A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes Suzanne Collins

Resenhas - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

Luu00 19/06/2024

Achei o filme fiel
Eu já tinha lido a muito tempo, quis ler de novo para ver se o filme estava fiel. Achei que sim!! Foi interessante ver mais do Snow, e tudo o que levou aos jogos vorazes que a gente conhece.

Ari 17/06/2024

Snow cai como a neve
Difícil não se apaixonar por essa versão jovem do Snow, mas mais difícil ainda é compreender sua dualidade.
O amor e o ódio, a justiça e a punição, ser como seu pai ou como sua mãe, amar Lucy Gray ou amar o que ela representa pra ele.
É difícil, mas quando compreendemos nas entrelinhas qual lado da balança pesa mais, compreendemos a essência da pessoa que viria a se tornar o presidente Snow.

Júlia 16/06/2024

Achei que o começo demorou muito para desenvolver e focou muito nos dilemas do Sejanus (e tem muita descriçao) e isso gastou muita página que poderia ter outro foco. Eu queria que o final mostrasse como ele virou presidente (provavelmente vai ter um livro só pra isso mas acho que daria muito bem para contar a história toda do Snow em um livro só). Enfim, entendi o motivo do Snow ter odiado todas as referências ao tordo: tinha tordo quando presenciou a primeira execução, viu o amigo morrer ali, teve que trabalhar com eles e toda hora a Lucy fazia eles cantarem. Eu entendi os motivos do Sejanus mas ele só fez coisa errada, não tinha como defender ele. Ele sempre confiava que ia aparecer alguém pra salvar ele, que ódio. Adorei o plot da Lucy ser sonsa e ter sangue frio pra matar mas eu não queria que o corpo dela tivesse sumido pra sempre, até porque não faz sentido nunca encontrarem (só se ela tivesse fugido mas não gostei de não ter tido um desfecho por mais que fosse pra ficar poético e combinar com a música que deu o nome da Lucy). Enfim, o caso do Snow é o típico oprimido que quer virar o opressor. Eu gosto que ele é ambicioso mas mesmo assim, não queria que ele virasse um tirano. Ele tinha tudo para ser um presidente muito bom (até porque ele viu a realidade dos distritos e poderia fazer algo pra melhorar) mas entendo que se ele não fosse bom não teria os livros dos jogos vorazes. Mas assim, ele passou fome, sofreu com a guerra, perdeu a família, ele tinha motivos pra tentar ser bom (mas também para ser amargurado e querer se vingar, mas a parte da vingança não ficou explícita, só que era o sonho da vó dele que ele fosse presidente). Esse livro me fez torcer MUITO para que desse tudo certo pro Snow e fiquei preocupada com meu senso moral pq eu já sei o que ele vai se tornar kk. Mas enfim, foi muito envolvente. Também gostei que ele odeia a música da árvore forca que a katniss fica cantando em A Esperança pois foi a Lucy que escreveu essa música (pro ex ainda). Mas jurei que a neta do Snow que aparece nos livros/filmes era neta deles e eles teriam um casamento bem chique na Capital e antes que ela morresse, ele seria um presidente bondoso e algum rebelde mataria ela e, aí sim, ele voltaria com os jogos. Mas não, assim que voltou pra capital ele já estava cheio de ideias pros jogos (que são os jogos que está nos livros da katniss, com mais tecnologia, com a obrigação de todo mundo de todos os distritos assistirem etc). Pensei que a mãe do Sejanus seria chata (todo capiítulo, na parte do pacificador, tinha uma cena que ela mandava caixas de comida. Achei que em algum momento ela jogaria alguma responsabilidade pro Snow em troca) mas gostei que ela e o marido acabaram "adotando" o Snow e a Tigris e sustentando toda a família Snow. E também entendi porque em A Esperança tem uma Tigris revoltada porque o Snow tirou ela da equipe de figurinistas. Achei ridículo que ele fez isso só porque ela estava envelhecendo. Ele não teve nenhuma consideração. Ela que cuidou dele e da casa nos momentos mais difíceis e depois ele abandonou ela como se fosse lixo.

