A cantiga dos pássaros e das serpentes

A cantiga dos pássaros e das serpentes Suzanne Collins

Resenhas - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

aninha 20/05/2024

Simplesmente Genial!
“Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo.”

Eu AMEI muito saber sobre o passado do vilão tão inteligente e ardiloso como o do presidente Snow, responsável pela popularização e a transformação dos Jogos Vorazes em um grande espetáculo. Saber como foram os dias de guerra e as primeiras edições dos Jogos Vorazes é algo fascinante e explica diversos aspectos da trilogia original.
Acompanhar de perto toda a transformação do Coriolanus ¬– “Coryo” – para o presidente Snow foi incrível, sabendo principalmente que ele sempre teve o desejo de ambição de reconstruir o legado da família Snow e em como ele se tornou igualzinho a seu pai (um dos responsáveis pela criação dos Jogos).

Outra personagem que foi ótimo acompanhar foi a Lucy Gray que simplesmente criou o hino responsável por assombrar o velho presidente 64 anos depois. Não só isso como também foi a primeira ganhadora dos Jogos Vorazes do distrito 12 (considerado o pior e o mais pobre dos distritos) e teve sua história completamente apagada por Snow.

Foi muito bom ler sobre como era os antigos jogos e comparar as diferenças com os atuais e como tudo se modernizou. Principalmente a antiga arena (antes era uma só), as condições insalubres dos jogadores (muitos não sobreviviam nem a chega a capital), os corpos ficavam todos espalhados, o prazer e a felicidade dos espectadores em ver jovens crianças morrendo, o desprezo cômico do apresentador e a jornada de Lucy Gray e Coriolanus Snow em seus jogos de manipulação até chegar à vitória.

Adorei as discursões durante o livro que envolviam a maldade do ser humano. A escrita da Suzanne Collins é maravilhosa, flui muito bem e é super fácil de entender. Assim que li o livro tive que ir correndo assistir ao filme que inclusive também está muito bom. Tive mil teorias e com certeza precisaria de muitos outros livros contando a história de outro personagens desse universo. Recomendo demais a leitura. 4,5 estrelas.

Mari.mari 19/05/2024

Meu deuss
Tinha esquecido de fazer essa resenha, mas vamos lá
que livro apaixonante.
ele conta a história do presidente snow novinho.quando ele estava falido após a guerra, e quando esta ocorrendo a 10° edição de jogos vorazes.
nele, conta como esse desgraçado conseguiu ser monitor da Lucy gray (tributo do distrito 12) e como foi criada a música da árvore forca.
esse livro é extremamente bom, e nos mostra que a ganância, a nessecidade de vingança, o egoísmo e a vontade de dominar o mundo, pode fazer com que uma pessoa que tem potencial de ser boa mosta que ela sempre foi um monstro.

Natalia.orte 18/05/2024

"snow cai como a neve, sempre por cima de tudo"
Muito bom!!! a Suzanne Collins faz a gente não gostar, gostar e no final não gostar de novo do snow

mariaamorim09 18/05/2024

Perfeito!
Que livro fenomenal! Suzanne Collins conseguiu transmitir tantas emoções e entregar a história do passado do vilão tão bem escrita! O Snow é um personagem tão complexo e com tantas camadas, acho que eu poderia passar horas conversando sobre e mesmo assim nunca chegaria em uma conclusão, acho que foi essa a intenção dela com esse livro. Enfim, o filme conseguiu ser um ótimo resumo do livro e é bizarro ler os pensamentos do snow depois de assistir a adaptação.

luana 18/05/2024

PERFEITO
Mais uma vez suzanne collins entregou tudo!

ler esse livro me trouxe uma outra experiência. eu assisti o filme primeiro e diversas vezes me perdi no personagem do snow. mas agora lendo os pensamentos dele, foi uma imersão maluca. ver o quão mal ele é, e como ele só pensa nele mesmo deu uma outra visão pra história.

sinto que no filme tivemos mais referências a THG e no livro só peguei a parte que a lucy fala sobre ?katniss?

ah e falando nela, não senti que ela gostou de verdade do snow. assim como ele usou ela em diversos momentos, ela usou de volta também. reparou desde o início que seria proveitoso pra ela e sabia desde o início também que ele não era uma pessoa boa.

resumindo amei demais, virou fav e queria muito que a suzanne escrevesse livros sobre os jogos do finnick e do haymitch. POR FAVOR MULHER LIBERAAAAAAA!!

maria. 17/05/2024

Que perfeição
Como descrever esse livro, suzanne collins supera toda a sua escrita da trilogia jogos vorazes com isso.

Esse livro cresce de uma forma esplendida ao longo das suas 500 paginas. A forma como vemos o Snow no inicial e o que ele se torna no final.

Collins usa da escrita de diversas formas para entendermos esse personagem odioso, e junto todas as referências que conseguimos capturar.

