Billy Summers Stephen King
Stephen King

Resenhas - Billy Summers

snekers ð 07/11/2021

Depois de ter uma bela decepção após ler Belas Adormecidas do King, eu não esperava nada sobre essa nova tentativa que daria a ele, e agradeço por isso.

A história é boa, entrega o que se propõe, mas muitas coisas me incomodaram durante a leitura. As relações do protagonista com as pessoas ao seu redor eram rasas e não me traziam nenhuma profundidade. Todos são facilmente esquecíveis e para um "assassino de aluguel", foi bem simples se destruturar de tudo.

A primeira parte é totalmente parada até chegar ao climax (que confesso que deixou meu coração um pouquinho acelerado enquanto lia), e ao contrário de várias resenhas que li, achei a segunda parte melhor que a primeira. O livro melhora nos pontos que me incomodaram? Não, mas me prendeu mais na leitura.

O final extremamente previsível que se pode pensar de um livro assim, um ponto cativante da história foi o próprio protagonista, que é um homem de muitas camadas pra se descobrir.

Dei 4 estrelas pois gostei da história em geral e da história de Billy, mas o livro passa longe de ser a melhor obra do Stephen.

Rodrigo.Artioli 09/11/2021

Mestre King em mais um Thriller
Até 70% do livro eu achei a história Ok, por conta da falta de coadjuvantes que King ama explorar. Mas uma mudança repentina com a introdução de um personagem deixou o livro fantástico! e que final de suar os olhos!

Paty 10/11/2021

A história é boa.. bem elaborada..desenvolvida e tal.. afinal Stephen King é Stephen King neh..porém achei meio cansativo e enrolado.. cm detalhes k tornavam maçantes..
Demorei bastante p ler devido a essa parte enrolada e meio chata..

Alessandro232 12/10/2021

Um livro que demonstra que Stephen King é mesmo o rei na arte de narrar boas histórias
Durante muito tempo, Stephen King foi rotulado como o grande mestre das histórias de horror. Ele é mesmo um dos grandes mestres dentro desse gênero. Mas, é importante esclarecer que King não escreve somente isso. Ele é um autor bastante versátil e transita entre diversas vertentes da chamada "literatura fantástica". Além disso, King também é autor de narrativas policiais, de suspense/ mistério e com elementos de thriller de ação.
O mais recente livro de King tem uma "pegada" muito diferente de outras obras do autor.
É uma espécie de mistura de thriller de ação e narrativa policial, até mesmo com alguns toques da literatura noir.
Novamente, nesse romance o autor investe em um dos principais temas encontrados em grande parte de suas obras: o protagonista escritor. Em "Billy Summers" o ato de escrever ocorre de forma bem diferente e este é um dos aspectos mais interessante do livro.
Não se pode e nem se deve comentar muito sobre a trama porque esse é o tipo de obra que é mais interessante o leitor descobrir por si mesmo os eventos. Basicamente, gira em torno de Billy Summers, um assassino de aluguel que é contratado para realizar um último "serviço". Summers tem atitudes bastante incomuns. Ele segue um tipo de código de conduta moral específico, o que o torna um personagem bem interessante e ambíguo. Enquanto ele espera em uma pequena cidade para executar o serviço, Summers para criar uma fachada sobre sua identidade resolve então se torna escritor e é a partir daí que ficção e "realidade" se misturam.
"Billy Summers" é um livro bem diferente de King. Quem está acostumado com os elementos de horror - não que esse não tenha isso, mas o horror aqui é de outra natureza, vai estranhar um pouco a narrativa. Assim como em outros livros de King encontramos as características da escrita de King, tais como a linguagem "suja", os diálogos rápidos e cinematográficos, as ambientações "realistas", a crítica social, principalmente ao Governo Trump, as referencias a cultura pop e a outras obras - nesse tem várias a um livro clássico do autor, mas aqui há alguns aspectos que fazem dessa obra um pouco diferente das outras. O que me chama atenção, sem dar spoillers é a caracterização de personagens, -apontado por alguns como um ponto falho em outros livros do autor. Eles não são "bonzinhos" e Billy se encontra em uma zona cinza, embora isso não seja um problema, para que o leitor sinta empatia por ele. Também vale destacar a presença marcante de uma personagem feminina muito forte, uma das mais interessantes criações de King. Por fim, sem querer revelar muito, o final é a "cereja do bolo" do livro, no qual o autor consegue expressar muito bem o poder transformador da escrita que existe dentro de todos nós. Dizem que esse é o último livro de King. Se ele for é uma bonita despedida e "coroa" a carreira literária de Stephen King para mim um dos autores contemporâneos mais interessantes e criativos da literatura norte-americana.
Embora, "Billy Summers" não esteja entre os melhores livros de King - eu prefiro os clássicos de terror/horror, ele é muito envolvente. Um verdadeiro "turnning page", do tipo que leitor não vai querer largar, com muitas reviravoltas, algumas surpreendentes e com um final belo e emocionante. Para quem nunca leu um livro do autor é um boa porta de entrada. Para quem já leu e gosta de suas obras, "Billy Summers" é uma leitura altamente recomendada.

