Jamais subestime os peões: Eles valem uma rainha

Jamais subestime os peões: Eles valem uma rainha Celina Moraes

Resenhas - Jamais subestime os peões

1 | 2 | 3 | 4

Grazi 04/10/2021

Uma leitura bem instigante!
Hoje eu quero falar com vocês sobre um livro que me fez pensar o quanto é bom quando a autora
consegue nos prender na medida certa, com uma mistura de romance e drama que te faz querer
devorar cada página!
Gostaria do fundo do meu coração que você reservasse alguns minutos do seu tempo para conhecer
"Jamais subestime os peões" da Celina Moraes.
Em Jamais subestime os peões temos Raquel, uma jovem que adora galopar, tanto que é conhecida
como A Galopeira.
Raquel sobre uma desilusão amorosa com seu namorado Daniel, com quem partilhava planos e
sonhos, mas que de repente se mostra interesseiro, deixando Raquel para se casar com a filha de um
usineiro, indo atrás de dinheiro e deixando o amor de Raquel para trás.
Ela por sua vez, com o coração partido, decide ir embora rumo a São Paulo, onde irá passar por todas
as dificuldades que uma garota que veio do interior pode viver.
A temática é bastante atual, ainda que com uma linguagem informal e seus regionalismos e mesmo
tendo seu início lá na década de oitenta, levanta a importância dada ao dinheiro hoje em dia, mas não
só. Conseguimos ver a relevância em se fazer as escolhas certas. Ao mesmo tempo em que podemos
ver as consequências das escolhas erradas.
Sem dúvida alguma vou levar lições importantes aprendidas com essa leitura para o resto de minha
vida.
Um ponto interessante do livro é a possibilidade de perceber os diferentes pontos de vista de seus
personagens, o que nos instiga cada vez mais para saber o que vai acontecer.
Difícil não ficar com aquele sentimento de "eu posso"!
Uma leitura que nos faz acreditar que apesar de a vida nos levar por caminhos diferentes dos que
imaginávamos. E nem sempre as coisas acontecerem da forma que gostaríamos, ainda podemos
alcançar nossos objetivos!
Recomendo sem medo de errar!

site: https://www.instagram.com/adoroumlivro/

Michelle 29/10/2021

Passada no fim dos anos 80 e início dos 90, temos uma trama surpreendente e inesquecível.
Inicialmente, conhecemos Raquel, uma jovem interioriana obstinada, corajosa e cheia de princípios, que sofre uma desilusão amorosa que a deixa muito abalada. Seu ex-namorado a troca, sem qualquer aviso prévio, por outra, em busca exclusivamente de dinheiro e uma vida confortável.
Após diversos baques em sua vida, ela resolve se mudar para a cidade de São Paulo, a fim de enfrentar novos desafios.
Por outro lado, temos Aron, um jovem idealista da capital, herdeiro de uma grande empresa, que não acredita em relacionamento sério e, muito menos, em casamento.
Quando seus caminhos se cruzam, tudo muda.
Paralelamente, conhecemos mais sobre a relação recém construída de Dalton, pai de Aron e Mirela, sua ambiciosa secretária.
Aliás, a autora construiu histórias paralelas que dão força aos personagens secundários e instigam a curiosidade do leitor.
Como já comentei com vocês, sou fã da escrita da Celina. Ela aborda aqui temas como o regionalismo, a intolerância religiosa, o preconceito, a desigualdade social e o machismo, deixando ao leitor reflexões valiosas.
O desfecho é incrível e bem amarrado, já que tudo se encaixa.
Mais uma experiência maravilhosa pra conta! Fica a recomendação.

Emiliane.Yamada 10/07/2023

Peões são que movem a vida
Um enredo que me surpreendeu e me fez mais uma vez mergulhar na escrita da autora Celina Moraes.

Nesse título temos a protagonista Raquel e toda sua força, nos ensinando sobre as escolhas certas e erradas que fazemos na vida.

É um enredo que acima de tudo fala sobre o amor, as desilusões amorosas e como tudo que acontece em nossas jornadas nos moldam, dando forma ao nosso caráter. Como em várias situações da vida nos deparamos com momentos em que temos que a tomar decisões e escolhas importantes que marcarão e muitas ate mudarão a nossa forma de ver o mundo e viver .

Ler essa obra, foi como ir desmembrando diversas camadas, necessárias e reflexivas, passeando em questões econômicas, sociais, e muito além disso.

Raquel tem um relacionamento de longa data com Daniel e conforme qualquer pessoa, ela sonha e planeja um futuro, mas as coisas não saem como planejado, e em meio ao caos seu pai acaba por ser preso. O que vai se juntar a outras situações, tornando Raquel diferente da que conhecemos inicialmente.

