Se a casa 8 falasse

Se a casa 8 falasse Vitor Martins

Resenhas - Se a casa 8 falasse

xelaoloc 13/10/2021

"Nossa casa é a gente."?
O tanto que eu amei esse livro, sem condições; foi minha primeira esperiência com o autor e não decepcionou?

Eu ri, surtei e me emocionei lendo esse livro e não queria que acabasse?????

É impressionante como eu amei os personagens, as histórias, o cachorro e uma casa em um único livro.

As histórias desse livro não são sobre amor; mas despedidas, decepções e descobertas, e, cá entre nós, sobre amor também?

Em seus +50 anos de existência, a Casa n°8 da rua Girassol tem histórias pra contar, e, se ela falasse, contaria sobre Ana, Greg e Beto, que viveram ali em décadas e situações muito diferentes, mas que acabam sendo unidas por esta casinha da rua Girassol?

Conheci, entendi e adorei cada personagem dessa história; os personagens são cativantes e fáceis de se identificar, tanto com eles, quanto suas situações (especialmente a do Beto, de 2020, bem no começo da pandemia);

Tia Catarina e Keanu Reeves (o cachorro) são incríveis, e vou sentir saudades; não só deles, mas de cada morador/morador honorário da Casa 8?

"--Pelo amor de Deus, todo mundo que morou nessa casa é gay"????

Recomendo muito, e boa leitura povo?
AnaJu76 13/10/2021minha estante
Quero muito ler

Bruu 13/10/2021minha estante
Eu amo tantoo os livros do Vitor, louca pra ler esse!! (Inclusive, amei a resenha??)

xelaoloc 13/10/2021minha estante
@Bru :) bgdd, quero muito ler outros livros dele?

Nessa 14/10/2021minha estante
Quero muito ler?

Gui 03/03/2022minha estante
Mais ou menos, a história eh ótima eu torcia muito para os personagens, porém a história do Beto eh fraca e sem sentido dms

xelaoloc 03/03/2022minha estante
eu lembroq quando eu li eu gostei de todas, mas ai vai de cada um???

Mari 31/07/2022minha estante
Que resenha incrivel, me deu mta vontade de ler esse livro. Mas sério, lê 15 dias, outro livro desse autor, é prfto tbm.

xelaoloc 31/07/2022minha estante
bgdd Mari?, nossa 15 dias é o próximo dele que eu quero lerr??

Pyettra 09/01/2023minha estante
Livro incriveel. Tô lendo e não é o primeiro livro do autor que eu leio, já li tbm ?um milhão de finais felizes? e ?quinze dias?, surto com todoooos kkkkk Mas o autor é incrível de vdd, comecei quinze dias em um dia e terminei no outro

xelaoloc 09/01/2023minha estante
se pa ate a lista de compras dele é incrivel Pyettra, eu leria super??

Bruu 01/02/2022

?Nossa casa é a gente.????
VITOR MARTINS NÃO DECEPCIONA NUNQUINHA!!!!!!

? Esse livro tem um grande diferencial: ele é narrado por uma casa. Não uma casa qualquer, mas a casa número 8 da rua do Girassol, que tem um senso de humor incrível (as piadas de casa são as melhores??). Tal casa fica em Lagoa Pequena, uma cidade fictícia, que na verdade tem uma lagoa média (mas esse nome não causaria tanto impacto).

? Aqui, a casa número 8 narra os acontecimentos de 3 períodos diferentes e conhecemos um pouco de seus moradores em cada um deles. A forma como coisas de períodos diferentes se interligam é impressionante!

? Todos os personagens são simplesmente incríveis e como temos vários deles é praticamente impossível não se identificar com pelo menos um (pra mim foi o Beto)!! Além das pessoas também contamos com a presença de Keanu Reeves (não o ator), um cachorrinho de três patas maravilhoso!!!

? Parte da história se passa em 2000, outra parte em 2010 e a outra em 2020. Eu preciso ressaltar que é genial a forma como o Vitor consegue demonstrar as características de cada uma dessas épocas (inclusive da pandemia em 2020).

? Esta não é uma história de amor. Na verdade, é sobre muito mais que isso. Mas, apesar de tudo, é um pouquinho sobre amor também?

