Lula

Lula Fernando Morais

Resenhas - Lula: Biografia

romulorocha 09/02/2022

Lula, biografia vol.1, de Fernando Morais - 10/10
Quem acompanha minhas resenhas já deve saber que um dos meus gêneros literários favoritos são biografias. A sensação que tenho é que nelas eu consigo mergulhar mais profundo nos personagens, me conectar com suas trajetórias e ampliar minha forma de olhar o outro. Neste quesito, o autor de Lula não deixa a desejar.

Adotando uma narrativa cronológica diferente da usual, Morais parte de um recorte temporal recente da vida do ex-presidente, durante as investigações da Lava-jato, sua prisão e desfecho de seu processo (entre os anos de 2018 a 2021) para só depois voltar nos tempos das lutas sindicais e início de sua vida política, com a criação do PT (Partido dos Trabalhadores). Em sua narrativa, o autor traz inúmeros detalhes e paralelos da vida do político, os quais podem ajudar o leitor a compreender de forma mais abrangente os eventos ligados à Lava Jato e a postura dele em meio a tais acontecimentos.

Sobre os aspectos literários do livro, adorei. O autor me prendeu bastante, escreve com muita fluidez e destreza. Há muitas referências latinas, o que também gostei, inclusive eu diria que o estilo de escrita do autor me lembrou Gabriel Garcia Márquez algumas vezes.

Sobre o conteúdo, o livro é bem parcial e politizado, o que não desmerece necessariamente a obra. Biografias costumam ser parciais, eu penso, pois irão explorar o ponto de vista do personagem, o que nem sempre significará ?a verdade em si?, mas ?a verdade do personagem?. Desta forma, recomendo a leitura aos que tem interesse pelo gênero e por saber mais sobre a verdade deste personagem, que falem mal ou falem bem, faz parte da história do país.

#resenhasdoromulo #literaturabrasileira #lula #fernandomorais

João Paulo 08/02/2022

Essa não é uma biografia sobre toda vida do Lula, mas relatos sobre sua estreia na política , a criação do PT e sua vida no sindicalismo. O livros traz fatos que anteriormente não tive acesso em nenhum meio de comunicação. Ansioso para o próximo livro do autor!

renaas079 07/02/2022

Biografia de um dos maiores líderes que o país ja teve!
O volume 1 do livro de Fernando Morais retrata de forma detalhada, sem prejudicar a leitura do nascimento de um dos maiores líderes do país até a consolidação de um presidente, trabalhador e torneiro mecânico.
Descreve os anos iniciais de sua luta política, sindical e a criação do Partido dos Trabalhadores. Retrata também os episodios recentes da lawfare para tirar o ex-presidente da disputa presidencial de 2018, bem como os mais de 500 dias de prisão.
É grande a expectativa para o volume 2.

Mateus Ferreira 07/02/2022

Gostei demais
Ao finalizar esse livro percebi que preciso estudar mas sobre a história política no Brasil, essa biografia além de trazer a trajetória do LuLa, trás uma cronológica ação do crescimento da política no país. O escritor consegue trabalhar bem isso, não sendo o principal narrador, e começando do presente e seguindo os acontecimentos principais até o início de tudo. Gostei demais.

Marcelo.Alencar 03/02/2022

Relembrando a história política ?
Extraordinária de um representante genuíno do povo! Esse livro é pura relembrança dos fatos da minha infância, juventude e de dias atuais.

A política é o vetor mais importante do cidadão social. Tudo que acontece na vida de uma sociedade é fruto de lutas e embates políticos.

Esse livro é muito bom. Fernando de Morais é espetacular. Lula é como nós.

Rômulo 31/01/2022

Leitura que prende
Iniciando a biografia com a narração de acontecimentos recentes do contexto político e jurídico do país, não obedecendo portanto a uma ordem cronológica da história de Lula, o biógrafo Fernando Morais conseguiu imprimir a esse cipoal de fatos uma voltagem alta, prendendo o leitor nessa trama eletrizante até o último instante. E olhe que o volume 2 promete contar os fatos relacionados aos 2 mandatos presidenciais de Lula e o impeachement de Dilma.

GIZ 31/01/2022

O livro tem uma leitura fluída, assim como todas as biografias que li do autor. É uma biografia necessária, em meio a tantas fake news que estão presentes dentro da nossa sociedade. Entender de onde surgiu essa aversão ao partido dos trabalhadores, assim como à figura do Lula é muito importante.

