Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

Duda França 19/01/2024

Resumo de Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo
Olá Guardião da Leitura, tudo bem? Vamos para o resumo da minha 1° leitura de 2024... Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo, de Benjamin Alire Sáenz.

? Nesse livro, acompanhamos o desenvolvimento do casal Ari e Dante, dois garotos apaixonados que vivem numa cidade conservadora do Texas, no final dos anos 1980, quando o discurso homofóbico ganhou força à medida que as manchetes sobre a eclosão da pandemia de AIDS tomaram os noticiários.

? Ari foi acolhido pela família enquanto travava uma batalha interna em si mesmo. Desde sempre, era um cara muito quieto e calado, queria ser invisível para os seus pais, tinha vergonha de ser quem ele era. Ao encontrar Dante, sua vida ganhou sentido, mas ainda precisava melhorar seu relacionamento com outras pessoas muito importantes em sua vida, como seus familiares e amigos. Foi isso que ele fez, com muita paciência e ajuda.

? Dante é completamente impulsivo, brincalhão, admira arte como ninguém e, além de ser um poeta, pinta quadros maravilhosos. Não tem vergonha de amar outro garoto. Dante e Ari aprenderam a mergulhar nas águas do mundo, sem medo dos perigos que existem nas profundezas do oceano.

? O livro é muito além do que apenas o relacionamento do casal. Questões como racismo, luto, feminismo, homofobia, política e religião também são abordadas em suas páginas em uma narrativa interessante e de fácil compreensão.

? Mas enfim... por que favoritei esse livro? Pelo fato de narrar uma história fictícia que explora temas reais e necessários. Ler esse livro dá vontade de querer melhorar o mundo em que estamos inseridos.

? São leituras como essa que nos fazem refletir sobre nossas atitudes. Conscientes, podemos melhorar e transformar o mundo num lugar confortável para as pessoas em nossa volta, sempre respeitando e sabendo que, apesar de cada um ser diferente, somos seres humanos.

books.lya 18/01/2024

Aristoteles e Dante mergulham nas águas do mundo |3.8
É um livro bom. Não necessariamente precisava do segundo, e eu achei um pouco repetitivo, principalmente a parte de ?colocar no mapa?, o que me fazia querer desistir do livro. Primeira leitura de 2024, muito rápida, porém, não necessária?.

MAS EU CHOREI MUITO NO PLOT, CHOREI QUE NEM UMA CRIANCINHA QUE SE PERDEU DA MÃE EM UM SHOPPING.

drii94 18/01/2024

"Uma coisa tão simples, um sorriso."
Um livro MARAVILHOSO, simplesmente a continuação de "Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo" não poderia ser mais perfeita e emocionante.

Quem não leu esse livro não sabe o que perdeu. O cuidado que o autor teve ao tocar em assuntos como o descobrimento do corpo, a pandemia de AIDS, a homofobia, a transfobia e o racismo, foi ABSURDO.

O crescimento dos meninos-homens desse livro foi muito bom e lindo de ler, definitivamente entrou para um dos livros que eu vou levar para o coração.

Os ensinamentos que a duologia de "Aristóteles e Dante" trazem são incríveis e muito necessários.

O crescimento principalmente do Aristóteles (que é quem narra o livro) é muito muito impactante de ler, todas as mudanças e obstáculos que ele enfrenta são muito reais, são dolorosos, são lindos e são ele.

Recomendo bastante! Definitivamente não é um livro raso, rápido ou até mesmo fácil de ler, tem cenas que parecem que você está sendo socado no estômago, mas é extremamente importante para o livro e para nós como sociedade.

Muh_2210 18/01/2024

O último livro do romance Aristóteles e Dante e como amo essa história, é muito fofa e trágica ao mesmo tempo, e refleti enquanto lia sobre Heartstopper, e cheguei a seguinte conclusão, Heartstopper aborda temas mais ?mentais e psicológicos?, como ansiedade, depressão, transtornos alimentares, bullying etc., já Aristóteles e Dante aborda temas mais físicos de certa forma, como a violência contra pessoas LGBT apenas por serem quem são e até morrerem por isso, esses temas são bem representados pela obra se passar em 1989. Dois meninos que descobriram o que sentem, mas sabem que terão de esconder isso do mundo, já que o mundo não se importa com ?pessoas como eles? e que na visão dos outros a vida deles não importa, e caso aconteça algo, é menos dois gays no mundo.

