As Vidas Literárias de Atlas Lefrève

As Vidas Literárias de Atlas Lefrève Dean C. Hunter

Resenhas - As vidas literárias de Atlas

rickspcrkr 22/03/2023

?Eles se olharam e, como todo homem que amava outro homem, choraram.?
Avassaladora, trágica e bela. Assim é a história de Atlas Lefrève. Atlas presencia ainda pequeno o assassinato da mãe pelas mãos do pai e desenvolve um trauma relacionado a livros. Ao ver tamanha violência, todas as vezes em que ele tenta ler um livro, as memórias com sua mãe contando histórias para ele vêm à tona. Após a tragédia, ele é encaminhado para um orfanato onde é adotado pelo Sr. Lefrève, um senhor gentil acometido pelo alzheimer. Certo dia, um professor obriga Atlas a ler um trecho de um livro para toda a sala e em meio ao desespero e frustração de Atlas diante da situação, surge Finnick Dermott. O marquês lê o trecho pelo garoto e a partir daí inicia-se uma amizade e, dessa amizade, uma paixão. Atlas é a noite - retraído, alguém que não conhece o que é ser amado e cuidado desde a morte da mãe. Finnick é o sol da manhã - expontâneo, um artista em processo de autodescoberta. A paixão dos dois se desenvolve lindamente ao passo em que Dermott ajuda Atlas a superar seus traumas, até que em determinado momento a morte do marquês separa os garotos. Devastado e sozinho, Atlas encontra na biblioteca onde trabalha um livro que lhe permite reviver suas memórias com Finnick e o traz de volta como um fantasma. O livro, no entanto, contém muitas outras almas aprisionadas e a partir delas e de suas histórias os garotos descobrirão que possuem uma união além daquela vida. Um romance poético que aborda sobre solidão, amor proibido, xenofobia, sacrifício e com um final trágico, mas tocante. Que orgulho de saber que temos um livro nacional tão cativante como este!

lucassverso 18/03/2023

Amei muito!
Completamente a paixonado pelo livro. Nem sei o que dizer.
Eu nunca tinha lido um romance que envolvesse um pouco de terror, e com certeza me cativou.
A história merece sua leitura, pois é uma trama muito bem construída

Lais.Regina 17/03/2023

Prometeu tudo e não entregou metade
Comecei o livro empolgada. A premissa era ótima e o início do livro me pareceu bem promissor. A história de um rapaz que perdeu seu amor e melhor amigo e precisava lidar com o luto. Essa pequena primeira parte foi tocante, mas a partir daí a coisa desandou.
Tudo nesse livro é retratado de forma superficial, seja a relação entre os personagens, a maldição e as próprias descrições do que cada um faz.
Pensei que o problema fosse a falta de um backstory, mas quando foram narradas as partes em que o Atlas e o Finn se conheceram e se apaixonaram, tudo era narrado de forma fria e robótica.
Cheguei à metade do livro sem me sentir conectada com eles, nem com a narrativa. Quando eles foram vivendo as outras vidas, o mesmo aconteceu. Personagens rasos e sem vida, histórias monótonas e nenhum envolvimento entre eles. Parecia mais conversas entre dois brothers que se chamam de ?meu querido?.
Enfim, o livro foi finalizado na força do ódio, porque de 1/3 para a frente, a história se tornou monótona e sem graça. Só ganhou duas estrelas, porque consegui finalizar.
Finalizo essa avaliação com aquela sensação ruim, mas tão costumeira, de que a história tinha potencial para ser incrível, mas só não foi.

Helena 13/03/2023

Que experiência maravilhosa!!
Quando eu comecei a ler, eu não sabia muito sobre o que era além de ser sobre viagens no tempo, porém é totalmente diferente do que eu tinha imaginado e foi a melhor surpresa possível. Sofri junto com Atlas, Finnick e todos os outros personagens, me emocionei com todas as histórias e acontecimentos do começo ao final. Pra mim, foi uma leitura muito fluída, rápida e envolvente, ótimo para quem estiver de ressaca literária, pois apesar de uma linguagem rebuscada, não é de difícil compreensão, o que torna ainda mais imersiva no contexto da história. Mas atenção!! Leia ja preparada/o para sofrer e chorar, é bem provável que em algum momento a sua garganta feche por segurar o choro. Em resumo, com certeza é um dos meus livros favoritos e recomendo imensamente a ler

Gui.SGS 08/03/2023

De verdade, que livro bom, meu deus, A escrita é perfeita, te faz sentir tudo oq o autor queria falar, os sentimentos dos personagens, TUDO. Falando em personagens, que personagens lindos, senhor, me apaixonei por cada versao, muito apaixonante essa historia de amor proibido, mesmo sendo um cliche, esse livro conseguiu sair do cliche e quando usava nn ficava ruim. Os ultimos capitulos me fizeram ficar destruido em pedacinhos, meu deus
rickardoo 15/04/2023minha estante
Sim, a escrita é tão perfeita que você vai andando junto com o Atlas por Londres e nem percebe. Este livro é literalmente Inesquecível.

Filha de Júpiter 04/03/2023

Amei!
Puro suco da dor e do sofrimento. Adorei recomendo!
Me apeguei muito aos personagens e adorei ver as vidas deles. Foi um estória que me prendeu bastante. Muito bem escrita, mas particularmente pra mim não foi um leitura rápida, mesmo assim esse livro não perdeu seu o brilho.
Recomendo!

Taylor Sollances 22/02/2023

A profunda e apaixonante estória de dois amantes que atravessa o tempo e a mortalidade humana, com reflexões sobre a eternidade, existência e com críticas a visão da sociedade sobre o amor entre dois homens
os personagens são bem desenvolvidos e entendemos seus sentimentos e dores, a escrita é bonita, é muito fácil se cativar por Atlas e Finnick e sentir todo o amor que eles nutriam um pelo outro, um verdadeiro romance (mesmo com tantos acontecimentos trágicos)

littlehearttae 22/02/2023

Entregou TUDO
Eu li achando q ia ser só mais uma história bobinha q nem ia fazer tanta diferença assim e no fim li em 3 dias e amei demais.

Gaby 21/02/2023

Demais, demais!
O livro é incríve! Eu adorei completamente a história e me envolvi de verdade nela, senti medo, sofri, ri e tudo mais, foi uma ótima leitura e vale muito a pena. Eu gostei do final e do decorrer dos acontecimentos, do romance também, não consigo falar muito sem dar spoiler, mas, só digo uma coisa: leiam!

lavsbooks 19/02/2023

Sou outra pessoa depois dessa leitura
Acompanhei a jornada do Atlas e Finnick com o coração muito apertado, a história não pede menos que isso.

acabei, hoje, e não sei o que pensar. não esperava esse final, mas eu estou conformada. emocionada. intimamente tocada com a sensibilidade que alguns sentimentos são tratados aqui.

esse é um livro que muda, não dá para ser a mesma pessoa depois dele.