Gramatura Alta 14/11/2021

Billy Summers é um assassino de aluguel. Ele é conhecido por três características distintas: nunca falha na missão; desaparece sem deixar rastros; e só mata pessoas ruins. Ele é um homem acima dos 40 anos, ex-fuzileiro que lutou no Iraque, atirador de elite, muito inteligente e perspicaz. Entretanto, para quem o contrata, ele se mostra um homem ignorante, pouco inteligente, infantil, que lê quadrinhos de crianças, com algum grau do espectro autista. Essa é sua forma de se proteger e surpreender. Agora ele quer se aposentar e decide aceitar um último serviço.

A missão é matar um outro assassino. O homem foi capturado e será levado a julgamento. Billy precisa estourar a cabeça do homem antes que ele entre no tribunal. Só que não existe um prazo para o julgamento, então os contratantes do serviço criam um disfarce para Billy: ele será o novo morador da pequena cidade, um escritor em busca de inspiração para terminar seu primeiro livro, que já foi vendido e tem um prazo curto. Assim, Billy conseguirá se manter sem muitas perguntas, enquanto aguarda pela hora em que entrará em ação.

Billy é um homem que mata pessoas ruins. Isso é bem definido já no início. Ele tem boas intenções, e seu passado na guerra, apagou o remorso de matar essas pessoas. Para Billy, elas são a encarnação do mal e não farão falta. Tirando isso, ele é um homem comum, que consegue demonstrar afeto e criar amizades. É o que acontece conforme ele conhece os vizinhos da casa em que foi morar, e também os vizinhos do escritório onde supostamente trabalha na escrita do livro. Mas Billy tem consciência de que essa empatia, esses laços pessoais, serão quebrados e esquecidos assim que ele realizar seu verdadeiro serviço.

Entretanto, como disse acima, Billy é um homem inteligente, ao contrário do que seus contratantes pensam. E Billy percebe que existe algo de errado nesse serviço. Ele só não sabe o que é, ainda. Enquanto investiga e cria uma forma de escapar ileso ao serviço e a uma possível traição, ele resolve escrever de verdade, escrever suas memórias. Para manter seu disfarce, uma vez que ele acha que o computador que usa tem algum hacker de espionagem, ele começa a escrita de forma infantil e cheia de erros. Aos poucos, como se fosse aprendendo, a narrativa se torna mais complexa e bem escrita. Assim, nós acompanhamos duas histórias em uma: a narrativa em terceira pessoa do presente; e o passado de Billy, contato por ele mesmo enquanto escreve.

BILLY SUMMERS faz parte dos poucos livros de Stephen King que não são de terror. É a história de um homem, de um assassino com consciência, que deseja realizar um último serviço, se aposentar e aproveitar seus últimos dias em paz. Obviamente, as coisas não saem como desejado. Na metade do livro, após Billy realizar o serviço, tudo muda. Entra em cena uma nova personagem que dá a Billy uma visão diferente do que realmente é importante e faz com que ele jogue tudo para o alto e decida fazer o que é certo, enquanto se vinga de quem o traiu.

BILLY SUMMERS me conquistou, se tornou um dos meus livros preferidos de King. Não exatamente pela história, mas mais por Billy e por essa outra personagem que aparece a partir da metade da história. A história é bastante óbvia, com exceção da vida de Billy, ou seja, do livro que ele escreve. Isso adiciona uma camada de drama que é muito bem-vinda, mas não consegue salvar a fragilidade do enredo principal. Existem furos e existem partes que deixam a sensação de que King foi construindo a história conforme escrevia.

Posso citar, por exemplo, essa personagem que surge na segunda parte. Ela é apaixonante, cheia de força, e transmite uma mensagem importante e cheia de sensibilidade. Entretanto, se removermos ela da história, nada muda. Ela não acrescenta ou modifica absolutamente nada, a não ser no coração de Billy. Que mesmo com um novo sentimento, não o faz mudar nenhuma das decisões que iria tomar. Ou seja, com essa personagem ou sem essa personagem, a conclusão do livro e o destino de Billy seria o mesmo.

