Queenie

Resenhas - Queenie

1 | 2 | 3 | 4 | 5

ThamiresG. 14/05/2022

Resenha de Queenie
Queenie é um livro que vai nos mostrar que nossos problemas não são maiores que a gente, independentemente de tudo, as coisas podem melhorar. Queenie é uma mulher forte, que vai passar por muitos problemas na vida dela e esse livro vai nos mostrar um pouco sobre isso. Recomendo!??

Ferrante 03/05/2022

Livro extremamente necessário sobre cura. Sobre ter um momento para si e trabalhar em si mesma. Mostra o lindo, o feio e o porquê da personagem e as dificuldades sociais para uma mulher negra. Principalmente no quesito de relacionamentos. Leitura divina. Romance épico entre queenie, suas amigas e sua família.

Vanessa 02/05/2022

Um dos melhores romances que já li
Um livro que ensina e nos relembra que mulheres negras são humanas, por mais que a sociedade dite para nós que somos fortes e invencíveis. Não somos, vocês que nos obrigam a sermos ?fortes?, quando queremos ser apenas humanizadas. Ter o direito de desmoronar, errar, aprender e viver. Acima de tudo viver. Esse livro é sobre isso.

E, Queenie, você me irritou muito. A ponto de me fazer acordar uns 40 minutos antes da minha rotina, e olha que eu já acordo no mínimo com uma hora de antecedência do meu expediente. Mas eu precisava saber o desenrolar da história, queria saber qual passo irritante você daria
durante a narrativa contada em primeira pessoa.

Foram passos tão burros que eu não conseguia acreditar que era possível, mas daí me vi em alguns pontos, percebi que amigas tomam as mesmas decisões, e que é fácil julgar a todos quando estamos em uma posição de conforto, não é mesmo?

Durante as mais de 300 páginas que estiver absorta por seus erros e trapalhadas eu descobri que você é humana e com recortes pesados de ser preterida, de violência, de depressão e ansiedade e, claro, de ser mulher negra em uma sociedade que criou mecanismos de exclusão para que sintamos todo o peso do mundo, para fazer com que trabalhamos o dobro para ganhar menos da metade do reconhecimento.

limagovea 01/05/2022

um livro pra gente madura de estômago forte
É um livro extremamente honesto. Queenie trata da complexidade da construção de uma imagem própria para pessoas de grupos marginalizados.

Através de uma protagonista anglo-jamaicana com concepções amplamente distorcidas sobre si e sua relação com outros, a história é contada de modo a, muitas vezes, deixar o leitor exausto, assim como se sentia a personagem.

Pelas muitas contradições, atos de autossabotagem e incompreensões devido a baixa autoestima, é difícil de o leitor simpatizar ou se identificar com a Queenie.

Há discursos e realidades muito importantes tratadas no livro, como racismo, saúde mental, agressão psicológica e física, fetichismo, misoginia e a solidão da mulher preta.

olga 24/04/2022

Um xodó
Esbarrei com esse livro despretensiosamente numa livraria (que me chamou atenção pela sua arte) e, com nenhuma expectativa, decidi ler. Na contracapa tem uma comparação com "O diário de Bridget Jones" e realmente lembra um pouco no que diz respeito ao clima de incerteza da vida de jovem adulta, mas Queenie traz conflitos muito mais aprofundados, autênticos e contemporâneos do que o romance de Helen Fielding. É um livro que provoca e, ao mesmo tempo, acalenta. Eu simplesmente amei.
O acaso da minha leitura de Queenie foi o que fez despertar minha adormecida paixão pela literatura.

Eita Já Li 18/04/2022

História forte, intensa e muito boa
Eu lembro quando esse livro foi lançado, achei a premissa muito interessante e fiquei muito interessado na leitura, cheguei a comprar a edição em inglês dele pro kindle, mas, acabei por não lê-lo, assim, como também não busquei opiniões sobre ele, mas, o livro finalmente saiu aqui no Brasil e finalmente tive a oportunidade de ler.

Adorei a escrita da Candice, a leitura é bem fluida e com um desenvolvimento de personagens e de histórias muito bem feitas. Esse livro é um sobre traumas, encontrei nele vários traumas que uma pessoa negra pode passar, mas, isso não torna o livro ruim, longe disso, eu realmente gostei da leitura, porém, ele é apresentado como uma romcom e ele definitivamente NÃO é, e aí é que está o grande problema/erro, a indicação errada do livro gera desconforto ao leitor que encontra na leitura algo totalmente diferente do que ele lhe foi prometido.

Queenie é uma das personagens mais intensas e bem escritas que eu já li, ver as situações e desafios que ela passa durante o livro é doloroso, é pesado, mas, ver o desenvolvimento da personagem foi o que me ganhou totalmente na leitura. Não posso deixar de falar Darcy e Kyazike, elas são as melhores amigas de Queenie e sem dúvidas um grande ponto forte do livro, pois elas trazem um certo tom de leveza necessária para a leitura que é tão profunda.

Não vou mentir, essa não foi uma leitura fácil e por isso demorei tanto a finalizá-la, Queenie passa por muito, mas, a autora escolhe um caminho real e humano para a personagem e isso me agradou muito, abordando o quão importante é buscar e aceitar ajuda, e que é necessário cuidar da saúde mental. Queenie é uma grande leitura para quem quer um intenso mergulho na vivência de uma mulher negra, mas se espera por uma comédia romântica eu definitivamente não recomendo.

Gatilhos: Abuso infantil, ansiedade, comportamento autodestrutivo, racismo, violência domestíca.