? Nem preciso falar que recomendo demais esse livro, né?! Assim como todos os outros do Vitor Martins, ?Se a casa 8 falasse? virou um dos meus queridinhos e vou panfletar sempre que puder!! LEIAM!
ellen s 01/02/2022minha estante
resenha incrível como sempre

mwnuzitta 01/02/2022minha estante
vou ler todos os livros que você panfleta, juro vida?

mwnuzitta 01/02/2022minha estante
nem preciso falar que a resenha tá perfeita né? (como sempre.)

beatriz2061 01/02/2022minha estante
A resenha sem defeitos, COMO SEMPRE

Bruu 01/02/2022minha estante
AI MDS AMO VCS JURO

Bruu 01/02/2022minha estante
????????

xelaoloc 02/02/2022minha estante
ESSE LIVRO É PFTT?? ((resenha maravilhosa bru?))

Bruu 03/02/2022minha estante
Aaaa obggg anaaa????

camii 02/11/2021

"Nossa casa é a gente."
+12 | TW: Problemas psicológicos, pais ausentes, homofobia (pouco mencionado e nada explícito.)

A casa 8 da Rua Girassol na cidade de Lagoa Pequena tem muito o que falar, nunca imaginei me apegar tanto em uma casa, UMA CASA. Durante 30 anos com seus moradores que deixaram sua marca dentro da casa, fala sobre suas frustações, despedidas, amores, descobertas e como cada morador em cada década vive de uma forma e pensamentos diferentes.

Cada morador tem sua história única e envolvente, é impressionante em que todos os capítulos em que mudava de narração eu não ficava com tedio ou contando as páginas para o próximo. Todos os personagens são incriveis e é muito legal quando acaba o capítulo com uma bomba mas no próximo já tem outra bomba então é sempre cheio de expectativas BSHSBSHS

Apesar de gostar de todos, acho que o morador Greg, de 2010, foi o que mais gostei. Motivos: O vira-lata de três patas: Keanu Reeves HSJSJSJWJWJ BRINCADEIRA (ou nn). Eu gostei do cenario de locadora da tia Catarina, do romance, achei que essa história foi a mais "completa"

Apesar disso, o Beto, de 2020 é o mais emocionante, pois mostra uma história em que todos estamos passando, a pandemia, achei os sentimentos apesar de dolorosos e conflitantes, reais.

Não sei muito bem oq falar sobre a primeira moradora, Ana, de 2000. Mas ela é super simpática, passou por uma mudança ENORME e eu admiro mto ela e o pai dela tb é um amorzinho ??

Gostei que apesar de tudo ser diferente as historias se juntam de alguma maneira BSHSHSJSH

A casa 8 é super carismática, de bom-humor e ler sabendo que está sendo narrado por uma casa é mto bomKKKKK

VITOR VC ARRASOU BESTIE, animada para os próximos livros ??
Sabrina 02/11/2021minha estante
NÃO ACREDITO QUE VOCÊ ME FEZ COLOCAR MAIS UM LIVRO NA MINHA LISTA, CAMI !!!! KAJSJSJAKSJ resenha incrível ?

camii 02/11/2021minha estante
BWWUVWUWHWWU OBGG SABB??, essa é uma das razões que eu faço resenhas, gastar o dinheiro de todo mundo me deixa super feliz ??????

cecília 02/11/2021minha estante
AAAA QUERO MT LER ESSE LIVROO
adorei a resenha amg ? (tô ficando pobre e a culpa é sua)

camii 02/11/2021minha estante
@Cecília BSHSBSHSBS OBG OBG AMG ????? Vale super a pena ??

bookvic 02/11/2021minha estante
essas suas resenhas me dão vontade de ler KDJDKSJD

camii 03/11/2021minha estante
@vic! objetivo alcançado BSSHVSSHAGS, esse é um sinal para vc ler ??

Joao.Vitor 25/09/2021

não queria me despedir dessa história!!!
incrível a habilidade do vitor de trazer conforto com seus livros, nos fazer rir e se sentir tão próximo de seus personagens com tanta facilidade.
obs: greg, keanu reeves (o cachorro) e tia catarina possuem especialmente todo meu coração!!!
julia 26/09/2021minha estante
ganhou aquela bolsinha com a pré venda?