Desde do primeiro livro essa obra me conquistou, fui pego de surpresa em vários momentos porque não estou brincando quando digo que é trágico, momentos que me peguei até mesmo chorando por conta desses personagens e momentos e refleti sobre minha própria realidade, e o quão injusta que pode ser, porém o próprio livro leva isso em consideração e te coloca pra refletir em um trecho ?As vezes o clima é justo, e em outro lugar tem um tornado matando uma centena de pessoas?, por mais injusto que seja a sua realidade, outra ou outras pessoas podem estar bem piores, esse livro te passa muitas reflexões, momentos fofos, tristes e arrasadores, por conta disso tudo recomendo demais, um dos meus favoritos sem dúvidas.

Cau!s 18/01/2024

Por mais que eu tenha dado apenas 3 estrelas, eu amei essa história por nos trazer mais de Ari e Dante, porém, como o próprio autor disse, esse livro n era para existir, mas ele o escreveu para obter a resposta para a pergunta que ele fez a se mesmo em relação a sua jornada com Ari e Dante ter terminado.

Eu achei desnecessário 445 páginas, obviamente seria mais 445 páginas de Ari e Dante para nós, porém, ao meu ver, chegou um momento em que o autor só estava na vontade de fazer um livro grande que todos iriam amar por ser continuação, mas ele não tinha mais o que escrever, td a profundidade e sentimento, ele depositou no livro 1, e deixou esse quase sem nenhum.

Não sei se foi a minha interpretação do livro ou a forma como ele foi escrito, mas faltou uma emoção ali, depois da páginas 300 +/- fixou massante, é como se o auto tivesse pensado "nossa vou fazer um calhamaço e escrever 500 páginas" mas chegou na 200 ele já estava ficando sem ideias.

Resumindo, achei meio desnecessário esse tanto de página porque depois de um certo tempo a história fica massante, e o livro 1 foi o suficiente para nos satisfazer em relação a Ari e Dante, pelas suas reflexões, sentimentos, ideias e etc; Porém eu gostei de ter mais um pouco de Ari e Dante por mais que não fosse muito.

Acho que poderíamos comparar com "É assim que acaba/começa". O livro 1 nos fez sentir um turbilhão de emoções sobre a luta que foi para o casal ficar junto, mas esse livro 2, não foi planejado só que o/a autor/a queria desenvolver mais sobre o casal e como era só esse desenvolvimento, não teve um plot que prendeu a atenção, a coisa que nos "fez ficar" foi apenas o romance. (eu amo romance, mas n sei vcs, só que eu n gosto de história sem plot, não faz com que prenda nossa atenção)

Por fim, só queria adiantar que irei reler, porque, como sempre falo, na 1° leitura nos surpreendemos com a história, na 2° analisamos, então não vou julgar muito, pq vai que eu li esse livro no momento errado, que nem já aconteceu com outros, e qnd reli, minha vontade era de dar 10 estrelas.

Manu Righi 18/01/2024

"você não tem mais medo de amar, Ari..."
Bom, no início eu realmente não via a necessidade desse livro existir, mas precisava.
Mesmo com o primeiro livro tendo terminado de uma forma perfeita, ambos os personagens precisavam evoluir, principalmente o Aristóteles, e é exatamente isso que o livro trás, questões de como sobreviver sendo parte de uma comunidade detestada, como sobreviver a homofobia, ao racismo e ao machismo, e também, o desenvolvimento pessoal, como fazer amigos? Como se permitir sofrer sem se afundar totalmente nisso? Como lidar com o luto? Como ver que a vida é triste e linda ao mesmo tempo?
Em resumo o livro é perfeito, aprendi muito com ele.

É tediante? Sim, é cansativo? Muito, e fiquei feliz quando terminei, mas definitivamente é perfeito.

nicolete 17/01/2024

Gente serio, eu não tenho palavras pra descrever a sensação que este livro me causou, mas posso afirmar que enfim sinto paz na história deles.

Esse é o segundo livro da história de aridante, aprofunda bastante na evolução e crescimento de ambos, principalmente do ari!! foi muito lindo ver o seu desenvolvimento, lutar contra suas batalhas internas, se permitir ser amado!! pra quem tinha apego aos personagens esse livro toca bastante, principalmente o fato de uma perda que o ari sofre, mas aprende a lidar com ela com todo apoio que ele merece.

Chorei feito criancinha no final, amo muito esses dois, eles merecem realmente o mundo!!

