Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

Carolina.Souza 27/12/2023

E olhei e disse: LINDO!
Esse segundo livro de Ari & Dante é uma obra que encanta e, principalmente, emociona quem lê as palavras tocantes de Benjamin Alire Sáenz, que depois do tiro que foi esse livro, se tornou um dos meus escritores preferidos! a narrativa é uma jornada de autodescoberta, amor, aceitação, amizade e, sobretudo, sobre delinear nossos espaços nas linhas confusas desse mundão. Sáenz trata esses temas com respeito e sensibilidade, fazendo com que seja impossível não refletir sobre eles (e acabar marcando o livro inteirinho!).
à medida que Ari e Dante enfrentam desafios e descobrem verdades sobre si mesmos e o mundo ao seu redor, nós somos levados à uma montanha-russa emocional que tem seu desfecho gratificante e comovente, de verdade.
"Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo" não é apenas uma história sobre amor romântico, mas também sobre a riqueza das amizades verdadeiras, da família e a jornada pessoal em direção à autenticidade. é um livro que deixa uma marca duradoura com certeza e, por isso, se tornou uma das minhas obras preferidas.

Thay 26/12/2023

Meu deus, que livro perfeito e sensacional!!
Chorei, fiquei desolada, pensei e repensei tanto
esse livro vai alem de romance, ele é perfeito, aridante eu amo voces do fundo da minha alma

Flavitcho 25/12/2023

Bela continuação
Eu amei a forma como o autor relata toda a trama. Até os momentos mais hot foram narrados da maneira mais fofa possível. Confesso que comecei a leitura já com a ideia de que o autor era um grande transfóbico, mas eu não achei isso na obra, seja porque não tinha, seja porque era burro demais para entender.

Renan9 25/12/2023

Obra Prima
Assim como no primeiro livro, este tem bastante aprendizado e reflexões de vida incrível e de um não tão pesado. Adoro tudo nesse livro, os diálogos, os acontecimentos, as ligações dos garotos. é por isso que chamo este livro de obra prima, por mais que não tenha dado 5 estrelas com certeza é um favoritado

Ismael65 25/12/2023

Eu amo vcs Ari e Dante ?
Acompanhar essa leitura desde o primeiro livro, foi a melhor coisa que eu já fiz na minha vida, não me arrependo de espalhar ari e dante para minhas amigas, eu me identifico muito com o ari do livro 1, mas meu 2024, quero ser o Aristóteles Mendoza do livro 2, quero me permitir viver, sentir, sem ter medo de errar, sem ter vergonha de mim, muito obrigado Benjamin Alire Sáenz, por nunca desistir de escrever mesmo com a pandemia, e desde já agradeço por me mostrar esse universo incrível que é Aristóteles Mendoza e Dante Quintana!!!

Edvaldo692 25/12/2023

Assim como o primeiro livro, amei acompanhar esses personagens. Ver que o Ari foi se tornando cada vez melhor, me deixou muito feliz. Pois aqui podemos aproveitar ele lidando com um sentimento do qual ele não pode controlar. Altos e baixos Nosso protagonista passa neste segundo livro, mas mesmo assim ele tem o apoio daqueles que o ama. Pra mim foi um livro incrível e emocionante, alguns surtos ao longo da leitura ksksksk.
Apenas leiam e tirem suas próprias conclusões.

hewertoon 25/12/2023

Beijo para aristoteles e dante
Depois de 2 meses eu finalmente conseguir terminar esse livro, não que ele seja ruim, eu só entrei numa ressaca literária pesadíssima.
Mas vamos lá. Com acontecimentos inesperados e muitas emoções, ?Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo? me surpreendeu muito.
Metade do livro foi sobre desenvolvimento dos personagens principais (principalmente do Ari), novas amizades e novas experiências, e a outra metade foi um desenvolvimento mais profundo, com questões mais sérias e delicadas.
Eu queria que tivesse alguns capítulos a mais pra encerrar a história, já que esse é o último livro. Entendo o que o autor quis fazer nesse final mas ainda assim preferia mais história pra sentir que o livro se encerrou de fato.

