Queenie

Resenhas - Queenie

1 | 2 | 3 | 4 | 5

amandocas 17/01/2024

Mix de sentimentos
Eu simplesmente amei o livro. Durante a leitura, eu tinha um mix de sentimentos em relação a Queenie e seus relacionamentos (seja ele familiar, amizade ou amoroso). Esse livro mostra a realidade de muitas mulheres negras na sociedade. Achei emocionante acompanhar as fases da Queenie e tudo o que ela enfrentou para buscar sua melhor versão. Amei o fato de o livro ter uma linguagem tão cotidiana e familiar a ponto de você se sentir próximo dos personagens. A cada capítulo que eu lia, queria dar um conselho de amiga para Queenie kkkk? Recomendo!

Bruna3303 12/10/2023

Um abraço de livro
Eu não esperava que essa leitura fosse me cativar tanto, mas Queenie com sua história um tanto confusa e instável, me fez rir e sentir outras várias emoções. O pontapé de tudo foi o término com o namorado, que descarrilhou vários acontecimentos.

Como mulher preta, me identifiquei em várias partes e me conectei de forma genuína com a protagonista. Recomendo muito a leitura para as pessoas pretas (e também para as que não são).

A leitura é fácil, um livro bem escrito e estruturado.
Lima O Limão 12/10/2023minha estante
Um dos pontos bons desse livro é nao romantizar. Deixar acontecer naturalmente, sem querer da um final feliz, por que nem sempre tem, é acabar de ler e saber que o personagem vai começar a construir sua "história" e seus finais felizes.

Luana.Ribeiro 23/09/2022

Mulheres negras
Um livro um tanto quanto forte, lembro que quando o comprei estava em uma crise existencial, mas sem dúvida foi uma excelente aquisição, principalmente para minha formação pessoal, um livro que trata sobre a força que uma mulher negra precisa ter, fala sobre resistência, sobre ansiedade e principalmente autoconhecimento, Não é Fácil ser mulher, mas é ainda mais difícil ser uma mulher negra em uma sociedade com estruturação machista e racista. Esse livro mostra o quanto é complexo viver e lidar com tudo isso, pois aprendemos de forma cruel e dura a aceitar de bico fechado o que nos é proposto. Vidas negras importam e temos muita luta pela frente.??

Anna 16/01/2022

Ai Queenie....
Que resenha difícil essa... O livro surgiu como "sugestão" na página de um livro com temática "Black Lives Matter", então eu esperava um livro mais denso. E não foi, ele é uma grata surpresa até uns 70% do livro, porque apesar de demonstrar situações que uma mulher negra pode vivenciar, não foca diretamente nesta questão (pelo menos até esse ponto).

O que posso dizer sobre a "Queenie"? É tipo ladeira abaixo, a história dela descarrilha no começo e vai, vai... a gente se sente como aquela amiga que está vendo alguém se afundar e não consegue fazer nada. Sinceramente, só piora e piora e você não consegue largar, precisa saber se ela vai conseguir sair desse buraco.

Só que daí tem os 30% finais do livro, que aparecem várias questões para lidar/explicar ao mesmo tempo, tanta coisa de uma tacada só que... até cansa um pouco, não sei se precisava, pareceu para mim que ela não tinha nenhuma responsabilidade.
Apesar disso, o final termina bonitinho, não é 100%, mas mostra um caminho para a Queenie.

sarah 31/07/2022

queenie
até hoje não sei opinar. apesar de ter gostado, a protagonista me irritou MUITO. o livro não me prendeu, tanto que demorei muito pra ler

Luciana 11/03/2024

Um livro que traz vários assuntos importantes e pertinentes, o problema é que foram mal desenvolvidos, ficando algo meio raso, e deixando o livro apenas razoável.

paloma 22/11/2022

"Nós não fomos feitas para o caminho mais fácil."
bora lá, eu gostei do livro, a autora abordou temas super importantes: a solidão da mulher negra, a objetificação do corpo preto, saúde mental, machismo, racismo.

