Não Me Deixe Esquecer

Não Me Deixe Esquecer Esperanza Prado

Resenhas - Não Me Deixe Esquecer

daniconstantin 29/08/2021

Sem palavras para esse livro
Não tenho palavras para expressar o que eu sentir no decorrer desse livro. Acredito que nunca tenha me identificado tanto com uma personagem, como me identifiquei com a Lorena. Os sentimentos, as inseguranças, os pensamentos consegui me identificar um pouco mais com ela a cada página lida. O mais lindo é a evolução que ela tem, o fato de ela se aceitar, e realmente ver como ela realmente é, torna tudo mais maravilhoso.
Não Me Deixe Esquecer foi uma história incrível, que eu queria ter a oportunidade de esquecer para poder ler novamente, tem uma leitura extremamente fluida e que te prende do início ao fim, você precisa saber o que acontece. Sem dúvidas entra para uma das minhas melhores leitura desse ano. Essa escrita meu deus, você consegue sentir tudo que os personagens sentem, você mergulha demais na história, os plots meu deus.
Esse livro necessita ser lido por todo mundo, aborta assuntos de extrema importância/necessidade de uma forma muito boa, apenas leiam e se apaixonem como eu fiz.

Larissa Canêdo 29/08/2021

Eu preciso falar sobre NMDE
Eu pensei muito em como iria falar sobre esse livro para não estragar a experiência de quem fosse ler posteriormente, até cogitei não falar sobre ele, mas não posso; Não me deixe esquecer mexeu muito comigo por trazer uma personagem que carrega tantos traumas, ansiedade e tanto medo de se entregar ao que sente.
Lorena tem anseios, medos e traumas tão profundos que acabam por afetar a maneira dela ver a vida, os relacionamentos - sejam eles amorosos ou não -, e a si mesma e eu como uma pessoa ansiosa e com algumas feridas, me identifiquei de cara, claro que sem passar pano pros erros cometidos.
Não me deixe esquecer se passa na cidade do interior de Monte Estrelado - cidade fictícia viu gente -, um lugar onde um mistério mal resolvido e muitas memórias esperam pela jovem.
A Esperanza teve muita sensibilidade ao escrever a história e ao construir os personagens, que por sinal estão muito bem construídos, com personalidades próprias e que não se perdem no desenrolar, pelo contrário, só crescem e aprendem com seus erros, acertos e um com o outro; O livro inteiro é bem pensado, inclusive a playlist; Fiquem atentos as músicas de cada capitulo, elas tem todo um contexto e até spoilers escondidos!
Uma outra coisa que me chamou muita atenção no começo e que - para mim - acabou sendo um grande acerto da autora, foi a nota de inicio que traz todos os gatilhos e os capítulos onde eles estão, ou seja, ela se preocupou em como nós poderíamos reagir ao que ela escreveu e já nos preparou pro que esperar ali; isso foi um grande diferencial.
Não me deixe esquecer é um livro de romance com o toque certo de mistério, que vai fazer com que você não queira parar de ler nem por um minuto, vai te vai pensar em teorias mirabolantes e vai te fazer querer mudar pra uma cidade pequena para viver um amor que só existe em conto de fadas ou em livros, se bem que pra mim são a mesma coisa.

Lailie 07/09/2021

Impossível esquecer?
Eu não tenho nem palavras para descrever o que é este livro. Falar que é perfeito parece redundante e raso demais. Não que ele não seja, porque ele é. Mas, talvez você só entenda o que eu estou sentindo agora, quando terminar também. Eu lia os comentários de quem estava lendo ou que já tinham terminado e não conseguia entender direito o que estava acontecendo. Porque ele despertou em mim todas as sensações possíveis. O processo pelo qual a protagonista estava passando no começo é doloroso, poucas pessoas poderiam compreender e ao longo do livro você consegue perceber como é importante o que as pessoas em volta dela fazem ao estender a mão, o ombro amigo, para que esse momento seja um pouco mais leve. Sabe quando você pega um livro pra ler e se apega aos personagens? É exatamente isso que acontece com Não me deixe esquecer, a gente quer continuar acompanhando a vida de Lorena, Tomás, Júlia, Pedro e Catarina. A escrita da Esperanza mais vez foi um show à parte. A fluidez do enredo e os capítulos na medida, fazem com que a gente não queira parar de ler até terminar. Tudo está impecável e realmente, vai ser impossível esquecer.

