Lula

Lula Fernando Morais

Resenhas - Lula: Biografia

kahabsyg 13/01/2023

Intenso, esclarecedor, humano.
Simplesmente um dos melhores livros. Comecei a leitura 5 dias após a vitória de Lula no segundo turno, e devo dizer que não poderia ter sido melhor.
Desde meus primeiros anos fui criada por uma família que apoia Lula desde sua primeira turna candidatura. Em 2018, não tive a oportunidade de votar em Lula, devido à aberração que foi sua prisão.
Em 2022, votei em Lula nos dois turnos, e lendo esse livro, confirmo que tomei a melhor decisão possível (que não era difícil).
Leitura muito necessária pra conhecer a história de vida desse grande estadista. Acharam que sua vida política estava acabada, e ele voltou e sagrou-se presidente mais uma vez!
Vinicius 13/01/2023minha estante
Maior líder político brasileiro

kahabsyg 13/01/2023minha estante
Com certeza!

Ester479 13/01/2023minha estante
"A partir de agora, se me prenderem, eu viro herói. Se me matarem, viro mártir. E se me deixarem solto, viro presidente de novo."
Apesar de ter outros partidos que me representam melhor, é impossível negar a importância do Lula, da Dilma e consequentemente do próprio PT, na história do Brasil. Lula é tão grande internacionalmente, quanto nacionalmente ??.

kahabsyg 14/01/2023minha estante
Lula é gigante! Acredito que não teremos outro político brasileiro dessa magnitude tão cedo!

luiz... 13/01/2023

Muito bom, mas poderia ser melhor...
Eu gostei bastante da leitura. Quando comecei a ler, pensei que o primeiro volume desse livro contaria todos os detalhes da vida de Lula (de sua infância até sua derrota nas eleições de 1989), mas não era bem isso. O livro começa com o processo que culminou na prisão de Lula em 2018 e explica tudo que aconteceu até chegar em sua soltura. Depois passa rapidamente pela infância de Lula, o período pré-líder sindical, primeiro casamento, até chegar em sua prisão em 1980, na criação do PT e na sua primeira derrota na eleição para governador de SP em 1985. Pra quem quer conhecer um pouquinho do Lula das décadas de 70-80, é um ótimo livro. Fernando Morais escreve de uma maneira excelente. Só acho que o livro poderia descrever melhor a greve geral dos metalúrgicos do ABC e contar sobre o período em que Lula foi deputado federal constituinte.

Robtavares 12/01/2023

Maravilhoso
Tira a venda dos olhos da gente e põe luz sobre os verdadeiros carrascos do Brasil. Um livro não sobre a história de um homem. Mas sobre a história do Brasil. Acorda, povo!

Iza Santos 11/01/2023

Muito interessante e instigante conhecer a trajetória do Lula.
Só intensifica a admiração pelo homem que ele é.
Já quero o volume 2.

Jhenifer Beatriz 09/01/2023

Lula
Primeiramente gostaria de relatar que foi uma leitura longa e um pouco cansativa em alguns momentos, mas acima de tudo necessária.
Em cada pedacinho desse livro, refleti sobre o atual cenário do Brasil e como a extrema direita pode ser suja usando um discurso barato. A história de Lula é emocionante, cheia de luta e resistência! Me encantei com tamanha força.
?Sem luta, a classe trabalhadora não conquista nada.?

ulla 08/01/2023

lula para todos
lula é um homem de grandes paixões. as pessoas ou gostam muito, ou desgostam totalmente. nunca houve meio termo. atualmente muito menos. mas a despeito de todas as paixões, e quem sabe até um pouco por causa delas, há a figura de um homem com uma história extraordinária. um operário, sem educação superior, eleito 2 vezes presidente do brasil, preso e liberado em função de anulação de suas condenações. e que agora volta à presidência, em seu 3º mandato.

e a biografia escrita por moraes vai nos contar um pouco de toda essa história. um homem que liderado por sua mãe, buscando abandonar a pobreza em pernambuco, veio para o sudeste em busca de uma condição melhor de vida.

um homem não muito politizado (o oposto de seu irmão frei chico), que a princípio só aspirava um emprego com carteira assinada. mas que a partir dessa vivência de trabalhador, começou a entender a importância de unidades sindicais, para que os direitos da classe fossem defendidos.

um homem que repetia aos quatro ventos que não gostava de política. mas que aos poucos entendeu que era necessário ocupar espaço. e foi então que a ideia de um partido ?do? e ?para? os trabalhadores, foi tomando forma.

