Lula

Lula Fernando Morais

Resenhas - Lula: Biografia

Letícia 13/08/2023

Fernando escreve mais um livro incrível
Fico impressionada como as biografias do Fernando Morais são capazes de nos envolver, de contar os fatos como se tivéssemos na mesma mesa tomando um café. É uma leitura interessante e que vale a pena!

elis 03/08/2023

Muito interessante ???
Lulevski fazendo história!! pensar que eu tava lendo isso é pensando que tudo que ta contando ali eu tava vendo nos jornais quando tava acontecendo. gostei muito de conhecer um pouco mais da história do nosso amadíssimo president of brazil ?

Mimi 14/07/2023

FINALMENTE
O livro é para o povo leigo em política. Simples e bem estruturado. Achei um pouco maçante pro final, mas em geral é ótimo pra quem quer se situar.

Igor13 04/07/2023

Espera mais conteúdo
O livro é bem escrito e traz informações interessantes, mesmo que com certo viés. Ok. Não é um livro de acadêmico. E mesmo de acadêmicos possuem viéses perigosos muitas vezes.

Acho que serve como estímulo para ler mais. Tanto é que já comecei o livro "O fim da Lava-Jato", e já quero ler mais coisas sobre Fernando Henrique.

Esse assuto da lava-jato ficou politizado demais. O que é uma pena porque desmascarou para o Brasil o nível de corrupção que existia no governo. Sim, existiu antes, existiu naquele período e continua existindo. Pelo que tive paciência de ler, a defesa do período de Lula e Dilma ficou do tipo: "roubam, mas distribuem". É aquela coisa, o "bolo" foi surrupiado de forma mais equanime. Ok. É uma lógica. Já que não dá pra acabar com a corrupção mesmo, que ela seja mais 'socializada'.

Bianca 03/07/2023

Leitura interessante
O livro é muito interessante, recomendo pra quem quer saber um pouco mais sobre a vida dele, especialmente o início da vida política, mas a leitura é um pouco cansativa as vezes.
eubrunnaevelyn 18/08/2023minha estante
Leitura maravilhasa. Infelizmente alguns pontos ficaram cansativas.

Tainateixeira92 24/06/2023

Da Infância Humilde à Presidência do Brasil
Essa biografia é de grande importância histórica. O livro apresenta uma narrativa envolvente ao detalhar sobre a vida do presidente Lula, começando pela Operação Lava Jato, narrando sua vida desde a infância humilde no Nordeste até se tornar líder sindical, presidente do Brasil, abordando temas controversos, como as acusações de corrupção. O autor utiliza diversas fontes, incluindo entrevistas, registros históricos e arquivos de notícias, proporcionando uma visão completa e detalhada da trajetória do líder político. Apesar de ser uma biografia autorizada, o livro aborda aspectos críticos, analisando a situação política e social do Brasil na época. Destaca-se a habilidade do autor em retratar a personalidade complexa de Lula, evidenciando seus pontos fortes, fraquezas, carisma e habilidades como líder sindical e político.

Além disso, o livro apresenta uma abordagem imparcial, deixando espaço para uma análise crítica do presidente, o que é uma característica importante de uma obra de não-ficção. Esse livro é uma contribuição valiosa para a compreensão da política brasileira e da história recente do país. O que torna essa uma visão ampla da vida e carreira do presidente. Não é exagero afirmar que Lula é uma das figuras mais importantes do Brasil e para o mundo, tendo impactado positivamente a vida de milhões de pessoas em todo o país e contribuído para uma sociedade mais justa e igualitária. Seu legado é, sem dúvida, um exemplo de liderança política e um modelo a ser seguido por outros líderes em todo o mundo.
kath.stolze 26/06/2023minha estante
amg vamos ser sinceras, com pontos fortes e fracos, lula É um dos melhores presidentes que o brasil ja teve!! ele realmente é um político sério

e, aliás, que resenha boa!

Tainateixeira92 27/06/2023minha estante
Kath muito obrigado pelo seu comentário e elogio à resenha.

Felipi Fraga 22/06/2023

#Livro LIDO 11 de 2023:
LULA: Biografia - Volume 1
Autor: #FernandoMorais
MEU COMENTÁRIO: goste você ou não Luiz Inácio Lula da Silva é o político mais relevante da república democrática brasileira, não se podendo comparar nem a Getúlio Vargas, que foi por muitos mais tempo ditador do que democrata. Por isso, mereceu este livro do excelente Fernando Morais, autor de outras biografias como Olga, A Ilha, O Mago, entre outros. Mas, se for escolher apenas uma parte para ler, leia o capítulo “APÊNDICE”, para entender o massacre que Lula sofreu da mídia hegemônica brasileira, como do Jornal Nacional na TV, a revista VEJA, e jornais impressos como Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo. É quase certo que sua opinião sobre ele tenha sido influenciada por estes ataques, como influenciou a minha por muito tempo. Porém, foi lendo livros como este, que a minha mudou, de forma fundamentada.
Formato: #AudioBook #AudioLivro
#DicaDeLIvro #DicaDeLeitura

Marcelo Leite 15/06/2023

Faz o "L".
Durante vários anos a grande imprensa acompanhou de perto a investigação anticorrupção do governo brasileiro a qual ficou conhecida como Lava Jato.

Os holofotes miravam o ex-presidente Lula como grande orquestrador de uma sistemática prática de corrupção.

Mesmo não havendo provas, e sim convicções, como já dizia o ex-promotor Deltan Dallagnol, os grandes canais de comunicação contribuíram para deixar em Luíz Inácio a mácula de ladrão, culminando em uma pena em regime fechado e a perda dos direitos políticos, o que o impediu de poder candidatar-se a presidência da república em 2018. Sem contar na consolidação da imagem do PT como um partido vilão na história recente do país.