Danielle.Duca 29/01/2022

Sem ?lulismo? vale muito a pena a leitura, por trazer os bastidores de vários fatos históricos da política do nosso país. O magnetismo em torno do ex presidente Lula (tanto os que veneram quanto os que odeiam) é algo impressionante, mas quando conhecemos a história de vida dele é impossível não admirar sua trajetória. Não é apenas sobre o Lula é sobre o Brasil. Líder popular ou bandido? Escolha vc após a leitura.

Tuyl 29/01/2022

Fantástico!!! Escrito por um dos principais biógrafos do país, a obra faz jus ao maior líder político do Brasil... Já ansioso para o próximo volume!

Fernanda1156 28/01/2022

Trajetória curiosa e inspiradora? Quero a parte 2
Leitura iniciada em 2021 e finalizada em 2022. Gente o Fernando Morais é muito foda escrevendo biografias, ele realmente é especialista nisso, a escrita é muito envolvente. E por incrível que pareça estou mesmo gostando ?. Gosto muito de histórias dos tempos da ditadura e no livro trás muitas destas histórias. Mas a bio não tem uma cronologia certa não, porque começa descrevendo os episódios e bastidores da prisão do Lula em 2018.

"No dia 5 de abril de 2018, após rejeição do habeas corpus preventivo pelo Supremo Tribunal Federal, o juiz federal Sergio Moro decretou a prisão de Lula, condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) a 12 anos e um mês de reclusão."

"... eles não prenderam um homem, eles tentaram matar uma ideia, e uma ideia não se mata. Uma ideia não desaparece."

Mas a leitura foi sim incrível e fascinante, independente do biografado a escrita e o trabalho do Morais reunindo as informações foi mesmo incrível.
E uma coisa temos que concordar, o Lula é um biografado que será amado ou odiado sempre hehe, mas que sempre será estudado, lembrado, citado. A história dele faz parte da história deste nosso país, principalmente da história política do país, isso é incontestável.

E mesmo sem seguir uma ordem cronológica, gostei muito, principalmente por ajudar a entender a trajetória deste que é sim um personagem muito importante para a história política do pais.

Gostem ou não do biografado eu recomendo esta leitura!!!!

Van 25/01/2022

Trajetória de destaque mostra a idolatraria por trás do presidente Lula
Na história da política brasileira, poucos personagens têm uma trajetória tão destacada quanto Luiz Inácio Lula da Silva. Seja como líder sindical, Deputado Estadual ou Presidente da República, ele sempre demonstrou que tinha talento e sensibilidade para assumir tal empreitada – seja pela sua capacidade de mobilização ou pela preocupação com o povo brasileiro.

A preocupação de Lula com o povo, fez com que ele liderasse ações/políticas sociais que nem sempre foram bem-vista por uma parte da grande mídia e nem por alguns setores da sociedade que concentram a maior parte da receita do país. Desta forma, Lula foi perseguido e preso, em dois momentos distintos da história – durante a Ditadura Militar e mais recente, na Operação Lava Jato.

“Sou um construtor de sonhos... Sonhei que era possível governar esse país envolvendo milhões e milhões de pessoas pobres na economia, nas universidades, criando milhões e milhões de empregos nesse país. Eu sonhei que era possível diminuir a mortalidade infantil levando leite, feijão e arroz para que as crianças pudessem comer todo dia. Eu sonhei que era possível pegar os estudantes da periferia e colocar nas melhores universidades deste país. Para que a gente não tenha juiz e procurador só da elite. Daqui a pouco nós vamos ter juízes e procuradores nascidos na favela de Heliópolis, nascidos em Itaquera, nascidos na periferia. Vamos ter muita gente dos Sem Terra, do MTST, da CUT formada. Esse crime eu cometi.”

São partes desses acontecimentos compreendidos entre seus primeiros passos como liderança sindical até sua absolvição na Operação Lava Jato, que são retratados no primeiro volume da sua biografia, chamada Lula, escrito por Fernando Morais e lançado pela editora Companhia das Letras.

