A Tempestade de Ecos

A Tempestade de Ecos Christelle Dabos

Resenhas - A Tempestade de Ecos

bibliotecadafefe 16/06/2023

Vai ser difícil de superar
Eu amo muito essa série. O final foi CRUEL.

Minha única crítica é que a autora enrolou demais em 80% do livro e nos 20% restantes quis explicar tudo, o que deixou as informações um pouco confusas e difíceis de processar.

Mas, fora isso, foi um prazer ler essa série e vou sentir muita saudades das Ophélie e do Thorn?.

Lane 10/06/2023

Sem palavras
Evitei ler esses livros por causa de algumas resenhas, mas me surpreendi, o melhor livro da saga sem dúvidas, muito emocionante, finalmente o romance foi desenvolvido, estou extremamente feliz por ter lido ele, o final foi lindo, muito difícil, mas muito lindo

Liliane186 30/05/2023

Incrível
Se eu falar que entendi tudo estaria mentindo, mas porque o final foi explicando absolutamente tudo dos 3 livros e foi demais pra entender, mas achei incrível, acho que tirando o mar sem estrelas essa é a fantasia com um mundo e uma construção mais surpreendente de todas. Vale a pena a leitura embora seja lento.

brenda 29/05/2023

Vou ser bem sincera, depois de todos os outros livros, eu esperava bem mais desse final.
Na minha visão, encheu muita linguiça, algumas explicações não foram tão claras assim, o que fez com que desse a impressão de ser uma escrita preguiçosa.
Eu amei os livros anteriores, eu amei o universo que a autora criou, por isso fiquei um pouco decepcionada com esse último livro.
Gostei do final em aberto pelo menos...

Lis 27/05/2023

Nhé... decepçãozinha
Fui na contracapa me certificar que o problema não foi a tradução, mas não... é a mesma tradutora dos primeiros dois livros. Não sei o que aconteceu com este livro, parece que foi escrito por outra pessoa. É confuso e maçante. Na minha opinião, faltou clareza, objetividade, organização das ideias e a delicadeza dos dois primeiros. Não existe um final digno a NENHUMA das personagens, muitas foram esquecidas ou mal trabalhadas. Um final em aberto não é um problema literário, mas ela deixou MUITAS pontas soltas, o que pode ser interpretado como um descaso, ou desleixo. Foi a editora que pressionou para sair o último volume e não fez uma boa revisão? Não passou pelo crivo dos mesmos críticos? Qual intuito da autora ao fazer seus protagonistas passarem por tanto sofrimento, desde o começo, sem parar, para depois não amarrar as pontas e dar um desfecho? Fica a dúvida... enfim, Eu que gostei dos primeiros, achei este fraco e esquecível. Poderia ter terminado de forma mais elegante...

Agatha 22/05/2023

Acabada com essa série de livros
Essa série me ganhou de uma forma inexplicável, todos os livros me trouxeram um misto de sentimentos. Confesso que esse último me decepcionou um pouco, depois de tudo que ela passou no final eles não conseguiram ao menos ficar juntos.
Mas fora isso todos os livros foram incríveis, experiência maravilhosa.??

A_Peregrina 18/05/2023

Era bom demais pra ser verdade
Sim, os dois primeiros livros (arrisco em dizer que o terceiro também) me deixaram com uma sensação que só as grandes sagas de fantasia me trouxeram: curiosidade, empatia pelos personagens, aquela busca incessante pela conclusão, o fascínio pelo novo mundo.
Quando chegou nesse quarto livro, parece que eu só fui jogada na frente de um jornal impresso com muitas notícias para serem lidas rapidamente. Muitas informações, muitas teorias, muitas conspirações dos dois lados (antagonistas e protagonistas) e muita raiva. Nada se concluiu e deixou um gosto amargo de falta de planejamento.

Dava raiva ler e notar o quanto a Ophélie, que estava indo bem nos três volumes, simplesmente abdicar de tudo por uma ideia torta de romance que se não aparecesse não faria falta alguma. Thorn só existiu ali pra fazer ela ter forças pra sair de onde estava e passar por dificuldades terríveis, que com certeza, pelo faro de desastres que ela tinha, ela iria conseguir ir atrás sem problemas. No fim, nem corresponder com o mínimo de intensidade que ela esperava o rapaz teve a capacidade de fazer, além de regredir todo o tipo de intimidade que eles haviam construído no segundo livro.

Além disso, tem a problemática da apresentação de personagens demais com fins de menos. Cadê toda a problemática do Sem-Culpa-Nem-Medo? Cadê o povo de Polo, Archie, Berenilde, Victoire, Raposa e Gaelle? Onde todos os companheiros de Ophélie, renegados ou não, foram se enfiar até o final do livro? Deveria ter tido uma conclusão no mínimo com sentido a eles. E a forma de mutilação que a Ophélie sofrera no final foi muito pior e sem sentido do que toda a saga interminável de todo sofrimento dela.
Quando estava na metade do livro, pensei que se a prota acabasse morta, o sofrimento teria valido à pena. Continuo pensando isso.