No livro Lula volume 1, o autor Fernando Novaes, conhecido por publicar biografias de Assis Chatobrian e Olga Benário, busca mostrar uma outra versão dos fatos ao mesmo tempo que trás a tona os bastidores dos últimos dias de Lula antes de ser preso, contrastando em flashbacks do tempo que foi preso durante a ditadura em 1980.

Em outro momento conta a infância pobre, sua vinda do nordeste para São Paulo e sua relação com os pais e irmãos, assim como a dura vida pobre a qual foi submetido.

Em seguida aborda a formação como torneiro mecânico, seu casamento, o início da vida como operário e sindical.

O drama da perda da esposa, depois como conheceu Marisa e a liderança das grandes greves do ABC.

O livro se encerra contando sobre a prisão em 1980, a fundação do PT e as primeiras derrotas eleitorais.

É possível que o leitor perceba uma certa parcialidade do autor, na tentativa de exaltar a figura do Lula e principalmente nestes tempos de polarização política. Mas entendo que, justamente pela grande narrativa midiática já citada no início deste texto, Fernando Novaes buscou construir o contraponto. Uma versão o público já tinha, agora seria a oportunidade de ver o outro lado. E no fim, nada impede de todos tirarem suas próprias conclusões.

Miguel 08/06/2023

O país da esperança
Depois de 4 anos de terror o Brasil consegue respirar em busca de esperança novamente. Assim como disse o Enem em uma das suas últimas provas: ?O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome.? Luís Inácio Lula da Silva, o primeiro operário eleito presidente do Brasil. Não lembro de seus primeiros mandatos porque era muito pequeno, mas em Outubro de 2022 (minha primeira vez votando) senti na pele a emoção de salvar o meu país do desgoverno bolsonaro. Dia 30 de outubro de 2022 foi com certeza o dia que eu mais derramei lágrimas em toda a minha vida. Era uma emoção que não cabia dentro de mim, era um choro de libertação. Depois de terminar esse livro sinto uma grande paz em minha alma de dizer que fiz parte dessa linda história de superação do Lula na política brasileira. Obrigado Lula, por proporcionar uma das maiores alegrias do povo brasileiro em anos, e que agora sim temos um presidente de verdade.

Luís Otávio 23/05/2023

Brasil e Lula se confundem
O início do livro me incomodou um pouco, especialmente a narrativa sobre a prisão de Lula no âmbito da Lava-Jato, pois a proximidade do autor com o biografado fez confundir o que eram fatos e o que era opinião pessoal do autor. Apesar disso, é inegável que até mesmo essa parte é muito bem escrita, causando até mesmo aflição só de pensar em viver tudo isso.

Transpassado esse incômodo inicial, ao livro em si só tenho elogios. Uma obra com riqueza de detalhes impressionante e com o distanciamento necessário para uma boa biografia, mesmo que o autor deixe claro desde o início seu posicionamento com adjetivos jocosos à alguns personagens.

Antes da Lava-Jato Lula com certeza já era um dos maiores ícones políticos do país, mas após sua "prisão democrática", sua redenção e eleição para novamente ser presidente do Brasil será difícil alguém apontar uma pessoa maior que Luiz Inácio na política brasileira. A história do Brasil e de Lula se confundem, nas contradições, méritos e sonhos utópicos.

Ansioso pelo próximo volume.

Caio380 18/05/2023

Ganhei o livro de presente de um amigo. O livro ficou aguardado por um tempo. Nesse período, muita coisa aconteceu na política. A sociedade brasileira, por fim, virou a página do bolsonarismo e Lula retornou a presidência. O Brasil é uma sociedade complexa. São várias camadas de desigualdade e diferença. Governar este país é uma tarefa impossível. A leitura desse livro ajuda a compreender um pouco a construção histórica, política, social e intelectual de Luiz Inácio Lula da Silva. Graças a ótima escrita de Fernando Morais, navegamos na vida de Lula de forma leve e suave. É impressionante o poder da escrita de Morais. É uma escrita que transporta o leitor para o interior dos acontecimentos. Conhecemos os bastidores, conflitos e embates que formaram a consciência política do nosso atual presidente. Para quem tem curiosidade em conhecer um pouco melhor a sociedade que vivemos, este livro e seu personagem principal é um bom começo.

Anna 17/05/2023

Muito interessante. uma grande documentação histórica do fernando morais. como é uma biografia, não tem muito o que dizer da história. mas o autor tem uma escrita boa e com certeza lerei mais livros dele.

Jonas incrível 14/05/2023

Um livro bem dividido com partes atuais e um pouco da história do Presidente Lula desde a sua infância até sua chegada à vida política. Excelente.

Rafael.Augusto 02/05/2023

Super importante.
Recomendo todos os brasileiros e brasileiras a leitura desse livro. Independente de sua simpatia ou antipatia por Lula, você há de convir que esta é sem sombra de dúvidas a maior e mais importante personalidade política do Brasil do final do século xx e início do século xxi, senão de toda a história (o tempo dirá).
Gostei da maneira elucidativa como o autor esclarece todo esse período entre impeachment de Dilma Rousseff, lava jato, prisão de Lula, desmascaramento de Sérgio Moro e consequentemente a soltura do Lula.
Já estou ansioso pelo segundo volume.
Queila.Assis 03/05/2023minha estante
Peça importante nos movimentos sociais, na luta por direito.

Rafael.Augusto 03/05/2023minha estante
Sem dúvida.

Ex bv/bvl ð¥µð¥µð¥µ 25/04/2023

??
Lulinha roubou a minha fimose nao gostei??????????????????????????????