No inicio do livro temos um Coriolanus snow, jovem, ate um pouco inocente, que reproduz tudo que ha na capital. Mas ele sabe o que é sofrer e passar fome, o que nos traz um ar de menino sofrido. Ate a segunda parte do livro, antes do snow ir para o 12, temos ele como divertido, apaixonado, nao ha nenhum traço ruim nele ate entao, mas quando ele vira um pacificador a narrativa do livro traz algo sombrio junto.

Todas as composições de musicas fecham com a historia, para mim a principal foi a musica que deu origem ao nome da lucy gray. O mecanismo da Collins onde ela narrou uma musica, que a personagem presente nas estrofes é uma menina sonhadora, que some do nada e nao deixa vestigio, onde no final vira um fantasma para assombrar os outros com suas lembracas. Entao ela associa isso a nossa menina Lucy gray, e toda sua historia, onde ninguem sabe o fim da personagem, e vai para sempre assombrar o snow.

Quando chegamos nas ultimas paginas podemos ver aquele snow que conhecemos, e ele se ve diante dessa personalidade cruel oriunda do seu pai. Ele se afasta da personalidade gentil que seria da sua mae, quando ele mesmo percebe que nao teria o mesmo gosto para musica que ela, e se aproxima do que seria a idea do seu pai, ele fecha com força o ciclo de que ele ainda tinha alguma salvação.

Ao longo das mortes nas ultimas paginas do livro, e de Sejanus, Snow tenta se justificar o tempo todo, mas em nenhum momento com amor por ele, e sim medo do que o aguardava. Ele denomina Sejunda como seu irmao, mas ta obvio que nunca sentiu isso.

O livro construiu muito bem a personalidade toda, a construção de um vilao, o que foi perfeito.

A uns adendos de referencia: para mim ficou claro que o ranço do distrito 12 para o snow nao vem so
pela Katniss, mas la ja havia tudo que ele desprezava, pobreza, os tordos cantando, floresta. Ele odiava isso, entao quando temos a Katniss, temos em uma pessoa so tudo que ele odeia. E ficou claro para mim o misterio de lucy gray, ela obviamente morreu na floresta, nao na hora, mas morreu. Pode ser que o bando tenha encontrado e a dado um funeral, mas seu fim foi como na musica. E sobre o paretesco de Katniss com lucy, acho que a Maude Ivory talvez seja avo do pai de katniss, ja que ela gostava tanto da musica da arvore forca, e ela foi proibida de ser cantada, so uma pessoa poderia passar a musica para outros.

Amanda3913 16/05/2024

O jeito que a personalidade do personagem vai mudando ao longo do livro é muito bem feita. Pequenos detalhes nas discussões internas da sua mente. Muito bom!

Fernanda309 16/05/2024

Leitura arrastada
Achei importante ter esse recorte histórico de panem e dos jogos, e entender mais da história do Snow. Mas minha nossa... que história densa. Muita informação, muitas cenas, muitos detalhes desnecessários. Gosto da escrita da Suzanne mas aqui a mona perdeu um pouco a mão.
Apesar disso, gostei da história, já esperava tudo isso e mais um pouco do Coriolanus. Claramente um psicopata. Pobre Lucy Gray!

Manu 16/05/2024

Decidi ler Jogos Vorazes por conta desse filme, que ia estreiar. Não consegui me apegar à Katniss de jeito nenhum, então demorei um século para terminar a trilogia original. Já esperava algo tão demorado com esse livro, mas que surpresa eu tive quando a leitura só fluiu!

Lucy Gray é simplesmente incrível e forte, além de ser bem calculista quando precisa e que, tudo o que mais preza, é a sua liberdade. Já Coriolanus é um cara extremamente mimado que sempre faz as coisas em benefício próprio, mas que ainda deseja ser uma boa pessoa. O livro até trata do relacionamento dos dois, mas não é exatamente o foco... é muito mais sobre a transformação do protagonista e sobre até onde as pessoas estão dispostas a ir.

É extremamente interessante ver o Snow se tornando o Snow, tipo, até o nome dele vai "mudando". No começo, quase todos o chamam de Coryo, um apelido meigo que mostra como ele era com os amigos e a família, algo próximo do bondoso, mas com um senso de sobrevivência mais elevado do que deveria ser possível. Ainda nesse momento, praticamente só a Academia (reitor e Gaul) o chamavam de Snow. Isso vai mudando no decorrer do livro, pois as aparições do "Coryo" vão ficando cada vez mais raras, sendo o auge quando um "incidente" ocorrer e apenas a bússola do seu pai sobrevive das suas lembranças, mostrando como são parecidos, como o epílogo revela.

O livro é bem direto, em algumas partes até nojento, ao falar sobre o Jogos. Dra. Gaul o assume como um mal necessário e quer todos tenham essa visão. De certa forma, Snow enxerga isso e revitaliza o Jogos como um grande espetáculo.