Maria13174 28/08/2022

Muita expectativa
Foi conflitante ler esse livro. No começo eu queria muito e no final fiquei meio desapontada, não pela história ser ruim, mas pela forma lenta e enrolada que foi contada.

Lorena é chata. O assunto abordado é de extrema importância, mas a Lorena não ajuda a ajudá-la. Tomás é um típico principezinho de livro, que eu amei. Júlia me fez mudar de opinião sobre ela muitas vezes, o que eu gosto por que me trás um ar de realidade no personagem. O resto dos personagens eu não senti um grande aprofundamento ou um desenrolar muito bom, o que me incomodou bastante, fazendo algumas coisas não terem muito sentido ou ter a falta de algo.

As reviravoltas são interessantes, mas a história demorou tanto para de fato começar, que quebrou o clima de surpresas.

No fim é um livro legal, nem bom demais e nem péssimo.
Janaina 15/09/2022minha estante
Acabei de ler agora esse livro e concordo com vc. Livro moroso, personagem principal repetitiva em suas ideias. Eu até me identifiquei com ela em algumas coisas, mas o personagem dela no geral é cansativo

Mariana113 08/10/2021

Me surpreendeu!!!
É um gênero que não estou acostumada mas simplesmente amei, é um livro que te prende do começo ao fim, te faz criar mil e uma teorias. Você se identifica com os personagens, entende suas dores e fica feliz com sua evolução.
A evolução da Lorena é simplesmente perfeita, mostra como é a vida de uma pessoa que sofre com crises de pânico/ansiedade e é diagnóstica com depressão, todas as suas dúvidas e inseguranças. Mostra como o acompanhamento médico é muito importante nesses casos e como você PODE SIM controlar seus pensamentos e conseguir desfrutar momentos bons.
É um livro que realmente me surpreendeu, me envolvi na história, criei mil teorias, dei risada, fiquei aflita, torci por eles, queria bater em alguns kkkkkk

Nara 26/11/2021

Envolvente
Vi alguém falando sobre o livro no bookstagram e peguei pra ler, fiquei completamente presa na história, não conseguia para de ler...

Achei o mistério envolvente, porém previsível, mas também fiquei muito feliz quando acertei o rolê, menos o plot twist do fim, e eu gostei porque foi algo que realmente me surpreendeu.

O Thomas me deu uma das minhas novas declarações de amor favoritas já lidas, achei que a paciência e forma de ele lidar com a Lorena foram muito bem exploradas, ele entendo quem ela é, tudo o que ela carrega e disposto a estar do lado mesmo que ele só queira ele como amigo.

A Lorena é uma personagem que me cativou, apesar de muitas vezes eu querer dar uns tapas nela, mas é completamente compreensível, por tudo o que ela passou, e carrega consigo.

Amei a amizade deles, que mesmo sendo completamente diferentes uns dos outros estavam ali pra cada situação.

É isso, o livro realmente te prende do começo ao fim, a escrita é incrível!

DominicSReynaldo 17/05/2022

Leitura Coletiva do Maio Nacional
Eu não sou o tipo de pessoa que gosta de romance, então vou me atentar apenas ao comentar a parte que mais me interessou no livro - o mistério e todo o lado investigativo, mas se você é um fã de romance você vai se apaixonar pelo casal do livro.

Eu li esse livro pelo projeto do maio nacional e não me arrependo. a gente começa acompanhando a Lorena numa consulta com a psicóloga, por conta de um trauma passado, que ela tem e o evento que gerou esse trauma e é o núcleo de toda a história.

Tudo se passa numa cidadezinha do interior um ambiente tipicamente brasileiro, que qualquer coisinha vira fofoca, onde todo mundo se conhece desde a infância, onde seus pais foram amigos dos pais de seus amigos, e agora você é amigo dos seus amigos e provavelmente seus filhos serão amigos dos filhos dos seus amigos, dando aquela sensação bem realidade Brasileira para a gente.