Ana__07 16/06/2024

A cantiga dos pássaros e das serpentes
Eu vou começar essa resenha deixando bem claro que amo a Suzanne Collins e a mente dela! Como essa mulher conseguiu elaborar e expandir um universo assim tão bem?? Esse livro é incrível! Ele simplesmente mostra o passado do Snow, o que motivou toda essa vontade pelos jogos, a repulsa dele pelo distrito 12 e principalmente o desejo por poder. É muito doido você ler certos pensamentos dele sobre as situações e como ele oscila entre o que ele acha certo, principalmente em relação à Lucy Gray. Falando nisso, a relação (se é que podemos chamar disso) da Lucy e do Coriolanus é estranhíssima em certos momentos, porque você não sabe quando eles realmente estão sendo sinceros um com o outro, ou se eles realmente se amaram ou se foi tudo parte de uma estratégia pessoal. Outro ponto interessante é ver como a visão de mundo dele muda ao decorrer do livro, e como ele chega a certas conclusões, principalmente nos diálogos entre ele e a Dra. Gaul. No geral, eu amei o livro e indico para quem já leu ou viu os filmes da saga de Jogos Vorazes. Ele complementa e dá contexto para muitas coisas, além de fazer muitas referências aos filmes da saga também.
Agora é só ficar no aguardo pelo livro e filme do Haymitch!

Gi zamoig 15/06/2024

Revelador e questionador.
A história narra a jornada do personagem Coriolanus Snow desde o momento em que sua família, que faz parte da elite da Capital, acaba falindo e vivendo apenas de aparências para manter seu status na sociedade, até o momento em que Snow se envolve na organização dos jogos e o transforma em um grande espetáculo rentável para a Capital.
Assim como os demais livros da série, A cantiga dos pássaros e das serpentes te instiga e desperta emoções do início ao fim. Além de mostrar a origem de muitos eventos que acontecem na franquia, é de fato
instigante ver os acontecimentos sob o olhar do vilão, pois nos desperta sentimentos como compaixão e raiva, o que pode ser confuso, dada as circunstâncias.
Apesar de ser uma ficção, as semelhanças com a nossa sociedade como comportamentos, hábitos, exageros nos levam a reflexão: será que estamos mesmo tão longe de ser a Capital?

Thamires.Lima 15/06/2024

Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo.
Eu assisti o filme primeiro e confesso que o livro me surpreendeu muito mais. No filme a gente não consegue ter muita noção da mente doentia do Snow e só parece que ele ama a Lucy Grey de verdade, mas no livro desde o início a gente percebe que ele ama na verdade a relação de poder que ele tem sobre ela. Foi bacana ter a experiência de ver os pensamentos psicóticos dele e como a índole dele sempre foi ser ruim mesmo

Estela104 15/06/2024

Snow on the beach
Maior erro da Lucy Gray foi fala que o Snow era puro como neve fresca, aiai, ignorou as mil red flags que o querido tinha.

Experiência única ver todas as músicas que a Lucy cantou tendo um duplo significado com o decorrer da história, o da árvore forca é o melhor, mas de ouvir é o "Pure as the Driven Snow", icônico sim.

Snow não bate bem da cabeça desde novo, novidade? Não, na minha opinião ele era aceitável até o começo dos jogos, depois tinha que ir pra psicóloga, se trata e vê se tá batendo bem da cabeça.

Romance entre Coryo e Lucy? ???, se eles tivessem se conhecido no distrito 12 acho que dava certo, não sei, meu maior pecado foi quere eles juntos felizes com terapia de casal no fundo, errei fui mlk, shippei os dois.

Snow amava a Lucy? Questionável, mas minha interpretação foi que sim, ele gostou dela, mas daquele jeitinho que só os doentes conseguem, cheio de red flag e colocando a amada em posição de objeto, só faltava chama ela de coisa.

Diferença do filme e livro? Tem, no livro certos momentos tem mais explicação do que no filme, os jogos principalmente.

Frase favorita?
"Snow cai como neve, sempre por cima de tudo", a bombástica, cheia de narcisismo, amo, principalmente que no futuro não cai em cima de tudo, "fire is catching and if we burn you burn with us", neve derrete bb e fogo ganha.

Bjs

Raquel 15/06/2024

Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo.
Eu acho válido fazer essa leitura, pois conseguimos compreender melhor o Jogos Vorazes, a Capital e o motivo do Snow ser assim..

Gostei bastante do livro, mas eu achei ele um pouco arrastado, muitas coisas citadas sem necessidade, deixando o livro longo demais. Criei muita expectativa por conta do restante da saga, eu achei que o Snow seria BEM mais sanguinário, sei lá kkk
A Lucy Gray por exemplo é mencionada o livro inteiro, e o final dela foi pessimo, ficou muito vago.

MAS vale a pena ler sim, para quem gosta da saga, não me arrependo mas poderia ser melhor rs

Obs.: Adorei as menções como a flor katniss, a música da árvore forca? ?

Carol 13/06/2024

??
Eu amei esse livro! Eu confesso que já tinha visto o filme e os outros filmes de jogos vorazes também, então achei justo começar a ler por esse livro antes de ler a saga "principal". O meu ódio pelo Snow só aumentou cada vez mais.

A escrita da Suzanne é incrível e me pegou desde o início.