Lula

Lula Fernando Morais

Resenhas - Lula: Biografia

Fernanda 13/03/2022

Já era admiradora do trabalho do Fernando Morais desde a leitura de "Olga". Aguardando ansiosamente o volume 2.

Rssbnw 13/03/2022

O MAIOR LÍDER POPULAR DO PAÍS
Uma narrativa sensacional das agruras que Lula passou no FALSO PROCESSO armado por um jujz BANDIDO e também sobre o início de sua vida e carreira política!!!

SIMPLESMENTE FANTÁSTICO

Tayanne 10/03/2022

Escrita impecável
Não costumo dar notas para biografias, acho incoerente você "classificar " a vida de uma pessoa. Gosto muito da trajetória de vida de Lula, mas a nota dada é pela escrita e desenvolvimento de Fernando.
Fiquei com vontade de ler mais livros escritos por ele.

Johniere 08/03/2022

Um livro importante para hoje. Veio no tempo certo.
Uma história contada de uma leve e que nos ajuda a perceber muita coisa sobre o Brasil contemporâneo.

@moniquebonomini 08/03/2022

O bom jornalista é o que tem o faro da história
Inicialmente contratado para fazer uma biografia, Fernando Morais, brilhante que é percebeu que não era aquela a história que o momento pediu e com maestria reconstruiu os dois momentos rm que Lula foi encarcerado na vida. Ricamente embasado e deliciosamente escrito este livro representa a potência do encontro entre um grande escritor e um grande homem. Como me fez bem ler este livro. Recomendo fortemente!

Manços 05/03/2022

O operário injustiçado
A biografia é muito bem escrita. Começa com a prisão/libertação de Lula, mas passa por episódios que nos levam a descobrir as origens de Lula e a mudança de alguém que dizia "odeio politica e quem gosta de política" até se tornar um. Conta também sobre a construção das ideologias de Lula, sem marxismo ou teorias, mas no chão da fábrica e na sabedoria financeira da mãe Lindu.

Aguardo desde já o segundo tomo que promete falar sobre as campanhas presidenciais e os mandatos.

Mary Stella 05/03/2022

Referência histórica
Biografias de líderes mundiais são importantes registros de nossa história. O livro é muito bem documentado e muito bem escrito, características recorrentes nas obras de Fernando Morais. Certamente darei continuidade à leitura com o próximo volume.

Lisandro 28/02/2022

Morais é o Gênio das Biografias
Depois de ter tido o privilégio de conhecer o trabalho de Morais na biografia "O Mago", de Paulo Coelho, me encantei com seu estilo, que conta a a biografia em forma de história mesmo, como se fosse um romance. Fernando é muito bom em nos envolver em sua narrativa. Agora outro privilégio, a biografia de Lula, mais do que completa no mesmo estilo (e o melhor, em 2 partes). Como disse seu próprio editor: "Valeu a Pena Esperar".

Adriana261 27/02/2022

Fernando Morais entregou um livro maravilhoso. Não é uma biografia chapa-branca. É um relato da história do Brasil através de um período da vida de um personagem incrível que é o Lula. Mesmo se você seja uma pessoa que foi contaminada pela mídia com o ódio a Lula e ao PT, mas gosta de biografias, essa é indispensável. Tenho certeza que você não vai conseguir parar de ler.
Aguardando ansiosamente pelo volume 2.

Fernanda 27/02/2022

Amém, igreja! Terminei! O livro começa bem, mas num dado momento, se torna um pouco cansativo e depois volta a ficar legal. Normal.

No entanto, é uma boa leitura pra conhecer um pouco mais do Lula, o melhor presidente que o Brasil já teve.

Guilherme 26/02/2022

O Melhor Presidente que o Brasil já teve!
Biografias são excelente leituras, eu realmente quebrei esse preconceito de não gostar de ler biografias no momento em que peguei pra ler biografias muito bem escritas, e este primeiro volume escrito por Fernando Morais exemplifica muito bem isso.

Antes de mais nada, acreditei ser no primeiro momento que soube sobre o lançamento, um tanto quanto equivocado ser uma biografia em dois volumes, mas depois de lido, acredito muito que tenha sido a melhor escolha do autor. Primeiro porque ficaria extremamente maçante um livro gigantesco, segundo que esse primeiro volume cumpre bem sua proposta com uma linha temporal não linear, mas muito delineada.

Achei interessantíssimo começar pelos "dias de hoje" com a condenação, prisão e soltura de Lula e depois voltar lá no começo de sua história para falar da família, do trabalho como operário até adentrar ao sindicato, se envolver com a política e criar o Partido dos Trabalhadores (PT). Por mais que não seja linear, Fernando descreve muito bem os fatos de maneira muito detalhada e ao mesmo tempo muito acessível para muitos perfis de pessoas lerem e compreenderem. Morais conseguiu trazer todos os pontos necessários da trajetória de Lula sem o colocá-lo num pedestal como figura divina ou coisa do tipo, pelo contrário, ele nos apresenta Lula sendo gente como a gente e estando na luta por uma representação popular digna aos brasileiros, principalmente as populações mais marginalizadas.