Em determinados momentos eu senti um pouco de raiva da protagonista conta de como ela era apática, mas com o tempo eu fui entendendo que na verdade ela testava sendo humana e assim humanos reais são pessoas simples comuns como erros acertos e problema, e ela é bem real nesse ponto, é bem humana.

Do ciclo de amizades dela eu amei a Júlia, eu acho que de todos os amigos ela é que tenha a personalidade mais bem definida. Ela É Aquela amiga agitada que se tiver que comprar briga, ela compra, que evita se mostrar fraca, mas ao mesmo tempo é um doce e que não tem papas na língua. A descrição dos 2 meninos o Tomás e o Pedro eu achei bem genérica, eles não tinham nada marcante e a Catarina eu achei que ela era uma amiga bem sem noção, do tipo que mente, e mente de uma coisa absurdamente nada a ver com a Lorena que é protagonista, simplesmente porque acha que a amiga não consegue lidar com o mundo. Em diversos momentos confrontos entre a Júlia e a Catarina ocorreram porque a Júlia tratava Lorena com uma pessoa normal e a Catarina tentava isolar a Lorena da realidade. Ela subestimava amiga simplesmente por ela ter ansiedade e depressão, mas no final isso muda (Grazadeus).

A escrita da autora ela vai evoluindo é palpável, você vê principalmente nas situações em que o personagem falava e se movimentava ao mesmo tempo no início do livro. Às vezes eu tomava uns sustos pensando “como é que eles chegaram em tal lugar?” ou “desde quando estão em pé andando?” porque a autora se focava nos diálogos e esquecia de pontuar as ações e no final do livro isso já não ocorria mais. ela também conseguiu manter um bom ritmo de escrita balanceando o romance com o mistério, então se você é como eu, que foca mais no mistério e ignora o romance você não ficar para trás e se você é uma pessoa que é muito mais fã de romance do que de mistério, você também tem todos os suspiros, borboletas no estômago, e outras sensações que você pode desejar em um romance.

É um livro maravilhoso o mistério é envolvente você consegue criar várias teorias ao longo da história, eu consegui criar pelo menos umas 5. Duas eu descartei, e 3 eu mantive e dessas 3, 2 foram verdade. E foram acompanhadas de plot twist muito bem colocados.

O final foi muito satisfatório porque ele volta ao ponto de início ele mostra como era a vida da Lorena sem as respostas, mas era tranquila e depois de mostra a vida dela com todas as respostas para os mistérios e dúvidas que ela tinha, e por mais que parecesse um caos ela finalmente teve paz (mas continuo achando-a apática).

desventuras 26/04/2022

Sabe quando a gente pega um livro pra ler e assim que termina a história, para e pensa ?deveria ter feito isso antes?? Foi assim que me senti quando terminei as últimas linhas do epílogo de ?Não me deixe esquecer?.

Poderia passar horas falando o quanto essa leitura foi significativa pra mim, o tanto que mexeu comigo. Conhecer a Lorena e a história dela com certeza foi algo marcante.

A construção da personagem me pegou de jeito: as inseguranças, os medos, os receios e problemas. Ela não é uma personagem perfeita e a autora não tem medo de mostrar isso ao leitor. Nós conhecemos uma Lorena que sabe suas dores e aprende diariamente uma forma melhor de lidar com elas.

A autora soube construir uma atmosfera muito íntima, não deixando de trabalhar o suspense que envolve os personagens principais, mas também não apagando os sentimentos e dramas que são tão importantes para a trama.

Me arrependo de não ter dado uma chance pra esse livro antes. A escrita da Esperanza foi uma surpresa ótima e conseguiu me conseguiu me conquistar nas primeiras páginas.

A amizade da Lorena com Tomás, Júlia, Pedro e Catarina foi uma coisa que aqueceu meu coração. Amei vê-los se aproximando novamente quando a Lore retornou à Monte do Estrelado, amei conhecer a personalidade de cada um desses amigos e me apeguei completamente a eles.