Gabfrx 15/05/2024

Snow cai como neve, sempre por cima.
Comparado aos outros livros, esse se sobressai no quesito descrição e desenvolvimento. De primeira, Snow parecia só um mimado que não aceitava a pobreza, mas no decorreu da história, ele se apresenta como um ser um humano repugnante, em que tudo vale pelo poder. O livro em alguns momentos é arrastado e poderia sim tem 100 páginas a menos, mas isso não tira o fato de que é um livro maravilhoso, talvez o melhor de Jogos Vorazes pela perspicácia da Suzanne em dar o ponto de vista de um genocida. Seria ótimo um próximo livro na visão da Tigris, fiquei muito curioso pra saber o que aconteceu entre eles, ou até da Lucy Gray pra que finalmente fosse revelado o que aconteceu com ela.

JoAo366 15/05/2024

Obra prima ?????
"A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" é uma obra-prima que mergulha os leitores em um mundo distópico de Panem, explorando as origens do icônico presidente Snow e os eventos que moldaram o destino desse universo sombrio. Suzanne Collins, com sua escrita envolvente e detalhada, cria uma narrativa imersiva que cativa os leitores desde as primeiras páginas.

A prosa de Collins é uma verdadeira obra de arte, combinando elegância e poder para criar uma experiência de leitura única. Cada frase é cuidadosamente elaborada, evocando imagens vívidas e sentimentos profundos que transportam os leitores para dentro da história. A riqueza dos detalhes e a profundidade dos personagens são verdadeiramente notáveis, contribuindo para a complexidade e a autenticidade do mundo de Panem.

Os personagens são o coração pulsante desta história, cada um com suas próprias motivações, medos e dilemas morais. O presidente Snow é retratado de maneira magistral, com sua jornada de ambição, redenção e corrupção sendo explorada de forma meticulosa e convincente. Sua evolução ao longo da história é uma montanha-russa emocional, repleta de momentos de tensão, redenção e tragédia que deixam uma marca indelével na psique do leitor.

Além disso, a trama é uma teia intricada de suspense e reviravoltas, mantendo os leitores completamente envolvidos do início ao fim. Cada revelação é mais chocante do que a anterior, cada reviravolta mais surpreendente, culminando em um clímax emocionante que deixa os leitores ansiosos por mais. O mundo de Panem é vividamente retratado, com sua política sombria e sua sociedade estratificada servindo como pano de fundo para uma história épica de ambição, traição e redenção.

Em resumo, "A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" é uma obra monumental que transcende o gênero distópico. Com sua escrita envolvente, personagens inesquecíveis e trama intricada, esta prequela é uma leitura obrigatória para todos os amantes da boa literatura. Uma jornada épica de coragem, traição e redenção, esta obra-prima deixará uma marca duradoura na mente e no coração de todos os que a experimentarem.
À medida que os leitores mergulham mais fundo na história de "A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes", descobrem-se segredos há muito enterrados e conspirações que ameaçam desestabilizar o frágil equilíbrio de poder em Panem. A jornada de Snow pela ascensão ao poder revela-se ainda mais complexa e perigosa do que se imaginava, com alianças sendo forjadas e traições sendo urdidas nos bastidores do Capitólio.

Enquanto isso, os distritos continuam a lutar contra a opressão do governo central, alimentando o fogo da rebelião que arde nas sombras. Os heróis desconhecidos dessas terras distantes começam a se unir, formando uma resistência clandestina determinada a derrubar o regime corrupto que os escraviza.

No centro de tudo, está Snow, cuja jornada para o poder é marcada por escolhas difíceis e sacrifícios dolorosos. À medida que ele enfrenta os demônios de seu passado e os desafios do presente, Snow é forçado a confrontar a verdadeira natureza de sua própria alma e a decidir que tipo de líder ele pretende ser.

Enquanto o destino de Panem pende na balança, os personagens são testados até o limite, enfrentando perigos inimagináveis e descobrindo verdades profundas sobre si mesmos e o mundo ao seu redor. Em meio ao caos e à incerteza, surge uma faísca de esperança, uma promessa de que, mesmo nos momentos mais sombrios, a luz da resistência ainda pode brilhar.

Com reviravoltas surpreendentes, personagens cativantes e uma narrativa emocionante, a continuação de "A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" promete ser uma aventura inesquecível que irá emocionar, surpreender e inspirar os leitores até a última página.

cristalxm 15/05/2024

?Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo"
Vsff que livro bom!!!
não supera a trilogia, óbvio
mas faz uma total ponte, deixando a história mais interessante!
aquela cena no final do último livro de jogos vorazes que a katniss atira a flecha no snow e ele sorri p ela, saber a história do passado do presidente snow mudou completamente minha percepção sobre essa cena.
eu só sei que enquanto ele tá rindo está pensando: ?Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo"