Lula

Lula Fernando Morais

Resenhas - Lula: Biografia

Fer Paimel 08/09/2022

Muito bom!!
Particularmente, nunca fui muito fã de biografias... geralmente, acho-as meio maçantes, mas a escrita de Fernando Morais é muito rica e envolvente. Foi fácil visualizar os momentos marcantes de parte da vida de Lula.
A história não é apresentada muito linearmente, pois o autor começa com a prisão do Lula em 2018. Depois, "inicia a história" com o Lula já adulto e trabalhador, fazendo poucas menções à sua infância, focando no início da sua carreira de metalúrgico e sindicalista. Ademais, a narrativa para antes de o Lula assumir algum cargo político, isto porque como consta na capa, este é apenas o volume 1, de uma biografia que terá pelo menos outro volume. Se o Lula assumir a presidência em 2023, talvez seja o caso de uma terceira parte...
Encontrei muitas informações que eu desconhecia sobre Lula, como o fato de ele ter concorrido para o Governo de São Paulo e de ser amigo de Fidel Castro, pessoa esta que inclusive o incentivou a continuar na política após sua primeira derrota eleitoral.
Muito muito bem escrito e detalhado. A diagramação é perfeita, leitura bem confortável. Há várias imagens interessantes também! Dá para ver como Fernando Morais fez uma pesquisa extensa para esta obra, havendo todas as referências que ele consultou, demonstrando a seriedade de seu trabalho.
Goste dele ou não, é inegável que Lula teve uma vida digna de uma grande biografia como esta, vale a pena a leitura!
Joao 08/09/2022minha estante
Resenha sensacional, Fernanda. Essa parte da relação Lula/ Fidel me surpreendeu quando vi Lula falando isso em um podcast.
A escrita de Fernando Morais é mesmo maravilhosa e tô com muita vontade de ler esse livro.

Fer Paimel 09/09/2022minha estante
Obrigada, João! Foi a primeira vez que li Fernando Morais e já tô atrás de outros livros dele?
Vale a pena a leitura, tem muita informação interessante! Espero que vc goste!! Depois me diga o que achou!

Carolina.Gomes 10/09/2022minha estante
Fernando é excelente. Dele, só li Olga, mas assisti entrevistas e admiro demais o trabalho cuidadoso que ele faz. Amei a resenha.

mpettrus 10/09/2022minha estante
Fer, estava ansioso aguardando pela sua resenha sobre esse livro do Morais. Definitivamente, vou comprar um exemplar e embarcar nessa jornada!!!

Fer Paimel 10/09/2022minha estante
Gente, vale muito a pena ler! Não quis colocar mais informações para não dar spoiler kkkk mas foi uma das melhores leituras do meu ano, espero que vocês também gostem :)

day 05/09/2022

Não foi surpresa,foi certeza
No dia de sua libertação ,ele ia de andar em andar da PF de Curitiba e se despedia dos polícias e delegados que choravam abraçados a ele .
Um delegado falou: perdão presidente, e ele respondeu : você não tem culpa ,vc cumpria ordens ,saiu daqui sem mágoas ou raiva de nenhum de vocês .
O livro conta detalhes sórdidos da operação ?vazajato? onde o juizeco até tablet de criança ( neto de lula ele apreendeu ) fora espiões que ele colocou dentro do sindicato no dia da prisão com broches e botões filmando o que acontecia dentro para ele ver em tempo real .
O livro não me causou tristeza , tem muita dor ,não poder ver o irmão Vavá quando morreu , e morte tão triste de seu neto .
Lula é um homem que chora ,que sabe o que é dor ,empatia e o que é ter fome .
Poderia escrever mil páginas sobre esse livro,porém nunca poderei expressar a admiração e o respeito que tenho por esse conterrâneo.
?Eu não sou um ser humano,sou uma ideia.E não adianta tentar acabar com as ideias?
Só tenho fé ( eu leitora ) que ele volte e que meus remédios aos quais eu preciso para viver por causa do lúpus eritematoso sistêmico) possam voltar a ser doado pelo SUS .
Enfim : termino com uma frase do presidente:
?Vou sair dessa maior,mais forte e inocente .Porque vou demonstrar que são eles os que cometeram um crime ?

Antony.Trindade 31/08/2022

Muito bom!
Fernando Moraes escreveu de forma instigante, já estou ansioso pelo volume 2.
Conhecer um pouco da história de um líder político é sempre bom, vc gostando ou não, não deixa de ser uma figura histórica. Como sou criado em São Bernardo é muito legal ver minha cidade natal sendo citada várias vezes. Lula nasceu para política, desde a época do sindicato já estava envolvido nos problemas dos povo.

Jorge 02/08/2022

Com uma riqueza de detalhes e com uma precisão jornalística de tirar o fôlego, considero esse livro como sendo uma das melhores biografias já lidas por mim.
Essencial para esse ano de eleição.

Dirlene Rezende 31/07/2022

Um destino
Conheci nesse livro coisas que eu nem pensava, coisas que ocorreram antes até de meu nascimento. A parte que ele teve a sentença redigida antes de ser julgado no regime militar, me lembrou a lava jato. Uma pessoa determinada a um ideal é muito forte e supera muitas coisas.

ana flavia 28/07/2022

Este livro é a primeira biografia que leio, e foi uma experiência incrível. A excrita é bem fluída, você acompanha de forma fácil o raciocínio e os pontos de vista são bem colocados. Este não é um livro imparcial, o que torna a obra ainda melhor, porque sabemos que tudo na vida é político. As comparações do período da Ditadura, quando Lula começou sua carreira sindical e política, com os dias atuais demonstram a crise humanitária que estamos passando e que a dita democracia que está instaurada não chega a todos, e Lula ter sido negado, em 2019, a comparecer ao enterro de seu irmão é um grande símbolo disso.
Os fatos terem sido contados de forma não-cronológica deu um maior prazer para a leitura e deu a sensação de estar lendo realmente sobre alguém, e não só fatos históricos.
A vida de Lula é sem dúvida memorável e ele se consagra como um dos maiores políticos não só do país como do mundo, e o autor demonstra isso de forma bem clara. Estou ansiosa pelo volume II e o que ainda há por vir.

