O Livro do Conforto

O Livro do Conforto Matt Haig

Resenhas -

Rosangela Max 17/07/2022

Leitura essencial para nos impulsionar a seguir em frente.
Este livro me mostrou tanta coisa.
Me mostrou que está tudo bem sermos nós mesmos, com todas as nossas diferenças e ?esquisitices?. Sem tentar nos encaixarmos em estereótipos e nem atendermos expectativas que os outros coloquem em cima de nós.
Também tudo bem nos sentirmos, em alguns momentos, desolados e desesperançosos. Afinal, a vida não é um conto de fadas com finais felizes garantidos.
É um livro que me fez reforçar a ideia de que devemos seguir em frente, tocando a vida porque ela vale a pena. E esperar que os momentos sombrios uma hora vai passar e a luz vai brilhar novamente.
Algo a mencionar é que o conteúdo é composto de uma grande mistura, conforme informa na sinopse. Tem de tudo um pouco e achei que funcionou super. Outra coisa legal foi a energia positiva que o autor aplicou em cada passagem do livro.
Pra mim, este livro atingiu o propósito dele de oferecer conforto.
Por mais mais livros de ?conforto? no mundo!
Recomendo a leitura.

Thamiris 17/02/2022

4.7/5★
O livro perfeito para ficar na minha cabeceira!

Sei que o mesmo terá diversos significados (ou até mesmo nenhum) para os outros leitores, mas para mim, sendo uma pessoa lutando contra a depressão há anos, tendo crises e pânico de ansiedade, muitos dos pensamentos que Matt descreve em seus capítulos/contos eu mesmo tive e me identifiquei ao lê-lo.

Cada capítulo - digamos assim - é uma fração de sua própria mente, pelo que o autor mesmo disse, são textos que ele mesmo escreveu enquanto passava pelas suas dificuldades e reuniu todos esses textos para originar esse livro.

Marquei muitas frases e sei que o deixarei na cabeceira para quando eu tiver dias ruins, ler e me sentir compreendida e não mais sozinha.

Paula 03/09/2023

Literalmente um conforto em casa página
Livro necessário nos dias atuais. Você irá encontrar conforto e notar que não está sozinho. A vida é difícil e você vai perceber que existem maneiras para deixá-la um pouco mais "leve".

diliterando 12/02/2023

Que maravilha
Um livro para se inspirar, refletir e se acalentar em momentos difíceis ou para simplesmente aproveitar melhor a vida.
.O livro do conforto, um compilado de reflexões, dicas e pequenas doses de esperança que nos consolam, ajudam a atravessar momentos difíceis ? ou a nos fortalecermos para eventualmente encará-los ? e oferecem novas maneiras de ver o mundo e a nós mesmos.

?Vários contos me tocaram lá na alma. Haig é muito bom e eu sou muito fã depois de ler há algum tempo: A Biblioteca da Meia Noite. Qualquer coisa que escreva eu vou ler, tenho outros livros na lista com certeza.
Ele tem uma forma muito simples e clara de comunicar que vai chegar da melhor forma para quem está lendo.
Eu destaquei quase...todos os textos por me parecer tudo tão necessário.
Como ser um oceano.
Você não fracassou
Num momento de tristeza
Você não perdeu
Num momento de derrota.
Você não é uma estátua
Parada numa postura eterna
Você é algo em momento:
Uma maré subindo, uma onda crescendo.
Suas vastas profundezas testemunham
Todo os assombros, todos os prodígios.
Você é, então, admirável,
E maravilhoso. E por isso:
Não combata a lua.
Permita o movimento das marés.
E dê a todos os navios naufragados
Espaço para se esconder.

Alessandra.Adams 19/05/2022

Mais um livro do autor que gosto bastante.
Vale super a pena pelas reflexões que promove, além da escrita ser bem fluida.

Lali Jean 07/12/2021

O conforto é uma luta nem tão simples, mas uma possibilidade
Ao me deixar superar o clichê da resistência ao que se pode considerar dentro da fronteira da auto-ajuda, pude me identificar em um relato lúcido e acolhedor de alguém que investigou em si a experiência da depressão. Antes de nos ensinar algo, Matt Haig tem coisas a contar. O texto flui entre diálogos filosóficos e abunda mesmo é nas referências à cultura pop e às vivências e expectativas históricas de nós - auto-absorvidos e agora muito desesperançados - millenials. Tem uma estrutura rápida para os olhos, que diverte entre playlists, filmes e receitas, mas que lança em mergulho profundo. Ainda que não consiga fugir plenamente de uma fórmula que apresenta a esperança e que pode ser confundida com um otimismo acrítico, quase obrigatório em livros da evitada etiqueta "auto-ajuda", o livro me convidou a releituras e me despertou a urgência em envia-lo como presente pra várias pessoas que amo. Como num abraço, meio que assim "olha como somos contraditórias, talvez clichês, mas existirmos como somos já é um imenso gesto de coragem". O fato do autor ser ficcionista é um ganho para a aderência do livro, ao passo que é inegável que a narrativa é bem localizada geográfica e socialmente na vivência macroeconômica do capitalismo. Não se enganem. Mesmo com os muitos elogios, ainda briguei muito com o texto por percebe-lo, o capitalismo, mais do que entranhado, acomodado, ali pelo texto. Mas para quem viveu ou se debate com a depressão, há de fato conforto em se reconhecer nas descobertas e entendimentos que o autor compartilha ao narrar seus processos.