Eu vejo que muitas pessoas no lugar de Raquel, se fechariam completamente, seriam amargas, desprovidas de vitalidade e força até, mas não Raquel, ela é aquele tipo de personagem disposta a ajudar os outros e se propondo a dar o seu melhor para ajudar ao próximo; tal qual sua amiga Dalila.

Raquel possui ambições, mas algo que me chama atenção, é que ela é pé no chão, não fica procurando caminhos curtos. Para se chegar onde deseja, é necessário esforço, trabalho, dedicação. Ela e Dalila tem pensamentos divergentes sobre diversos pontos, o que ocasiona alguns atritos.

Temos diversos outros personagens secundários trabalhados de forma única, com características que são importantes no desenrolar de todo o enredo.

Aron e seus pais Clara e Danton. O pai de Aron, é um empresário de renome e tinha muitas expectativas em cima de seu filho, que acabaram frustradas, já que após passar um período estudando fora, em seu retorno, ele não pretendo tomar as direções que seu pai espera. Isso gera conflitos imensos.

Aron vai trabalhar em uma empresa onde conhece Raquel. Ambos são de mundos diferentes, enquanto ele sempre teve tudo de mão beijada, ela é humilde e se esforçou muito para conquistar seu espaço. E Danton também vai conhecer alguém, Mirela uma secretária de sua empresa. E essa nova jogada do destino muda a vida de todos.

O livro tem romance, mas também trata de temas importantes como a desigualdade social, a mulher na sociedade e os diversos papéis que ela desempenha, além do preconceito amor, perdão.

O título da obra cai como uma luva, já que alguns personagens/pessoas são como peões, não vou dar muitas dicas, para não estragar a surpresa de quem vai ler a obra.

Mas ressalto o quanto a escrita da Celina é leve e ao mesmo tempo tem o poder de promover todo o necessário para uma construção pessoal e intimista.

O poder da autora nos conectar de maneira direta aos personagens, como se cada um deles fosse alguém que conhecemos, e acho essa experiência bem interessante.

Convido vocês a conhecer não apenas esse título, mas os outros da autora.
Pretendo estar lendo em breve mais escritos pela Celina e venho cobrar para vocês.

Leca 11/02/2022

Amei muito | insta: @papoparaleitor
?Vou escalar o topo da montanha sozinha?

Raquel foi abandona pelo novo Daniel, que a largou para se casar com uma moça rica. Apesar de sentir o gosto da tristeza e da humilhação, Raquel não deixa que esse fato dite sua vida. Ela decide ir estudar em São Paulo, para obter uma vida melhor para si e sua família.

Paralelo a essa história, o leitor também é apresentado a história de um Danto, um grande empresário que acaba se encantando por sua secretária e seu filho Aaron, um rapaz jovem que só quer saber de curtir a vida.

Apesar de mundos completamente oposto, Aaron e Raquel acabam se encontrando e o mundo dos dois vira de cabeça para baixo.

?Jamais subestime os peões eles valem uma rainha? é uma história sobre paixões, vingança, ambição e acima de tudo, sobre política.

A proposta do livro é inovadora, a escrita é fluida. É um livro para se divertir, mas também para questionar e pensar. Esse é meu segundo livro da autora, e posso dizer que ela merece muito reconhecido, pois as duas obras lidas dela são incríveis e importantes.

Lari Guglielmoni 03/04/2022

? #Resenhasdalarissa : Jamais Subestime os Peões eles valem uma rainha - @celinamoraesescritora

Raquel, a Galopeira acabou sofrendo uma desilusão amorosa com seu namorado, o Daniel, aquele por ela quem planejava várias coisas, mas ele decide se casar com uma mulher rica e a deixa de lado.
Além disso, ela é uma mulher que ama jogar xadrez e que conhece os pontos fracos e fortes de alguém. Ela decide ir para São Paulo, por ela ser uma garota do interior ela vai sofrer algumas diferenças na capital.
Além disso iremos conhecer a história de Dr. Dalton e seu filho que só quer saber de curtição, enquanto o próprio pai está de olho na secretaria.
Neste livro iremos ter uma narrativa em terceira pessoa que foca em alguns personagens, mas o foco maior será na personagem Raquel, que está com seu coração machucado, e parte para outro lugar, um lugar que vai trazer muitos obstáculos e que ela terá que lhe dar com eles.
Gostei também do fato da autora começar a história lá em 1987 e assim iremos ir acompanhando desde deste ano até os próximos anos.
Outro ponto que preciso ressaltar é além da autora usar uma linguagem regional, iremos ter grandes temas nesta obra, como o dinheiro e suas escolhas erradas, e também sobre alcançarmos tudo que a gente quer, com o tempo, mesmo sabendo que as vezes nem tudo será flores.
Como sempre a autora conquistou meu coração com sua escrita fluida, envolvente e até mesmo emocionante, trazendo um pano histórico para essa obra e que sem dúvidas é uma obra que nos ensina e que nos faz refletir, por isso leiam.