Yasmin 17/01/2024

Superou todas as minhas expectativas
Esse livro conseguiu ser ainda mais maravilhoso do que o primeiro. Poder ler sobre o amor de Ari e Dante e todos os desafios que eles passaram em sua história foi muito lindo. Me emocionei bastante lendo diversas partes do lindo e ele se tornou um dos meus favoritos.

beatriz803 17/01/2024

Amadurecimento e descobertas fazem o livro ser lindo ?
Foi uma leitura muito gostosa e amei muito que focou no desenvolvimento do Aristóteles como pessoa no mundo em que vive, sua personalidade e na questão de começar novos capítulos de sua vida, com relação ao seu pai, a admiração por sua mãe, o descobrimento da sensação de se ter verdadeiros amigos e as incertezas que o futuro guardava pra ele e Dante.
Um amor muito sincero entre eles dois e ao mesmo tempo com hora pra acabar, foi o que mais me pegou no livro porque nunca estamos prontos pra um término de casais tão bons e com conexões profundas ? o final deu um acalento no coração mas com um fundo de incerteza, pois não se sabe o que está por vir, apenas vivendo a vida no presente e foi isso que essa história deixou no meu coração ? Obrigada Ari e Dante, vou sentir saudades de vcs ?

Nellaaaahh 16/01/2024

Ari mergulhou nas águas do mundo e levou Dante junto consigo
Um livro muito bom, com bastante ensinamentos de vida, principalmente em uma perspectiva diferente do habitual. Aprendi lições valiosas e me peguei refletindo com elas.
Confesso q passei raiva em alguns momentos lendo o mesmo, muitas vezes por atitudes de Ari, porém entendo q foram necessárias para o desenvolvimento pessoal do personagem, oq torna o livro muito bom.
O amorzinho é fofo. Me deu muitas desesperadas tanto no meio quanto no final por acasos do destino durante a vida de Aristóteles.

Alice2021 16/01/2024

Melhor o 2° dq/ o 1°
Simplesmente, fantástico.
Claro que a história e o enredo importam, mas a essência do livro, os assuntos que aborda e como aborda, a forma como é pintado pela filosofia de existir... é pura e simplesmente extraordinário!
Manu Righi 17/01/2024minha estante
Essa foi a melhor descrição desse livro que eu vi ??

Lais349 15/01/2024

Mesmo com os pontos negativos, chorei HORRORES
Escrevi essa resenha em pedaços, enquanto lia o livro, por isso ela vai estar tão completa e crítica.
pensei por muito tempo se essa sequência era necessária ou não para a conclusão da trama, e sinceramente, não sei opinar.
acho que foi bom para mostrar o amadurecimento do Ari e tal, mas sei lá acho que acabou criando caminhos demais, desgastando demais uma boa história.
comecei o livro bem surpresa, pq de uma hora pra outra o Dante virou um twink e omg... esses gays!
são compreensíveis às menções ao sexo e ao desejo, tipo eles têm 17 anos, vão pensar em mais o que???
bom, aos pontos negativos, ok não vou tirar toda a parte do medo de se assumir em público (me identifiquei rs) porém acho que as coisas ficaram muito utópicas sabe? tipo eles passam isentos de homofobia enquanto todos os outros gays do livro sofrem, eles são muito bem aceitos POR TODO MUNDO no final dos anos 80, cara isso é muito irreal na minha cabeça.
acho sim que o autor apelou muito nisso, porém achei plausível a preocupação deles com a AIDS.
por mais que o autor saiba explorar seus enredos, acho que ele acabou se perdendo muito na fantasia, tipo, os conflitos que o Ari tinha com o pai e com o irmão foram basicamente a principal discussão do livro 1 e nesse foram tratados com banalidade, facilmente resolvidos, achei bem esquisito não vou negar.
outra coisa, peguei bode do Dante me perdoem.
enfim apesar dos pesares chorei muito muito muito, foi lindo o amadurecimento do Ari e meu deus o pai dele não merecia morrer!!

biancaa.bob 15/01/2024

Abrindo bem 2025
Primeiro livro do ano, mais do que perfeito.

Essa é a continuação de Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo e consegue ser ainda melhor e mais profundo do que o primeiro. Além da escrita fluida e simples, a história em si é cativante. Talvez se todas as pessoas lessem verdadeiramente esses dois livros e realmente entendessem a mensagem e aplicassem na vida, o mundo seria um lugar melhor. Então tudo o que eu digo é LEIAM

liaalivros 14/01/2024

?Gostaria de pensar que um dia vamos descobrir que a terra pertence a todos. Mas não vou viver para ver esse dia.? ? Eu tenho inúmeros pontos para esse livro, sei nem como começar. Mas acho que o mais importante é que, mesmo em tempo não longe mas não muito perto da atualidade, ?Ari e Dante? são contemporâneos, pelos sentimentos, pelos acontecimentos, graças às histórias do personagem, das questões sociais, históricas, de um povo, de uma raça, de uma pandemia, de gêneros e de sexualidade. É um livro essencial.