Edson.Bezerra 26/07/2022

A primeira parte da biografia do maior líder político vivo do país nos ajuda a conhecer não só a condição social de sua origem, como nos conduzir ao contexto que precedeu sua prisão.

Fafhy 24/07/2022

LULA BIOGRAFIA VOLUME 1
Eu comecei a ler esse livro ?na força do ódio ? por assim dizer. Sou esquerdista desde que me entendo por gente e já sabia a história da perseguição ao presidente Lula por parte de Sérgio Moro e da consequente levada ao poder da direita nazi fascista. Conhecia bastante da trajetória desse homem digno, honesto, trabalhador é grande líder dessa nação chamada Brasil. Mas ouvir o depoimento de Lula acerca de tudo o que aconteceu, da perseguição, prisão ilegal e consequentemente retirada de seus direitos políticos foi muito mais doloroso. É incrível o quanto esse homem se superou e se supera, contra todas as adversidades.
Lula nasceu no agreste pernambucano, de família pobre, veio para São Paulo em pau-de-arara tentar a sorte no sul. Junto com sua mãe e irmãos venderam o que tinham e passaram dias na carroceria de um caminhão a caminho do futuro. É para poucos, devo acrescentar.
Começou a trabalhar cedo, se casou jovem, ficou viúvo e perdeu o primeiro filho juntamente com a esposa.
Entrou para o Sindicato dos Metalúrgicos e detestava polícia, mas seu destino de estadista já estava traçado.
Terminei o livro em prantos, devo acrescentar. A perseguição orquestrada contra esse homem é digna de uma das melhores histórias de terror de Stefan King, porém foi e ainda é real. Mas ele está aí, de cara lavada, mais forte que nunca, sem fake news, para quem quiser ver.
De seu berço materno Lula herdou a honra, a dignidade e a honestidade, e as levará para a última morada, disso tenho absoluta certeza.
Com mais ?paixão? (se é que é possível) que quando comecei, eu termino esse livro, com a certeza de que sempre estive do lado certo da História, do lado de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.
Aguardando ansiosamente o segundo volume.

VAI LULA ??

Elizangela 19/07/2022

Faz o L
Biografia maravilhosa! Só nos dá mais a certeza de que Lula é o maior estadista deste país. Ansiosa pelo volume 2!!!!

Sabrina 19/07/2022

Lula
Um livro bem escrito, fácil de ler e muito fluído. Acho super importante conhecer os bastidores de muita coisa que é passada pela mídia e engolimos sem questionar. Tem muita informação nesse livro que eu realmente não fazia ideia!!! Vale muito a pena.

Jonathan Vicente 29/06/2022

Que história!
O livro em si começa como uma biografia qualquer, não criava muito expectativa sobre a história de Luiz Inácio Lula da Silva, entretanto, ao decorrer de sua leitura observamos de onde saiu um dos maiores líderes políticos do país.

Vale super a leitura.
10/10

Vinder 24/06/2022

Primeiro volume lançado contando a história pessoal e política do primeiro presidente operário do Brasil. Vale muito a leitura, ainda mais com as próximas eleições se aproximando.
Lipe 24/06/2022minha estante
Quero ler!

Vinder 24/06/2022minha estante
Venha!! Já quero o 2!!

Arycia 19/06/2022

Uma biografia impactante
A história de Luiz Inácio Lula da Silva , até certo ponto, se confunde com a de muitos brasileiros. Nordestino, vindo de família pobre e criado pela mãe, Lula, possui uma trajetória peculiar muito bem desvelada nessa biografia. O ponto de partida é a prisão do petista em decorrência da lava jato. Após esse período, o autor adota a ordem cronológica perpassando pela migração da família Silva para SP até a primeira tentativa à eleição ao governo deste mesmo Estado em 1982. Um traço importante, é como sua trajetória de liderança se inicia no chão de fábrica com intensa participação no sindicato, e desemboca em sua entrada na política institucional, mais intrigante é acompanhar como quem detestava política fundou um partido e se tornou o primeiro presidente operário da história. Tudo parte de um árduo e longo processo - marcado por tragédias, prisões, mas também êxitos - que ainda perdura nos dias atuais com sua iminente ocupação na chefia do executivo este ano. Sem qualquer demagogia, é curioso pensar que vivemos na mesma época de Lula. A biografia terá um volume 2, já confirmado pelo autor.

GiuLaganá 06/06/2022

O que dizer? Nada. Ler
Você pode nem gostar dele, mas precisa ler este livro. História do Brasil que se funde com a história de um operário que chegou à Presidência e levou o país para além das fronteiras. Mais uma biografia de Fernando Morais que vale cada página.
E se depois, você continuar sem sentir um pouco de admiração ou empatia pelo Lula, podemos conversar.

Luiz.Silva 02/06/2022

Grande estadista
A biografia mostra que a história do Lula se mistura com a história do Brasil. Sua infância sofrida e a tragédia envolvendo a primeira mulher moldaram e empurraram Lula para a política sindicalista. Um grande defensor da classe trabalhadora.