Joao.Vitor 27/09/2021minha estante
@juu siim

julia 27/09/2021minha estante
aaaa que legal

Jp_verdun 29/09/2021minha estante
Nossa SIM, pra mim a melhor história foi a do Greg tbm

isa 20/12/2021

Nossa casa é a gente.
Estou sem palavras para esse livro. Que livro perfeito! A história é levinha, muito rápida de ler e, com certeza, inusitada. A narradora da história é a própria casa 8. Os personagens são maravilhosos, muito fofos e com problemas atuais, especialmente o Beto.
Minhas expectativas estavam muito altas para esse livro e, ainda assim, o livro me surpreendeu. Vitor Martins se supera a cada livro!
Soof 20/12/2021minha estante

resenha lindíssima??

Nina.morandi 27/02/2024

Nossa casa é a gente
Basicamente devorei esse livro
Eu AMO tudo que o Vitor Martins escreve, os personagens, as sensações, a representatividade, tudo

?Se a casa 8 falasse? é um livro lindo sobre amadurecimento, (encerramento de) ciclos, adolescentes queer que tem pequenos clichezinhos e o mais importante: um cachorro com nome de ator.

Acho q todo livro nacional tem um gostinho doce ja que os protagonistas se parecem AINDA MAIS com a gente. Amei a variedade de gays também kkkk

Agora eu queria ser a CASA do vitor p saber da onde que ele tirou uma ideia tão inusitada de narradores. Esse livro é fantástico, LEIAM!!!!!!
Mimi Macedo 27/02/2024minha estante
Tb devorei, li todos dele. Esse em especial, pq a foto da capa foi tirada por minha filha. A Carol q é mencionada nos agradecimentos.

beewze 27/02/2024minha estante
Aaah, eu adoro esse livro ??

lenuccia 27/02/2024minha estante
leria até a lista de mercado do divo ?

Júlia 17/11/2022

e, vai, é um pouquinho sobre amor também?
L ou +10 (?) | ?????

? Esse livro fala sobre família de um jeito que eu nunca encontrei. Ele fala sobre os laços que estão presentes na sua vida desde que você nasceu, mas como algo maior pode fazê-los se transformar.

? O livro é narrado em três décadas por uma casa (sim, uma casa!) que conta a história de três personagens, a Ana (2000), o Greg (2010) e o Beto, na difícil época de 2020. Com personalidades tão diferentes e histórias tão distintas, cada um deles tocou meu coração e fez eu me envolver com eles de um jeito que não me envolvia há muito tempo. Eu vivi suas tristezas, suas paixões e me identifiquei com seus sentimentos de dúvida e descobertas nessa fase tão controversa que é a adolescência.

? (Além disso, me encantei com a casa 8 da Rua Girassol)

? Eu recomendo essa leitura para aqueles que querem rir, se emocionar, ter seu coração aquecido e vivenciar histórias que dialoguem sobre descobertas, amizades, família e, sim, sobre amor também.
Sofia 17/11/2022minha estante
um dia desses eu pego pra ler ??

melina 04/12/2022minha estante
ai mds parece incrível

Júlia 05/12/2022minha estante
é perfeitooo, recomendo ?

Bianca.Leite 24/01/2022

A casa 8
Amei conhecer as histórias de Ana, Greg e Beto e me envolvi com os personagens. A casa, Keanu Reeves, Orlando, Celso, Catarina... Como não amar as relações e as vivências nessa casa? As histórias nos levam a perceber coisas que, no dia a dia, passam despercebidas e me levou a refletir e dá importância ao agora!
Simplesmente perfeito!! ????
Nicoly.Martins 24/01/2022minha estante
me apaixonei por esse livroooo, perfeito

Bianca.Leite 24/01/2022minha estante
Me apaixonei tbm ?

Bia 17/06/2022

Eu estava com expectativas altas pra esse livro, por ser de um autor que eu gosto muito, e elas, no geral, foram muito bem atendidas!

Esse livro conta a história de três adolescentes que moraram na casa 8 da rua Girassol em diferentes décadas, e, do ponto de vista de cada um, acompanhamos suas vidas diante de grandes mudanças e as suas relações com a casa, com a família e com as pessoas ao redor.

Essa foi uma leitura emocionante. Eu tive muitas emoções diferentes lendo, e realmente me passou uma sensação de conforto, sabe? Essa sensação de lar, que eu acho que era um pouco a intenção do autor com esse livro.

Foi uma leitura muito divertida. Tipo, tem vários livros que eu gosto mas que não são divertidos como esse, eu ri mesmo com essas histórias, curti demais. Os personagens são muito engraçados e as interações e relações representadas nessas páginas trazem muito humor e carinho com elas.