Literatura Presente 04/04/2022

Romance nacional de excelente qualidade!
Raquel é uma garota simples do interior, que joga xadrez muito bem, adora galopar e alimenta o sonho de um dia ter o seu próprio haras. Ao sofrer uma desilusão amorosa, quando seu namorado Daniel a abandona para se casar por interesse com a filha de um usineiro, Raquel passa a não acreditar mais no amor.

Dalila, sua amiga de infância abomina a simplicidade e pobreza em que vive e acredita que sua vida irá mudar quando conseguir se casar com um rapaz rico. No entanto, ela passa a se envolver com amigos que a apresenta ao mundo das drogas.

Jamais Subestime os Peões é uma história ambientada em meados dos anos oitenta e início dos anos noventa e teremos como contexto histórico um país que estava passando por grandes problemas como inflação altíssima, planos econômicos desastrosos, desemprego, congelamento de preços, etc. Além disso, a ditadura no Brasil era algo bem recente e as feridas ainda estavam abertas.

“Os jovens mortos na ditadura só queriam resgatar um direito básico de todos nós, que é poder se expressar. “

A autora trabalha muito bem todos esses temas e aborda tantos outros igualmente relevantes, como o vício nas drogas, a intolerância religiosa, o preconceito e a desigualdade social.

As personagens são muito bem construídas tendo suas histórias contadas de maneira individual, porém, no ao longo da narrativa elas vão se entrelaçando e formando uma trama bem escrita e emocionante.

Celina Moraes consegue abordar diversos assuntos importantes em suas obras, fazendo isso de maneira criativa e instigante. Fazer uma leitura de sua obra é ter a oportunidade de se inteirar sobre política, história e sociedade. Além de se entreter com uma belíssima história de ficção.

site: https://literaturapresente.com/resenha-jamais-subestime-os-peos-celina-moraes/

Rhayane.Nascimento 30/03/2022

Livro inspirador, crítico e extremamente necessário
Preciso ser sincera e dizer que esse livro me tocou em diversos momentos e desde do começo me senti conectada a ele de uma maneira que não soube explicar. Raquel uma galopeira além de seu tempo, mesmo depois de ter se desiludido e se magoado muito com um amor que ela achava que tinha ao invés de se perder na mágoa, simplesmente decidiu que não só precisava seguir sua vida, mas também agregar mais sentido ainda a ela, buscando seu sonho e correndo atrás do que queria.

Sempre muito querida por todos, essa menina doce ainda carregava no peito uma mágoa que só um novo amor poderia curar. O livro traz em vários momentos assuntos de importante discussão como: intolerância religiosa, casamento arranjado, infidelidade matrimonial, moralidade, drogas e vícios, assédio, preconceito racial, classes sociais e todo o precipício de diferença entre elas, até mesmo sobre as cicatrizes da ditadura no Brasil, principalmente por causa do período histórico em que o livro se passa.

É lindo ver que Aron apesar de ser um rapaz namorador, que nunca pensou em relacionamento antes, desde da primeira vez que vê Raquel começa a duvidar de todas as suas convicções e se torna quase um menino ao lado dela, sem saber como agir e tendo como único objetivo tratá-la bem na esperança de um dia ter seus sentimentos correspondidos, sem em nenhum momento forçar a barra, ele sempre tentou seguir o tempo dela, e aguardou na dele, porque o amor dela viria na hora certa.

Raquel passou por diversas provações, mas sua persistência, força de vontade e lealdade a levaram muito mais longe do que ela poderia imaginar um dia. Levando sempre consigo humildade, o amor pelos animais, pela sua cidade natal: Otinga e suas amizades verdadeiras do lado e amor pelo seu pai, foi lindo acompanhar a história e a trajetória de Raquel.

Ing | @ingridalvesdiary 21/04/2022

Adorei!
Nesse livro, acompanhamos a história de Raquel, uma mulher cheia de sonhos e que vive em uma pequena cidade, tranquilamente com seus hobbies e seu namorado, o Daniel, que sonha em criar uma família. Até que esse mesmo namorado se casa, sem aviso prévio, com a filha de um homem milionário do local. Desiludida e decepcionada, ela vai para São Paulo tentar viver tudo o que sempre quis e mudar de ares. Mas como nada é por acaso, lá ela encontra o Aron, um homem que havia decidido que não viveria nenhum tipo de relacionamento sério tão cedo. Mas muitas vezes, as coisas não saem como planejamos.

