Lula

Lula Fernando Morais

Resenhas - Lula: Biografia

Matheus1102 06/02/2023

"Quanto mais me atacam, mais cresce minha relação." ?
Falar de Lula é falar sobre uma ideia gigantesca e sem fronteiras! A ideia Lula se implementou na cabeça das pessoas de uma forma que não sai mais! Lula, para você, apenas meu amado e sincero obrigado! Agora mais que nunca, #LULASEMPRE ??.
genas 08/02/2023minha estante
que coisa mais linda ?

Matheus1102 08/02/2023minha estante
AMGGGG, QUERO VER VC LENDOOOOO

Sandra 05/02/2023

Lula, um fenômeno
Uma história muito bem escrita, que flui naturalmente, o autor nos relata um período difícil que vivemos em nosso país. Não podemos fechar os olhos e fingir que não existiu uma ditadura. Não podemos negar que Lula é um líder de massas que faz parte importante da nossa política. O livro nos leva a querer saber mais e a participar ativamente da nossa História.

Ligiamx 02/02/2023

Quem não conhece lula ainda, deveria conhecer sua história!
Sempre tive interesse por biografias de pessoas que admiro e respeito e lula é uma dessas pessoas! O livro pode ser dividido em duas partes, já que a história não é contada em ordem cronológica. Na primeira parte, resumidamente, conta da prisão de Lula pela lava jato até sua liberdade e a segunda parte, conta da infância dele até a disputa pelo cargo de deputado mais votado na época. O livro vai ter o volume 2 que já está sendo escrito e que eu espero para lê-lo também.
Numa das primeiras vezes que lula foi a Brasília e viu que o Congresso tinha apenas dois trabalhadores e o resto era da elite, ele decidiu participar mais da política e levou milhões de pessoas junto com ele, e fez história. E essa história precisava ser contada.
Ninguém gosta de ser pobre, todo mundo quer uma vida digna. E por que não?
Facetto 05/02/2023minha estante
Perfeita observação. Quando ele vê que o trabalhador pobre não tinha representatividade no Congresso.

Vania 02/02/2023

Um resumo político
Conhecer mais a vida particular de Lula ajuda a entender a forma que ele governa e o que o torna um orador tão aclamado no mundo todo.

Marta 29/01/2023

Lula, de Fernando Meireles
Sempre tive curiosidade de conhecer a história de Lula. Entender o que levou um metalúrgico a se tornar Presidente do Brasil pela terceira vez.
Me surpreendi com sua história, sua força, sua vontade, sua luta, sua influência, seu dom de oratória, seu carisma, sua inteligência. Eu mesma só votei nele pela primeira vez em 2022. Era puro preconceito, era julgar sem conhecer sua trajetória. Enfim, pude me redimir.

Aline.Castro 22/01/2023

Lula lá
Um pouco da trajetória desse homem que venceu todas as adversidades que a vida lhe impôs e que saiu da sua cidade natal para fazer história no mundo inteiro.

Ana Carolina 22/01/2023

Incrível
A primeira leitura de 2023 tinha que ser essa.
É impossível contrariar a importância do Lula para a história do país, gostando dele ou não. O livro é muito bem escrito e conta a história do Lula de um modo que cativa qualquer pessoa. MUITO BOM!!!!

FilipeF 21/01/2023

Excelente biografia de uma pessoa muito importante na história do Brasil.
O livro é excelente e que flui que é uma beleza. Fernando Morais é um excelente escritor que durante anos conseguiu reunir histórias da vida de um homem e como ele cresceu na política e tudo isso com apoio popular de praticamente toda a classe trabalhadora.
O começo desse livro fala muito sobre como ocorreu a prisão do Lula e como foi bizarro tudo aquilo e principalmente do apoio da mídia naquilo tudo, mas é incrível que mesmo assim Lula não deixou se abater e seguiu firme até ser liberto e hoje 2023 ser novamente presidente do Brasil, isso que é dar a volta por cima e melhor: calar seus inimigos. Ansioso pelo volume 2 na qual vai falar mais sobre suas posses como presidente.

