Queenie

Resenhas - Queenie

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Anna 16/01/2022

Ai Queenie....
Que resenha difícil essa... O livro surgiu como "sugestão" na página de um livro com temática "Black Lives Matter", então eu esperava um livro mais denso. E não foi, ele é uma grata surpresa até uns 70% do livro, porque apesar de demonstrar situações que uma mulher negra pode vivenciar, não foca diretamente nesta questão (pelo menos até esse ponto).

O que posso dizer sobre a "Queenie"? É tipo ladeira abaixo, a história dela descarrilha no começo e vai, vai... a gente se sente como aquela amiga que está vendo alguém se afundar e não consegue fazer nada. Sinceramente, só piora e piora e você não consegue largar, precisa saber se ela vai conseguir sair desse buraco.

Só que daí tem os 30% finais do livro, que aparecem várias questões para lidar/explicar ao mesmo tempo, tanta coisa de uma tacada só que... até cansa um pouco, não sei se precisava, pareceu para mim que ela não tinha nenhuma responsabilidade.
Apesar disso, o final termina bonitinho, não é 100%, mas mostra um caminho para a Queenie.

Vany 12/01/2022

Queenie, uma garota negra de origem jamaicana, nascida e residente na Inglaterra. Jornalista que trabalha em um ambiente onde ela é a única negra em seu andar e 4° na empresa em posição de destaque. Cresceu vendo sua autoestima ser destruída, e desenvolveu baixa autoestima, medo de abandono, de não ser o suficiente,  de não ser digna de amor...Mantinha um relacionamento inter-racial, codependente com Tom, cuja família não via problema ao expressar seus pensamentos e opiniões racistas escancarado e seu racismo estrutural para ela que sempre era tida como a garota raivosa, que se aborrece, cria caso e sai batendo o pé por tudo, enquanto seu namorado branco ficava ao lado da família e a culpava por ser "explosiva". Relacionamento este que está afundando,  mas ela insiste, tentando resgatar um namoro que para o leitor fica claro logo de cara que o término é definitivo. Mas este é somente um pequeno fiapo no novelo de traumas que Queenie carrega consigo. Após este "tempo" na relação dos 2 ela começa a sua jornada de autodestruição, se envolvendo com homens (brancos) que ela tinha a plena consciência que a fetichizavam por ser negra e robusta, pelos quais não se sentia atraída nem física e tão pouco emocionalmente (seus principais quesitos para escolha) permitindo que eles a levassem para cama e com ela fizesse o que lhes desse vontade (um tipo de abuso consentido. Algumas vzs lhe causando problemas físicos internos e externos), dolorido de mais prosseguir com a leitura e vê-la, deliberadamente, se afundar mais e mais a cada página. Até o momento em que ela não suporta mais e, é então que procura ajuda e seu novelo de traumas é desenrolado, e enfim vemos o romance. E ela entende (começa a entender) que não precisa de um homem que a valide como mulher/pessoa/ser humano. Ela é oq é e só precisava enxergar o quanto é inteligente,  capaz, forte e bela. Enfim, se permite relacionar com a única pessoa que realmente importa,  ela mesma!

Lets 09/01/2022

Livro levinho pra ler num feriado prolongado ou num fim de semana chuvoso. As questões raciais dão profundidade para o drama, mas não tornam a cor da pele da personagem seu único traço de personalidade.

Arianeolga 27/12/2021

A gente precisa parar de chegar atrasado na vida das pessoas
Conheci o livro por indicação da Karina, uma influencer, que na sua resenha usou uma frase do Emicida que eu utilizei para o título desta resenha.
Me identifiquei tanto com a Queenie, uma mulher de 25 anos e eu 27. Ah, se eu tivesse lido este livro antes, teria aprendido e evitado tanta coisa.

É um livro que me gatinhou, principalmente no início do livro. E eu ainda estou gatilhada. Mas tudo bem, tudo é aprendizado.
Vamos recolher os ossos e seguir em frente.

Recomendo a leitura

Ingrid.Souza 23/12/2021

Livro incrível com protagonista forte! @seriandocomlivros
Queenie, uma jovem negra de 25 anos e jornalista, dá um tempo em seu relacionamento com um homem branco, o Tom. Nesse momento ela está a procura de um lugar para morar e usa um aplicativo de namoro para conhecer outros homens e de certa forma esquecer Tom.

Queenie está um pouco perdida, mas se esforçando para se encontrar nas mudanças da vida e com isso ela acaba se afastando de pessoas que ama. Também acaba se encrencando em algumas situações.

O livro é narrado pela protagonista, mas também há vários diálogos por e-mail e também mensagens, maior parte delas são conversas de um grupo que Queenie tem com as amigas. Eu adorei essa forma de ler, não lembro de ter lido outro livro que misturasse todos os elementos assim.