Eu adoro a escrita da Celina e nesse livro não recebi menos que uma história incrível! Como sempre inserindo no enredo assuntos e temáticas necessários e importantes, a narrativa flui com muitos detalhes, riqueza em ambientação e muitos aprendizados. Machismo, intolerância religiosa, preconceitos e tantos outros assuntos são abordados de forma impecável.

A experiência de leitura que a autora proporciona é sempre incrível! Ela tem o dom de te fazer mergulhar e viver a história, de forma muito fluida.
Entregando personagens muito carismáticos, em especial a Raquel, que me cativou desde os primeiros capítulos, não decepciona. E ver o seu crescimento pessoal e amadurecimento é muito bom de acompanhar.

É uma história muito bem construída, que nos ensina muito numa leitura rica e surpreendente. E que final... ✨ Amei demais e me apaixonei ainda mais pela escrita da Celina! Simplesmente perfeito 💛

Recomendo muito! ✨💛

books of sarah 25/04/2022

? um lindo romance com superação de barreiras!
? a raquel é uma protagonista incrível! ela é forte, inteligente, decidida, o tipo de pessoa que não leva desaforo pra casa

? que livro incrível!
eu acreditada que seria um livro de romance, mas o livro é mais focado no desenvolvimento e crescimento da personagem, o que foi melhor ainda. ver a evolução da raquel durante o livro foi incrível.

? o romance entre a raquel e o aron é muito fofo, e uma coisa que eu gostei é que ele não é estereotipado, como quando a mulher é a mais amorosa, que se apaixona primeiro e essas coisas, aqui é bem diferente.

? uma coisa que gostei muito foi o fato do livro não contar só a história da protagonista, mas também dos personagens ao seu redor. todos os personagens são bem construídos, nos conhecemos seus passados, temores, ambições e etc.

? o livro trata de assuntos muito importantes como assédio, problemas familiares, vício em drogas, intolerância religiosa e também diferenças de classes sociais e como isso ao invés de nos distanciar, deveria nos unir.

Ana 29/03/2022

Adorei o livro
Um livro bastante surpreendente, que superou minha expectativas. Foi meu primeiro contato com a autora e gostei da escrita dela, que é leve, fluida e traz reflexões nessa história sensacional.

A história se passa no final dos anos 80 numa cidade pequena chamada Otinga. E lá mora Raquel, uma jovem que ama os cavalos e galopar, tem ambição de estudar agronomia e é apaixonada por Daniel. Ambos tinham um sonho de ter um haras, mesmo eles sendo de famílias pobres.
Eles até haviam feito planos de estarem juntos, mas o destino mostrou a verdade face de Daniel, um rapaz ambicioso que se casou com a filha de um usineiro por causa de dinheiro.

Apesar da desilusão, Raquel correu atrás e foi para São Paulo focar nos seus estudos e lá conhece Aron, um jovem que veio dos EUA, herdeiro de uma grande empresa e que só quer curtição na vida. Com o tempo e imposição de seu pai, Aron começa a criar responsabilidades e observar que depois de conhecer Raquel, a vida de curtição já não fica mais tão interessante.

Um ótimo para quem quer ler um romance bem escrito que traz temas importantes para reflexão, como machismo, preconceito, regionalismo, entre outros.

Ramona 28/03/2022

Ameei
Uma história muito rica, com personagens extremamente complexos, não tenho palavras pra descer o sentimento de alegria que fiquei ao terminar de ler, magnífico!!!

@prasemprelivro 17/11/2021

Entrou no meu top 10 de 2021.
"Posso viver com o coração alienado, mas a cabeça alienada jamais."

Imagine você descobrir que o homem por quem estava apaixonada se casou sem nem ao menos terminar o namoro com você?! Pois é isso que acontece com Raquel a protagonista desse livro.

Raquel estava quase noiva de Daniel e ambos tinham muitos sonhos e planos, contudo de repente o rapaz simplesmente se casa com a filha de um milionário usineiro deixando a jovem com o coração partido.

Raquel é corajosa, sonhadora, determinada, ama cavalos, animais, xadrez e deseja mais que tudo ter seu próprio haras. Além disso, ela vive tendo sonhos com vacas e seu pai acredita que há algo muito maior por trás desses sonhos.