A obra tem uma escrita simples e mostra os bastidores de acontecimentos marcantes para a história do país, como a implementação do novo sindicalismo no Brasil, a deflagração da greve no ABC Paulista na década de 1970/80, a atuação dos militares na época da Ditadura, a redemocratização do Brasil, a criação do PT, da CUT e mais recentemente os desdobramentos da Operação Lava Jato - tais fatos mostra como Lula tem sido uma figura destacada como agente e símbolo de transformações nacionais, nos últimos cinquenta anos.
Seja pela sua escrita objetiva ou pela riqueza das fotos apresentadas no livro, Fernando Morais nos coloca como leitores participantes de fatos históricos e que por motivos diversos terminaram ficando como desconhecidos pelo grande público. Assim, durante toda a leitura, a sensação que temos é de estarmos fazendo uma grande viagem pela história de nosso país e através das reflexões proporcionadas, vamos ressignificando conhecimentos enraizados e tendo a possibilidade de compreendermos a formação política do povo brasileiro e como as interferências externas contribuem para a manutenção de um sistema que tão maltrata os brasileiros.

Lula: Biografia Volume 1, de Fernando Morais, cumpre seu papel ao ser mais uma voz a narrar e analisar fatos históricos e com isso permitir que novas compreensões surjam e através delas, nasçam novas ideias que serão preponderantes para as transformações que o país precisa. A obra é relevante, ainda, por mostrar o magnetismo que existe em torno de Lula – seja ele para o bem ou para o mal – o que ajuda a explicar um pouco da idolatraria que o coloca como um dos melhores (se não o melhor) Presidente que o Brasil já teve e um forte candidato nas eleições de 2022.

site: http://aartedelervan.blogspot.com/2022/01/resenha-lula-biografia-volume-1.html

Francisco 24/01/2022

Começando de trás pra frente, o livro começa narrando a prisão do presidente Lula decretada por Moro. Os bastidores incendiários até o ex presidente se entregar a Polícia Federal.

Depois o livro disserta a partir do momento em que Dona Lindu resolve se mudar com a família de Pernambuco para São Paulo.

A vivência sofrida, a luta contra a fome e a carência de tudo, os anos iniciais no trabalho e nos estudos no Senai, a viuvez precoce, a entrada no sindicato, o casamento com Marisa, a prisão na ditadura e a formação do PT, são os elementos narrados por Fernando Morais na primeira parte da biografia do maior líder popular da história brasileira.

Rafael 22/01/2022

Pegando gosto por biografias.

Trata-se de uma obra que traz um recorte sobre a vida do primeiro operário a ocupar o cargo de presidente do Brasil. O texto aborda desde a difícil infância do ex-presidente Lula até sua liberdade após a condenação imposta pela operação Lava-Jato. Não é simples emitir opiniões quando uma biografia conta a trajetória de um personagem político que desperta sentimentos tão antagônicos. A narrativa conduzida por Fernando Morais, um reconhecido jornalista e escritor brasileiro, autor de outras biografias com a de Olga Benário e Francisco de Assis Chateaubriand, pode causar uma certa confusão, já que a obra não se propõe a estabelecer uma ordem cronológica dos fatos. Apesar de exigir certo senso crítico, particularmente, foi prazeroso acompanhar esse texto repleto de curiosidades e fatos políticos importantes que ocorreram em nosso país nos últimos quarenta anos. É extremamente necessário relembrar a intensa luta da classe trabalhadora ocorrida durante o regime militar, por melhorias nas condições de trabalho e reposições salariais justas, e que hoje, em tempos de democracia, encontra-se tão minguada. Relembrar ainda o quão triste foram os abusos e os desmandos do regime militar, defendido por algumas pessoas até os dias de hoje. A vida desse personagem ímpar da história recente do Brasil merecia mesmo ser escrita com riqueza de detalhes, em especial por alguém que teve a oportunidade de compartilhar tantos momentos com o biografado. Nos resta agora aguardar o segundo volume prometido pelo autor, e desejar que bons ventos venham soprar na próxima eleição de 2022.
Catarina 30/01/2022minha estante
Rafael, já que você curte biografias, me permita sugerir a de Leonardo da Vinci, de autoria de Walter Isaacson. Maravilhosa!

Álvaro 19/01/2022

LULA - I TOMO
A narração tem um envolvimento com o leitor de forma que a construção da biografia começa de trás para frente,ou melhor,de frente para trás.
Ansioso pela parte 2,já divulgada pelo autor Fernando Morais em 2023,

Bia 16/01/2022

É sobre o maior líder popular que este país já viu, mas também é sobre História do Brasil. Excelente biografia! Daria 13 estrelas, se possível ?? ?????????????