Lula

Lula Fernando Morais

Resenhas - Lula: Biografia

Lucas 30/05/2022

Tendencioso?
Quando comecei a ler esta foi a pergunta que me fiz. Quis ler para de fato conhecer a história do
Lula e compreender sua trajetória. Ainda, fiz essa leitura na busca de conhecer os presidenciáveis.
De fato, há tendências, tendências óbvias: fala mal da lava-jato, conta com sofrimento o período que preso. Contudo, fiquei em dúvida: seria diferente? Sendo uma biografia autorizada, com entrevistas do autor ao Lula, como teria ele permitido fazer uma biografia majoritariamente negativa? Claro que não faria sentido. O trabalho de crítica ferrenha vem de opositores, não de uma biografia que o próprio ex-presidente autorizou.
De qualquer forma, por mais que existentes estas tendências, gostei da obra. Leitura tranquila, imagens de vários momentos históricos e coesão nos períodos da vida do Lula. Fica claro, a partir de sua vida pessoal, os caminhos tomados em sua vida política.
No geral gostei. Há o que ser contado sobre sua vida e traz seu ponto de vista.
Vi comentários dizendo ter muitas mentiras. Mas não vi explicações sobre em que pontos há mentiras e qual seria a versão verdadeira dos fatos. Vou procurar mais a respeito para analisar estas contestações.

Wania Cris 24/05/2022

Que saudades do meu ex
Biografia do ex-presidente Lula escrita por aquele conhecido como o maior biógrafo brasileiro, Fernando Morais, segue uma ordem cronológica aleatória, iniciando pelo período compreendido lá prisão de Lula em Curitiba, indo para o início de sua atividade sindical, retornando lá pro início de sua vida e concluindo com sua vitória como deputado federal.

Um brilhante trabalho de pesquisa aliado à uma escrita envolvente, apesar de apaixonada demais pro meu gosto. Apresentou fatos interessantes da vida do ex-presidente e sua trajetória política, justificando a paixão que despertou em tantas pessoas.

Recomendo a leitura para todos que queiram entender o início do sindicalismo influente brasileiro, independente de convicções políticas.

Pra mim serviu pra confirmar que não me interesso pela vida pessoal das pessoas. Não ficção de forma geral e especificamente biografia realmente não é a minha praia...

LisboaPB 16/05/2022

Muitos pontos curiosos para ressaltar no primeiro volume dessa biografia:

1. Lula apoiava a ditadura militar brasileira até quando assumiu a presidência de um sindicato no ABC;
2. O governo militar chegou a ver a vitória de Lula no sindicato como a derrubada das ideias comunistas e o avanço de um novo sindicalismo;
3. Lula não gostava de política antes de se envolver com o sindicato. O único da família militante era seu irmão mais velho que o conduziu para esse campo;
4. Por fim, a informação mais marcante que encontramos neste livro é que a ditadura militar fez com que o Lula se tornou quem conhecemos hoje, ao lado do PT. Em outras palavras, vemos o fracasso da ditadura de oprimir os comunistas que no final só fez surgir ainda mais deles na política.

Igor Batista 13/05/2022

Lula lá
Uma história bonita, contada da melhor maneira possível. Fernando narra a trajetória do Lula de uma forma tão leve, que parece uma história fictícia, onde você se prende do início ao fim. Essa é a história de um dos maiores líderes políticos do mundo que caiu em um dos mais duros golpes contra a democracia. Mas agora a esperança é que aquilo que foi lhe tirado, seja entregue de novo. Pode parecer parcialidade, e até é, mas o livro é verdadeiramente a melhor biografia que eu já li. Esperando ansioso pelo segundo volume.

Lizziane 05/05/2022

13º livro lido nesse ano :D
Por pura coincidência, esse foi o décimo terceiro livro lido nesse ano de 2022.
Ando flertando com não ficção, o que antes sempre me entediava. Devo ter amadurecido meu gosto ou tendo sorte com grandes autores de não ficção.
Com certeza, Fernando Morais se encaixa no último caso. A leitura do livro foi muito fácil e interessante. Vou ler outros livros do autor e aguardo a segunda parte da biografia do Lula.

Darlan 24/04/2022

Ótima biografia
Ótima biografia escrita por Fernando de Morais, ao seu melhor estilo. Livro fácil de ler, como todos do autor. Recomendo a leitura.

Leonardo 20/04/2022

Um livro real e cheio de detalhes
Esta obra não pinta Lula como um Deus ou Salvador da Pátria. Ela traz a tona fatos da vida do ex-presidente, com requintes de detalhes impressionantes, inclusive sobre a época que retrata (as épocas). Gostei muito e estou ansioso pelo volume 2.

csartoretto 18/04/2022

Que prazer de ler um livro bem escrito, com uma narrativa ágil, que não perde tempo tentando descrever cada pequeno detalhe. Existe a narração dos fatos e os fatos falam por si.
O livro não tenta fazer análise das motivações ou da personalidade do biografado, mas mostrar como surgiu o sindicalista, o passo a passo da formação de uma grande liderança e sindical e o início da jornada na política.
Nem sempre é fácil ler biografias, muitas vezes o excesso de detalhes nas descrição de fatos torna a leitura cansativa e por vezes confusa, mas nesse caso estamos bem longe disso
Valeu e muito a leitura.