Tamiris Durigan 23/10/2023

Confortável como um edredom com chocolate quente no inverno
Este livro traz exatamente o que o título promete. Me senti realmente aconchegada lendo as várias partes, que possuem temas.

"Nada é mais forte do que uma pequena esperança que não cede"

Patricia 27/09/2023

Leitura leve, delicada, ideal para ser lido antes de dormir. Matt Haig traz neste livro um apanhado de ideias e de experiências, que traz muita paz de espírito. É importante desacelerar e apreciar a beleza e imprevisibilidade da vida.

Halanda.Debossan 26/08/2023

Não sei dizer se gostei ou não desse livro. Teve várias partes no início que fizeram muito sentido pra mim, me identifiquei mas depois de certo ponto eu achei muito repetitivo, me pareceu que muitos trechos ele só estava prolongando o livro. A escrita é boa, tem algumas partes tristes outras divertidas, mostrando bem como é viver com ansiedade e outros problemas,só acho que o livro poderia ter umas páginas a menos.

Evelyn... 19/04/2023

É do conforto msm
Não é um livro cheio de reflexões extraordinárias, mas é algo legal para passar o tempo
As únicas lembranças que eu vou ter desse livro são os vários livros/filmes que o autor recomendou ou citou durante o livro, pretendo ler e assistir a maior parte

Coruja 02/02/2022

Indicado como um dos melhores não ficção de 2021 no Goodreads Choice Awards, O Livro do Conforto já me chamou a atenção desde o título. Considerando ainda que não era a primeira vez que Haig concorria (ele venceu melhor ficção em 2020, com A Biblioteca da Meia Noite), fiquei curiosa e fui atrás.

Esse é um daqueles títulos feitos sob medida para viver à cabeceira e estar sempre folheando. São pequenas reflexões, alguns aforismos, listas, até receitas - mensagens, sobretudo, de esperança e força. Gostei particularmente da história sobre Somewhere Over the Rainbow e imediatamente coloquei a canção para tocar quando li sobre ela. Não há nada de extraordinariamente novo no que Haig escreve aqui, mas saídos de um período tão turbulento como o que vivemos (e que ainda não terminou por completo), são coisas que precisamos ouvir (ou, no caso, ler).

O Livro do Conforto é também daqueles livros que você pode reler abrindo a partir de qualquer página, e encontrar exatamente o alívio que ele promete da capa. Não são palavras vazias: Haig conhece a depressão e a ansiedade, fala de uma posição de experiência sobre lidar com tanta angústia. Há intimidade e companheirismo na forma como ele compartilha suas memórias e como fala da necessidade de manter a esperança.

Ler esse título me deu a impressão de acolhimento de uma xícara de chá quentinho num dia de chuva, uma manta na qual se aconchegar ou uma fornada de biscoitos amanteigados saindo do forno e espalhando perfume pela casa (não liguem para minha mania de comparar livros com sensações despertadas por guloseimas…). Ele é um abraço em formato de livro - e, numa época em que sentimos tanto a falta de abraços, não é uma surpresa ter gostado tanto dele quanto gostei.

Enfim, esse é um título ótimo para ter à mão, melhor ainda para dar de presente - despachei meia dúzia no Natal passado e provavelmente vou enviá-lo para mais uns tantos esse ano -: leitura rápida, daquelas que dá para terminar em uma sentada; mas cuja gentileza com o leitor faz merecer revisitá-lo. Um conforto, sem dúvida.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2022/02/o-livro-do-conforto-um-abraco-em.html

Maria Claudia 27/09/2023

"Nada é mais forte do que uma pequena esperança que não cede."
Livros de autoajuda costumam despertar o oposto do que prometem em mim. Mesmo assim realizo alguma leitura do gênero.

O livro é muito fácil, leve, rápido... Se boa leitura, ou não... vai depender do gosto e estado de espírito do leitor.

O destaque vai para as listas de filmes, músicas e livros que o autor sugere.

se.renata 07/09/2022

o livro do conforto
Esse foi um dos livros que me salvou.
Já li outros livros do Matt Haig, mas sem dúvida, esse é o meu favorito.
Com uma coletânea de textos, Matt traz um pouco sobre sua vida através de filosofia, leitura, música, listas e certa poesia.
Eu me senti extremamente abraçada lendo esse livro, literalmente confortável. Com uma escrita leve e um pouquinho analítica, o autor aborda sobre o que é viver.
Com certeza, é um favorito da vida. Todos deveriam ler.

elisa :) 31/08/2022

Me senti abraçada pelo livro.
"Deixe que tudo aconteça com você: a beleza e o terror. Simplesmente siga em frente. Nenhum sentimento é definitivo."

Leitura reconfortante, consoladora e muito gostosa. Como é bom saber que não estamos sozinhos no mundo, que muitos passam pelo que a gente passa ou por coisas piores. E que tudo, absolutamente tudo, tem fim. A dor e o prazer. O mais importante de tudo isso é: como a gente lida com essas situações e que lições tiramos delas.

Luana 14/07/2022

É quase a mesma coisa que Observações sobre um planeta nervoso, mas nesse ele incluí algumas coisas sobre a Pandemia. É legal e confuso ao mesmo tempo, como uma mente humana.