Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

Jose787 09/01/2024

....
O livro começou sendo super interessante e se perdeu no final
Que final foi esse, o que vai ser deles? O livro ficou MUITO ABERTO

Rafa Pohl 08/01/2024

Eu terminei esse livro e até agora não sei se gostei ou não... A verdade é que na minha opinião foi um livro desnecessário, porque o primeiro livro teve um desfecho muito bonito da história de Ari e Dante. Esse livro a história em si parecia que girava em círculos e você não entendi a onde o Autor queria chegar com aquilo. A história só ficou um pouco melhor, pra mim, depois de 60% do livro e ainda assim acho que não gostei de como o Autor entregou o final.
Sei que é um livro pela perspectiva do Ari, mas o Dante ficou completamente deixado de lado aqui, mal vemos interações reais entre os dois, conversar verdadeiras entres eles... E quando tinha algo, era tão rápido que você mal conseguia apreciar o momento deles. Acho que me decepcionei porque achei mesmo que esse livro iria aprofundar o relacionamento deles, coisa que não foi possível no primeiro. Tivemos tanto do Ari, mas nada do Dante... fiquei triste com isso.
Apesar de não me identificar com a escrita do Autor, eu havia gostado bastante do primeiro livro, mas esse... foi maçante. Eu arrastei muito a leitura, muitos acontecimentos desnecessários e que não agregaram em nada para a história, e muitos diálogos tão forçados, que ficava estranho ler...
Teve alguns pontos bonitos na história, não nego... o principal deles pra mim foi o discurso do Ari para o pai dele... foi lindo...
Mas acho que Ari e Dante poderiam e deveriam ter mais foco nesse livro... Fiquei um pouco decepcionada em como a história foi coordenada...
Resumidamente... O livro foi bom... Mas eu prefiro muito mais o primeiro livro.

Emy 07/01/2024

Já não gostava muito do primeiro, achei chato, acho o Dante chato, tinha a impressão que os povs dele não terminava nunca.

Guel 07/01/2024

Ok, ainda to digerindo
Achava que não tinha como explorar esse universo, ainda mais um livro romântico. Mas, meu deus, o quão errado eu estava? Esse livro me apresentou a um crescimento pessoal e evolução dos personagens que achava muito difícil de conseguir ser palpável. Ari se conhecendo e entendo quem ele quer ser nesse mundo e como ele quer ser é uma jornada linda, ainda mais quando pegamos o Ari do começo do livro. Dante como sempre sendo Dante, e ainda mais sensível, mas entendendo e aprendendo a ter maturidade e responsabilidade. Toda evolução e arco dos personagens nesse livro, é escrito de forma graciosa (na minha opinião, obviamente haha), que faz você se apaixonar por todos e ainda não ficar entediado.
Aridante 1 é meu livro favorito da vida, e agora, Aridante 2 se iguala junto à ele.

lennah 07/01/2024

Leitura que quando acaba você pensa: isso é como um lar
Ainda não acredito que eu terminei este querido. meu deus como pode esse menino ser igual a mim, como pode eu me ver tanto num personagem, masculino ainda por cima.

desde o primeiro livro a história vai absurdamente além de pautas gays. ele trás amadurecimento, crescimento, medo, futuro, e se's.

aí não dá pra descrever, é simplesmente uma leitura que eu paro e penso: isso aqui sou eu, eu quero morar nisso aqui.

Izabela 07/01/2024

Águas profundas e segredos revelados
Comecei a ler esperando uma experiência parecida com a que tive com o primeiro livro, Aristoteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo. Mas se o primeiro livro nos dá o valor e a leveza dos segredos da adolescência; a sequência entrega as profundezas das águas do mundo, tal qual o título promete!
Ari passou de um protagonista que eu detestei no primeiro livro, para um personagem que aprendi a amar e a torcer no segundo, e apesar de Dante não ter tanto destaque nesse como no primeiro, continua sendo um personagem apaixonante. As mães e pais dos meninos continuam sendo personagens essenciais na história, principalmente a mãe de Ari.
Assuntos como luto, feminismo, maternidade e aids, são tratados de forma madura, e ao mesmo tempo muito bonita. E talvez esse seja o verdadeiro segredo do universo: encara-lo como algo bonito, apesar de suas tragédias e com toda sua complexidade.

