Em fogo lento Paula Hawkins

Resenhas - Em foco lento

Adriana.Aquino 20/11/2022

Excelente
Segundo livro que leio da Paula Hawkins. Já estou com a lista de todos os outros pra comprar. Suspense policial da melhor qualidade. Só não entendi o título.
Pedro.Neto 06/12/2022minha estante
Oi, Adriana!
Há um trecho do livro, quando Irene mexe em algumas revistas antigas, em que é explicado um processo químico chamado de ?fogo lento?. Nesse trecho, é mencionado que as páginas estão fragilizadas pelo tempo e que a ação de ácidos no papel as torna quebradiças, destruindo-as de dentro pra fora.

Ao ler esse trecho, ficou claro pra mim que o crime estaria relacionado a algo do passado. Ao terminar de ler, me parece uma referência ao processo que Carla viveu. Ela nunca superou o passado, aquilo a corroeu por anos tal qual o ácido corrói e fragiliza o papel.

Sumotinho 29/11/2021

Bom, mas...
Deixa bastante a desejar.
Até metade do livro eu confundia Irene com Miriam. ?

Acho que o livro tinha potencial mas não rolou... foi fraco.

Vanildo 30/09/2021

Em Fogo Lento - PAULA HAWKINS
Um assassinato, uma garota suspeita de cometer o crime, mistérios e relacionamentos familiares marcados por um trauma do passado, uma mulher revoltada pelo que sofreu na adolescência, uma viúva que perdeu a amiga num acidente doméstico?
Durante a leitura o leitor começa a conhecer cada um dos personagens, seus problemas, seus traumas e o papel de cada um na trama, e que cada um deles poderia ser o assassino.
Apesar de um pouco previsível, o novo livro da escritora Paula Hawkins consegue prender o leitor até o fim.

Denise 22/12/2021

Em Fogo Lento
Gostei do livro, não me surpreendeu e demorei bastante pra ler. Quando um thriller é bom eu como com farofa, não foi o caso aqui.
Achei o meio confuso os relacionamentos entre os personagens e achei detalhes demais sobre a Carla e o Theo e faltou mais sobre a vítima e o motivo.
Uma boa distração.

Miria.Oliveira 12/10/2021

Leeeeento mesmo
A história é arrastada, mas não é ruim.
É o primeiro livro da Paula que eu leio, então, não tinha expectativas, devo ler mais algum outro romance da autora para ter uma opinião mais contundente.

Allyne 22/10/2021

Legalzinho
Um Thriller bem construído, porém, sem nenhuma empolgação. Uma história envolvente, com investigações, três suspeitas perturbadas, mas bem previsível.

Yasmin.Cade 17/10/2021

Um misto de sentimentos e impressões
Terminei de ler "Em Fogo Lento" e não consegui ter claro em minha mente se havia ou não gostado do livro. A experiência como um todo foi bastante controversa. O início foi bem interessante para mim, com personagens instigantes e excêntricos e fatos bastante nebulosos, gerando uma ótima atmosfera de mistério.

Porém, ao chegar à metade do livro, o sentimento de que estávamos andando em círculos e indo para lugar nenhum só aumentava. O fato de que havia personagens arredios e chatos (como Miriam, Carla e Theo), mesmo com uma história de vida bastante perturbadora, só tornava tudo pouco envolvente. Um risco que a autora escolheu correr, já que foram 5 personagens centrais através dos quais nós acompanhamos o desenrolar da trama durante apenas 320 páginas. Muitos detalhes, muita complexidade e pouca conexão real entre personagens e leitor.

Porém, não posso deixar de destacar a ousadia e perspicácia de Hawkins ao elaborar essa trama. É um livro sobre conflitos familiares e traumas, sobre como construímos nossa vida sob bases duvidosas. Sobre como "seguimos em frente" sem nunca seguir de fato. A linguagem que a autora usa é simples e embalada, é fácil seguir o fluxo da história. As inserções de partes da obra fictícia "Aquela que restou" também tornam o livro mais rico.