Bia 12/05/2023

Tempestade de ecos
Esse livro é completamente diferente de qualquer outra fantasia que eu já li, e foi justamente por isso que eu comprei ele, eu fiquei extremamente curiosa depois de ter lido a sinopse, porque o poder da protagonista é muito diferente e interessante.
Tinha situações que eu ficava tipo "Vai Ophelie reage mulher!" e isso acabou me irritando um pouco, porém eu entendi que na verdade isso é a personalidade dela, eu estranhei isso, porque a maioria dos livros de fantasia que já li os protagonistas são explosivos e se impõem bastante. Tanto a personalidade da Ophelie quanto a do Thorn são bem diferentes da que eu estou acostumada, até por isso que eu demorei um pouco para gostar deles.
Gostei bastante do desenvolvimento da protagonista durante todos os livros da saga, porém tudo voltava a ser confuso e difícil quando ela ia para uma arca diferente. Mas deu para perceber que a Ophelie evoluiu muito e ganhou bastante trauma durante a saga.
Confesso que não gostei do final, porque estava tendo muita coisa acontecendo e confusão em toda a trajetória do livro, e por esse motivo eu esperava um final mais conclusivo, porém só teve um fim confuso mesmo.
Não recomendo esse livro para quem ainda é novo no gênero de fantasia, porque essa é uma leitura muito confusa mesmo, até eu que tenho bastante hábito de ler fantasia fiquei me sentindo meio burra em algumas situações.
(Caso você ache que essa saga é de romance pelo título do primeiro livro, saiba que não é. Esse livro só tem migalhas de romance para oferecer)

iS2ronan 04/05/2023

A autora se perdeu muito nesse último livro (o que é muito triste pq a saga tava virando uma das minhas favs). o thron e a ophélie mereciam muito mais que um final aberto, além de todo o resto da história ter sido meio corrido também, o que deixou o desenvolvimento de alguns personagens de lado.

Gabrielle.Catalan 03/05/2023

Fim injusto pra uma história forte
Quando a gente se acostuma com finais felizes e histórias impossíveis em que tudo dá certo, é um gosto amargo acabar sem o mais feliz dos finais e tudo resolvido. esse livro traz um pouco disso ? nem tudo que se espera que resolva é resolvido e na maioria dos casos tudo bem, mas não é tudo bem aqui.

alguns pontos da história ficaram sem nenhuma definição e longas narrativas não se fecham. o que acontece com raposa e gaelle não faz sentido. o plot das mãos da ophelie é amargo, mas aceitável. o que acontece com victoire, depois de um crescimento exponencial do poder e pensamentos dela ao longo do livro? esse é difícil de engolir. tantas coisas nos levam a acreditar que o vilão da história na verdade é uma pessoa central da história e, no fim, é um personagem secundário que parece não ter nenhuma conexão com o que foi dito até aquele ponto.

é triste que uma história incrível se perca justo no último livro quando fez uma passagem triunfal pelos três primeiros, mas é o que acontece aqui. apesar disso, não deixo de recomendar a saga. a passa-espelhos é muito convincente e acompanhar a vida e jornada de ophelie é muito divertido.

Izzyuchi 02/05/2023

Saga perfeita mas final fraco
Achei esse final muito fraco para uma saga tão perfeita e detalhada como essa. Do jeito que termina parece um filme de super herói com mensagem motivacional no final de que tudo vai dar certo

zmahiara 02/05/2023

Final EXTREMAMENTE insatisfatório
A passa espelhos foi uma série FANTÁSTICA, que tinha absolutamente tudo pra se tornar minha favorita, mas esse último livro estragou tudo. nem parece que foi escrito pela mesma pessoa que escreveu os três primeiros que foram muito incríveis. são tantas pontas soltas que eu acho que precisaria de, pelo menos, mais um livro pra explicar tudo isso. além de tudo, foi um livro muito confuso, especialmente entre os 50% e os 90%, onde tudo se embaraçou e quase não dá pra entender nada.

SPOILERS A PARTIR DAQUI

gaelle? raposa? victorie? ambroise? THORN? nada se sabe sobre eles. nossa, que vazio que ele livro me deixou, e não um vazio do tipo bom, daqueles que você pensa "queria que não acabasse nunca", mas um vazio de "tudo ficou inacabado". todos simplesmente sumiram, o papel da victorie e a importância que foi dada a ela nos últimos livros não ficou nada claro, personagens importantes como os que eu citei simplesmente desapareceram sem explicação e mesmo com o mundo inteiro feliz e consertado, nem o thorn, que era o protagonista, voltou ao anverso ou, pelo mínimo que fosse, teve um encerramento decente. eu tô profundamente triste porque estava amando a série com todo meu coração e esse livro estragou tudo. queria não ter lido.