Foram histórias bem clichês? Sim. Bastante. O que pode ser meio ruim porque dá um toque irreal pro livro, mas traz um quentinho no coração muito bem vindo.

Uma coisa que pra mim foi um pouco decepcionante é a maneira como o livro foi narrado. Por ter a proposta de ser uma casa contando os acontecimentos, eu esperava algo mais diferente. De fato tem umas falas engraçadas ou bonitas do ponto de vista da casa, mas tinha vezes que eu até esquecia que não era um narrador normal, e sei lá acho que podia ter aprofundado mais essa ideia, que é bem bacana, e os sentimentos (faz sentido?) e reflexões da casa em si.

Mas foi um livro muito bonito. Mesmo com alguns problemas, acho que o Vitor Martins conseguiu trazer pontos de vistas diferentes de pessoas que tinham relações diferentes com a casa e com a cidade, e eu achei isso muito legal. Todas as histórias foram divertidas, e todas me trouxeram muita emoção e conforto.

Eu sei que pode ser meio bobinho esses livros clichês mas às vezes é só do conforto de histórias desse tipo que a gente precisa, e eu acho que li esse livro no momento certo (talvez se eu tivesse lido em outra hora, não teria gostado tanto).
Iasmim 17/06/2022minha estante
Que resenha maravilhosa, deu até vontade de ler esse livro kkkk

Bia 17/06/2022minha estante
aaa nossa muito obrigada! fico feliz de saber kkk

Gustavo_tissi 27/12/2021

Tudo que eu precisava!
Mesmo que já esteja no final de 2021, eu estou batendo o martelo e considerando esse livro um dos meus favoritos e senão o meu livro favorito do ano!
Lê-lo foi muito fácil, aquela linguagem bem brasileira e sem muita enrolação o que só deixou a história ainda melhor. Eu me emocionei muito e sentia cada vez mais uma maior conexão com os personagens e com os sentimentos de alguns deles, ainda que nem eu saiba o que eu sinto em relação a certos assuntos, e até nisso esse livro foi autoexplicativo, pq eu tirei muitas duvidas do que eu devo ou não fazer e tudo mais.
Enfim, considero a partir de hoje esse livro um querido, e mais, consagro o Vitor Martins como um dos meus autores favoritos porque ele parece que escuta os meus pensamentos e escreve exatamente aquilo que eu estou pensando.
não sei por que eu escrevo tanto mas sla, sinto que em algum lugar alguma pessoa possa se sentir igual a mim ou até se sinta perdida nos seus pensamentos, e só com essa sugestão de leitura eu posso ter feito o dia dela mudar de alguma forma.
beijos de ice kiss
itsnotalice 28/12/2021minha estante
aiii que tudoo! qro mto ler esse? vitor martins o maior!!

Gustavo_tissi 28/12/2021minha estante
simmm!!!!!

Cida Zientarski 30/08/2022

A nossa casa é a gente
Imaginou ler uma história escrita pela perspectiva de uma casa? Nunca pensei que fosse possível, até ler Se a Casa 8 Falasse, do Vitor Martins, e eu fiquei encantada com esse romance Young Adult LGBTQIA+! É lindo! Fiquei muito envolvida por todos os personagens e gostei muito de acompanhar a perspectiva da Casa 8 observando a vida deles. Cada um tem um problema diferente, está vivendo uma situação de mudanças que os frustram, os deixam inquietos e incertos sobre o futuro. Aquelas inseguranças que temos ou já tivemos na vida e o medo do que vem depois. Simples e lindo! Amei!

"EU SOU UMA CASA.
Não da forma metafórica em que meus olhos são janelas para o mundo e minha alma guarda lembranças de todos que já passaram por aqui. Sou literalmente uma casa." (p. 7)

Neste livro, têm a história de Ana, Greg e Beto. Três protagonistas totalmente diferentes, mas que carregam algo em comum: a casa 8 da rua girassol, onde cada um teve uma experiência morando nela, em determinado tempo.

Intercalando entre os anos 2000, 2010 e 2020, é acompanhado o desenvolver de cada personagem e cada momento importante de sua vida, assim como seus aprendizados, inseguranças, primeiros amores e conflitos familiares.

🎧 A história de Ana, no ano 2000, se passa no bug do milênio e é uma história cativante e não é sobre o amor propriamente dito, é sobre despedidas. Nos encontramos com Letícia, que é a namorada da Ana e o pai de Ana, Celso, que é viciado em tecnologia.

