Não Me Deixe Esquecer

Não Me Deixe Esquecer Esperanza Prado

Resenhas - Não Me Deixe Esquecer

zadora 03/09/2021

NMDE JAMAIS SERÁ ESQUECIDO
livro cuidadoso com os assuntos que aborda, inteligente, bom, romântico, com mistérios e muitas reviravoltas!!!!

eslcy0 30/08/2021

MAIS QUE MARAVILHOSO
quando comecei esse livro não esperava isso depois de concluir, a leitura foi magnífica, leve e fluída, é um misto de emoções, estava mega ansiosa pra saber do que esse livro falava, os personagens secundários me fez querer ler o livro deles (alô, esperanza, será que vem aí?). eu amei ler esse livro, espero ler harmatia.

eu fiquei impactada com um personagem, eles mesmo: Tomás. que personagem incrível, o amor que ele sente pela a Lorena, mesmo que eles tinham se distanciado, o amor, o cuidado ficou intacto.

obrigada, esperanza, por escrever um livro perfeito, sem defeitos, sem dúvidas um dos favoritos, um romance slowburn, não leio muitos livros assim, mas dei uma chance a esse, a sinopse e bem chamativa e curiosa, amei o suspense que tem o livro. enfim sem palavras. que venha o próximo lançamento.

pessoabiaah 12/05/2022

Nacional exemplar
Suspense e romance? Você veio ao livro certo!
O livro se passa em Minas Gerais, traz um gostinho de casa com nomes brasileiros e tem uma escrita tão gostosa que se eu não estivesse em um LC, teria devorado no mesmo dia! A história da Lorena é envolvente e te faz se apaixonar, e se você ainda não se interessou, vou dizer que tem um slow burn de milhões

Esse livro é um orgulho da nossa nação!
gabriel 12/05/2022minha estante
"É do Brasil", já dizia o filósofo Galvão Bueno

pessoabiaah 13/05/2022minha estante
Né? Da orgulho vestir a camisa nessas horas

re 01/09/2022

Excelente
Não me lembro ao certo o motivo de ter comprado esse livro, mas depois que terminei agradeci a eu do passado por isso.
Essa obra nacional precisa ser enaltecida e aclamada como merece!
É muito envolvente, tenso, reflexivo, com pitadas de romance. A autora soube muito bem conduzir essa história e o resultado é uma experiência maravilhosa!

vitoria209 15/10/2021

inesquecível!
Gostei tanto desse livro! Ele é profundo e trata de temas delicados (como saúde mental) de um jeito muito bonito, muito responsável. A Lorena tem depressão e ansiedade, mas a vida dela não se resume a isso. Acho que uma das mensagens mais bonitas da história é que os transtornos dela não deveriam impedi-la de sentir felicidade, de amar, porque ela merecia tudo aquilo. Foi muito emocionante.
Enfim, acho que o ponto alto são os personagens! O livro foca nos sentimentos e reações deles, em como todo mundo tem várias camadas e seus próprios problemas para lidar. E, em conjunto, eles eram ótimos também: a amizade dos personagens principais me deixou de coração quentinho.
E o romance! O Tom e a Lore são bonitinhos demais. Eles sempre se amaram, e o sentimento entre os dois é tão puro e resistente que não tem como não torcer para ficarem juntos.
O mistério do livro me surpreendeu, apesar de não ser exatamente o foco da trama, e teve uns detalhes que se encaixaram super bem. Gostei muito de como a autora mesclou vários elementos e conseguiu desenvolver todos perfeitamente bem.
Em resumo, NDME é com certeza um livro inesquecível!

Brenda 30/11/2021

Mistério com romance
Amei muito esse livro, nunca tinha lido romance com mistério e simplesmente amei. Adorei criar imagens pra esse caso junto com eles. Lorena e Thomás são o casal principal do livro, e meu deus eu simplesmente amei como a autora tratou o romance deles além de enfatizar que tudo tem seu momento certo de acontecer na hora certa, eu também AMEI COM TODAS AS LETRAS eles flertando mas se provocando, não existe forma melhor fica aquela tensão boa no ar. Muito bom o livro

Leitora kamikaze 10/11/2022

Morta viva
É complicado explicar uma história, de um dia,a quatro anos atrás, que tem seu desfecho finalmente na volta da principal testemunha, que não tem certeza do que é memórias ou pesadelos. Lorena luta contra o amor de Tomás,contra o descaso da mãe, contra depressão,contra ansiedade,contra o medo de voltar pra casa depois de todo esse tempo ignorando os amigos. Ela teve medo de morrer, medo de viver,medo de ser feliz. Os amigos a trouxe de volta a vida. Morreu mas passa bem!

Juli 25/08/2022

Surpresa
Comecei a ler esse livro sem esperar muito

Mas, gostei bastante. Gostei do mistério do livro

E achei muito fofinho o amor deles

Sarah 07/09/2022

Acabei dando 3 estrelas pra essa história, mas provavelmente seja pelo fato de eu não estar na mesma vibe que o livro proporciona. Mas é uma história bem escrita, beeemm profunda nos sentimentos e pensamentos da personagem principal e em como ela tá vivendo um dia de cada vez entre trancos e barrancos.
Creio que esse foi um ponto em que eu acabei não me apegando muito, da Lorena sempre ir na mesma linha de pensamento (mesmo tendo um motivo mais que justificável). Acho que faltou um acréscimo nisso, pra dar aquele tchan no livro.
Mas, ao todo, mesmo não me apegando muito, foi uma leitura agradável e boa para se passar o tempo.

Sabrina204 26/08/2021

Apaixonada por tudo!
Não me deixe esquecer tem aquela tensão no ar, que deixa todos os seus sentidos em alerta. Você sente que tem algo errado, por mais que no início não saiba bem o que é. O livro inicia com Lorena voltando para Monte do Estrelado, após quatro anos. Ela precisa voltar, mesmo que não se sinta a vontade com isso. Antes de ir, ela deixou assuntos inacabados, além de seus quatro amigos. Lorena é uma personagem que foi muito bem trabalhada, porque ela é alguém que lidou com incidente que mudou sua vida desde muito cedo. Ela tem depressão e ansiedade há muito tempo. A construção da Lorena me cativou bastante. Intercalando entre o passado, onde Lorena estava nos seus piores dias, e atualmente, onde ela tem ajuda profissional e lida com mais experiência. Me apeguei bastante ao sentir a dor da Lorena. Senti sua angústia, suas crises, lutas e oscilações. Apesar de ter deixado a cidade, Monte Estrelado nunca esteve longe dela. Fiquei vidrada na leitura, porque fiquei em êxtase pela forma como a volta dela foi familiar e eletrizante, simultaneamente. As ruas eram as mesmas, seus amigos ainda estavam ali, tão diferentes, mas ainda assim, um grupo. A história foi se desenrolando de forma tão viciante. Porque primeiro, as coisas foram se normalizando com seus amigos e depois, as coisas ficaram cada vez mais reveladoras. Quando Lorena descobre que não é a única a ser torturada pelo incidente de anos atrás. Então, o grupo parte em busca de respostas. Uma das coisas que eu mais gostei foi que cada um dos cinco tinha uma reação diferente para cada descoberta, com discordâncias e concordância. E que mesmo após tanto tempo, um poderia contar com o outro de forma tão completa. O romance do livro disparou meu coração de um jeito que ele não vibrava há muito tempo. Porque Lorena e Tomás compartilham uma história muito extensa, em anos de amizades. Não consigo imaginar pessoa melhor para ela que o Tomás. Nada melhor que um friends to lovers para aquecer um coração no meio de tantas revelações.
Não me deixe esquecer foi uma das minhas melhores leituras. Existem tantos pontos positivos. A autora conseguiu transmitir uma história com gatilhos de forma responsável, extremamente sensível. Acho difícil o transporte entre o passado e o presente em um livro porque na maioria das vezes se torna cansativo, o que não é o caso aqui. As transições foram muito boas, viciantes. Ao todo foram tantos personagens, mas todos parecem carregar uma história e não ficam em segundo plano. Fora que inserir romance em meio há tanta coisa não é fácil. E aqui, ficou tão adequado. Não tem nada de problemático. Foi um dos poucos livros que li que tratou tudo da forma adequada, sem romantizar nada. O mistério foi aplicado na medida exata. Finalizei o livro apaixonada pelo casal, amando todos os amigos, arrebatada com os acontecimentos, extasiada com a história e com a certeza de que não irei esquecer de frase alguma.

Hellesgs 25/08/2021

Eu adorei demais, o mistério, tudo ???
È uma história que se passa dentro de um mistério que assombra a vida da Lorena, o qual vem átona quando volta a sua cidade natal, que me deixou do início ao fim super curiosa e entretida com tudo, além da leitura ser super fluida, e alguns momentos fui tentando ligar as coisas, mas fui tombada até chegar o plot que fiquei chocada!
Também envolve mentiras, investigação, assassinato, segredos, consequências, amor entre amigos e família, aceitação, superação, idas e voltas.

Sobre amizade de Lorena, Catarina, Júlia, Pedro e Tomás, foi algo muito legal, mesmo tempo sem se ver, continuaram com uma ligação, parceira incrível e tiveram um desenvolvimento muito bom, amei!

A relação do Tomás com a Lorena foi um slow burn muito bom ele tratava ela com tanta delicadeza, amor e sensibilidade nos momentos de crise, um parceiro para momentos bons e ruins, foi tudo pra mim.

Achei incrível como a autora tratou com sensibilidade a depressao e a ansiedade, os momentos em que a Lorena sofria isso foi palpável, senti na pele como esse tipo de situação è difícil, sendo uma luta a cada dia, e mostrou também que temos amigos e família para contar, confiar e se abrir. A Esperanza também falou sobre a importância da terapia, como isso pode mudar a vida da pessoa.

Larissa Canêdo 29/08/2021

Eu preciso falar sobre NMDE
Eu pensei muito em como iria falar sobre esse livro para não estragar a experiência de quem fosse ler posteriormente, até cogitei não falar sobre ele, mas não posso; Não me deixe esquecer mexeu muito comigo por trazer uma personagem que carrega tantos traumas, ansiedade e tanto medo de se entregar ao que sente.
Lorena tem anseios, medos e traumas tão profundos que acabam por afetar a maneira dela ver a vida, os relacionamentos - sejam eles amorosos ou não -, e a si mesma e eu como uma pessoa ansiosa e com algumas feridas, me identifiquei de cara, claro que sem passar pano pros erros cometidos.
Não me deixe esquecer se passa na cidade do interior de Monte Estrelado - cidade fictícia viu gente -, um lugar onde um mistério mal resolvido e muitas memórias esperam pela jovem.
A Esperanza teve muita sensibilidade ao escrever a história e ao construir os personagens, que por sinal estão muito bem construídos, com personalidades próprias e que não se perdem no desenrolar, pelo contrário, só crescem e aprendem com seus erros, acertos e um com o outro; O livro inteiro é bem pensado, inclusive a playlist; Fiquem atentos as músicas de cada capitulo, elas tem todo um contexto e até spoilers escondidos!
Uma outra coisa que me chamou muita atenção no começo e que - para mim - acabou sendo um grande acerto da autora, foi a nota de inicio que traz todos os gatilhos e os capítulos onde eles estão, ou seja, ela se preocupou em como nós poderíamos reagir ao que ela escreveu e já nos preparou pro que esperar ali; isso foi um grande diferencial.
Não me deixe esquecer é um livro de romance com o toque certo de mistério, que vai fazer com que você não queira parar de ler nem por um minuto, vai te vai pensar em teorias mirabolantes e vai te fazer querer mudar pra uma cidade pequena para viver um amor que só existe em conto de fadas ou em livros, se bem que pra mim são a mesma coisa.

leituras.gio 26/11/2021

Livro certo, na hora certa
Sabe quando você lê exatamente aquilo que precisa no momento? Foi minha experiência com esse livro!

No início eu fiquei bastante incomodada e não conseguia entender exatamente o porquê, mas também não fui capaz de desgrudar da leitura em nenhum momento. Até que tudo então fez sentido, meu incômodo era pela identificação absurda que senti com a personagem, sempre passei por situações e parecidas e compartilhei de vários dos mesmos sentimentos conturbados e foi bem ali, que eu soube que precisava desse livro exatamente nessa fase da minha vida.

Os conflitos internos da Lorena, o romance clichê e intenso entre ela e o Tomás, o mistério sobre o acidente, as atitudes dos amigos e até mesmo os sonhos confusos e a terapia de regressão fizeram desse um livro mais do que necessário! Fico feliz por ter esbarrado nessa história linda, intensa e tão REAL, porque essa é a palavra que me vem a mente (embora tenha o mistério), as relações, o cenário, os sentimentos, esse é o livro mais real que já li!

Lailie 07/09/2021

Impossível esquecer?
Eu não tenho nem palavras para descrever o que é este livro. Falar que é perfeito parece redundante e raso demais. Não que ele não seja, porque ele é. Mas, talvez você só entenda o que eu estou sentindo agora, quando terminar também. Eu lia os comentários de quem estava lendo ou que já tinham terminado e não conseguia entender direito o que estava acontecendo. Porque ele despertou em mim todas as sensações possíveis. O processo pelo qual a protagonista estava passando no começo é doloroso, poucas pessoas poderiam compreender e ao longo do livro você consegue perceber como é importante o que as pessoas em volta dela fazem ao estender a mão, o ombro amigo, para que esse momento seja um pouco mais leve. Sabe quando você pega um livro pra ler e se apega aos personagens? É exatamente isso que acontece com Não me deixe esquecer, a gente quer continuar acompanhando a vida de Lorena, Tomás, Júlia, Pedro e Catarina. A escrita da Esperanza mais vez foi um show à parte. A fluidez do enredo e os capítulos na medida, fazem com que a gente não queira parar de ler até terminar. Tudo está impecável e realmente, vai ser impossível esquecer.