Recomendo bastante a leitura, muitas outras figuras públicas habitam o livro e se faz tão necessária em ano eleitoral como esse. Ainda volto a frisar como achei magistral, como o autor conseguiu expor todos os fatos de 2018 à 2019 e que naquele momento, no olho do furacão não conseguimos entender ou enxergar de forma tão clara as coisas, fez um trabalho bem semelhante a Petra Costa com o documentário "Democracia em Vertigem".

Desde já fico ansioso pelo segundo volume em que irá contar e focar nos dois governos do Lula na presidência e ao que também parece nos governos Dilma.

Tiarajú 22/02/2022

À espera do próximo
Terminei essa ótima biografia desse grande personagem, escrita pelo excelente Fernando Morais (cujas obras conheci tardiamente e que agora já li quase todas, mas antes tarde do que mais tarde). Nessa primeira parte, Fernando Morais conta os momentos passados desde a decisão que resultou na prisão de Lula em 2018 até sua liberdade, em 2019, e depois conta passagens da infância, adolescência e início de vida adulta do ex-presidente. Destaque para a vida sindical de Lula, as greves de metalúrgicos nos anos 80 (que também resultaram em sua prisão) e a sua primeira campanha eleitoral, em que ficou em 4° lugar.
No aguardo da sequência, que trará detalhes do período das campanhas presidenciais e dos governos de Lula.

@calicedecirce 21/02/2022

O verdadeiro Mito
O verdadeiro mito, que pagou o preço pela ignorância do brasileiro. Vítima de lawfare (neologismo jurídico que junta as palavras "law" [lei] e "warfare" [estado de guerra], tudo para destruir sua reputação e deslegitimar suas argumentações. Mas Lula seguiu firme e forte sua caminhada, percorrendo o trajeto do herói, se entrega, mesmo aos gritos e portestos "Não se entrega! Lula livre!", tudo para protejer a multidão de pessoas que cercavam o Sindicato dos metalúrgicos do ABC. Começa então a jornada do nosso herói, da figura mais importante que o Brasil já teve. A biografia escrita por Fernando Morais é rica em detalhes e nos faz relembrar fatos importantes, e até mesmo desconhecidos por pessoas comuns, até porque, o que chega até nós são os veículos de mídia, muitos que lucraram e cresceram absurdamente com audiência no momento inglório. Resultado de quase 10 anos de pesquisa e entrevistas, Lula Biografia Vol 1 está entre os livros mais vendidos de não ficção, humilhando o livro do seu carrasco Sérgio Moro. Que ironicamente arruinou o seu nome e não consegue ao menos votos significativos em uma candidatura, o falso herói e mito brasileiro. Ao se entregar Lula parecia realmente saber o que estava fazendo, hoje vemos com clareza depois da fase caótica em que passamos. Um homem sábio! Amei a leitura, e a cada dia tenho mais certeza de que meu candidato merece o meu voto! ??

Moisés 21/02/2022

Um boa biografia sob olhares amigo
Fernando Morais fez um excelente trabalho nessa bem escrita biografia do Lula. São olhares amigo que embasam as escolhas da pesquisa e da narrativa do autor, cujo resultado final nos remete à reflexão da história recente do Brasil.
Ao ler essa biografia do Lula, veio-me à memória a obra de Jorge Amado de 1942, Cavaleiro da Esperança, biografia romantizada de Luís Carlos Prestes.

Silvia Ferreira 13/02/2022

Fascinante

O livro é escrito de forma muito fluída. É minha primeira experiência com Fernando Morais e achei a escrita dele muito acessível, muito simples, concisa e precisa.
É muito mais do que uma biografia, é um tomo jornalístico, já que o autor acompanhou o biografado por muitos lugares e por bastante tempo.
Além da vida pessoal e da história sindical e política de Lula a obra traz bastante história brasileira. Fala da ditadura, de como surgiram os partidos políticos após esse período nefasto, incluindo obviamente o PT.
Tem muita informação, muita riqueza, muita coisa que a gente acha que sabe e não sabe. Acha que é e acaba que não, não é.
Terminei com vontade de descobrir mais. Pesquisar a fundo. Ler e estudar a história. A história, que é fascinante.

Sobre a pessoa de Lula especificamente:

Incrível como tem pessoas que parece que nasceram predestinadas para um fim e as circunstâncias e a sucessão de acontecimentos aleatórios de suas vidas lhe conduzem tão perfeitamente pr'aquilo que parece um roteiro, um filme ou um livro. É o caso do Lula.
Lula nasceu e viveu toda a sua vida para ser o Lula.
Contrariando todos os prognósticos e contra todo um sistema.
Lula é imenso.