O romance entre a Lorena e o Tomás tem uma construção tão verosímil com a realidade e é tão lindo ver todo o apoio que ele dá pra ela, estando sempre ao lado dela, mostrando sua presença e o quanto se importa.

Como uma boa amante de suspense com investigação estilo Scooby-Doo, que também adora um romance, não consegui evitar e me apaixonei por esse livro e tudo que ele nos mostra. A história é maravilhosa e tem reviravoltas de prender a atenção de qualquer um.

?Não me deixe esquecer? é sobre pontas soltas, sobre a vida da forma mais crua e como o medo e o trauma podem ser paralisantes. Mas também é sobre o amor, recomeços e segundas chances. Eu, com toda a certeza, nunca mais vou esquecer essa história.

Gle 02/11/2021

Uma lindeza de livro.
Me identifiquei muito com a Lorena, com suas inseguranças e medo. Todo o livro é muito envolvente. O amor do Tomás pela Lorena é lindo, Tomás é lindo. O grupo de amigos também é maravilhosos, apesar de ter gostado mais de um do que dos outros. Não sou acostumada a ler suspense porém adorei o livro e amei que quando pensei já ter toda a teoria pronta ouvi uma reviravolta. Sem fala que a escrita da autora é maravihosa.

glendha 04/09/2021

como poderia esquecer?
esse livro me surpreendeu muito e eu acho que nunca tinha me identificado tanto com uma personagem (por isso preciso de terapia igual ela), talvez isso tenha me irritado um pouco. Em todo momento do livro eu queria acolher lorena e dizer que ela não está sozinha, mas agora ela já sabe disso ??
me diverti criando mil teorias e até acertei um pouco hihi
estava tão imersa na história e agora que acabou sinto um vazio.

ps. tomás meu novo amor ficticio
LuaTeresa 09/09/2021minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem hot? Não gosto

glendha 11/09/2021minha estante
tem sim, acho que duas ou três cenas de hot. Me incomoda um pouco também, mas o livro vale a pena

LuaTeresa 11/09/2021minha estante
Obrigada por avisar

Camis 25/05/2022

?Volte para mim?
Mas, do meu ponto de vista, pessoal, vou dizer: é uma obra prima.

O que dizer além de ?simplesmente amei?? A escrita da autora é muito boa e fluida, um livro que te prende bastante, terminava um capítulo e tinha que ler no mínimo o começo do segundo pra ficar em paz.
Gostei do desenvolvimento da história, tem uns plots muito bons, alguns previsíveis como era pra ser e outros que me pegaram totalmente e surpresa. Digo que o que eu gostei mais do livro não foi nem o mistério em si, mas o desenvolvimento e a fluidez da história. Teve tudo na medida certa, emoção, profundidade, humor, romance, suspense?
E pra finalizar algo que eu tbm gostei bastante foi a abordagem super sensível e consciente da autora sobre as questões mentais da Lorena, achei que foi muito bem abordado e desenvolvido. Sem contar o relacionamento dos protagonistas, o fato de não se resumirem um ao outro, porque em vários livros a personalidade do personagem é o relacionamento, e aqui não, amei que ela deixa bem claro que eles não precisam um do outro mas querem um ao outro, ele não tem que salvar ela ou se responsabilizar por ela, mas ela gosta disso e ele tbm. Isso foi muito interessante pq a maioria dos livros colocam uma dependência tão grande entre os pp, e já nesse ela mostra bem que a saúde mental e os problemas dela são responsabilidade DELA, ele é bem vindo pra cuidar dela (como ele faz lindamente por sinal, sai gatilhada querendo um Tomás pra mim ?), mas ela é forte sozinha, mesmo que não pareça.

