Lula

Lula Fernando Morais

Resenhas - Lula: Biografia

Edu 29/10/2022

Poderia ser (bem) melhor
É difícil encarar os primeiros 6 capítulos do livro que remastigam a mesma história que acompanhamos de 2018 para cá à exaustão com foco no embate Moro x Lula.

O livro de fato começa no capítulo 7 e é quando realmente dá gosto de ler. Voltamos ao passado, vemos os movimentos sociais, sindicais e políticos em ebulição.

É interessante observar as lideranças políticas surgindo, cruas, ainda escolhendo os caminhos que sedimentariam a política brasileira.

Ainda mais interessante observar a construção de um Lula metalúrgico e líder sindical, antes de ser figura política. O enfrentamento à ditadura é outro ponto bem explorado do livro.

O posfácio funciona como um argumento fraquissimo de complô midiatico, mas que não se sustenta, além de não ser interessante.

Esperava mais do autor, testemunha ocular de várias fases do passado. Ainda assim, um bom livro.
anna v. 02/12/2022minha estante
Estou no capítulo 3 e concordo com você: muito cansativo esse relato minuto a minuto da prisão. Acho que vou pular pro cap. 7.

Edu 02/12/2022minha estante
Faça isso, não vai perder nada.

Larissa 27/10/2022

Muito bom para conhecer um pouco mais acerca da história de vida de Lula, um dos maiores políticos brasileiros. É incrível como conta a história com riquezas de detalhes e tantas fotografias.

Stoinski 23/10/2022

Você pode não gostar do Lula, mas não pode deixar de ler este livro. Sua leitura apresenta a grandeza deste líder popular que, goste ou não goste, ficará eternizado na história brasileira.
Arthur.Franklin 23/10/2022minha estante
Concordo

Tiago 22/10/2022

Era mais um entre os montes de operários que trabalhavam todos os dias dentro das fábricas, com o mesmo uniforme. E se tornou presidente da República.
Lula não veio de uma família de intelectuais e não se tornou tampouco um. Durante seus primeiros anos de luta política, o fez enquanto estrategista de greves operárias diante das condições absurdas de trabalho e dos direitos usurpados dos trabalhadores. A motivação vinha das próprias limitações: a pobreza, a baixa instrução escolar e o apoio de pessoas que no decorrer de sua formação, encontravam nele a única figura necessária e faltosa na política nacional, sobretudo durante a Ditadura Militar: Lula era um operário com intenções e poder de mobilizar as pessoas.

Mas Lula era contra afiliar-se a partidos ou ser uma figura política partidária. Isso se dava não por ignorância. Era simplesmente porque todos os representantes políticos eram intelectuais, médicos, advogados, nenhum era operário. Não havia ali espaço para ele. De todos os representantes políticos, não houve sequer um que tivesse vindo da mesma realidade de Lula. A quem então eles faziam política? Foi só quando reconheceu que esse lugar deveria ser ocupado que Lula com sua desenvoltura foi entrar para a política, tendo sempre uma clareza de suas intenções.

Tornou-se o primeiro operário a governar um país. O primeiro. E isso é uma coisa imensa.

Lula perdeu a mãe enquanto esteve preso durante a ditadura por incitar uma greve de operários e criar um partido político enquanto à época deveriam existir apenas dois, o Arena e o MDB; perdeu o primeiro filho durante o parto que levou junto sua primeira esposa; foi preso político algumas vezes; perdeu o neto e o irmão enquanto esteve em sua última prisão política, orquestrada por Moro; a segunda esposa, quando faleceu, foi depois de morta vítima das mais horríveis piadas; enfrentou e se curou de um câncer após sessões de quimioterapia.

De fato, imaginar atravessar tudo isso, tendo iniciado como um jovem operário, à época semi-analfabeto, faz de um sujeito alguém que teme muita pouca coisa na vida. Imagino que enfrentar essas eleições de 2022 contra Bolsonaro e toda a mídia fascista é encarado apenas como mais um dos grandes desafios de sua vida - dos quais nem todos saiu vitorioso, mas seguiu vivo e firme.

Bruh 21/10/2022

Biografia sobre o maior líder do nosso país
Fernando Morais sabe como escrever um livro. É um livro bem escrito. A leitura é fluída e envolvente. Já quero o volume 2. Recomendo

"" Eles não prenderam um homem, eles tentaram matar uma ideia, e uma ideia não se mata. Uma ideia não desaparece.""

Karol Rodrigues 15/10/2022

A importância histórica de Lula é inquestionável. Uma das maiores figuras políticas do nosso país.

"Quanto mais eles me atacam, mais cresce a minha relação com o povo brasileiro".

ju 05/10/2022

todo mundo deveria ler este aqui! muito muito muito bom sério. essencial para entender como um dos maiores partidos brasileiros se deu início e quem é uma das figuras mais importantes e famosas do nosso brasil. quero logo o segundo volume acelera fernando!!

Icaro 02/10/2022

Muito bom!
É um bom livro, muito bem escrito e com uma escrita envolvente do autor. A história do Lula é bonita e trágica ao mesmo tempo.

Fernando 30/09/2022

Muita história para contar!
Que escrita e história!

O livro já começa pelos fatos recentes da Lava Jato, entre seus absurdos (i)legais e devaneios de juízes parciais, trazendo fatos do período em que Lula foi preso político que até então eu não conhecia.

