Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

cyberick 14/01/2024

Levei um tempo para me sentir motivado a ler este livro, pois a maioria das pessoas que o mencionavam não o elogiava. Muitos comparavam-no desfavoravelmente ao primeiro da série.

No entanto, minha perspectiva é diferente. Este livro ultrapassou minhas expectativas e, na minha opinião, é consideravelmente superior ao anterior.

A ambientação na época em que a AIDS e a homofobia eram prevalentes, juntamente com o desenvolvimento significativo do personagem principal, Aristóteles, contribuíram para minha apreciação. Personagens como Susie e Cassandra foram notavelmente aprofundados.

O relacionamento complexo entre Aristóteles e seu pai, aliado à busca dele por reparar erros e traumas passados, consolidou minha certeza de que adorei completamente essa leitura.

marialuiza1 13/01/2024

Ari & dante
Eu amei o primeiro livro principalmente por ele ser super fluido, o que não acontece tanto com esse daqui, em alguns momentos e se prende e a história enrola. não estou falando q não gostei, mas o primeiro é melhor. amo a relação do ari e do dante, mesmo que em alguns momentos eles sejam meio chatinhos e complicados.
reconheço que sou lacruda, mas esse livro tenta lacrar em todos os momentosss, tipo eu já entendi que era difícil ser gay em 1989 mas amores já falaram demais n precisa falar mais.
amei toda a fase de luto desse livro, foi algo bem real.
é isso amores, veredito: gostei ?

Caju.kx 13/01/2024

"O agora é a única coisa real. O amanhã é apenas uma ideia."
Perfeito. O que tenho a dizer desse livro? Apenas perfeito.

Li o primeiro livro e o amei instantaneamente, e com esse não foi nem um pouco diferente. Li esse livro sentindo todo o amor do Ari e do Dante, neste livro vemos eles agora como um casal mas ainda com suas dúvidas sobre o mundo. Diferente do primeiro, neste livro vemos o Ari travar uma batalha com seus problemas exteriores, suas questões com o pai, com o Bernardo, e até mesmo com Dante. Aqui também vemos o desenvolver das amizades do Ari com as meninas e com outros novos personagens. Eu chorei com este livro tanto quanto chorei com o outro, ri tanto quanto ri com o outro, e talvez seja isso que me fez amá-lo tanto quanto o outro. O final desse livro me agradou mas também me doeu, sei que foi necessária essa perda pro Ari pra que ele conseguisse entender como funciona o mundo mas também achei muito doloroso para nós leitores, eu senti muito, eu chorei horrores quando li, mas também fiquei de coração quentinho quando vi ele lidando com os essas questões e tratando corretamente. Me emocionei com o Ari descobrindo suas próprias emoções, descobrindo que consegue chorar, e, que nem sempre é ruim saber chorar.

"Amor" é a palavra que resume este livro. É isso que fez o Ari evoluir, como pessoa, como filho, como amigo, como namorado, como ser humano. E foi isso que eu senti por eles do início ao fim do livro. Amor.

Eu gostaria de agradecer a Ana Clarissa por ter atendido meu pedido de receber esse livro, foi uma brincadeira mas ela realmente me presenteou. Ana Clarissa é a Sra. Mendoza dp meu Jason (so que sem a parte dos lagartos), talvez ela seja o Sr. Blocker do meu Ari, ou talvez ela só seja a Ana Clarissa da Francelina. Independente eu a agradeço do fundo do coração por isso, não só pelo livro, mas pelo carinho.

E acho que agora é minha vez de mergulhar nas águas do mundo.
Clarissa.Rodrigues 13/01/2024minha estante
Linda!

ale! 13/01/2024

Aridante 2
Bom, eu estava bastante reciosa com essa sequência mas confesso que me surprendi bastante, a ponto de gostar mais deste do que o primeiro. Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universio faria sentido sozinho, mas acredito que os personagens tinham questões a mais para resolver e desenvolver.

Neste livro temos a continuação do romance entre Ari e Dante, e acompanhamos de perto a jornada de ser um casal gay nos 80, toda a confusão interna, as emoções, o contexto em que se passa, principalmente por os números de AIDS estarem aumentando faz com que tenham medo desta relação, e nesse livro temos a visão de como eles irão lidar com este namoro e com suas vidas pessoais, com todas as mudanças e reflexões que adolescencia trás, é um ótimo livro pra entender toda a turbulência da vida de um adolescente que está se preparando para a vida adulta.

Tenho que destacar que um dos personagens que mais me surpreendeu foi o Aristóteles ele teve um arco de amadurecimento gigantesco em TANTOS aspectos, ele aprendeu a respeitar e aceitar suas emoções, a se abrir e parar de se esconder do mundo e das pessoas que o amam, ele entendeu que ama o Dante e que é um sentimento lindo mas que também ele se sente mal por amar um outro menino, deixando bem claro que ele tem problemas de aceitação. O que ele escreve no diário é algo muito pesado, ele tem uns pensamentos de se preocupar mas conforme ele vai entendendo as coisas e percebendo que ele que se autosabota, as coisas finalmente encontram seu caminho.

