Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

Bia.Ferrari 04/01/2024

Simplesmente apaixonante
Eu amei o primeiro livro de Ari e Dante, a forma como o autor escreve de maneira poética e profunda, me deixou viciada e não foi diferente nessa continuação.
Eu amei cada detalhe do romance e da amizade dos dois, amei como o autor desenvolve de maneira honesta o crescimento dos personagens e como a relação deles com outras pessoas mudam a forma como eles enxergam o mundo.
O Ari é um protagonista sensacional! Ele é sensível e maduro quando precisa, mas não perde a inocência da adolescência. Ele defende seus ideais e as pessoas que ele ama. Ele aprende com seus erros e com os erros dos outros para se tornar alguém melhor.
A relação dele com a mãe e o pai é muito bem tratado e te deixa com o coração quentinho. As amizades que ele faz ao longo da história só torna tudo ainda melhor. E o amor que ele sente pelo Dante é tão puro e honesto, e muitas vezes também é indesejado por causa da época que eles vivem.
A escrita do Benjamin é fora de série, e os assuntos que ele trata no livro são bem explorados e explicados. O sentimento do luto, a homofobia, a tristeza, o medo e a culpa são coisas recorrentes na história, mas nunca de forma largada
Antes de concluir minha resenha, quero dizer que sim, as menções transfobicas são muito incômodas e algumas vezes desnecessárias, porém eu entendo o porquê de estar presente no livro, já que a história se passa no início da década de 90 e com a pandemia da AIDS a toda vapor. Era uma época muito difícil pra ser LGBT e os sentimentos dos personagens são válidos devido ao medo de sofrer.
Obviamente isso não justifica a forma que o autor lidou com as críticas, mas isso já são outras questões.
Por fim, eu amei cada mergulho nesse mundo fantástico de Aristóteles e Dante.

vivianlopesyx 04/01/2024

Paris ?? CONTÉM SPOILER ??
Muitas emoções minhas vieram á tona lendo esse livro, de longe é muito mais profundo e intenso do que o primeiro, o primeiro perto desse é um clichê de outro mundo e esse é a realidade.

Ari mudou muito e isso ficou nítido, ele se abrindo com a Gina e a Susie foi incrível, não posso me esquecer de seu Pai, nossa que dor só de lembrar, ele se foi de uma forma tão linda que de tão linda se tornou mais doloroso do que já ia ser. Tantos significados teve essa cena e o pós dela também.

Cassandra foi maravilhosa, confesso que não gostava dela mas aos poucos eu aprendi a gostar dela e entender como ela era e ela é incrível, o discurso dela me arrepiou toda.

A história se passa na época em que estava acontecendo a pandemia de AIDS onde vários homens estava morrendo por conta dessa doença e o governo simplesmente ignorava tudo e vê como era a luta dessas pessoas foi incrível, tudo nesse livro foi doloroso e lindo na mesma intensidade, vc chorava sorrindo e sorria chorando. Tem momentos que até desejei que essas pessoas estivessem nascido em outra época onde não tinham tanto ódio delas.

Confesso que Dante foi mais emoção do que razão nesse segundo livro e Ari foi mais razão do que emoção, o que fez com que ficasse equilibrado porém esperava mais de Dante em algumas cenas mas nada disso anula, Dante é incrível, a pintura, a carta, os quadros.

Tópico sensível

Irmão do Ari me deu medo, medo de arrepiar, eu chorei de dor no reencontro deles e a forma como o irmão dele tinha perdido a essência da vida, ele pareceu um não humano e me doeu muito isso. Eu fiquei agonizando, me questionando o que levou ele a se tornar daquela forma, o médico que cuidou dr Ari tinha dito que o irmão dele amava Ari e brincava e sorria, como uma criança que era assim se tornou aquele homem que Ari foi visitar na prisão?

Ps: Gina, Susie e Cassandra tem meu coração. Essa amizade entre elas e o Ari é perfeita.

Ps²: Todos os personagens que passaram na vida de Ari e Dante, muitas vezes indiretamente, são/eram pessoas incríveis que muitos outros não via isso neles, eu só queria abraçar cada um e dizer que tudo ficaria bem.

Ps³: Esse livro tem muitos gatilhos mas vale cada segundo.

Pág. 413

- Você já dançou com outro cara?
Julio fez que não.
- Bom, não seja por isso.
Dante dançou com ele. E nunca houve um sorriso mais maravilhoso do que o de Julio.

Byanca29 04/01/2024

A verdade é que eu começo livros sem ler a sinopse, então eu não fazia ideia que esse era o segundo livro, só descobri depois de uns dias quando atualizei o Skoob.
Acontece que, a narrativa não te leva a crer que há um livro anterior e, sinceramente, não sei se teria gostado mais se tivesse lido o primeiro. Mas não sinto que fez diferença na questão de entender o contexto da história.
Os capítulos são curtos, com muitos diálogos, e o autor desenvolve o personagem de uma forma muito boa. Acontece que não me prendeu, não foi um livro que eu amei ter lido e, na verdade, muita coisa poderia ter simplesmente sido cortada que eu não sentiria falta. Mas isso é gosto pessoal. A minha nota é simplesmente porque não me envolvi com a história, não me conectei com os personagens e estava louca pra terminar só pra não abandonar.
Há momentos em que você se prende tanto que não para de ler, e outros que é tão bobo que a minha vontade era pular.

