Por que gritamos

Elisama Santos

Resenhas - Por que gritamos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Danielle 15/04/2024

Amei demais, não tenho filhos, porém planejo ter, mas essa leitura, além de uma preparação para isso foi como uma terapia pra mim. Me identifiquei com vários pontos. Muito bom mesmo!

carolmc_ 03/04/2024

Elisama <3
Primeiro livro da Elisama que leio e: que aula! Como ?tia-mãe? de um adolescente que já passou por muita coisa ruim, aprender a lidar com os desafios da adolescência sem perder a mão, mantendo o respeito é fundamental. Elisama explica muito bem sobre isso. Vale muito a leitura.

Idayane.Ferreira 30/03/2024

Sobre educação positiva e comunicação não-violenta
Ultimamente tenho acompanhado muitos perfis nas redes sociais que tratam sobre educação respeitosa e positiva, mas foi a primeira vez que li um livro que tratasse sobre o assunto.

Gostei muito da dinâmica do livro e da escrita da Elisama. Ela não promete nenhuma fórmula mágica para criar filhos emocionalmente saudáveis, mas traz reflexões importantes para que, enquanto adultos, possamos criar uma boa relação conosco, com nossos pais e, por conseguinte, com os nossos filhos.

Embora não tenha filhos, achei os exercícios e reflexões muito válidas, principalmente para repensar sobre nossa relação com as crianças (incluindo a nossa criança interior).

Tatiana455 21/03/2024

Um livro interessante! Traz muitas reflexões sobre nossos comportamentos. Dicas de como criar filhos emocionalmente estáveis, também aborda a importância do autocuidado para as mães, pois o equilíbrio emocional da mãe reflete diretamente no bem estar do filho.
Quote:
?Você não nasceu para fazer seus pais felizes. Não existe para dar orgulho a quem quer que seja. Você nasceu para ser você.?

Karen Baltazar 19/03/2024

Achei um pouco repetitivo, más entendi que essa era a intenção da autora

Quem dera o conhecimento sobre uma educação respeitosa existisse desde sempre !

Fer Targa 25/02/2024

Muito além da relação com os filhos
O título é mais pra atrair o leitor que de fato o central do livro. Na verdade é beeem mais profundo e te faz ir além da relação com filhos. É um livro que traz provocações que te fazem refletir sobre como se relaciona com você mesmo, com o seu passado, com a sua história e com o seu futuro. Elisama fala dela e de outras mães que cruzam seu caminho também, o que nos ajuda a materializar melhor as reflexões.

Francielle.Santos 29/01/2024

Porque gritamos
Já aconteceu de vocês terem uma atividade horrível e pensar "o que esse defeito horrível da minha mãe ou pai está fazendo em mim?"
Pois é, nesse livro Elisama fala como é na infância que aprendemos o que é o amor e o que precisamos fazer pra ser merecedor dele, estabelecer limites e como isso molda as nossas relações com o outro e com nós mesmo e é claro com a nossa prole. Este é um livro que nos faz questionar algumas atitudes do nossos pais e/ou cuidadores, mas também entender o porque eles agiram dessa forma, nos ajuda a acolher nossa dor e entender que eles fizeram o que puderam com as possibilidades que tinham e que cabe a nós quebrar o ciclo. É um livro que nos convida a nós olhar com carinho, entender e respeitar nossas imperfeições e aprender a nos amar pra dar amor ao outro. LEIAM ELISAMA!

Nath 19/01/2024

Maravilhoso
Quis ler esse livro porque me preocupo muito com a educação que eu quero dar pra minha filha. Isso é a coisa mais importante pra mim. Este não é um livro escrito para impressionar ninguém. Muito pelo contrário, é o tipo de livro que vai conversar com nosso íntimo, que vai nos pegar pela mão e chamar para debater alguns pontos que na verdade sabemos que são importantes, mas que constantemente deixamos de lado para podermos seguir com nossas vidas.