Lázara 19/01/2023

?(...) desde que a humanidade inventou o voto, inventou as eleições, nenhum trabalhador... repito, nenhum trabalhador, nenhum operário, em nenhum lugar do mundo... recebeu um milhão de votos, como aconteceu com você. Se permite a opinião de alguém mais velho e mais experiente, ouça o que estou dizendo: você não tem o direito de abandonar a política. Você não tem o direito de fazer isso com a classe trabalhadora.? Assim falou Fidel Castro para Lula em 1985.

Independentemente do espectro político que você ocupa, uma coisa tem de admitir: Lula é uma força da natureza ? incontornável e inevitável. Ao lado de nomes pomposos como Vargas e Kubitschek, na galeria dos maiores líderes da nossa história, estará lá, para sempre inscrito, também um Silva, de igual grandeza.

O primeiro volume da biografia de Lula não é necessariamente minha estreia como leitora de Fernando Morais. Eu o sigo nas redes sociais e após ler muitas de suas publicações, senti que já tinha alguma familiaridade com seu estilo. Mas nunca tinha lido uma obra inteira. E certamente essa não será a última.

Morais é o jornalista que encontrou o seu modo de contar histórias: ele é sério todo o tempo, porém, quando menos se espera, ele faz uma brincadeirinha, só para saber se você está lá, de verdade. E de alguma maneira, você sabe que ele sorriu quando fez ?aquele comentário? e você sorri também. E, como um cara da velha guarda, ele tem um vocabulário vastíssimo e domina a arte de sua utilização.

Enfim, recomendadíssimo, seja você quem for. Lula é seu contemporâneo e, de algum modo, a história dele é também a sua história: não se furte de conhecê-la.

Italo 16/01/2023

Lula da Silva
A biografia de Lula escrita por Fernando Morais é muito boa. Conheci um pouco mais da história deste que é o maior líder popular da história do Brasil, batendo mesmo o velho Getúlio Vargas. Nefasto saber que Lula, trinta anos antes da Lava Jato, já tinha sido condenado por um crime que não cometera e com penas combinadas e pré-datilografadas. Naquela vez, o Supremo Tribunal Militar também anulara a pena, como fez o STF em 2021 com a esdrúxula e absurda condenação orquestrada por Sérgio Moro e sua turma de aves de rapina. Ironias da história.

Insta: @neilson_jr 15/01/2023

Gostei da sequência não-cronológica da obra, mas com ligações dos fatos. Gostei mais de saber que o próprio Lula só leu após o livro pronto e publicado. Gostei mais ainda em saber que o autor não era amigo íntimo de Lula, o que poderia trazer uma versão parcial da obra. Ansioso pelo volume 2.

Doug 14/01/2023

Uma biografia com a qualidade que o biografado merece, além de um belo trabalho na parte gráfica do livro. Excelente escrita do Fernando Morais que procura elucidar a vida e careira do maior político vivo brasileiro.

ka 14/01/2023

581 dias.
Não é segredo que eu acho Lula o melhor presidente que esse país já teve. Mas, lendo sua história fiquei muito comovida com todo o sofrimento como perdas familiares e prisões políticas que ele sofreu desde muito novo.

O que a burguesia fez e faz com cidadãos como Lula é de revoltar qualquer um que tenha o mínimo de empatia dentro de si.

O livro em si é um pouco denso por conter muitos fatos históricos, mas principalmente nomes de personalidades da época o que fez eu me perder algumas vezes.

No mais, a história é foda e eu gostaria muito que nosso maior líder populista tivesse levantado a Revolução Brasileira ?.

?Patrão não presta em São Paulo, não presta em Brasília, não presta no Rio de Janeiro, não presta em nenhum lugar do mundo. [?] O patrão só quer o sangue, o suor, a morte do trabalhador.?