Há situações bem recentes presentes como o “Vidas negras importam”. Gostei muito de como a autora aborda os assuntos e talvez muitos deles ela já tenha vivido na pele.

Fala da luta do povo negro que não aguenta mais a morte, sobre a sexualização da mulher negra, como ela é tratada e relacionamentos abusivos.

O livro trata de temas muito importantes e necessários. Apesar de alguns gatilhos (não muito detalhados), tem uma linguagem fácil e leve.

A gente vai lendo e sente o que a protagonista está passando. Sabe quando a gente pensa que não pode ficar pior? E fica!

Gostei muito da forma que a história mostra a importância da terapia e que realmente auxilia muito a melhorar todas as relações sejam elas familiares ou amorosas.

O livro traz tantos assuntos do cotidiano e ele é tão atual que parece que estamos lendo sobre alguma pessoa próxima de nós. Pelo fato de mostrar amizades, familiares e relacionamentos da Queenie de forma muito natural e realista.

A avó da Queenie é maravilhosa e tem as melhores falas. Deixo aqui um quote dela: “Todas sabemos como é ter o coração partido. Só temos que aprender a conviver com isso”

Para ler mais resenhas como essa siga meu bookstagram @seriandocomlivros
ThamiresG. 03/05/2022minha estante
Eu tô lendo e estou amando, também amo a vó da Queenie??

Ingrid.Souza 04/05/2022minha estante
Ahh ?? fico feliz que esteja gostando, foi muito especial esse livro pra mim!

LuaTeresa 22/09/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas tem hot? Não gosto

Ingrid.Souza 27/04/2023minha estante
Oii Lua, não tem hot não! Só algumas conversas sobre sexualidade mas nada muito aprofundado

LuaTeresa 27/04/2023minha estante
Obrigada por me avisar

Ingrid.Souza 28/04/2023minha estante
De nada! E desculpa a demora pra responder, hoje que apareceu o comentário pra mim

Karol 21/12/2021

Queenie?
Um mês pra terminar essa leitura!! Pensei em desistir várias vezes mas foi persistente.
O livro fala da vida de Queenie, uma jovem de 25 anos que tem sua vida virada de cabeça pra baixo após o fim de um conturbado relacionamento com Tom, um cara branco. Pra tentar se sentir melhor ela acaba buscando conforto em várias coisas, como relacionamentos casuais que na maioria das vezes são abusivos e racistas. Indico esse livro pra quem procura ler ou entender sobre raça, família e a solidão da mulher negra pois são assuntos retratados de forma cômica e inteligente pela autora.

Dondoca Literária 10/12/2021

Surpreendente!
#DondocaResenha.

Queenie é uma jovem que está tentando se encontrar. Aos 25 anos, ela tem sua rotina transformada, quando o namorado, com quem ela vivia a três anos, pede um tempo no relacionamento.

O rompimento, veio num momento doloroso e, de forma devastadora, Queenie, passa a se relacionar com outros homens, na esperança de quê, o tempo pedido pelo namorado, chegue ao fim e eles possam recomeçar de onde parou.

Contudo, a única coisa que ela consegue, é se autodestruir. Esses relacionamentos momentâneos, desencadearam uma série de problemas e lembranças do passado que, foram fundamentais para torná-la uma pessoa fechada.

Agora, amargando o resultado de suas escolhas, Queenie, vai precisar de ajuda, não só profissional, mas também familiar, para quem sabe assim, prosseguir de onde parou.

Meus amigos, que livro!

Surpreendente, é pouco para falar como este primeiro contato com a autora foi promissor.
Sua obra é clara e objetiva, com uma personagem que é forte por suas crenças, mas, sobretudo, é um ser humano repleto de falhas.

Queenie me mercou e trouxe muitas reflexões, ela é uma mulher jamaicana-britânica, que precisa enfrentar os fantasmas da infância, o relacionamento conturbado coma mãe e, o fracasso de escolhas ruins.

Eu amei, tive raiva, senti pena, e, até mesmo, nojo, por seu modo de lidar com o termino do namoro; mas, no decorrer da trama, compreendi, como ela sabotou o próprio relacionamento sem perceber.

Por tanto, recomeçar é palavra de ordem desta obra, que nos mostra a importância do apoio psicológico e familiar durante o processo. Ter a nossa volta, pessoas que realmente importam, mesmo que a contragosto é fundamental, e Queenie teve isso.

A obra contém temas sensíveis, mas que fazem parte da história de Queenie e seu recomeço, e precisa ser apreciada por todos, pois, tenho certeza, será um grande aprendizado para todos.

Alda!

1 | 2 | 3 | 4 | 5