Não Me Deixe Esquecer

Não Me Deixe Esquecer Esperanza Prado

Resenhas - Não Me Deixe Esquecer

ferreirareads 01/09/2021

A melhor leitura do mês
Já nos primeiros capítulos de NMDE você fica desconfiada. Somos apresentados a cidade fictícia de Monte Estrelado, interior de MG. Sabe aquela cidade bem de interior que quase nada muda ao longo dos anos? É pra esse lugar que a nossa personagem principal, a Lorena, se vê obrigada a voltar. Junto com ela, também voltam algumas memórias de um acidente que aconteceu quando ela ainda era criança e você começa a criar várias teorias e desconfiar de tudo e todos. Uma coisa que eu amei em NMDE foi a forma como a amizade foi retratada. Em uma cena ela relata como se sentia acolhida e amada pelos amigos. Um dia que ela passasse em casa sem dar notícias já era motivo para eles irem até a casa dela para ver se estava tudo bem, coisa que os novos amigos que ela fez em Belo Horizonte não se importavam. O fato é que a amizade da Lore com a Catarina, Júlia, Pedro e Tomás é algo muito forte e presente no livro a ponto de eu acabar me apegando a eles também. O amor do Tomás pela Lore é puro, a sensibilidade dele ao lidar com ela e com tudo que a assombra é perfeita e o desenvolvimento do relacionamento deles foi muito natural. Todas as cenas que tinha uma simples troca de olhares dos dois eu sai marcando de tão fofo que os dois são juntos. A @esperanzarmp aborda assuntos que ativam gatilhos, mas teve uma sensibilidade sem igual. Eu me identifiquei muito com a Lore em algumas situações onde ela apresenta picos de ansiedade e a forma como ela tenta lidar com isso. Nas notas e agradecimentos a @esperanzarmp fala algumas coisas sobre a Lore que eu fiquei assim: vamos ser amigas? A leitura é sensível e não foi algo que me deu gatilho, mas se você for muito sensível ao tema sugiro tomar cuidado pois foi retratado de uma forma realista.

glendha 04/09/2021

como poderia esquecer?
esse livro me surpreendeu muito e eu acho que nunca tinha me identificado tanto com uma personagem (por isso preciso de terapia igual ela), talvez isso tenha me irritado um pouco. Em todo momento do livro eu queria acolher lorena e dizer que ela não está sozinha, mas agora ela já sabe disso ??
me diverti criando mil teorias e até acertei um pouco hihi
estava tão imersa na história e agora que acabou sinto um vazio.

ps. tomás meu novo amor ficticio
LuaTeresa 09/09/2021minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem hot? Não gosto

glendha 11/09/2021minha estante
tem sim, acho que duas ou três cenas de hot. Me incomoda um pouco também, mas o livro vale a pena

LuaTeresa 11/09/2021minha estante
Obrigada por avisar

g4bis0 05/10/2022

Nacional
Melhor livro nacional q eu li esse ano. Tudo dele é pft, ele tem o equilíbrio do suspense e do romance.

DominicSReynaldo 17/05/2022

Leitura Coletiva do Maio Nacional
Eu não sou o tipo de pessoa que gosta de romance, então vou me atentar apenas ao comentar a parte que mais me interessou no livro - o mistério e todo o lado investigativo, mas se você é um fã de romance você vai se apaixonar pelo casal do livro.

Eu li esse livro pelo projeto do maio nacional e não me arrependo. a gente começa acompanhando a Lorena numa consulta com a psicóloga, por conta de um trauma passado, que ela tem e o evento que gerou esse trauma e é o núcleo de toda a história.

Tudo se passa numa cidadezinha do interior um ambiente tipicamente brasileiro, que qualquer coisinha vira fofoca, onde todo mundo se conhece desde a infância, onde seus pais foram amigos dos pais de seus amigos, e agora você é amigo dos seus amigos e provavelmente seus filhos serão amigos dos filhos dos seus amigos, dando aquela sensação bem realidade Brasileira para a gente.

Em determinados momentos eu senti um pouco de raiva da protagonista conta de como ela era apática, mas com o tempo eu fui entendendo que na verdade ela testava sendo humana e assim humanos reais são pessoas simples comuns como erros acertos e problema, e ela é bem real nesse ponto, é bem humana.