Giovanna 24/12/2023

Why living has to hurt so bad?
As long as we are alive, we go through some stuff that might broke us apart and put the shit together take us more time than it should.
Reading this book gave me this feeling. Having the access to Ari's mind made me realize how hard growing up is and how many fights I will have to fight as long as I'm alive. No rest. I will always be going through some shit and I will have to handle it, no matter what.
I hope I get good friends and family to support me as Ari did.

nokie 24/12/2023

Da pra descobrir o universo na mão de alguém
"E também da para descobrir toda a dor que existe no mundo em suas próprias lágrimas ? basta escutar a música que suas lágrimas cantam."
Sim, esse romance me fez chorar por 3 horas consecutivas.
A evolução do Ari como personagem é tão bonita, ele descobre o amor, e descobre maneiras de amar os seus amigos, os seus pais, Dante, e ele mesmo.
O protagonista mostra uma mudança de caráter, de personalidade, tão graciosa, isso faz com que nós, leitores, se aproximemos dele.
As reflexões, a dor, o medo, o amor, as lágrimas, as risadas, a incerteza, a loucura, a sanidade. Tudo isso faz com que eu não cale a boca sobre esse livro. Extraordinário e magnificente.

Léo Pavani 24/12/2023

Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo
Ari e Dante já descobriram o segredo do universo, mas agora eles precisam mergulhar na imensidão dos sentimentos. E é exatamente isso o que permeia o livro. Os sentimentos, os medos, as indagações e os amores de Ari e Dante. A leitura é muito poética e romântica, o que de início não estava fluindo muito para mim na leitura. Essa carga emocional ajuda a formar os personagens, marcando a personalidade e a essência deles.

Ari e Dante estão vivendo o amor ainda na década de 80, mas agora em meio a um ensino médio, onde as inseguranças aumentam, e também em um contexto social muito delicado: a pandemia da AIDS, o que torna a sociedade cada vez mais homofóbica e intolerante. O autor conseguiu trazer esse tema de forma presente na história e não apenas como "pano de fundo". É retratado da forma como era visto na época, pelo medo, curiosidade, dor e preconceito. Acompanhar o desenvolvimento dos personagens foi o principal acerto da história, embora marcado por muito sentimentalismo.

Esse livro me deu um acalento e uma identificação muito forte com o Ari, em suas vivências e emoções. Não estava com muita expectativa com o livro e até com um pouco de medo, mas acabei me surpreendendo.

"O ódio é uma pandemia emocional para a qual nunca encontramos cura. Escolham amar." - Página 407.

Sant3 24/12/2023

Quero mapear o mundo!
Ari e Dante escreveram seus nomes em meu coração.
Não tenho muito o que dizer, sou apaixonada nesses dois, sempre farão parte do meu mundo e me sinto com o dever de registrar meu nome e os deles no mapa, o quanto for possível.
Uma leitura muito fluida e emotiva.
Esse livro me surpreendeu, tudo nele.
O autor conseguiu passar a evolução dos personagens e nos tornou íntimas deles.
Ari Ari Ari
Dante Dante Dante
seus nomes estarão sempre comigo, como um desejo de renovação e continuação.
feliz por ser uma das minhas últimas leituras do ano, finalizando com muita emoção e desejo de mapear o mundo.

thewolfstarkid 23/12/2023

Vamos escrever nosso nome no mapa mundi, galera?
Eu li a história de Aristóteles e Dante alguns meses atrás, e me surpreende que eu nunca tenha escrito uma resenha sobre a experiência, já que eu penso nesse livro todo dia.

Apesar de ser panfletado como um romance, o amor de Ari e Dante é apenas um complemento à obra. A escrita consegue tratar de assuntos importantes e complexos em palavras simples e capítulos curtos, o que deixa o livro muito mais leve e fácil de ler.

É uma história sobre crescer, se conhecer, se descobrir e se aceitar. Também fala de relacionamentos: romances, amizades e família. Ahh, eu AMO a dinâmica das famílias desse livro, onde cada personagem é profundo e interessante.

Algo que eu acho importante de destacar é o sentimento do Aristóteles quanto a sua homossexualidade. Ele, no primeiro livro, parece possuir opiniões super intolerantes e pratica falas bem problemáticas. No início do segundo volume, a narrativa deixa clara como o casal se ama, mas odeia o fato de serem gays, de serem diferentes. É compreensivo, visto a época e a situação que o mundo estava vivendo, então achei interessante ver esse pensamento. Isso é algo que muda no final do livro, onde eles finalmente de aceitam e Aristóteles se redime por seus erros, fazendo as pazes com si mesmo.

Sim, eu recomendo muito a leitura e com certeza vou pegar de novo em algum tempo, é uma experiência necessária!!!