De qualquer forma, é o tipo de livro que não é ruim, tenho certeza que muitas pessoas vão se conectar com o personagem. Não foi meu caso.

"Quando você está sozinho - ela sussurrou -, as pessoas que notam são as que ficam do seu lado. Essas são as pessoas que amam você."

Maria19772 04/01/2024

Bomm
Gostei do livro, ele tem algumas partes um tanto chatinhas, que não tem muita relevância. Tirando esse detalhe, o livro é bom, profundo, desenvolve ainda mais a história deles dois e o amadurecimento de ambos, fora outros assuntos sensíveis que aborda, com cenas bonitas e tristes fico satisfeita com a leitura.

Luckyl.t 04/01/2024

Que livro maravilhoso. Na minha opinião todo adolescente, jovem, adulto, idoso deveriam ler os 2 livros é muito perfeito, definitivamente será o meu livro do ano. ??

Emilly.Holovati 04/01/2024

Nossa, nunca chorei tanto por causa de um livro.
Quando tava quase chegando no final achei que ia dar tudo errado, quase entrei em depressão

Isabelledepaula 03/01/2024

Ri, me diverti e chore muito com essa continuação
Li o 1° livro com 15 anos, estava me descobrindo e lembro de me identificar muito com o Ari. Achava que o mundo conspirava contra mim e queria que tudo explodisse.
O segundo demorou bastante pra sair, e eu demorei mais ainda pra comprar, mas desde que comecei a leitura não consegui parar. Acho que tinha ficado com medo de que a continuação não fosse tão especial quanto o primeiro livro, mas foi e muito. Fiquei me perguntando "Como mesmo depois de tanto tempo me identifico tanto com o Ari?"
Ver o amadurecimento dele me deixou muito feliz, e que sensação boa! Ele precisou enfrentar seu passado para poder seguir com sua vida. Se abriu para conhecer novas pessoas e com isso, fez amizades incríveis. Explorou. Perdeu gente importante e sofreu, e aprendeu a lidar com esse sofrimento.
Não dei nota máxima pois não gostei muito do final. Achei apressado e no meu ponto de vista o que acontece é meio irreal... e também por sentir falta do *desenvolvimento* do Dante como um personagem que a meu ver, é tão principal quanto o Ari!
Mas pra mim, esse livro é a prova que nem sempre os nossos favoritos precisam ter 5 estrelas!

Mari Vannucci 03/01/2024

Você é a chuva e você é o deserto e você é a borracha que está apagando a palavra “solidão”.
Bem mais ou menos. Senti que foi um livro muito comercial, sabe?
Não que o primeiro tenha sido incrível (ou bom), mas senti que desenvolveu melhor a história no anterior. Claro que esse volume abordou coisas sérias e foi muito tocante, mas me passou a sensação de só jogar informações e não explorar direito. Ficou tudo muito raso e não precisava ser assim.
Pelo menos a escrita é simples e torna a leitura bem corridinha, mas não sinto que tenha valido muito a pena.

Estevinho0 03/01/2024

Inacreditável
Na maioria das vezes a sequência não supera o primeiro livro,mas nesse caso foi totalmente diferente . A forma como o autor expressa o amor dos dois é algo único e faz com que você se conecte com os personagens .
Por mais que esse livro tenha problematica (jamais passarei pano pra isso) é um dos meus favoritos da vida

Predo21 03/01/2024

Um mergulho nos céus
Se o primeiro livro já foi uma obra de arte, esse conseguiu superar todas as expectativas possíveis. A conclusão da história de Ari e Dante além de épica, resolve todas as pontas soltas do primeiro livro e entrega um dos romances mais fofos e emocionantes que ja li.

Vinicius 01/01/2024

Final fofo
Esse livro aprofundou mais e desenvolveu bem todos os personagens. Toda a profundidade que faltou no primeiro, veio nesse. Senti o amadurecimento e a mudança do Ari, o que foi muito bem trabalhado. Agora espero que façam o filme, preciso ver isso na tela cinema ??

Debora992 31/12/2023

Não sei bem o que dizer, amei muito reencontrar Ari e Dante.
Eu e Ari temos muito em comum, vários pensamentos dele são iguais aos meus, isso não mudou do livro 1 para o 2.
O amor dos dois é lindo??
Não gostei muito um acontecimento do livro, achei muito injusto mas entendo.
Foi uma leitura muito boa, meu último livro do ano e terminei ele no último dia do ano, fechei meu ano com chave de outro.
Pretendo reler com certeza.

@vcdisselivros 31/12/2023

Nossos meninos estão crescendo
?Pensei que ele só me ensinaria a nadar nas águas da piscina, mas ele me ensinou a nadar nas águas da vida?

Em Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo, o autor, Benjamin Alire Sáenz, apresenta um casal de protagonista mais maduro, dois adolescentes que estão se descobrindo ao passo que precisam se esconder para não receber o ódio do mundo. Mais uma vez o autor é assertivo ao levantar pontos que aflige muitos que estão tentando aceitar aquilo que são, trazendo dúvidas que muitos de nós temos lá no começo e que muitas vezes não sabemos as respostas, pois somos o que somos.

Ver o amadurecimento desse amor é algo único e o autor é atencioso ao revelar essa paixão adolescente sem mostrar muito, no sentido de preservar algo mais explícito, já que estamos lendo sobre garotos.

Apesar das adversidades que acompanhamos esse amor juvenil enfrentar, o livro é de aquecer o coração, deixando um gostinho de quero mais.