Do ciclo de amizades dela eu amei a Júlia, eu acho que de todos os amigos ela é que tenha a personalidade mais bem definida. Ela É Aquela amiga agitada que se tiver que comprar briga, ela compra, que evita se mostrar fraca, mas ao mesmo tempo é um doce e que não tem papas na língua. A descrição dos 2 meninos o Tomás e o Pedro eu achei bem genérica, eles não tinham nada marcante e a Catarina eu achei que ela era uma amiga bem sem noção, do tipo que mente, e mente de uma coisa absurdamente nada a ver com a Lorena que é protagonista, simplesmente porque acha que a amiga não consegue lidar com o mundo. Em diversos momentos confrontos entre a Júlia e a Catarina ocorreram porque a Júlia tratava Lorena com uma pessoa normal e a Catarina tentava isolar a Lorena da realidade. Ela subestimava amiga simplesmente por ela ter ansiedade e depressão, mas no final isso muda (Grazadeus).

A escrita da autora ela vai evoluindo é palpável, você vê principalmente nas situações em que o personagem falava e se movimentava ao mesmo tempo no início do livro. Às vezes eu tomava uns sustos pensando “como é que eles chegaram em tal lugar?” ou “desde quando estão em pé andando?” porque a autora se focava nos diálogos e esquecia de pontuar as ações e no final do livro isso já não ocorria mais. ela também conseguiu manter um bom ritmo de escrita balanceando o romance com o mistério, então se você é como eu, que foca mais no mistério e ignora o romance você não ficar para trás e se você é uma pessoa que é muito mais fã de romance do que de mistério, você também tem todos os suspiros, borboletas no estômago, e outras sensações que você pode desejar em um romance.

É um livro maravilhoso o mistério é envolvente você consegue criar várias teorias ao longo da história, eu consegui criar pelo menos umas 5. Duas eu descartei, e 3 eu mantive e dessas 3, 2 foram verdade. E foram acompanhadas de plot twist muito bem colocados.

O final foi muito satisfatório porque ele volta ao ponto de início ele mostra como era a vida da Lorena sem as respostas, mas era tranquila e depois de mostra a vida dela com todas as respostas para os mistérios e dúvidas que ela tinha, e por mais que parecesse um caos ela finalmente teve paz (mas continuo achando-a apática).

Amandie 01/09/2021

Muito bom, nota 10, saí com depressão.
Quando eu li Hamartia, da Esperanza, eu fiquei completamente "aquecida". Uma leitura fácil, um livro engraçado.. Não me deixe esquecer é completamente o contrário (de um jeito bom). Fiquei muito feliz pois deu pra perceber que a Esperanza tem um espectro de escrita enorme e consegue trazer livros sérios e livros mais pesados sem descer na qualidade.
Eu tenho TAG então quando eu li a nota da autora já fui preparada para as partes mais "pesadas" e me senti muito representada pela Lore. A autora consegue descrever muito bem o sentimento, e muitas vezes eu sofri junto com a personagem, por saber exatamente como é.
Onde arruma um Tomás? Ele é a personificação de apoio que todo mundo espera nessa vida!! Ele entende o problema da Lore, não sufoca, é gentil, só podia ser personagem fictício mesmo. Se souberem onde vende, to querendo comprar.
Adorei os plots (eu consegui adivinhar o assassino mas o plot familiar eu nunca teria imaginado) e amei o livro. Vou reler com certeza.
POR ULTIMO MAS NAO MENOS IMPORTANTE: o que é essa playlist, minha gente? fui ouvindo ela enquanto lia o livro e tinha que parar a cada 5 minutos pra CHORAR. incrível.

Camis 25/05/2022

?Volte para mim?
Mas, do meu ponto de vista, pessoal, vou dizer: é uma obra prima.

O que dizer além de ?simplesmente amei?? A escrita da autora é muito boa e fluida, um livro que te prende bastante, terminava um capítulo e tinha que ler no mínimo o começo do segundo pra ficar em paz.
Gostei do desenvolvimento da história, tem uns plots muito bons, alguns previsíveis como era pra ser e outros que me pegaram totalmente e surpresa. Digo que o que eu gostei mais do livro não foi nem o mistério em si, mas o desenvolvimento e a fluidez da história. Teve tudo na medida certa, emoção, profundidade, humor, romance, suspense?
E pra finalizar algo que eu tbm gostei bastante foi a abordagem super sensível e consciente da autora sobre as questões mentais da Lorena, achei que foi muito bem abordado e desenvolvido. Sem contar o relacionamento dos protagonistas, o fato de não se resumirem um ao outro, porque em vários livros a personalidade do personagem é o relacionamento, e aqui não, amei que ela deixa bem claro que eles não precisam um do outro mas querem um ao outro, ele não tem que salvar ela ou se responsabilizar por ela, mas ela gosta disso e ele tbm. Isso foi muito interessante pq a maioria dos livros colocam uma dependência tão grande entre os pp, e já nesse ela mostra bem que a saúde mental e os problemas dela são responsabilidade DELA, ele é bem vindo pra cuidar dela (como ele faz lindamente por sinal, sai gatilhada querendo um Tomás pra mim ?), mas ela é forte sozinha, mesmo que não pareça.