Aliás, o destino de Billy é outro ponto fraco do clímax. Dá para adivinhar o que vai acontecer com ele, mas a forma como King escolhe, quem ele escolhe para realizar esses desfecho, é forçado e meio descabido. Não há um sentido ou uma mensagem na decisão. Parece apenas que King desejou inovar, tentar fugir do óbvio, mas com um subterfúgio sem qualquer lógica ou mesmo com alguma credibilidade.

Assim, o que eu senti lendo, é que King chegou na metade da história, quando Billy parte para uma missão de vingança, e achou que seria pouco. Então inseriu uma nova personagem para criar uma conclusão emotiva, sem qualquer necessidade. E olha que eu me apaixonei pela personagem. Mas em uma análise objetiva, ela foi criada apenas para encher páginas e criar lágrimas no leitor.

De qualquer forma, BILLY SUMMERS passou a fazer parte dos meus livros preferidos. Tem defeitos, sim, mas isso não o desqualifica e nem diminui as muitas qualidades. Para gostarmos de algo, esse algo não precisa ser perfeito. E embora BILLY SUMMERS tenha seus pontos fracos, os pontos fortes são suficientes para valer a leitura, e muito!

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/11/14/billy-summers/

Hana.Ferreira 15/11/2021

--------------------
26/10/2021
15/11/2021
--------------------
Eu esperava mais para uma obra do Stephen King, o começo é bem legal e me fisgou, mas depois da conclusão da primeira parte a histórias ficou meio lenta e achei q o autor escreveu muitos detalhes que não adicionaram nada na história. O livro é bom, mas comparado as outras obras que eu li do King, essa é a pior.

Andre 15/11/2021

Billy Summers
A impressão que me deu é que ele não sabia como continuar com a história da metade pra frente mas, mesmo assim, é uma boa história.

Thassy 20/11/2021

Fiquei muito envolvida com a trama, a leitura foi muito facil e gostosa. Os personagens são maravilhosos. Ate agora foi p livro que eu mais gostei do King

Má Powzum- @entrelinhaslivros 22/11/2021

Mais uma obra perfeita do mestre!
Preciso começar a resenha falando que assim como muitos dos livros mais recentes do King esse não se trata de um terror, ele é um suspense mesclado com drama. Vale avisar que ele trata de temas delicados como depressão, ataques de pânico, pedofilia, abuso sexual, estupro e possui algumas cenas de violência.

A primeira coisa que eu adorei neste livro foi o Billy, ele é um anti-herói no melhor estilo King. Um personagem com ótimas sacadas, um jeito muito original e com uma bagagem de vida bastante grande. Ele sofreu muita coisa ruim na infância e depois em uma guerra horrível e acho que justamente por isso o leitor simpatiza fortemente com ele e torce inclusive por seu ?final feliz?.

Com capítulos bem curtinhos eu acabei devorando a obra além de ter sido uma leitura muito imersiva e gostosa de ser feita. Sofri com a jornada destes personagens e sofri igualmente com as páginas finais. King me deixou devastada com o final...

É muito interessante como neste livro o autor fez críticas muito atuais sobre preconceito, poder, corrupção e por se passar muito recentemente conseguimos ver muito da nossa sociedade nestes personagens. Cogito dizer que este seja o livro mais poético que li do King sem falar nas referências a obras mais antigas do autor que eu amei!

Renan 25/11/2021

Referencia ao Iluminado é uma das melhores coisas do livro
Billy Summers é bom, começa de forma muito legal contando a historia de Billy desde pequeno e vai indo muito bem até a metade, depois que entra Alice na historia acho que o livro se perde um pouco, começa a ficar arrastado, seria um livro ótimo se tivesse 290 paginas por exemplo, mas 470 ficou arrastado, certas partes até cansativo, diversas vezes precisei parar e retomara coragem para continuar lendo. Quanto ao final é muito bom, gostei do desfecho, apesar de meio previsível funcionou bem.

AngelaS.DiasNagami 26/11/2021

Matador de aluguel do ?bem?
Está tudo bem gostar de um matador de aluguel que só mata gente ruim? HAHAHAHAHA
Achei Billy Summers um livro diferente de todos os outros King que já li, um pouco policial, um pouco romance, um pouco thriller ? ainda não sei bem como classificar. O que sei é o que Billy tem um lugarzinho no meu ?

Jimmy Deyvid 02/12/2021

Grata surpresa
Stephen King sabe nos surpreender em cada um dos livros mais atuais, desde Duma Key, passeando por Novembro de 63 até este Billy Summers que é o mais diferente de todos, não espere por uma história d terror característico do autor, mas uma histórias as vezes de ação, drama e outras de romance, se vc é fã incondicional do King vai gostar do livro, mas se nunca leu nada dele começa pelos clássicos, pra mim essa obra é pra'queles mais veteranos