Este livro mexeu muito com meu emocional, teve uma perda em específico que me abalou bastante, mas também teve ensinamentos lindos que ao meu ver talvez não foram seguidos por alguns personagens, a relação de Aridante é linda e profunda mas penso que o Dante acaba sendo muito dependente do Ari e isso trará alguns problemas, o final não me agradou 100% acho que poderia ter tido outro rumo e que ficaria bom, principalmente se tratando de um final em aberto se for para deixar em aberto não tem necessidade de uma sequência, mas fora isso é um livro muito bom recomendo para aqueles que querem ler sobre dois garotos que se apaixonam e aprendem a viver com este amor.
jojo 13/01/2024minha estante
que resenha linda!
confesso que chorei litros com a perda, senti no fundo da alma.

ale! 13/01/2024minha estante
obrigadoo :(
nossa foi algo que me pegou muito principalmente saber a visão do ari sabe? agora que ele tava tendo de fato uma relação boa

fzmariana 12/01/2024

"Você e Dante vão mapear um mundo novo."
Continuação do meu queridinho, e claro que não poderia ser muito diferente. Adorei cada partezinha da história.

O início desse livro me deixou um pouco confusa sobre o que esperar porque foca muito na relacionamento entre Ari e Dante, quando tudo parece estar dando certo demais. Mas a gente consegue entender, porque cada parte deixa bem claro a evolução dos dois, a maturidade surgindo em seus pensamentos e ações. Eu achei muito bom, e novamente me apaixonei pela escrita do Benjamin, mas definitivamente prefiro o primeiro volume.

morcego_suicida 12/01/2024

Melhore Ben!
Talvez tenha sido culpa das minhas expectativas altas por conta do primeiro livro de aridante (mergulhei de cabeça nele e me apaixonei pelos personagens), mas fiquei super decepcionada durante essa leitura.
A escrita do Benjamin parecia ter sido projetada com a intenção de atingir o público infantojuvenil, mas ficou com cara de uma fanfic mal escrita do wattpad (nada contra o wattpad, ele é um xuxu), romantizando o irromantizável sem motivo nenhum.
Quando soube que aridante teria uma continuação com os protagonistas mais velhos, meu coração ficou quentinho na hora, mas senti um descaso enorme com uma história que marcou tanto minha pré-adolescência. Além disso, também existe a transfobia já mostrada antes, e que mesmo após o autor se desculpar e prometer mudanças, nas primeiras páginas desse livro a c@gada se repetiu.
Que isso hein :(

Rayssa600 11/01/2024

Simplesmente apaixonada
A história é tão boa que te prende do início ao fim, Ari e Dante são personagens maravilhosos e muito apaixonantes , a história deles em uma época onde o simples amor entre dois meninos é visto como algo errado e a superação deles em relação a isso. Uma história apaixonante ????

Cristiana 11/01/2024

Mais politicamente correto menos emotivo
5 anos após o lançamento do primeiro livro, temos a continuação da história de descobertas da própria sexualidade e da própria vida de Dante e Aristóteles
O livro trás inserções sobre ter usado termos como o travesti e se referir ao nome masculino.
E também vemos mais como a AIDS dizimava e amedrontava a geração 80
Eu particularmente não gostei do final. Mas é questão de gosto
O ponto positivo é como os pais vão amadurecendo junto dos filhos

Nikki 11/01/2024

Ari e dante
"Eu e Dante estávamos começando a entender que nosso amor um pelo outro não era nada fácil. E nunca seria. "Amor" nao era mais uma palavra nova. Éramos nós que teriamos que manfer aquela palavra renovada, mesmo quando ja fosse velha."

Katherine42 10/01/2024

Ari e Dante ??
Bom, de inicio começo dizendo que esse livro me prometeu NADA e entregou absolutamente TUDO! Eu simplesmente terminei ele com o coração em pedaços, sai dessa leitura uma nova pessoa, com uma forma diferente de enxergar as pessoas e o mundo, eu acho que isso ja diz tudo. Ari e Dante me conquistaram e agora fazem parte de mim!

lailarosenbach 10/01/2024

Aristóteles e Dante
Título: Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo.
Autor: Benjamin Alire S.
Número de páginas: 448
Nota: ???

Olha, esse livro não foi tão bom quanto o primeiro, e...não sei bem o que dizer. Acho que faltou a presença do Dante, mas amei o crescimento pessoal do Ari.

bruna 10/01/2024

AMO ELES
Assim... eu esperava mais momentos do ari e do dante juntos ja que no primeiro livro foi eles se descobrindo, esse livro foi mais focado no ari e no racionamento dele com outras pessoas. senti falta do dente um pouco.

isamsm 09/01/2024

SIMPLESMENTE ESTE
A forma como o Ari cresceu, cresceu no sentindo da forma de pensar, cresceu na forma de aprender a se aceitar, é lindo, simplesmente, todo o desenvolvimento tanto dele quanto do Dante.