Ps: hots 10/10 diga-se de passagem, mas o livro vai MUITO além de um relacionamento viu amores, não espere ler e encontrar mais um livro de romance no meio do mistério e afins, tem várias outras questões que agregam

vane 18/03/2022

Meu coração vive em Estrelado.
A maior declaração de amor para mim é quando você tem empatia o suficiente para compreender a dor e a ansiedade do outro e assim, ficar ao lado dele/a quando o mundo parece desabar. E sinceramente encontrei essa declaração em cada cena em que Tomás e Lorena se esbarravam pelas ruas da pequena cidade do interior de Minas Gerais.

Não me deixe esquecer é um livro que traz uma trama em relação ao mistério de um passado que afeta a personagem principal até os dias atuais, isso voltou com tudo quando ela precisou voltar para a cidade pequena que tinha deixado para trás aos dezoito anos. A partir daqui, você, vai encontrar ação, romance, amizade, mistérios e uma pitada de amor.

A escrita da Esperanza é fluída e muito gostosa, vale a pena cada página lida.

Thalia Plaine 22/04/2022

Prometeu nada e entregou TUDO
?Porque eu vi todas as possibilidades dentro dos seus olhos. Eu vi, dia após dia, seu coração se quebrando, mas também vi o amor que transbordava quando você estava bem. E se eu precisasse esperar a vida inteira até você voltar, até você voltar e me querer também, eu esperaria. A vida apenas não tinha graça sem você.?

Meu Deus que livro fod*.
Já tinha visto muitas resenhas positivas mas não esperava que fosse amar tanto.
Eu li o livro todo em um dia só. Desde o início ele me prendeu e a leitura fluiu muito.
Fiquei completamente encantada com a historia, os detalhes. Todos os personagens são incríveis é muito bem construídos.
A Lorena e o Tomás foram um casal incrível e o desenvolvimento deles foi perfeito.
Amei acompanhar cada detalhe do romance, e do mistério por trás dos traumas que a Lore carregava.
Enfim, super recomendo.
É um livro incrível que com certeza vai te prender.
E o final foi de deixar o coração quentinho ????

Nicole | @niestalendo 10/05/2022

Sem palavras
O jeito como a história é contada, os mistérios em torno de tudo, como as peças vão se encaixando é simplesmente perfeito. Fora o desenvolvimento dos personagens, a amizade ali envolvida, tudo! A sensação de querer saber mais e mais era tanta que eu não consegui parar de ler, participei da LC, mas terminei de ler antes e nossa, amei, com certeza vou ler os outros livros da Esperanza.

Alice 21/11/2021

"Você está bem."
O que poderia acontecer em uma cidade pequena onde todos se conhecem? Esses 5 jovens não imaginariam que os sonhos perturbadores que afetavam duas jovens os levariam a uma aventura em busca da verdade.

Não só o desenvolvimento do mistério envolve, mas também a profundidade das personagens e as situações (por mais dramáticas que sejam) que surgem. Eu não imaginei que me sentiria abraçada e cativada. Na última página, dá uma vontade de sair e viver apesar de qualquer acontecimento ruim. E acho que é isso que eles tentaram me mostrar. Que a vida pode ser boa, mesmo no caos.

Finalizo essa leitura querendo ter a força Lorena, a persistência de Catarina, a ousadia de Júlia, a alegria de Pedro e a paciência de Tomás.

Nick 30/08/2021

Impossível esquecer
Com certeza meu livro favorito. Não é novidade que a escrita da Esperanza é perfeita, Hamartia e OSDA estão aí pra provar isso. Mas 'Não Me Deixe Esquecer' realmente não tem como esquecer. A história é muito bem contada, você se pega rindo e chorando a cada capítulo que passa. Lorena, como nao se identificar com ela? Cada personagem com sua importância na história. Cada reviravolta que nos faz pensar em como nao percebemos antes. Tomás, sem ar para falar dele. Enfim, um livro cheio de mistério, amizade e amor.