Acho também fascinante o quanto o livro é magnético e praticamente todos os 17 capítulos te fazem querer ler até o final.

Fico ansioso pela parte 2, que deve abordar o período pós Diretas Já e os mandatos de Lula como presidente, e por que não, uma parte 3, com os relatos de 2022 para frente.

Fran.Bombassaro 29/09/2022

Vida política
O livro é mais uma história sobre a vida política do Lula do que é uma biografia de fato sobre a vida dele
Achei o livro bem legal no começo e depois mais pro final ele vai ficando um pouco maçante porque é muita informação, mas gostei bastante de ler principalmente nessa época eleitoral?me abriu bastante os olhos para coisas que a gente sabe que tem dois lados.
Confesso que eu gostaria de saber mais sobre a vida dele em si, mas também sei que a vida dele é meio que resumida em trabalhar na política então acho que coloquei expectativa demais.
Mas meu voto segue sendo 13! ?

LeozinhoF 22/09/2022

Uma biografia de emocionar
Uma biografia diferente de tudo que vocês podem ler, tem narrações da vida do Lula, assim como de grandes nomes que passaram por sua vida , desde a infância, passando para o sindicato até sua vida pública, ansioso pelo volume 2 desde já!!!

Dude 21/09/2022

Não é uma biografia
O livro narra alguns dos principais momentos da vida do torneiro mecânico que chegou à Presidência da República.
Fran.Bombassaro 27/09/2022minha estante
Também achei isso, é uma biografia política, mas nao da vida pessoal

Alê | @alexandrejjr 30/09/2022minha estante
Mas a vida política dele é intrínseca à vida pessoal, Fran. Como fazer uma biografia evitando essa simbiose?

Amanda 17/09/2022

O voto é secreto
Independente da posição política, qualquer pessoa sensata sabe que o Lula é uma das figuras mais importantes da história do Brasil. Por isso, foi muito interessante conhecer sua história. Gostei muito da biografia. Achei q seria uma biografia muito chapa-branca, mas achei toda a história bem contada, com detalhes e descrições
acuradas. As partes que mais gostei foram os bastidores do discurso histórico antes da prisão e do próprio cárcere. Quero muito ler o segundo volume, pra entender como Lula se portou na campanha e também quando esteve no poder nos seus primeiros mandatos. Achei também muito interessante que a história não é contada na ordem cronológica. E tem muitas fotos no livro, o que enriquece muito o relato.

Rute Jamylle 10/09/2022

Ladrao
Ai estar faltando muito coisa muito roubos do lula e seu partido que comandou a segunda maior corrupçao da historia dar a chance pro pt e O mesmo q pedir pra set roubado
Fran.Bombassaro 27/09/2022minha estante
Vc lei mesmo? Rs

Goretti 22/10/2022minha estante
Acho que você está no lugar errado..

Fer Paimel 08/09/2022

Muito bom!!
Particularmente, nunca fui muito fã de biografias... geralmente, acho-as meio maçantes, mas a escrita de Fernando Morais é muito rica e envolvente. Foi fácil visualizar os momentos marcantes de parte da vida de Lula.
A história não é apresentada muito linearmente, pois o autor começa com a prisão do Lula em 2018. Depois, "inicia a história" com o Lula já adulto e trabalhador, fazendo poucas menções à sua infância, focando no início da sua carreira de metalúrgico e sindicalista. Ademais, a narrativa para antes de o Lula assumir algum cargo político, isto porque como consta na capa, este é apenas o volume 1, de uma biografia que terá pelo menos outro volume. Se o Lula assumir a presidência em 2023, talvez seja o caso de uma terceira parte...
Encontrei muitas informações que eu desconhecia sobre Lula, como o fato de ele ter concorrido para o Governo de São Paulo e de ser amigo de Fidel Castro, pessoa esta que inclusive o incentivou a continuar na política após sua primeira derrota eleitoral.
Muito muito bem escrito e detalhado. A diagramação é perfeita, leitura bem confortável. Há várias imagens interessantes também! Dá para ver como Fernando Morais fez uma pesquisa extensa para esta obra, havendo todas as referências que ele consultou, demonstrando a seriedade de seu trabalho.
Goste dele ou não, é inegável que Lula teve uma vida digna de uma grande biografia como esta, vale a pena a leitura!
Joao 08/09/2022minha estante
Resenha sensacional, Fernanda. Essa parte da relação Lula/ Fidel me surpreendeu quando vi Lula falando isso em um podcast.
A escrita de Fernando Morais é mesmo maravilhosa e tô com muita vontade de ler esse livro.

Fer Paimel 09/09/2022minha estante
Obrigada, João! Foi a primeira vez que li Fernando Morais e já tô atrás de outros livros dele?
Vale a pena a leitura, tem muita informação interessante! Espero que vc goste!! Depois me diga o que achou!

Carolina.Gomes 10/09/2022minha estante
Fernando é excelente. Dele, só li Olga, mas assisti entrevistas e admiro demais o trabalho cuidadoso que ele faz. Amei a resenha.

mpettrus 10/09/2022minha estante
Fer, estava ansioso aguardando pela sua resenha sobre esse livro do Morais. Definitivamente, vou comprar um exemplar e embarcar nessa jornada!!!

Fer Paimel 10/09/2022minha estante
Gente, vale muito a pena ler! Não quis colocar mais informações para não dar spoiler kkkk mas foi uma das melhores leituras do meu ano, espero que vocês também gostem :)