mas devo dizer que as escolhas da queenie me deixaram muito frustrada, quando eu pensava que ela não poderia fazer uma escolha pior, ela ia e fazia. apesar de tudo, eu entendia a queenie. é muito difícil se achar digna de alguém, a baixo estima que ela tinha justifica algumas dessas escolhas.

achei o ex da quennie um idiota, pq ele em vários momentos da narrativa diz que tentou muito, mas sempre tinha diálogos em que os familiares DELE praticavam racismo com a quennie e ele não falava nada, sempre dizia que ela tava exagerando (enfim, um grande babaca né).

a família da quennie foi muitas vezes egoístas com ela, não levavam a sério a saúde mental dela, mandavam ela rezar ou fazer alguma tarefa doméstica e pronto. eles não eram ruins, só ficaram parado no tempo em relação ao tema terapia (eu queria poder dar uma abraço na mãe da quennie, a coitada sofreu tanto.)

fiquei com nojo de todos os homens que apareceram na vida da quennie, pq todos só usaram ela, e/ou tinham fetiche em trans4r com uma mulher negra.

enfim, o livro é muito bom, gostei da escrita da autora. achei a história maçante em alguns pontos, também tem alguns plots mal abordados. mas no geral é uma leitura muito boa, recomendo.

Francisco 28/05/2022

E aí está. Finalizado. Um desfecho um tanto quanto inesperado para uma personagem em específico e que achei meio nada a ver. No geral, a jornada da Queenie, suas aventuras, desventuras, erros e acertos foram bem contadas. É um livro, sim, divertido, embora queira introduza assuntos muito sérios, e que nao são nada engraçados. Gostei muito de estar nos pensamentos da Queenie. Seu humor ácido, sua energia e brilho ao lidar com as mais inesperadas situações, e de ver seu relacionamento com as amigas e familiares. Maravilhosos. Uma família muito unida e tbm muito ouriçada, ja dizia dudu nobre...

Propõe reflexões, denúncia situações cotidianas na vida de uma mulher preta, nos faz pensar e se colocar em seu lugar. Como ela deveria reagir? Como eu reagiria? Esse é o tom do livro do início ao fim.

Indico bastante mas obviamente para o público adulto. Como já disse anteriormente, muitas cenas +18 aqui heim hahhah ?

acho que é isso, um abraço

thagfs 10/07/2023

Uma personagem humana numa história que nos mobiliza
Talvez por ser também uma mulher negra, essa história tenha me abraçado, me divertido e me causado tantos incômodos. Porém, na reviravolta final, eu consegui pensar na minha terapeuta e em nossas sessões e em como esse livro pode ser partilhado com inúmeras outras pessoas, sendo elas negras ou não.

Queenie é rainha da vida daqueles que verdadeiramente a amam, e não tem consciência de quem é, de sua beleza e de sua importância para o mundo que a rodeia. E é essa baixo estima, seus traumas de infância e adolescência e o fato de ser uma mulher negra no mundo que fazem com que ela seja a adulta que é: cheia de feridas e sem reconhecer o seu verdadeiro valor.

Aqui de fora, nossa heroína imperfeita nos causa angústia pelas tantas relações abusivas que se permite passar, sejam elas casuais ou mais sérias. Não reconhecer a sua própria importância, afasta aqueles que merecem e aproxima aqueles que não merecem sua atenção. No entanto, a gente sabe que os verdadeiros permanecem: a família e os bons amigos.

Tom, o ex-namorado, como Darcy falou, era um cara incrivelmente básico. Não deu nada demais para Queenie e não conseguiu entender a responsabilidade que é namorar uma mulher negra e ser parceiro em todas as situações, principalmente nas dores e inseguranças. Queenie não entendeu o quanto as relações casuais a aproximavam daquilo que ela mais tinha repulsa: a fraqueza da mãe diante de uma relação abusiva.

A reviravolta da história vem de uma briga com uma das suas melhores amigas, o que, por um lado, é bom - faz com que Queenie acorde. Por outro, mostra o quanto nós mulheres ainda estamos suscetíveis a relacionamentos bosta. E, entre a amizade e o relacionamento, a amiga Cassadra decide ficar com o segundo.