E essa é a questão. Conhecemo-nos como ninguém mais. Sabemos do nosso próprio passado como nenhuma outra pessoa: o que nos frustrou, o que nos marcou, positiva ou negativamente, sabemos por que ficamos chateados, tristes, magoados? mas apenas saber não muda nada. Não trabalharmos nossas emoções originadas no passado faz com que uma voz interna nossa nunca seja realmente silenciada. E na maternidade, na paternidade, essa voz pode ser despertada com um ímpeto não desejado, e sair como um grito, uma forma de violência na comunicação, e repassamos nossas frustrações, nossos medos, nossas reprimendas e nossos traumas a quem não tem culpa alguma por toda essa gama de sentimentos: nossos filhos.

Ler este livro não significa que você estará livre de ter momentos em que irá gritar com seu(s) filho(s), ou que nunca terá o impulso de fazê-lo, mas Elisama nos ajuda a entender por que o fazemos, e, consequentemente, como podemos lidar com isso, tentar evitar isso, e educar nossos filhos de forma emocionalmente saudável.

A linguagem de Elisama Santos é facilmente assimilável, com relatos que ajudam a compreender ainda mais os pontos que ela trabalha no livro. Cada um dos 7 capítulos é bem curto, com recapitulações dos pontos nele levantados, o que torna a leitura, além de dinâmica, um convite ao exercício constante e diário de reflexão pelo leitor.

Tori.Estelar 31/12/2023

"Educar é uma missão que começa por dentro...
...e o que temos dentro, trasborda"

Por que gritamos, o segundo livro da Autora, se tornou meu favorito. Já amei o primeiro, mas acredito que por ainda não ser responsável por crianças, e só estar me preparando para isso, tenha gostado ainda mais deste que foca nos adultes cuidadores.

Por que gritamos é reconfortante, doloroso, conselheiro e revoltante, tudo ao mesmo tempo. Olhar para dentro nunca é fácil e ainda mais desafiador, é aceitar que o que passou, passou, e agora, você é que é responsável por seus atos. Não é seu amor ou amores, não é mais sua mãe ou mães ou pai ou pais, não é da chefe, nem muito menos de sua criança ou crianças, é sua e apenas sua.

Este livro é ideal para lhe ajudar a entender um pouco mais de seus sentimentos. Aqueles mesmos, que no passado lhe obrigaram a esconder tão bem que, hoje em dia, nem você os acha.

ani 31/12/2023

Esse livro vai muito além de como criar filhos emocionalmente estáveis, também aborda a importância do autocuidado para as mães, pois o equilíbrio emocional da mãe reflete diretamente no bem-estar do filho. É um guia para a maternidade consciente e equilibrada, com exercícios e exemplos práticos.

Luiz Camargo 31/12/2023

Verdades que precisam ser ditas
É duro ouvir verdades que precisam ser ditas. Mas a Elisama consegue fazer isso de forma direta, fácil e ao mesmo tempo prazerosa.

Maria17641 13/12/2023

CURA ONDE NINGUÉM VÊ
Esse livro foi MUITO terapêutico pra mim e acredito que todos precisamos ler. na capa diz "para criar filhos emocionalmente inteligentes" mas o quanto esse livro me ajudou a entender minha criança interior e a perdoar meus pais por coisas que eu não entendia o porquê eu guardava tanta mágoa não tá escrito!

acredito que é um livro que TODOS deveríamos ler, em conjunto com Tudo Sobre o Amor da bell hooks. muda, cura e acolhe tudo que sentimos.

Ana 25/11/2023

Que leitura necessária, a leitura da Elisama te acolhe e ensina acolher.
Uma leitura que deveria ser obrigatória.

Cacau 23/11/2023

Elisama maravilhosa!
Eu destesto livros de auto-ajuda. Detesto mesmo. Depois de per Mesmo Rio, da Elisama também, me apaixonei pela escrita dela e resolvi dar uma chance. Ainda mais pelo tema. Amei!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6