Jujuba 07/04/2022

Queenie
Eu aí lendo preocupada com a saude mental da personagem e sofrendo com ela as varias violencias que ela sofreu e percebendo como pode acontecer o mesmo com varias garotas.
Um livro sobre se respeitar, amar, nao desistir, aceitar suas limitações.

Antonio Maluco 14/03/2022

Filme
O livro conta histórias da protagonista negra com os dilemas do dia a dia trabalho,amor, amizades e etc

Nise 04/03/2022

Melhor livro que li esse ano ?
Ultimamente tenho me perguntado com certa frequência o que me atravessa. Em praticamente todas as vezes não tenho uma resposta certeira para tal questionamento. De repente um livro veio e me atravessou de forma avassaladora, desesperadora e engraçada. Queenie é um livro que apresenta uma protagonista jovem de 25 anos, jamaicana britânica, trabalha numa revista e está a beira do colapso de um relacionamento inter-racial. O livro começa no momento da quebra do relacionamento entre Queenie e Tom. Cansada dos constantes casos de racismo da família do namorado, Queenie se ver numa situação conflitante. Negação da própria dor a medida que ela estar exposta ao desrespeito de Tom e sua família e vontade de lutar para manter a voz diante desses desrespeitos e violências. O livro apresenta temáticas como racismo estrutural, objetificação da mulher, violência física, abuso psicológico e sexual, machismo e entre outros. A narrativa é bem construída e brilhante em muitas partes do livro. A conexão inicial com o rompimento do relacionamento de Queenie e a reconstrução no final da narrativa, traz brilhantismo a escrita de Candice Carty-Williams. Durante a construção da narrativa até o ápice, temos indícios e algumas respostas de alguns conflitos e traumas que o livro apresenta. Entretanto não há respostas para todos os conflitos e nem é necessário. O final encerra assim como início do livro, ficando por parte do leitor imagina juntamente com os resquícios da reconstrução o que Queenie estará fazendo no futuro. Queenie pra mim foi além de um livro. Foi um consolo, desespero, alegria, risadas, lágrimas, frustrações e dor. Ela tocou tão fundo que fiquei desesperada por mais. Vejo Queenie em alguns amigos meus, vejo Queenie em conhecidos e vejo Queenie em mim mesma. Há uma complexidade que vai além de um personagem. Não há limite para atravessa quem se propõe a conhecer essa "rainha". Convido você caro leitor a conhecer essa mulher que parece muito uma nova amiga e que tornou-se parte de mim. Livros são assim, eles acabam se tornando partes da construção de uma nova Nise.

Gabriela.Pereira 22/02/2022

Causa reflexão
Fazia tempo que eu não me apegava tanto a uma personagem e chorava com o final de um livro, Queenie você é quase uma amiga pra mim e na minha cabeça você existe, a autora foi genial de verdade, toda mulher preta vai sentir exatamente a mesma coisa que eu quando ler. Eu amei amei amei muito, a ressaca literária vai perdurar por uns dias.

Débora Prii 30/01/2022

Sobre mulheres negras
APESAR DE SER UM ROMANCE E QUE NÃO É O GÊNERO QUE GOSTO, MAS FIQUEI IMPRESSIONADA COM AS QUESTÕES QUE O LIVRO ABORDA, SOBRE RELACIONAMENTO ABUSIVO, RACISMO, ENTRE OUTROS.

Laysla.Oliveirah 29/01/2022

Queenie retrata a realidade da mulher preta
Comecei essa leitura sem saber nada do que se tratava e me vi emocionada lendo tudo que queenie passa, é a realidade de várias mulheres, e principalmente da mulher preta que é objetificada todos os dias. Ela vem nos mostra que a cultura da mulher preta e forte não é realidade todos nós precisamos de carinha e uma boa terapia. Eu amei cada minuto da história e ver ela superando tudo o que passou com a ajuda de uma profissional. Me dava muita agonia as cenas sexuais, pois doía saber que aquilo era para ela tampar um vazio que só o tempo poderia viria a tratar, tem um leve suspense que instiga a leitura. A capacidade do perdão e de se refazer, ela vai demorar para conseguir se sentir novamente mas ela vai conseguir, só queria ver ela totalmente está el e mais com a mãe dela. E talvez uma nova pessoa ao seu lado

Lendocomamih 27/01/2022

Quote: ?O sofrimento lá faz distinção de tempo??
Queenie tem 25 anos e é a única mulher negra trabalhando em um grande jornal em Londres. Sua vida começa a desandar após o fim do seu relacionamento com Tom. Em busca de conforto, Queenie pula de uma decisão questionável a outra, enquanto enfrenta situações que despertam traumas adormecidos.

Opinião:

Aqui conheceremos Queenie uma mulher forte, porém ela demora um pouco para descobrir isso. Quando Tom termina o relacionando, Queenie acaba perdendo o controle da sua vida, deixando até sua vida profissional ir de mal a pior. Ela começa a tentar achar conforto em homens errados, abusivos e até mesmo racista. A sorte é que Queenie tem amigas sensacionais e eu amei elas, até mesmo Cassandra que é mais desbocada, mas convenhamos que Queenie tinha hora que precisava de um choque de realidade. Só depois que Queenie começa a fazer terapia e que vemos ela começar a ser reerguer aos poucos. O amadurecimento da personagem e a evolução dela é incrível de ver. A autora aborda temas como: violência, racismo, machismo, distúrbios psicológicos e um pouco de drama familiar. Porém tudo foi abordado com muita sensibilidade, além de nos mostrar a força de uma amizade e do amor familiar. Apenas leiam!

1 | 2 | 3 | 4 | 5