos crimes foi coeso com a história, mas tirei meia estrela por ser meio arrastado em algumas partes. Enfim, maravilhoso

Claudia.Maia 02/11/2022

Agora é esperar pelo proximo
Uma leitura extremamente agradável, não dá vontade de parar de ler, a cada página vc se encanta mais por esses "investigadores" da melhor idade. Penso em chegar na idade deles com toda essa disposição, kkkk.

Ju Rocha 31/10/2022

Mais um livro do Clube do Crime das quintas-feiras.
Amei.
Toda a história se desenvolveu muito bem. Os personagens são tão cativantes quanto inteligentes e acredito que essa continuação foi muito bem aceita por mim.

estherdeos 30/10/2022

Nossa, eu amei muito esse livro!!
Gostei mais dele do que do primeiro, achei que tudo ficou melhor explicado, todo mundo teve participações importantes ao longo do livro e das resoluções dos problemas.

Dá vontade de guardar a Joyce num potinho, ela é minha favorita haha
Mas todos esses velhinhos são super amáveis e me deixam de coração quentinho, dando risada, animada e emocionada tudo ao mesmo tempo!
Amei a explicação do título do livro também, não imaginei que fosse isso.
Perfeito ??

Maria Fernanda Greiner 29/10/2022

Eu AMO essa saga, toda a premissa de ter um clube de idosos astutos desvendando crimes e até mesmo fazendo justiça com as próprias mãos é muito inovadora e feita com maestria.

O mais legal do livro é ver como cada um do clube consegue contribuir para a solução do caso do seu jeitinho, tenho um apego enorme pelos personagens desse livro.

Igualmente bom ao primeiro.

Toniolo 28/10/2022

O homem que morreu duas vezes
Uma história bem leve com personagens fofos e engraçados mas tmb com com um mistério muito legal de acompanhar

Evellyn.Laise 27/10/2022

Eu amei demais esse livro! Eu já tinha me apegado um pouco aos personagens no primeiro livro, mas nesse se intensificou! Amo as divagações da Joyce no seu diário ? achei esse melhor que o primeiro, acho que não foi tão focado em Elizabeth resolver tudo, sinto que os outros participaram mais. Não achei a revelação final tão bombástica, mas ainda assim muito boa. O significado do nome do livro que se sabe apenas no final eu não imaginava e achei emocionante ?? aí tô doida já pra ler o terceiro, tô completamente apegada em todos eles.

Rafael_Santiago 19/10/2022

Um pouco arrastado mas depois engrena?
?e essa por sinal é a linha seguida pelo autor levando em conta que o primeiro livro tem a mesma pegada.

Uma dica é que não leia esse livro esperando um romance policial bem lógico nos moldes do Conan Doyle ou da Agatha Christie ou ainda um misto de lógica com ex-machinas encontrado no LeBlanc, por exemplo. As tramas dessa série são menos engendradas mas não são ruins, porém é que esses três já viraram clássicos do gênero policial e talvez esse autor se torne também daqui umas décadas, pois de fato as histórias não são mesmo ruins. Tenha em mente que ele tem o jeito dele de entregar uma história de mistério dentro do contexto que se propõe inserir suas personagens fora o subtexto.

O grande trunfo do autor na minha opinião é ter conseguido criar personagens bem carismáticos. O que é o ponto alto para o Sherlock, Poirot, Miss Marple e Arsène Lupin, por sinal, então talvez ele já tenha o essencial para compor uma série que se estabeleça no subgênero mesmo.

Para mim o ponto interessante na proposta dessa série é que faz o leitor enxergar o mundo nos olhos de seus protagonistas que são pessoas idosas vivendo numa casa de repouso. Contudo de longe ele os vitimiza, ao contrário apresenta-os de uma forma que procura quebrar certos paradigmas e estereótipos quando o assunto é descrever indivíduos nessa faixa etária. Essa iniciativa de entregar uma história com protagonistas idosos e ainda humaniza-los ao ponto de fugir dos estereótipos é bem bacana.

Uma melhoria desse livro com o primeiro foi controlar um pouco as digressões da Joyce (o que seria a equivalente ao Watson) o que tornou a leitura menos cansativa em alguns momentos. Ele às vezes ainda exagera nos momentos novelinha, mas nada que estrague tanto a trama.

Nesse ponto também cabe uma observação sobre o excesso de digressões, eu suspeito ser um recurso estilístico para te fazer se sentir na companhia de uma pessoa idosa pois a maioria acaba tendo mesmo esse hábito de se estender ou desviar um pouco o discurso. Não é com todo personagem, então mal escrito o livro de fato não é, tem coisa por baixo do texto. Nisso, tenha paciência. Esse autor consegue me fazer ficar impaciente igual fiquei quando li ?O processo?, na época não entendi muito essa jogada e achei bem enrolado, mas enfim, arte é para te provocar sensações, mexer com você então ao ler essas passagens se disponha, fica a dica?

Fora isso a história também toca em problemas recorrentes a terceira idade: solidão, finitude, depressão, agorafobia, alzheimer, violência contra idosos, amizade. Foca no subtexto que você vai ter mais do que um mistério que talvez não seja lá tão surpreendente assim. Para mim o viajar foi mais interessante do que o destino, mas aí cabe a você decidir e se dispor.