Depois de tantas decepções, nossa protagonista decide ir embora de Otinga, a pequena cidade onde mora rumo a São Paulo.

Do outro lado da história, temos Aron, um jovem herdeiro milionário que não acredita em relacionamentos sérios. Ele só quer curtir a vida, ser feliz e pronto. Mas tudo muda quando seus caminhos se cruzam com os de Raquel.

"O peão é a peça de menor valor no jogo, mas quando chega do outro lado do tabuleiro, pode ser promovido à outra peça, inclusive ser coroado rainha."

Uau, que livro! Essa história é como um tabuleiro de xadrez, onde as peças – personagens – são movidas e colocadas na hora certa. Temos várias histórias aqui que se entrelaçam e juntas formam uma só.

Foi meu primeiro contato com a escrita da autora e adorei, me senti parte da história e me identifiquei totalmente com a protagonista. O que me fez refletir demais.

Além disso, o livro aborda assuntos super importantes, como drogas, o poder do dinheiro, intolerância religiosa, escolhas erradas e muito mais.

Narrado em terceira pessoa, a história traz o ponto de vista de vários personagens, o que me fez ficar cada vez mais envolvida na leitura.

Enfim, um livro que me trouxe lições que irei levar para o resto da minha vida! Se eu recomendo, com toda certeza do mundo. Vale muito a pena ler esse livro.

site: https://www.instagram.com/p/CV0vogQrG1t/

Carol Vasconcelos 14/10/2021

amais subestime os peões
🦋Raquel teve ser coração partido vendo seu único amor casar por dinheiro sem ao menos terminar o namoro com ela. Os sonhos que fez com Daniel a machucaram por muito tempo, mas ela decidiu que ía ter tudo o que sonhou sozinha, se fechando completamente para o amor.

🦋Ela vivia no interior com a família, em Otinga, sua melhor amiga foi por muito tempo seu porto seguro, até essa se entregar para a ambição e começar usar drogas. O pai foi humilhado pela cidade, preso injustamente, nascendo o desejo de vingança da Raquel. Seu únicos refúgios eram seu cavalo e o xadrez, e depois de mais uma injustiça, a menina dos olhos de safira decide ir para São Paulo tentar uma vida melhor na capital.

🦋Ao mesmo tempo que conhecemos a história da Raquel, conhecemos a história de Aron, seu pai e a secretária. De uma forma impressionante esses personagens vão ter seus destinos encontrados. Além destes ainda temos outros personagens secundários, que vão fazer de tudo para fazer Raquel acreditar no amor outra vez e entender que ela precisava seguir em frente e esquecer o Daniel, entender que nem todas as pessoas seriam do mesmo jeito.

🦋Esse lançamento está simplesmente incrível, tem a sinopse e primeiras impressões aqui no perfil. Os capítulos se alternam entre os personagens, deixando o leitor curioso para saber qual será a ligação entre eles. O enredo possui muitas críticas sociais e ainda tem referência no xadrez.

site: https://www.instagram.com/p/CUsyGVtvW-h/

Resenha a Dois 06/03/2022

Uma mulher com garra
Raquel, uma mulher galopeira, doce, além do seu tempo e ambiciosa, após uma desilusão amorosa, não se afundou em um abismo de tristezas, mas resolveu seguir em frente, e com isso, teve ainda mais força para ir atrás de seu sonho, o de ter um haras.

Celina aborda diversos temas que agregam um a boa discussão, como a intolerância religiosa, vícios, drogas, preconceito e o preconceito social, que fica evidente nas falas dos pais de Aron, extremamente tóxicos e moralistas. Um livro que se passa em 1987, tempos distantes de nossa atualidade e que eram vistos como normal tantos preconceitos, mas Raquel não se rebaixa.

Aron entra em cena sendo um rapaz paquerador, não era de uma mulher só, quando conhece Raquel, tudo isso muda, essa mulher passa a fazer a vida dele ser diferente, e ele começa a duvidar de seus conceitos, ah, a paixão... seu objetivo passa a ser a esperança de ter seus sentimentos retribuídos.

A persistência de Raquel irá encantar o leitor, ela passará sim por muitas dificuldades, mas os cavalos são seus bens mais preciosos, e para alcançar o sonho, as barreiras se tornam pequenas, e se você ficou curioso para saber como ela alcança o que almeja, terá de ler o livro!

Celina uniu nesse livro uma boa narrativa, ótimas criticas sociais, reflexões, uma história de amor pelos animais, princípios familiares e uma união entre filha e pais incrível. Uma história diferente, uma mulher cheia de força e que nunca usa de maldades para atingir o outro.

site: @resenha.a.dois

1 | 2 | 3 | 4