Bookshiraeth 25/11/2021

Achei o livro muito bom, amei a escrita e também amei como os personagens tinha uma personalidade única.
Achei que a autora explorou bem o casal principal, mesmo o livro sendo de mistério ela não ficou só nisso. Amei como os sentimentos e as confusões da Lorena foram bem exploradas.
Acho que era pra ter mostrado mais da mãe da Lorena com ela, como ficou realmente a relação delas, já que era uma coisa que incomodava a Lorena.

nicolly 28/08/2021

Uma história sobre descobrir que não estamos sozinhos.
Esse livro com certeza é inesquecível.
Com um romance cativo, mistérios durante a história e um plot impensável, Não Me Deixe Esquecer nos mostra a história de Lorena, uma personagem real que possui problemas e dúvidas que quase todos nós temos.
A construção da personagem é feita de forma impecável e podemos ver Lorena, de capítulo em capítulo, conseguindo se livrar de amarras que ela sempre colocou em sua vida, sentimentos obscuros sobre si mesma e também os sentimentos dolorosos por conta de um acidente - que foi muito mais real do que ela poderia imaginar.
Além disso, temos um grupo de amigos que conseguem respeitar um o tempo do outro e nos lembra que apesar de tudo, nunca estamos sozinhos. Juntos, eles sem empenham em uma investigação difícil apenas para conseguir ver as duas amigas libertas desse pesadelo.
Outro ponto que nos deixa totalmente mergulhados na história é o romance da Lorena com o Tomás e todo o caminho da relação que os dois trilham. Podemos sentir o carinho que um tem pelo outro e a dificuldade de as vezes não conseguir aceitar que outra pessoa pode sim nos amar por quem somos, independente de todos os defeitos que colocamos em nós mesmos. A relação nos deixa mexidos de forma que cada contato deles conseguimos sentir o coração quentinho e todo o amor que os envolve.
Não Me Deixe Esquecer me arrancou (muitas) lágrimas, sorrisos e uma identificação gigantesca com a personagem principal. A escritora realmente sabe como estruturar histórias e personagens e nos fazer sentir todos os sentimentos possíveis em um único livro, além de sua escrita que é fantástica.
A playlist, que pode ser lida durante o livro, também é muito bem vinda, principalmente pelas músicas que possuem letras profundas e nos remete a história.
Espero que a Esperanza sempre tenha inspirações para escrever e que conquiste o mundo com as suas palavras.
Obrigada por essa obra de arte!

coisitasliterarias 06/09/2021

Desse livro não vou me esquecer
Sabe aquelas histórias que você lê e sente sua pele arrepiar, porque a sensação é de que ela é sua e não de um terceiro? É esse livro.

Quem conheceu a Esperanza em Hamartia (SE VOCÊ NÃO VAI LER AGORA!), prepare o coração para amar mais uma de suas histórias. Mesmo com cenários e vivências diferentes, a escrita dela tem o poder de te fazer se apaixonar e mergulhar de cabeça em QUALQUER loucura que os personagens te proponham.

Em NMDE, vamos de carona com Lorena para Estrelado, no interior de Minas Gerais, enfrentar certos fantasmas que por anos lhe tiram o sono. A aura de mistério, o cenário de um possível assassinato e milhares de perguntas sem respostas trazem uma sensação tão real que virar detetive é o primeiro passo pra continuar essa leitura. E controle o fôlego, porque essa investigação vai ficando cada vez mais tensa e o culpado pode estar mais perto do que você pensa.

Será que tenho aqui meu novo livro de conforto? Confesso que não gosto de friends to lovers, mAS TOMÁS OLIVEIRA FOI O CLARO MOTIVO DO MEU COLAPSO! Toda vez que ele aparecia, meu cérebro só conseguia focar nos lindos olhos verdes e no sorriso... só de lembrar, já me deixa sem ar! E as interações do casal? O amor que eles nutriam um pelo outro era tão puro, tão sincero, impossível não suspirar com as cenas.
Mais do que amar, eu entendi a Lorena. Ela é tão real, tão quebrada, tão... eu, que tudo o que eu consegui fazer em certos capítulos foi chorar como se aquela dor fosse minha. E por mais apaixonantes que todos os outros personagens sejam, essa mulher tomou todo meu coração. Nossa, movo céus e terra para defender e proteger Lorena Ferreira!

Mais do que um livro de mistério, NMDE fala sobre amizade e perdão, não só perdoar ao outro, como também a si mesmo. Todos os elementos expostos em doses certeiras para nos presentear com essa linda história. Eu ri, chorei (e não foi pouco), morri de amores, me senti parte do grupo de amigos, fui detetive por uns dias e quando terminei... um vazio, deixado pela saudade que sempre vou sentir de Estrelado.

Esperanza, muito obrigada por proporcionar minha melhor leitura de agosto. Esse é um livro que com certeza não vou me deixar esquecer.

tai.mobi 04/02/2022

Histórias ambientadas no Brasil tem meu coração pra sempre ??
Amei essa história e me pegou muito a narrativa de ter que se reapresentar pra alguém que você já conhece. Já fiz muito isso e sempre me deixou desconfortável. Mas a gente muda todos os dias a todo momento, então faz sentido que tenhamos que no reapresentar às pessoas da nossa vida todos os dias, a todo momento.