Renata.Cazais 07/01/2024

Lindo lindo e lindo
Eu amei tanto esse livro mds, achei a escrita fácil e marquei tanta coisa bonita. Os novos amigos de Ari são incríveis demais!!!!! Achei muito fofo o livro? e eu amei o final.

Lumaria 06/01/2024

Vai se lasca que livro completo
Amei esse livro, sério, do início ao fim, tudo ficou tão bem escrito tão bem resolvido e tão triste serrioooooq aaaaaaa
Amei

Pedro3461 06/01/2024

Pego de surpresa
O que dizer desses dois livros... não dava nada, comprei nas cegas o primeiro e o segundo livro e nunca fiquei tão grato comigo mesmo. Leitura leve, romance no ponto e uma maturidade em desenvolvimento dos personagens EXCELENTE.
Me emocionou muito e Aristóteles e Dante ficará marcado nas minhas melhores lembranças. Cada tempo gasto aqui, foi muito bem gasto.
Recomendo com firmeza.

Andy 05/01/2024

Pessímo. Se fosse pra lançar essa bomba eu preferia ter ficado só com o primeiro pqp que livro ruim do 🤬 #$%!& . Escrita é nota dó, conseguiu me fazer passar raiva dos personagens do inicio ao fim. Decepcionada pq o primeiro livro é um dos meus favs mas acontece

Mima02 05/01/2024

É tão triste ler um livro que tecnicamente se passa a muito tempo antes deu nascer, e ver que nem tudo mudou.
O mundo continua o mesmo, o ódio nos domina e a violência é normal.
É triste ler a esperança do Ari e do Dante por um mundo diferente e saber que tudo só piorou.
Mas é mágico saber que a esperança é a última que morre e mesmo que o Ari e o Dante não tenha chegado lá e muito mesmo eu, ainda tenho esperança que os próximos cheguem.

helby 05/01/2024

Fav!
Eu tava com bastante medo de ler e me decepcionar, já que o primeiro é meu livro favorito, mas não me decepcionei nem por um segundo durante toda a leitura.

quero dar ênfase em como o Ari é um dos meus protagonistas favoritos de todos. o desenvolvimento de todos os personagens nesse livro é lindo, mas ver como o Ari evoluiu aquece meu coração de muitas formas diferentes. a evolução do Dante também é incrível de ver já que ele não perde a inocência da adolescência em nenhum momento.

todos os momentos de interação dos personagens são muito preciosos e a narração deixa tudo suave e extraordinário de acompanhar. sinto que de alguma forma esse livro conseguiu ainda superar a profundidade do primeiro, entregando tudo que ?faltou? no anterior.

meu livro preferido se tornou minha sequência preferida.

Richellen 05/01/2024

Me afoguei nas águas do mundo (água=lágrima | mundo=olhos)
Não sou mais eu mesma. Sou outra pessoa depois dessa história.

Ari e Dante são simplesmente apaixonantes, todo o desenvolvimento deles é incrível, tudo que eles enfrentam inspiram outras pessoas!

Além disso, a forma como tudo mundo ganha voz nesse livro é incrível, ainda é focado no fato do protagonista ser um homem gay, mas muitas questões são vistas durante a história.

Nunca mais vou ser a mesma e enxergar as situações abordadas aqui da mesma forma, nunca mais vou me ver da mesma forma.

Ainda que seja muito triste ver todas essas pessoas precisando de TANTA coragem pra serem quem elas são, é inspirador saber que outras pessoas também estão na mesma situação, ou que já passaram por ela e que tudo ficou bem.

Em meio a tantas incertezas e inseguranças, é gratificante ler um livro como esse que me inspira ser mais corajosa!!!