falando assim parece que tudo foi muito fácil, e claro que vivendo em plena ditadura, facilidade para defender trabalhadores era tudo o que não existia.

mas lula que sempre foi um grande conciliador e nunca um extremista comunista - como alguns patriotas insistem em rotula-lo - foi aos poucos mobilizando trabalhadores, intelectuais, religiosos e até mesmo políticos, ao redor do sonho do que mais tarde veio a se chamar o partido dos trabalhadores - PT.

a narrativa de moraes não é linear. ele começa nos apresentando os bastidores da prisão de lula por moro, passando pela vigília de 581 dias em curitiba, sua libertação, voltando à saída de sua família de pernambuco, rumo ao sudeste.

o volume II deve trazer as derrotas de lula buscando à presidência, seguido por seus dois mandatos, assim como sua sucessora dilma e a crise que se instalou no brasil a partir de 2013.

penso que essa é uma excelente leitura, independente de suas paixões.

boa leitura.

Sérgio 08/01/2023

A história do homem que os poderosos odeiam pelo simples motivo de que ele veio das classes menos favorecidas, chegou ao poder e não se esqueceu de suas origens.

Anab 06/01/2023

Faço o L sim
Comecei a ler esse livro com a certeza de que ele tinha que ser minha primeira leitura de 2023, de tanto que chorei de alívio e felicidade na posse.
Lógico que ninguém é perfeito e por isso queria entender mais sobre a história do nosso presidente (tão bom falar isso).
Comecei a ler já gostando dele e terminei amando e defendendo mais, muito bom estar do lado certo da história.

Dijair Antonino 27/12/2022

Você precisa ler este livro, goste ou não do Lula
Uma biografia bastante esperada. Apesar de não ser cronológica, começa por 2021 e termina no fim da ditadura, este primeiro volume traz uma série de informações sobre a formação do Lula como político. O papel do sindicato, as tragédias familiares, entre outras coisas, nos traz um Lula mais gente. Confesso que o autor as vezes floreia demais a vida do Lula, porém não comprometeu o meu julgamento. Lula é sim um dos maiores nomes do Brasil na curta história do país.

Gisa 19/12/2022

Uma escrita muito fluida e um bom primeiro volume da biografia do presidente, já aguardo ansiosa o lançamento do segundo volume

Ana Caturelli 19/12/2022

Sobre o começo da vida política do Lula
O livro é muito bem fomentado, começa com o caso da Lava Jato e seu desfecho e em uma cronologia inversa, começa a detalhar o início da carreira sindical do Lula e como ingressou na carreira política. Todos deveriam ler, para conhecer um pouco da sua história.

Ari 16/12/2022

Biografia de Lula
Interessante entender um pouco mais sobre a vida e a trajetória de Lula na política. Também compreendi muito mais o que a ?figura? Lula representa no Brasil.

anna v. 16/12/2022

Bem escrito como sempre, mas esquisitas opções editoriais
Adoro Fernando Morais, seu texto maravilhoso, sua pesquisa apurada, sua maneira de fisgar o leitor. Estava muito curiosa para ler este livro, e finalmente chegou a vez dele na fila.
Qual não foi minha surpresa quando achei os primeiros capítulos insuportavelmente enfadonhos. São 7 capítulos sobre a prisão do Lula. Minuto a minuto. Minuciosamente descrito. Com todo mundo que esteve presente em qualquer momento.
Gente!
Veja, começar uma biografia por um momento muito importante da vida do biografado é mais velho do que andar pra frente. Esse recorte na cronologia é amplamente aceito por um motivo simples: funciona. Mas aqui, a opção editorial de colocar 200 páginas sobre fatos de 2018/2019 não funcionou.
Resultado: pulei os capítulos 3, 4, 5 e 6, e não senti a menor falta!
Em seguida ainda tem 2 capítulos sobre a primeira prisão de Lula, em 1980, que ficaram perdidos ali, e depois a narrativa vai -- finalmente! -- para sua infância.
A partir daí o livro flui que é uma beleza, eu adorei.
Isto é, até chegar no Apêndice, que é "uma radiografia do comportamento dos grandes veículos de comunicação na guerra contra Lula e seu partido", de 15 páginas. Não vi qualquer sentido em incluir isso no final deste primeiro volume, afinal a narrativa acabou em 1985. É uma análise técnica, com gráficos etc. Pode ser até um material interessante, mas nunca para ser integralmente incluído no livro, e sim para ser trabalhado pelo autor no texto.
Enfim, minha humilde opinião.
O livro é ótimo da p. 202 até a 398!