Por outro lado, há momentos em que faltaram sutilezas para criar mais tensão e suspense na trama. Não sei se por uma falta de destreza de Hawkins ou se por uma intencional exposição de lacunas (como se para prender a atenção do público, fosse necessário explicitar no texto aquilo que já dizia as entrelinhas).

De qualquer modo, foi uma experiência interessante e perturbadora. Não é um livro leve, todos os personagens são pesados e carregam grandes fardos. Poderia ter sido algo ainda maior se a autora tivesse mantido um nível mais especulatório em sua escrita e tivesse conseguido criar mais envolvimento com os personagens.

O fim deixa um questionamento bastante válido e comprova que a autora seguiu uma linha de pensamento desde o início. O próprio título faz muito sentido: os traumas são como fogo, ardentes e destruidores. Depois de um tempo, até sentimos que os superamos, mas, na verdade, o fogo só está se espalhando mais lentamente.

PS: Laura e Irene, foi por vocês que terminei este livro

lbronski 05/11/2021

Clichê, mas gosto de ler
O livro de suspense tem uma narrativa meio clichê para o tema, além de todos os personagens serem rodeados por uma vida cheia de desgraças. Mas a leitura vale a pena e me prendeu do início ao fim.

Ray Shenayder 04/11/2021

Achei excelente!
Meu primeiro thriller depois de muito tempo sem ler nada no estilo e me surpreendi. A escrita da Paula melhorou muito e a forma como ela sabe conduzir a história e confundir o leitor é incrível.
Tive até pena de terminar a leitura porque já estava virando uma parte muito boa do meu dia ler esse livro.
Gostei muito, mas também entendo que alguns podem não gostar por causa dos muitos personagens, mas com o tempo você se acostuma.
Ao contrário de algumas resenhas que vi aqui eu achei tudo surpreendente, não imaginei aquele final. É um livro que eu indico muito!

Brennda 06/10/2022

Em fogo lento
Da mesma forma que outro livro da autora o começo mostra muitos personagens diferentes, ficando um pouco confuso, além disso achei que alguns personagens foram um pouco desnecessários na história, como a Miriam por exemplo. O livro é bom, história até que interessante mas não leria de novo.

Erika 27/09/2021

Em fogo lento
Em fogo lento passou rápido para mim.
Li rapidinho.
Gostei da construção e desenvolvimento dos personagens . Gostei da amizade entre Irene e Laura. Acho que o livro deixa algumas perguntas sem respostas.

Os desenhos de Daniel contam a verdade?
Que papel teve o manuscrito de Miriam e o passando nessa historia?

Por esse motivo achei bem mediano.
Gostei mais de " a garota no trem".
Mas também não foi um livro Ruim.
Achei ok.

Gabriel Mendes 12/03/2023

Não consegui me conectar com a história. Achei um livro parado, lento, por vezes confuso e a autora precisou dar muitas voltas pra conectar todas as suas pontas.

Francine.Ferreira 10/11/2021

Culpados mas não arrependidos
Eu sempre espero um plot twist de livros sobre assassinato, e desde o início da leitura eu tinha isso em mente e criei várias possibilidades de assassino. Mas nenhum fazia sentido, o mapa no início do livro e a história de cada personagem, que nos é apresentada durante o livro me causava anseio, porque nenhum deles poderia ser o assassino, não fazia sentido!

Mas obviamente, um deles era, ou vários deles eram. O que parecia uma história, trouxe três assassinatos, vários culpados e nenhum arrependimento deles. Sobre arrependimento, na verdade o livro não trás, mas ele deixa você concluir e na minha conclusão ninguém se arrependeu, bem pelo contrário, voltaria e faria tudo outra vez!

Sobre a morte final ficou incógnita, mas acredito ter sido o autor da história.

Plot twist do plot twist

tainabooks 25/09/2021

Mistério bom, final nem tanto
Eu adorei a forma como o livro foi sendo construído. As diferentes versões da mesma história, as pessoas mentindo para si mesmas, os leitores sendo enganados com a narrativa. Achei o mistério bem interessante, foi o primeiro livro que li da autora. Adorei as reviravoltas. Infelizmente o final decepcionou e tirei uma estrela.