ðŸ¾Em 2010, Gregório se vê sendo exilado na casa da tia que ele mal conhece enquanto seus pais lidam com o próprio divórcio. Não bastasse estar se mudando para uma pacata cidadezinha, bem diferente de São Paulo, Greg ainda terá que trabalhar na locadora que a tia Catarina tem (EM 2010!!!!!), um negócio que não vai nada bem (PORQUE É 2010!!!!!). E temos também: Thiago (o emo bonitinho que entrega marmitas), Orlando (vendedor de flores, principalmente, girassóis) e, nossa celebridade, Keanu Reeves (o cachorro de três patas mais lindo de toda rua Girassol).

📸Já em 2020, Beto está realmente se esforçando para não surtar em meio ao isolamento social forçado pela pandemia de COVID-19 que o prendeu em casa com a mãe psicóloga Helena, meses antes de ele poder se mudar para São Paulo e correr atrás do seu sonho de fotógrafo profissional. Tem a Lara (irmã de Beto) e Nicolas (sua paixão).

Meu primeiro contato com Vitor Martins foi através de Um Milhão de Finais Felizes e, desde então, me simpatizei com sua escrita e com os personagens que ele escrevia. Para mim, uma das melhores coisas ao ler suas histórias, é saber que de alguma forma irei me encontrar nelas, pois seus personagens são sempre cheios de traços reais, verdadeiros e com muita representatividade.

Se a Casa 8 Falasse foi uma leitura muito boa, divertida e fluida. Amei a proposta que o ator trouxe, ter uma casa narrando o livro foi surreal e inesperado. Os personagens são perfeitos e, ao falar isso, não me refiro apenas aos três protagonistas, mas aos demais também; são todos muito carismáticos e cativantes.

🌻 E no final, fica uma frase linda que vou levar pra minha vida:
"Nossa casa é a gente." "Às vezes a gente fica olhando a casa dos outros e pensando "nossa, se morasse ali eu seria feliz", mas no fim das contas, essa sensação de lar não vem de um lugar. Vem de dentro." (p. 256)

Tem outros quotes favoritos:
"Mas o garoto tem a sensação de que, por algum motivo, este é um daqueles momentos que irão mudar o jeito como ele enxerga o mundo. É uma sensação comum entre humanos. Acontece quando se apaixonam pela primeira vez, ou quando perdem uma pessoa importante.
Quando decidem o que fazer da vida ou quando aprendem a dizer não para coisas que não querem fazer. Acontece com casas também. Quando sua varanda vira uma garagem, quando sua garagem vira uma locadora, quando um morador novo chega e quando um antigo vai embora. São momentos muitas vezes rápidos, mas que criam um novo ponto na linha da nossa existência."

"Mudanças externas podem ser gatilhos para mudanças internas. Se enxergar de um jeito novo pode ajudar a ver seus problemas por outra perspectiva e trazer um pouquinho de estabilidade emocional."

"Essa é uma das minhas partes favoritas de ser uma casa: ter espelhos. Eu seria uma casa de espelhos se existisse essa possibilidade. Porque, para todas as pessoas, existem sempre duas versões: a versão real, que todo mundo conhece, e a versão refletida, que é íntima e pessoal. Quase como um segredo de qualquer humano. Coloque uma pessoa sozinha em um cômodo com um espelho, uma câmera escondida e a diversão é garantida. E como a minha existência é uma grande câmera escondida, estou sempre me divertindo."

"Sabe que, no futuro, este será um daqueles dias que vão gerar um pensamento de ?ah, lembra daquele dia em que fiquei feliz por causa de uma bobeira de nada?? e, em uma realidade onde o mundo está tão cheio de notícias ruins, é bom ter dias assim para guardar na memória."

???? "Eu nem sabia que por trás de toda a tristeza e escuridão da sua alma ainda existia um sorriso lutando pra existir? ????

"São sentimentos bons. E acho que no meio disso tudo que a gente está vivendo, todo mundo precisa de um pouquinho de sentimentos bons."

"Ele nunca tinha pensado dessa forma. Nunca havia enxergado todos esses sentimentos como algo bom. Para Beto, o amor sempre foi como uma bomba relógio que, quanto mais o tempo passa, mais cria tensão e traz a certeza de que falta pouco para explodir. E aí, quando explode, destrói tudo."

"O mundo teria muito menos problemas se as pessoas sempre pensassem antes de falar, mesmo em situações que não fossem delicadas de forma alguma."