Laianny Almeida 12/04/2022

Escrita maravilhosa
A obra de Fernando é de uma escrita e leitura deliciosa.
Apesar de saber de boa parte dos fatos que seguem a primeira parte do livro, a narração acrescenta fatos cotidianos que não conhecia, que não sai na impressa.
A segunda parte apresenta sua vida como metalúrgico e todo o percurso (pessoal e político) que o levou à presidência.
É um ótimo livro, não é um livro idealizador ou que tenta salvaguardar Lula, o trata como é: um personagem histórico.

Recomendo a leitura e aguardo o volume 2.

vagnerrg_ 11/04/2022

Uma das leituras mais empolgantes que fiz nos últimos tempos
MORAIS, Fernando. Lula: Biografia ? Volume 1. Companhia das Letras, 2021.

Fernando Morais começa esse livro em velocidade máxima. Me colocou dentro do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, no contexto em que Lula contava contra ele com um mandado de prisão, que depois se mostraria como uma das armas da quadrilha que tomou o país de assalto desde o golpe de 2016. Lula contava com o apoio de milhares de manifestante (queria muito ter estado lá) que guardavam todas as entradas do prédio, numa das cenas mais dramáticas da política nacional, já televiosionadas.

Sempre admirei Lula, mas havia uma dimensão que eu só conhecia superficialmente: sua dimensão histórica, sua luta em busca de melhores condições de existência para as camadas mais desafortunadas da sociedade brasileira e sua importância para o processo de redemocratização brasileira, a fundação de um partido de massa que representaria a classe trabalhadora desse país, construído no chão de fábrica por operários e operárias.

Lula contribuiu muito, muito mesmo em seus anos de trabalho. A figura do velhinho de boa é só uma das faces desse sujeito que tem vivido a política intensamente desde sua primeira greve. Lula é um ser humano admirável em muitos aspectos, mas sobretudo pela sua garra, apesar de tudo e todos contra ele.

A biografia não intenta construir a imagem de um herói nacional, mas colaborar para que compreendamos a dimensão dos atos políticos e como sua luta conseguiu ensejar processos de transformação tão profundos e necessários, apesar das forças do atraso da elite econômica desse país, que sempre tramou contra a organização da classe trabalhadora e tem embarcado em diversas aventuras políticas, a exemplo da ditadura, o golpe contra uma presidente democraticamente eleita e a eleição de um dos piores presidentes ? provavelmente o pior e mais incompetente ? que o mundo já viu.

Essa leitura me deixou muito sem palavras, vocês nem fazem ideia de como foi uma leitura emocionante.

Hortência Maria 01/04/2022

Saudades do meu ex presidente
Esse volume 1, conta a história de Lula desde sua infância, a vida adulta detalhando os percalços da vida, junto com seu sindicato e a criação do PT. Estou ansiosa para o volume 2.
Boa noite, meu presidente. Que você volte, e possamos sair desse inferno. ??????????????????????????

Lara 31/03/2022

Não mudou meu voto...
... Até porque não precisava. Já estava ansiosa pelo lançamento de mais um trabalho do Fernando Morais que sabia ser de excelente qualidade, ainda mais se tratando de um personagem que marcou a história do Brasil e a história da política mundial.

Sobre o conteúdo, não há muito que dizer. Ao meu ver, é uma leitura necessária para todo mundo que se interessa pela vida por detrás da política noticiada. Como nasci na década de 90, muitas coisas que li nessa biografia chegaram até mim como uma novidade avassaladora. Se antes eu já votaria no Lula sem pestanejar, agora voto com mais gosto ainda. E aguardo ansiosamente pelo Volume 2, que Fernando Morais com certeza guardará o lançamento para o período após a posse do presidente em 2023, para relatar até o último minuto da trajetória entre 2003 e 2023.

Única crítica: o livro é grande demais pra maneira como foi confeccionado pela editora. Fora lido por duas pessoas cuidadosas (eu e meu pai) e as folhas, caso não fossem costuradas, já estariam despencando do miolo.

GIPA_RJ 19/03/2022

Volume 1
Não se trata de uma biografia convencional: Fernando Morais fugiu de uma ordem cronológica clássica para registrar aqui os fatos mais relevantes da vida política de Lula até 2019 , quando teve seus processos anulados e ganhou a liberdade.
Começa num ritmo frenético que prende de cara a atenção , descrevendo as 48 horas que precederam sua prisão em Abril de 2018.Dai a leitura engrena bem e avança , o que é facilitado pela boa quantidade de paginas com fotos exclusivas.
Eu desconhecia que Lula não era afeito à prática política em si e desenvolveu aos poucos sua vocação e seu dom para a liderança.
Resumindo , trata-se de um brasileiro marcante e digno de minha admiração.
Que venha logo o volume 2!

zaqueotarcia 15/03/2022

Livro muito importante que conta toda falcatrua organizada do meio jurídico e político para a prisão do Lula, e nos mostra a perspectiva contrária a que a grande mídia nos mostrou durante todo o processo. Também foi muito proveitoso entender sobre como o Lula foi adentrando na política e entender o contexto histórico dos sindicalistas desde a ditadura.
Muito bem escrito e que não deixa o leitor cansado. Uma baita biografia.