Ps: hots 10/10 diga-se de passagem, mas o livro vai MUITO além de um relacionamento viu amores, não espere ler e encontrar mais um livro de romance no meio do mistério e afins, tem várias outras questões que agregam

ferreirareads 01/09/2021

A melhor leitura do mês
Já nos primeiros capítulos de NMDE você fica desconfiada. Somos apresentados a cidade fictícia de Monte Estrelado, interior de MG. Sabe aquela cidade bem de interior que quase nada muda ao longo dos anos? É pra esse lugar que a nossa personagem principal, a Lorena, se vê obrigada a voltar. Junto com ela, também voltam algumas memórias de um acidente que aconteceu quando ela ainda era criança e você começa a criar várias teorias e desconfiar de tudo e todos. Uma coisa que eu amei em NMDE foi a forma como a amizade foi retratada. Em uma cena ela relata como se sentia acolhida e amada pelos amigos. Um dia que ela passasse em casa sem dar notícias já era motivo para eles irem até a casa dela para ver se estava tudo bem, coisa que os novos amigos que ela fez em Belo Horizonte não se importavam. O fato é que a amizade da Lore com a Catarina, Júlia, Pedro e Tomás é algo muito forte e presente no livro a ponto de eu acabar me apegando a eles também. O amor do Tomás pela Lore é puro, a sensibilidade dele ao lidar com ela e com tudo que a assombra é perfeita e o desenvolvimento do relacionamento deles foi muito natural. Todas as cenas que tinha uma simples troca de olhares dos dois eu sai marcando de tão fofo que os dois são juntos. A @esperanzarmp aborda assuntos que ativam gatilhos, mas teve uma sensibilidade sem igual. Eu me identifiquei muito com a Lore em algumas situações onde ela apresenta picos de ansiedade e a forma como ela tenta lidar com isso. Nas notas e agradecimentos a @esperanzarmp fala algumas coisas sobre a Lore que eu fiquei assim: vamos ser amigas? A leitura é sensível e não foi algo que me deu gatilho, mas se você for muito sensível ao tema sugiro tomar cuidado pois foi retratado de uma forma realista.

marilia 17/07/2022

Não me deixe esquecer, eu com certeza não esquecerei este livro, tudo nele é perfeito, a construção da história, dos personagens, os relacionamentos, conseguiu o propósito de trazer um romance com mistério perfeitamente, enfim encantada demais mereceu 5 ?

Amora 12/05/2022

Volte para mim
"Não me deixe esquecer" traz a história de Lorena, uma jovem perturbada por histórias do passado que resolve sair de sua cidade na tentativa de esquecer tudo aquilo que passou. Entretanto, a vida tinha outros planos. Devido ao acidente de sua avó, Lorena retorna para Estrelado e se vê obrigada a enfrentar os fantasmas do passado.

Lorena reencontra seus amigos de infância após anos e, além da amizade e das fofocas colocadas em dia, os 5 se unem para investigar o afogamento que os assombra desde a infância. Entre lembranças, pesadelos, dramas românticos e familiares, os 5 enfrentam não só uns aos outros como a si mesmos. O suspense se desenrola de uma forma envolvente, deixando a sensação de estar prendendo a respiração enquanto os acontecimentos seguem.
Pelo ponto de vista de Lorena, vemos o quanto é difícil lidar com nossos sentimentos, o quanto o passado pode nos sufocar e dar aquela sensação de falta de ar. Com o decorrer do livro, fica claro sua evolução ao lidar com o que sente, entendendo que lidar com o que sente é melhor do que ignorar (mesmo que seja difícil).
No geral, a lição que vejo é que a verdade é sempre a melhor escolha. Independente das consequências que a seguem, saber e lidar com a verdade é melhor do que viver constantemente no medo e na dúvida. E, além disso, saber que ter conhecimento não é o mesmo quer perdoar, curar ou esquecer. Saber a verdade é apenas o começo de um processo que exige tempo.

joana 27/08/2021

Amei demais
Simplesmente incrível!! Estava muito animada pra ler esse livro, pq amei Hamartia, e superou todas as minhas expectativas. A mistura do mistério com o romance foi perfeita e muito bem equilibrada. Os personagens e relacionamentos são incríveis, e já tô morrendo de saudade dos momentos lindos entre o Tom e a Lore (meu novo casal favorito, com as declarações mais românticas possíveis). Amei amei amei, recomendo muito?