"? Por enquanto, sim. Mas a gente não sabe o que o futuro reserva ?"
Carol 09/11/2022minha estante
é nacional amg?

Cida Zientarski 13/11/2022minha estante
É sim amg!

Julia3023 18/07/2022

De uma moradora de outra casa 8
Quando peguei esse livro na bienal já ouve uma certa identificação e também porque ele tem uma capa muito bonita.
O livro é tão simples qilue se torna extraordinário, a história é basicamente uma casa que conta a vida de seus últimos moradores com o passar dos anos.
Assim não vou falar muito porque acho que vai ser spoiler.
Beaâ¨ï¸ð 20/07/2022minha estante
Também peguei na bienal, mas ainda não li

Julia3023 20/07/2022minha estante
Cara, sério lê muito gotosinho e eu não esperava nada

marcosandrade.e 11/01/2022

Três histórias, uma casa
Eu nem sei como começar uma resenha de um livro do Vitor Martins mais, porque eu fico tão emocionado ao fim dos seus livros, que me falta palavras.
Quero dizer que Vitor Martins cria três histórias igualmente interessantes, com protagonistas com suas questões individuais e muito a dizer. Os núcleos se tocam na medida certa. Nem demais, nem de menos.
Claro, que não poderia deixar de comentar da própria Casa 8 que é um dos melhores personagens do livro, muito engraçada, cheia de comentários e opiniões e a narradora perfeita para essas três histórias.
Foi sem dúvida nenhuma uma leitura que valeu muito a pena. Para aqueles que nunca leram algum livro de Vitor Martins, só digo uma coisa: vocês não sabem o que estão perdendo.
vicbic 11/01/2022minha estante
uau, nunca havia escutado falar sobre esse escritor até agora. com certeza vou adicionar à minha lista

marcosandrade.e 11/01/2022minha estante
Nossa, ele é maravilhoso. O meu favorito dele é Um Milhão de Finais Felizes. Mas todos são muito bons.

Samantha Silva 18/09/2022

FAVORITADO!
Se a Casa 8 Falasse é um livro sobre encontros e despedidas; é um livro centrado em três personagens: Ana (em 2000), Greg (em 2010) e Beto (em 2020) que são residentes da casa 8 na Rua Girassol. É incrível perceber como cada história ao fim se entrelaça graças a moradia que abrigou cada um deles em tempos diferentes.

A escrita de Vitor Martins é surpreendente, me sentia envolvida por cada capítulo ansiando por saber como cada personagem terminaria a sua história dentro da casa 8. O modo como ele desenvolveu a narrativa é deliciosa e extremamente fluído, sendo impossível largar essa leitura!

Eu não esperava absolutamente nada, e no entanto, recebi tudo com este livro! Cada personagem nos ensina algo, cada história se interliga é, e divertido e empolgante acompanhar o desenvolvimento de cada um deles.

A Ana é o Greg foram COM CERTEZA os meus morados favoritos da Casa 8, foi uma delícia acompanhar e voltar novamente aos meus dezesseis/dezessete anos, onde tudo é sempre o fim do mundo, quando na verdade é apenas o começo de um futuro que não precisa ser agora, mas que, pode sim ser maravilhoso, afinal a nossa casa é a gente e quem abrigamos nela, independentemente de onde estejamos. RECOMENDO QUE LEIAM!
Silvana137 18/09/2022minha estante
Uau que resenha, não posso ter nenhum livro mais na minha lista, mas necessito depois dessa resenha

Samantha Silva 18/09/2022minha estante
Leia! Tenho certeza de que vai amar morar com esses personagens na casa 8 por um tempo... ?

Mari 04/02/2022

Livro com cheiro de lar
Que delicia de leitura! Foi meu primeiro livro do Vitor e eu já quero ler outro agora. Foi como se o Vitor fosse a casa contando tudo pra gente e deu muito um quentinho no coração.
O livro é cheio de clichês mas de um jeito bom, de um jeito comédia que eu gosto ta reprisando na sessão da tarde e é impossivel não ver. Você fica vidrade o tempo inteiro nas histórias principalmente buscando as conexões entre os anos. Eu amei e lá pra os 30% dele eu já sabia que ele seria um favoritado

site: https://www.instagram.com/mundodemari._
Luh 04/02/2022minha estante
Tem como ler o próprio livro nesse App ou só serve como estante?

Mari 04/02/2022minha estante
Só como estante!