A conscientização que Queenie tem para buscar ajuda a si mesma, acatando o alerta de pessoas da área da saúde, é um salto bonito da história. É sempre bom poder ver pessoas em busca do autoconhecimento, e é isto que Queenie faz. Ela não se torna uma pessoa diferente após a terapia, apenas começa a lidar com quem verdadeiramente é: seus medos, suas travas, a baixo estima, sua competência e diversas possibilidades.

Por fim, embora a gente se pergunte "mas ela só fala de homem", é importante ver que Queenie admite esse lado e que ele faz parte de sua personalidade. Talvez, a conquista para muitas mulheres hétero é não ter a vida dependente da existência de um homem ao seu lado, no entanto, se assim é nadar contra a corrente social que guia a humanidade desde a sua existência (e não é fácil).

Dani Teodoro 27/01/2024

Amei
Esse livro aborda a questão da saúde mental, a hipersexualização da mulher negra, racismo e xenofobia. Ao longo da história, perpassamos pelas microagressões, e pelas agressões mais flagrantes, sofridas pela Queenie. A partir disso, é possível compreender por que ela desenvolve esse nível dependência em relação ao ex-namorado e se sujeita a relações casuais tóxicas.

MorggDuff 24/08/2023

Reconstrução
Foi uma grata surpresa esta indicação ter aparecido pra mim. Acho fundamental que toda mulher preta conheça esta história. Escute a Queenie, a enxergue, veja por trás de todas as atitudes que ela toma voluntariamente por razões inconscientes. Pode ser que muitas não compartilhem da mesma narrativa, do mesmo caminho de pedras, pois cada história é única, porém o entendimento, a empatia, será fácil de sentir. Existem similaridades construídas. Entendo, também, que o enredo possa gerar gatilhos, por trazer a tona questões tão sensíveis, por isso, o que é contado deve ser mastigado com calma.
booksluv_ 27/08/2023minha estante
eu tô querendo desistir da leitura, não consigo gostar de nada que queenie faz e tô odiando todas as atitudes que ela toma ???

MorggDuff 07/02/2024minha estante
Vc desistiu, booksluv_?? Eu entendo, realmente é COMPLICADO, mas acho que alguns livros são escritos para incomodar um pouco, fazer a gente refletir além a todo custo. É um caminho de pedras que ela passa (que não só ela passa) e leva a gente junto, como se pudéssemos alertar para que ela faça outras escolhas... Parece a vida. O final satisfaz. Porém, se não tá dando, não insista... ??

booksluv_ 08/02/2024minha estante
amg no final eu acabei dando 4 estrelas, depois dos 60% eu comecei a entender tudo, me identifiquei com tanta coisa, amei mt esse livro

MorggDuff 09/02/2024minha estante
Fico contente em saber disso ?... São complicações tão específicas e nós sabemos onde dói e como entender cada coisinha. Também gostei muito dele!!! ??

Ana Caroline 09/03/2024

Esse livro me deu ranço. A queenie não é engraçada, nem carismática. Ela é uma pessoa bem reativa e que fica caçando problemas. Totalmente irresponsável e carente. Não gostei da personagem. Mais para o final ela resolve enfrentar seus problemas mas aí já era tarde demais, o ranço já tinha se instalado. A história é rasa e não traz nada de significativo.
AAnacruz 10/03/2024minha estante
Kkkkkkkkk

Karol 21/12/2021

Queenie?
Um mês pra terminar essa leitura!! Pensei em desistir várias vezes mas foi persistente.
O livro fala da vida de Queenie, uma jovem de 25 anos que tem sua vida virada de cabeça pra baixo após o fim de um conturbado relacionamento com Tom, um cara branco. Pra tentar se sentir melhor ela acaba buscando conforto em várias coisas, como relacionamentos casuais que na maioria das vezes são abusivos e racistas. Indico esse livro pra quem procura ler ou entender sobre raça, família e a solidão da mulher negra pois são assuntos retratados de forma cômica e inteligente pela autora.

1 | 2 | 3 | 4 | 5